LOUCO POR VOCÊ
ROBERTO CARLOS
COMPOSITOR:PAUL VANCE - LEE POCKRISS
VERSÃO: CARLOS IMPERIAL
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: LOUCO POR VOCÊ
GRAVADORA: CBS
GÊNERO: ROCK
ANO: 1961

Louco por Você é um álbum do cantor e compositor Roberto Carlos, de 1961.
Roberto Carlos Braga OMC (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor, empresário e compositor brasileiro.
Embora tivesse iniciado a carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, Roberto mudou seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles – como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora".
Beija meu amor
Seu beijo todo dia eu quero ter
Sou cada vez mais louco
Louco, louco por você
Carinhos meu amor
Eu tenho pra lhe dar e quero ser
Muitas vezes mais louco
Louco, louco por você

Eu quero gritar para o mundo ouvir
Como sou feliz assim
Vivo a cantar, vivo a sorrir
Com o amor que vai dentro de mim

Saiba meu amor
A vida inteira eu quero viver
Dizendo que sou louco
Louco, louco por você

Beija meu amor
Seu beijo todo dia eu quero ter
Sou cada vez mais louco
Louco, louco por você

Carinhos, meu amor
Eu tenho pra lhe dar e quero ser
Muitas vezes mais louco
Louco, louco por você

Eu quero gritar
Para o mundo ouvir como sou feliz assim
Vivo a cantar, vivo a sorrir
Com o amor que vai dentro de mim

Saiba meu amor
A vida inteira eu quero viver
Dizendo que sou louco
Louco, louco por você
Louco por você
Louco por você

Carinhos, meu amor
Eu tenho pra lhe dar e quero ser
Muitas vezes mais louco
Louco, louco por você

Eu quero gritar
Para o mundo ouvir como sou feliz assim
Vivo a cantar, vivo a sorrir
Com o amor que vai dentro de mim

Saiba meu amor
A vida inteira eu quero viver
Dizendo que sou louco
Louco, louco por você
Louco por você
Louco por você
Louco por você
Louco por você.
THE GREAT SOUTHERN TRENDKILL
Pantera
Songwriters: VINCENT ABBOTT; REX BROWN, DARRELL ABBOTT; PHIL ANSELMO & PANTERA
Country: u. s. a.
Album: the great southern trendkill
label: east west records
GENRE: GrOOVE METAL
Year: 1996

Pantera(/pænˈtɛrə/) was an American heavy metal band from Arlington, Texas, formed in 1981. The group's best-known lineup consisted of the Abbott brothers—drummer Vinnie Paul and guitarist Dimebag Darrell—along with vocalist Phil Anselmo and bassist Rex Brown. In addition to their development and popularization of the groove metal subgenre, Pantera is credited (along with others such as Testament, Sepultura and Machine Head) for being part of the second wave of thrash metal scene from the late 1980s to early-to-mid 1990s.
Having started as a glam metal band, Pantera released three albums in the mid-1980s with founding member Terry Glaze as lead vocalist. Looking for a new and heavier sound, Pantera replaced Glaze with Anselmo in late 1986 and released Power Metal in 1988. The band secured a record deal with the major label Atco the following year. With its fifth album, 1990's Cowboys from Hell, Pantera popularized the groove metal genre, while its 1992 follow-up Vulgar Display of Power exhibited an even heavier sound. Far Beyond Driven (1994) debuted at number one on the Billboard 200.
Tensions began to surface among the band members when Anselmo became addicted to heroin in 1995; he almost died from an overdose in 1996. These tensions resulted in the recording sessions for The Great Southern Trendkill(1996) being held separately. The ongoing tension lasted for another seven years, during which only one studio album, Reinventing the Steel (2000), was recorded. Pantera went on hiatus in 2001 but was disbanded by the Abbott brothers in 2003 amid communication problems and their conclusion that Anselmo would not return to the band.
The Abbott brothers went on to form Damageplan, while Anselmo continued work on several side projects, including Down, which Brown joined as well. On December 8, 2004, Darrell was shot and killed on stage by a mentally unstable fan during a Damageplan concert in Columbus, Ohio. Vinnie Paul went on to form Hellyeah after his brother's death, and died of heart failure in 2018, leaving Brown and Anselmo as the only surviving members of the band's best-known lineup.
The Great Southern Trendkill is the eighth studio album by American heavy metal band Pantera, released on May 7, 1996 by EastWest Records. It reached number 4 on the Billboard 200 chart, and stayed on the chart for 16 weeks. Due to tension and conflicts within the band, Phil Anselmo recorded the vocals alone at Trent Reznor's Nothing Studios in New Orleans while Dimebag Darrell, Rex Brown and Vinnie Paul recorded the music at Chasin Jason Studios in Dalworthington Gardens.
It's wearing on my mind, I'm speaking all my doubts aloud
You rob a dead man's grave, then flaunt it like you did create
If I hit bottom and everything's gone
In the great Mississippi, please, drown me and run

