ISOLADA
CESÁRIA ÉVORA
COMPOSITOR: CESÁRIA ÉVORA
ÁLBUM: VOZ D’ AMOR
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: MORNA
ANO: 2003

Voz d'Amor é um disco da intérprete caboverdeana Cesária Évora, editado em 2003.
M ta conchê um mulata
Qui ta vivê fichada
Isolada num gaiola
Cor di prata

Ele tem pa companhia
Hote e luz di dia
Ele é nhas fins di sofrimento
Ma tormento

'M ta conchê um mulata
Qui ta vivê fichada
Isolada num gaiola
Cor di prata

Ele tem pa companhia
Note e luz di dia
Ele é nhas fins di sofrimento
Ma tormento

Dja'me pedi nosso senhor
Pa'l dà-me um asa em flor
Quê pâ-me voa
Tê quel mulatinha
Pà-me bà tira'l di sê dor
Pà-me bà fazêl'l nha rainha
Sê liberdade
E nha felecidade

Dja'me pedi nosso senhor
Pa'l dà-me um asa em flor
Quê pâ-me voa
Tê quel mulatinha
Pà-me bà tira'l di sê dor
Pà-me bà fazêl'l nha rainha
Sê liberdade
E nha felecidade

Dja'me pedi nosso senhor
Pa'l dà-me um asa em flor
Quê pâ-me voa
Tê quel mulatinha
Pà-me bà tira'l di sê dor
Pà-me bà fazêl'l nha rainha
Sê liberdade
E nha felecidade

Dja'me pedi nosso senhor
Pa'l dà-me um asa em flor
Quê pâ-me voa
Tê quel mulatinha
Pà-me bà tira'l di sê dor
Pà-me bà fazêl'l nha rainha
Sê liberdade
E nha felecidade


SHOSTAKOVICH: SYMPHONY NO. 5 / BERNSTEIN · NEW YORK PHILHARMONIC ORCHESTRA
 CONDUCTOR: LEONARD BERNSTEIN
ORCHESTRA: THE NEW YORK PHILARMONIC
ÁLBUM: LEONARD BERNSTEIN AND THE NEW YORK PHILARMONIC – SYMPHONY Nº 5, OP. 47
LABEL: COLUMBIA MASTERWORKS
GENRE: CLASSICAL
STYLE: MODERN
YEAR: 1959

The Symphony No. 5 in D minor, Op. 47, by Dmitri Shostakovich is a work for orchestra composed between April and July 1937. Its first performance was on November 21, 1937, in Leningrad by the Leningrad Philharmonic Orchestra under Yevgeny Mravinsky. The premiere was a huge success, and received an ovation that lasted well over half an hour.



Mahler: Symphony No. 2 Resurrection
LUCERNE FESTIVAL ORCHESTRA CLAUDIO ABBADO
RECORDED AT THE FESTIVAL: LUCERNE FESTIVAL: ON SUMMER 2003
GENRE: CLASSIC MUSIC
YEAR: 2003

A Sinfonia n.º 2, em Dó menor (termina em Mi bemol maior) de Gustav Mahler foi escrita entre 1888 e 1894. Ela foi publicada em 1897(Leipzig, Hofmeistere) e passou por uma revisão em 1910. Ela também é conhecida como Sinfonia da Ressurreição por fazer referências ao cristianismo.
Mahler compôs o primeiro movimento em 10 de setembro de 1888. Em 1893 completou o Andante e o Scherzo.
Em fevereiro de 1894, durante os funerais do pianista e regente Hans von Büllow, Mahler ouviu um coro de meninos cantarem o hino Auferstehen (Ressurreição), da autoria de Friedrich Klopstock. O hino impressionou tanto Mahler que ele resolveu incorporá-lo ao Finale da sinfonia que estava em preparação. Ao mesmo tempo decidiu que a Ressurreição seria o tema principal da obra.
A Segunda Sinfonia é a primeira sinfonia em que Mahler usa a voz humana. Ela aparece na última parte da obra, no clímax, tal qual a Sinfonia n.º 9 de Beethoven. Além da influência de Beethoven, percebe-se traços de Bruckner e Wagner na composição.
Apesar da origem judia, Mahler sentia fascínio pela liturgia cristã, principalmente pela crença na Ressurreição e Redenção. A Segunda Sinfonia propõe responder à pergunta: "Por que se vive?". Simbolicamente ela narra a derrota da morte e a redenção final do ser humano, após este ter passado por uma período de incertezas e agruras.
A Sinfonia no 2 foi escrita para uma orquestra com as seguintes composição: 4 flautas (todas alternando com 4 piccolos), 4 oboés (2 alternando com corne inglês), 3 clarinetes (Sib, La, Do - um alternando com clarone), 2 clarinetes em Mib, 3 fagotes, 1 contrafagote, 10 trompas em fá (4 usadas fora do palco, menos no final), 8-10 trompetes em fá e dó (4 a 6 usados fora do palco, menos no final), 4 trombones, 1 tuba contrabaixo, 7 tímpanos (um fora do palco), 2 pares de pratos (um fora do palco), 2 triângulos (um fora do palco), Caixa clara, Glockenspiel, 3 sinos (Glocken, sem afinação), 2 bombos (um fora do palco), 2 tam-tams (alto e baixo), 2 harpas, órgão,quinteto de Cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos com corda Dó grave). Há ainda: Soprano Solo, Contralto Solo e um Coro Misto.( WIKIPÉDIA, THE FREE ENCYCLOPEDIA)




ECOS NA CATEDRAL
MADREDEUS
COMPOSITOR: MADREDEUS
ÁLBUM: MOVIMENTO
GRAVADORA: BLUE NOTE
GÊNERO: FADO
ANO: 2001

Movimento é o sexto álbum de estúdio da banda Madredeus, lançado em 2001.
Com este disco a sonoridade da banda mantém-se praticamente o mesmo, com o fado a misturar-se com a música popular portuguesa.





Os teus olhos são vitrais
Que mudam de cor com o céu
E quando sorriem, iguais...
E quando sorriem, iguais...
Quem muda de cor sou eu

Tomara teus olhos vissem
O amor que trago por ti
Nem o entardecer me acalma...
Nem o entardecer me acalma...
Na ânsia de te ter aqui

E o teu perfume, o incenso
Os ecos de uma oração
Misturam-se num esboço imenso
Afogam-se na solidão

Fui para um templo de pedra
Escolhi um recanto isolado
Que me faça esquecer tua voz...
Esquecer-me da tua voz...
Que me faça acordar do passado

Escondida em sítio sagrado
E não me apetece o perdão
Devo estar enfeitiçada
Náufrago do coração

E o teu perfume, o incenso
Os ecos de uma oração
Misturam-se num esboço imenso
Afogam-se na solidão

Não sei se perdoo o meu fado
Não sei se consigo enfim
Um dia esquecer que teus olhos

Sorriem, mas não para mim