COMO UMA ONDA
LULU SANTOS
Compositores: lulu santos & Nelson motta
PRODUTOR: LIMINHA & lulu santos
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: O RITMO DO MOMENTO/LP
GRAVADORA: WEa
Gênero: rock brasileiro
ANO: 1983

O Ritmo do Momento é o segundo álbum do cantor carioca Lulu Santos lançado em 1983 pela WEA Records.
Em sua segunda parceria com Liminha com sucessos como "Adivinha O Quê" e "Um Certo Alguém" com Ronaldo Bastos e o grande sucesso bolero pop havaiano "Como Uma Onda (Zen-Surfismo)" em parceria com Nelson Motta.
"Como uma Onda (Zen-Sufismo)" é uma canção brasileira gravada por Lulu Santos em 1983, composta pelo próprio Lulu Santos e pelo jornalista e escritor Nelson Motta para a trilha sonora do filme Garota Dourada, de Antônio Calmon. Foi incluída no álbum O Ritmo do Momento, de 1983. A canção obteve bastante sucesso em todo o país no início da década de 1980, e continua a ser executada nos shows do cantor.
Segundo Nelson Motta, que considera a canção um "bolero moderno", a letra teria sido inspirada por Jorge Luis Borges e pelo livro A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen, do filósofo alemão Eugen Herrigel, e refletiu a contradição pessoal vivida pelo compositor na época, dividido entre a filosofia zen e os excessos das drogas no Rio de Janeiro da época (onde o próprio Motta era proprietário de uma importante casa noturna, Noites Cariocas, localizada no Pão de Açúcar)
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi
um dia
Tudo passa, tudo sempre
Passará
A vida vem em ondas,
como um mar
Num indo e vindo
Infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a
um segundo
tudo muda o tempo todo no
mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo
Agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

Lulu Santos

Como Uma Onda 


 
Tom: B
Intro:

Ab  G Gb  E (4x)
Gb G

Primeira Parte:

 Ab
Nada do que foi será
            Cm7                 Ab
De novo do jeito que já foi um dia
      Ab/C
Tudo passa
              Bbm7  F7(9)
Tudo sempre passará
   Bbm7       F7(9)
A vida vem em ondas
         Bbm7     F7(b13)/A
Como um       mar
Bb7(13)       Bb7(b13)  Eb7(4/9)/F
  Num indo e vindo infinito

E7(4/9)  Gb7(4/9)

Segunda Parte:

 Ab
Tudo que se vê não é
                Cm7
Igual ao que a gente
             Ab
Viu há um segundo
      Ab/C         
Tudo muda o tempo todo
    Bbm/Db  F13  F(b13)
No mun_____do


Refrão:

E/D
  Não adianta fugir
     Ab7M/Eb
Nem mentir
        Gb7  F7  Bbm7  Cm7  C#m7
Pra si mes__mo agora
                  Cm7
Há tanta vida lá fora
      Gb7   F7  Bbm7
Aqui den__tro  sempre
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb
  Como uma onda no


Repete a Primeira Parte:

 Ab
Nada do que foi será
            Cm7                 Ab
De novo do jeito que já foi um dia
      Ab/C
Tudo passa
              Bbm7  F7(9)
Tudo sempre passará
   Bbm7       F7(9)
A vida vem em ondas
         Bbm7     F7(b13)/A
Como um       mar
Bb7(13)       Bb7(b13)  Eb7(4/9)/F
  Num indo e vindo infinito

E7(4/9)  Gb7(4/9)

Segunda Parte:

 Ab
Tudo que se vê não é
                Cm7
Igual ao que a gente
             Ab
Viu há um segundo
      Ab/C         
Tudo muda o tempo todo
    Bbm/Db  F13  F(b13)
No mun_____do


Repete o Refrão:

E/D
  Não adianta fugir
     Ab7M/Eb
Nem mentir
        Gb7  F7  Bbm7  Cm7  C#m7
Pra si mes__mo agora
                  Cm7
Há tanta vida lá fora
      Gb7   F7  Bbm7
Aqui den__tro  sempre
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
E          Gb       Ab
  Como uma onda no mar
  • Ab
    234
    466544
  • Ab/C
    1234
    X3654X
  • Ab7M/Eb
    1234
    X6554X
  • Bb7(13)
    24
    6X6786
  • Bbm7
    24
    X13121









  • 234
    X23131
  • E
    123
    022100
  • Bbm/Db
    1234
    X4332X
  • E7(4/9)
    X77777
  • E/D
    123
    XX0454









  • C#m7
    24
    X46454
  • Cm7
    24
    X35343
  • Db/F
    3
    X8P666X
  • Db6
    1234
    X4332X
  • Eb7(4/9)/F
    3
    X86666









  • F(b13)
    1234
    XX3221
  • F13
    1234
    XX3231
  • F7
    24
    131211
  • F7(9)
    1234
    XX3243
  • F7(b13)/A
    134
    X0764X









  • G
    234
    355433
  • Gb
    234
    244322
  • Gb7
    24
    242322
  • Bb7(b13)
    23
    6X6776
  • Gb7(4/9)
    X9999
EL ADIÓS
GUSTAVO CERATI
(SODA STEREO)
PAIS: ARGENTINA
COMPOSITOR: GUSTAVO CERATI
PRODUCTORES: GUSTAVO CERATI & ZETA BOSIO
ALBUM: AMOR AMARILLO (SOLO)
DISCOGRÁFICA: RCA INTERNACIONAL
GÉNERO: PUNK ROCK
AÑO: 1993