It's digging time again, you're nurturing the weakest trend
Those with the heart and the brain to get past this

Can spot a pathetic without even asking

Fuck your magazine, and fuck the long dead plastic scene
Pierce a new hole, if hell was "in" you'd give your soul

The Great Southern Trendkill
That's right
The Great Southern Trendkill
Fuck, yeah

Buy it at a store, from MTV to on the floor
You look just like a star, it's proof you don't know who you are
If I hit bottom and everything's gone
In the great Mississippi, please, drown me and run

It's bullshit time again, you'll save the world within your trend
Those with the heart and the brain to get past this

Can spot a pathetic without even asking

Politically relieved, you're product sold and well received

The right words spoken gold, if I was God you'd sell your soul to
The Great Southern Trendkill
That's right,
The Great Southern Trendkill
Fuck yeah.


VinniePaul2008.JPG
Vinnie Paul
O SAPO
TRIO ESPERANÇA
COMPOSITORES: NEUZA TEIXEIRA & JAYME SILVA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: NÓS SOMOS O SUCESSO
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC
SELO: EMI BRAZIL
GÊNERO: DOO-WOP
ANO: 2005

Trio Esperança é um conjunto vocal de doo-wop e soul formado no Rio de Janeiro em 1958 pelos irmãos Mário, Regina e Evinha.
Estreou em 1961 no programa de calouros de Hélio Ricardo e em seguida passou a apresentar-se no programa de José Messias, na Rádio Mundial, do Rio de Janeiro, O sucesso foi atingido com o lançamento de Filme Triste(Sad Movie, versão de Romeu Nunes), incluído no LP "Nós Somos Sucesso" em 1963, ao lado da música, O Sapo(Jayme Silva e Neuza Teixeira).
O trio apresentou-se no programa Jovem Guarda, da TV Record, de São Paulo, destacando-se com Meu Bem Lollipop(My Boy Lollypop, versão de Gerson Gonçalves), Festa do Bolinha (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Gasparzinho(Renato Correia).
Em 1968 a cantora Evinha deixou o grupo e passou a atuar sozinha, conseguindo o primeiro lugar, no "IV FIC", com a música, Cantiga por Luciana(Paulinho Tapajós e Edmundo Souto).
Integrado por outra irmã, Marisa, o conjunto gravou o LP "Trio Esperança", em 1970, com Primavera (Cassiano e Rochael); "Trio Esperança", em 1971, com Na Hora do Almoço(Belchior); "Trio Esperança", em 1974, com Arrasta a Sandália (Roberto Correia e John Lemos); e "Trio Esperança", em 1975, com Marambaia(Henricão e Rubens Campos), todos na EMI-Odeon.

Residindo na Europa, as irmãs Eva, Regina e Marisa continuam ativas.
  
Sapo mora na lagoa,
Perereca, na folhagem.
Jia deu festa no brejo,
Recebeu tanta homenagem!

Perereca, muito boa,
Fez-se ouvir ao violão,
Sapo disse um discurso
E cantou uma canção

Todo mundo fez o coro,
Foi o momento de estouro no brejo.
Mas o negócio virou frege,
Jia prevê bofetão

Quando, no melhor da festa,
Sapo beijou perereca na testa,
Mas lhe botaram colarinho,
Quebrando-lhe a cabeça com o violão...