Gustavo Adrián Cerati (Buenos Aires, 11 de agosto de 1959 - 4 de setembro de 2014) foi um músico, cantor e compositor argentino.
Su camino como solista se inició a comienzos de los años noventa, en paralelo a dicha banda, debido a un receso que se había tomado el grupo tras una fuerte crisis. En esa instancia Cerati publicó su primer álbum como solista, Amor amarillo; pero con el regreso de Soda Stereo su carrera solista quedó en suspenso hasta la disolución absoluta de la banda.
Soda Stereo: Em 1982, Cerati se aproximou de Héctor "Zeta" Bosio, amizade que marcaria o futuro de ambos. Já eram conhecidos de outros tempos, pois eram colegas do curso de Publicidade na Universidade del Salvador, dessa amizade pós universidade, nasceu o Soda Stereo no verão de 1982, em Punta del Este. Gustavo e Zeta tinham os mesmo gostos e sonhos musicais, então procuraram montar um grupo punk rock inspirado em The Police (que tocou na Argentina esse ano), com músicas próprias em espanhol. Enquanto buscavam montar a banda Soda Stereo, integraram juntos a banda Morgan, depois o grupo Stress (junto a Charly Amato e o baterista Pablo Guadalupe) e Proyecto Erekto (junto a Andrés Calamaro)






Suspiraban lo mismo los dos
Y hoy son parte de una lluvia lejos
No te confundas no sirve el rencor
Son espasmos después del adiós

Ponés canciones tristes para sentirte mejor
Tu esencia es más visible
Del mismo dolor
Vendrá un nuevo amanecer.
Uuuuh

Tal vez colmaban la necesidad
Pero hay vacíos que no pueden llenar
No conocían la profundidad
Hasta que un día no dio para más

Quedabas esperando ecos que no volverán
Flotando entre rechazos
Del mismo dolor
Vendrá un nuevo amanecer
Uuuuh

Separarse de la especie
Por algo superior
No es soberbia es amor
No es soberbia es amor

Poder decir adiós
Es crecer

Uuuuh
MENINO DAS LARANJAS
GERALDO VANDRÉ
COMPOSITOR: THÉO DE BARROS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: GERALDO VANDRÉ
GRAVADORA: AUDIO FIDELITY
GÊNERO: BOSSA NOVA/MPB
ANO: 1964

Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um advogado, cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro, conhecido por ser um dos nomes mais célebres da música popular brasileira. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, o médico otorrino José Vandregíselo.
Geraldo Vandré é o primeiro álbum do cantor de mesmo nome, lançado em 1964. Neste LP, estão 12 das músicas que mais definem sua obra. E a forma de vesti-la, foi a mais simples possível.
A importância maior desse trabalho é que ele revela uma experiência nova e também pioneira de Geraldo Vandré. trata-se da utilização (pela primeira vez em termos urbanos) de instrumentos autênticos de moda de viola do Centro Sul do País. Os temas são desenvolvidos de maneira original, com muita criatividade. E é na medida deste desenvolvimento que a moda de viola ganhou mais condições de conquistar o público das cidades. O sentido universalista deste tipo de moda de viola lhe deu condições, inclusive, de abrir uma faixa maior do mercado consumidor, como aconteceu com as tentativas dos autores de Bossa-Nova de voltar ao morro (por iniciativa de Lyra) ou ao samba-de-roda baiano (por iniciativa de Baden Powell). O caminho de Vandré resulta de um trabalho iniciado quando ele foi chamado a compor as músicas do filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”. No “Réquiem para Matraga”, por exemplo, foi mantida a mesma linha de instrumentação usada no filme (viola, violão e triângulo). Os violões que se ouvem são de Heraldo e Théo, que ao lado de Airton (ritmo) formam um trio – O Trio Novo – de rara unidade. O Arranjo de “Porta-Estandarte” (música já gravada) foi simplificado por sugestão de Vandré. Neste disco, aparecem apenas dois violões e um coro misto, predominantemente uníssono. Em “Quem quiser encontrar o amor” encontramos a gravação original feita com arranjo e violão de Baden, utilizando violão e flauta.
Menino que vai pra feira
Vender sua laranja até se acabar
Filho de mãe solteira
Cuja ignorância tem que sustentar

É madrugada, vai sentindo frio
Porque se o cesto não voltar vazio
A mãe já arranja um outro pra laranja
Esse filho vai ter que apanhar

Compra laranja menino e vai pra feira...

É madrugada, vai sentindo frio
Porque se o cesto não voltar vazio
A mãe já arranja um outro pra laranja
Esse filho vai ter que apanhar

Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!


Lá, no morro, a gente acorda cedo
E é só trabalhar
E comida é pouca e muita roupa
Que a cidade manda pra lavar

De madrugada, ele, menino, acorda cedo
Tentando encontrar
Um pouco pra poder viver até crescer
E a vida melhorar

Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!
Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!
Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!

Lá, no morro, a gente acorda cedo
E é só trabalhar
Comida é pouca e muita roupa
Que a cidade manda pra lavar

De madrugada, ele, menino, acorda cedo
Tentando encontrar
Um pouco pra poder viver até crescer
E a vida melhorar

Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!
Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!
Ainda doooou... uma de quebra pro senhor!
Compra laranja doutor, que eu dou uma de quebra pro senhor, seu doutor!
Compra laranja doutor, seu doutor!