Sapo mora na lagoa,
Perereca, na folhagem.
Jia deu festa no brejo,
Recebeu tanta homenagem!

Perereca, muito boa,
Fez-se ouvir ao violão,
Sapo disse um discurso
E cantou uma canção

Todo mundo fez o coro,
Foi o momento de estouro no brejo.
Mas o negócio virou frege,
Jia prevê bofetão

Quando, no melhor da festa,
Sapo beijou perereca na testa,
Mas lhe botaram colarinho,
Quebrando-lhe a cabeça com o violão...

Quebrando-lhe a cabeça com o violão
Quebrando-lhe a cabeça com o violão
Quebrando-lhe a cabeça com o violão.
EL CONDOR PASA
SIMON AND GARFUNKEL
CompositorES: peruano DANIEL ALOMÍA ROBLES; letra: Julio de La Paz, (pseudônimo de Julio Baudouin).
PAIS: PERU
ALBUM: BRIDGE OVER TROUBLE WATER
DISCOGRÁFICA: COLUMBIA RECORDS
GÊNERO: FOLK ANDINO
AÑO: 1970

Simon & Garfunkel were an American folk-rock duo consisting of singer-songwriter Paul Simon and singer Art Garfunkel. One of the best-selling music groups of the 1960s, their biggest hits—including "The Sound of Silence" (1965), "Mrs. Robinson" (1968), "The Boxer" (1969), and "Bridge over Troubled Water" (1970)—reached number one on singles charts worldwide.
Simon and Garfunkel met in elementary school in Queens, New York, in 1953, where they learned to harmonize together and began writing material. By 1957, under the name Tom & Jerry, the teenagers had their first minor success with "Hey Schoolgirl", a song imitating their idols the Everly Brothers. In 1963, aware of a growing public interest in folk music, they regrouped and were signed to Columbia Records as Simon & Garfunkel. Their debut, Wednesday Morning, 3 A.M., sold poorly, and they once again disbanded; Simon returned to a solo career, this time in England. In June 1965, a new version of "The Sound of Silence" overdubbed with electric guitar and drums became a major U.S. AM radio hit, reaching number one on the Billboard Hot 100. The duo reunited to release a second studio album, Sounds of Silence, and tour colleges nationwide. On their third release, Parsley, Sage, Rosemary and Thyme (1966), the duo assumed more creative control. Their music was featured in the 1967 film The Graduate, giving them further exposure. Their next album Bookends(1968) topped the Billboard 200 chart  and included the number-one single "Mrs. Robinson" from the film.
Simon & Garfunkel won 10 Grammy Awards and were inducted into the Rock and Roll Hall of Fame in 1990. Bridge over Troubled Water is ranked at number 51 on Rolling Stone's 500 Greatest Albums of All Time.  Richie Unterberger described them as "the most successful folk-rock duo of the 1960s" and one of the most popular artists from the decade. They are among the best-selling music artists, having sold more than 100 million records. 
                                                              
Daniel Alomía Robles (Huánuco, 3 de enero de 1871 - Lima, 17 de julio de 1942) fue un reconocido compositor y musicólogo peruano, autor de la famosa composición "EL CONDOR PASA".
hijo de Marcial Alomía y Micaela Robles. Su padre Marcial Alomía era un inmigrante de origen Francés y Micaela Robles de nacionalidad Peruana. Al cumplir 13 años (1884), su madre lo envía a Lima donde su tío Antonio Robles. Estudia secundaria en el Colegio Nuestra Señora de Guadalupe. Por sugerencia de su nombrado tío y benefactor, se inició en el dibujo, la pintura y la escultura, artes que luego las abandonaría por la música y el canto, cuya vocación le era innata. En 1887, en plena adolescencia, conoció al maestro Manuel de la Cruz Panizo (negro liberto), compositor y cantor de música religiosa en varias iglesias y monasterios de Lima. Este lo instruyó en el solfeo y en el canto coral. Muerto Panizo (30 de mayo 1889), su aprendizaje musical lo continuó con Claudio Rebagliati, músico italiano, que armonizó y orquestó el Himno Nacional Peruano.
A la hora de seguir sus estudios profesionales, Alomía Robles optó por estudiar en la Escuela de Medicina de San Fernando de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. En uno de sus viajes de estudio a Matucana, toma interés en la curación de la uta con hierbas procedentes de la montaña y decide viajar a la selva para estudiarlas, llegando a San Luis de Shuaro (Chanchamayo). En este poblado conoce al padre franciscano español, José Gabriel Sala, quien lo encamina hacia su destino. Le suministra dos piezas musicales de la etnia asháninka, (Dos cantos Campas), las dos primeras en su colección de música. Entonces deja el estudio de la medicina dedicándose por entero a la música: composición, arreglo y recopilación de temas andinos, herencia del pasado incaico.
(…)Atacado de septicemia, fallece en Chosica a 30 km al este de Lima el 17 de julio de 1942 a los 71 años de edad, dejando inconclusas varias composiciones y el proyecto de un departamento de investigación con el compositor puneño Theodoro Valcárcel, artista también de estirpe y vocación andinas.

A BELEZA DOS INSTRUMENTOS ANDINOS: ZAMPOÑA; CHARANGO E QUENA

Letra em quíchua
Tradução ao português
Yaw kuntur llaqtay urqupi tiyaq
maymantan qawamuwachkanki,
kuntur, kuntur
apayllaway llaqtanchikman, wasinchikman
chay chiri urqupi, kutiytan munani,
kuntur, kuntur.
Ó majestoso Condor dos Andes,
leva-me ao meu lar, nos Andes,
Ó Condor.
Quero voltar à minha terra querida e viver
com meus irmãos Incas, que é o que mais anseio
Ó Condor.
Qusqu llaqtapin plaza-challanpin
suyaykamullaway,
Machu piqchupi Huayna piqchupi
purikunanchiqpaq.
Em Cusco, na praça principal,
espera-me, para passearmos em
Máchu Pícchu e Huayna Pícchu.
El Condor Pasa

EL CONDOR PASA
I'd rather be a sparrow than a snail

Yes, I would
If I could
I surely would

I'd rather be a hammer than a nail
Yes, I would
If I only could
I surely would

Away, I'd rather sail away
Like a swan that's here and gone
A man gets tied up to the (crown) ground
He gives the world
Its saddest (song) sound

I'd rather be a forest than a street
Yes, I would
If I could
I surely would

I'd rather feel the earth beneath my feet
Yes, I would
If I only could
I surely would

EL CONDOR PASA
Solfeo
El Cóndor Pasa sigue el compás clásico de 4x4, y generalmente se ejecuta en Mi menor, algo típico de las canciones andinas, aunque alternativamente también se suele tocar en Do mayor transposicionando la melodía 5 semitonos. La pieza se suele iniciar con una introducción ancestral y mística, con fondo de charango y una improvisación de quena, para después iniciar a ritmo lento la primera frase:
el acompañamiento instrumental suele iniciarse a partir del 3º compás según esta partitura, la frase se repite dos veces, para la que solo se utilizan dos acordes como podemos ver. Después viene la segunda frase:

       siguiendo con el mismo ritmo lento, gran parte de esta frase también se ejecuta dos veces, con mayor variedad de acordes, e incluso con una alteración en Re#. Los compases finales son una transición para dar lugar a la tercera frase.
La tercera frase a menudo suele ser una repetición de las otras dos pero a un ritmo mucho más rápido y trepidante. En versiones cortas, se obvia esa repetición para simplemente acelerar igualmente el ritmo y proseguir con este añadido:



este añadido es una nueva frase doble que se repite dos veces, por lo que en total se ejecuta cuantro veces, vemos que uno de los acordes se divide en dos para armonizar correctamente con la melodía (3º compás), esta frase a menudo sufre ligeras y variopintas variaciones provocadas por el ritmo acelerado que se imprime a estas alturas.
Para finalizar, según los intérpretes existen varias conclusiones, los ejecutantes andinos suelen improvisar una transición generalmente en solo de quena pero manteniendo el ritmorápido, suele ser algo así:


Después de este solo, la pieza suele finalizar como empezó: con un fondo de charango acompañando a uma melodía ancestral improvisada  de quena.
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