BONECA
CHORO DAS TRÊS
BRAZILIAN MUSIC
COMPOSITOR: BENEDITO LACERDA
ÁLBUM: MEU BRASIL BRASILEIRO
GRAVADORA: SOM LIVRE
GÊNERO: VALSA/CHORO
ANO: 2008

Choro das 3 é um conjunto musical instrumental brasileiro de choro. Criado em 2002 e formado por Corina na flauta, Elisa no bandolim, Lia no violão, Adriano Andrade no cavaquinho e Eduardo Ferreira no pandeiro.




O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.
O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho - a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas -, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.
O choro é visto como o recurso do qual se utilizou o músico popular para executar, ao seu estilo, a música importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX. Sob o impulso criador e improvisado dos chorões, logo a música resultante perdeu as características dos seus países originários e adquiriu feições genuinamente brasileiras. A improvisação é condição básica do bom chorão, termo ao qual passou a ser conhecido ao músico integrante do choro, bem como requer uma alta virtuosidade de seus intérpretes, cuja técnica de composição não deve dispensar o uso de modulações imprevistas e armadas com o propósito de desafiar e a capacidade ou o senso polifônico dos acompanhantes. Além disso, admite uma grande variedade na composição instrumental de cada conjunto e comporta a participação de um grande número de participantes, sem prefixar seu número.
Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Calado, os pianistas Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga, e o maestro Anacleto de Medeiros compuseram quadrilhas, polcas, tangos, maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular carioca da virada do século XIX para o século XX, que com a difusão de bandas de música e do rádio foi ganhando todo o território nacional.  Herdeiro de toda essa tradição musical, Pixinguinha consolidou o choro como gênero musical, levando o virtuosismo na flauta e aperfeiçoando a linguagem do contraponto com seu saxofone e organizou inúmeros grupos musicais, tornando-se o maior compositor de choro.



Flor de Maracujá
Gal Costa
COMPOSITORES: João Donato & Lysias Enio
ÁLBUM: CANTAR
GRAVADORA: PHILIPS
GÊNERO: MPB
ANO: 1974

Cantar é um álbum de estúdio da cantora Gal Costa gravado em 1974, possui sucessos como "Barato Total" e "Até Quem Sabe"






Lá no avarandado na luz do meio dia
O segredo dos teus olhos tanta coisa me dizia
O cabelo solto ao vento, o teu jeito de olhar
E no seu corpo moreno, a flor de maracujá
Dia de sol, cheiro de flor
Gosto de mar, amor
Na tua cor, luz do luar
Vento que vem do mar
Roda, gira vira o vento, meu amor vai te levar

FEEL LIKE MAKIN' LOVE
ROBERTA FLACK
COMPOSER: EUGENE MCDANIELS
ALBUM: ROBERTA FLACK IN CONCERT
LABEL: ATLANTIC
GENRE: SOUL
YEAR:

 "FEEL LIKE MAKIN' LOVE" IS A SONG COMPOSED BY SINGER-SONGWRITER Eugene McDaniels, and recorded originally by soul singer-songwriter Roberta Flack. The song has been covered by several R&B and jazz artists.





Strollin' in the park
Watchin' winter turn to spring
Walkin' in the dark
Seein' lovers do their thing

Oo-oo-ooh
That's the time
I feel like makin' love to you
That's the time
I feel like makin' dreams come true, oh Baby

When you talk to me
When you're moanin' sweet and low
When you're touchin' me
And my feelin's start to show

Oo-oo-ooh
That's the time
I feel like makin' love to you
That's the time
I feel like makin' dreams come true, oh Baby

In a restaurant
holdin' hands by candlelight
While I'm touchin' you
Wanting you with all my might

Oo-oo-ooh
That's the time
I feel like makin' love to you
That's the time
I feel like makin' dreams come true, oh Baby

Strollin' in the park
Watchin' winter turn to spring
Walkin' in the dark
Seein' lovers do their thing

Oo-oo-ooh
That's the time

I feel like makin' love to you

LLORANDO SE FUÉ
LOS KJARKAS
COMPOSITORES: ULISES HERMOSA Y GONZALO HERMOSA
ÁLBUM: CANTO A LA MUJER DE MI PUEBLO/LP
GRABADORA: DISCOS LAURO
GÉNERO: folclór boliviano/saya
AÑO: 1981

Llorando se fue es un tema musical compuesto por Ulises Hermosa, de gran trascendencia en el mundo musical con múltiples versiones en diferentes géneros e idiomas.
Es un tema musical folclórico boliviano del gênero saya. Fue grabado por primera vez entre 1981 y 1982 por la agrupación Los Kjarkas para Discos Lauro de Bolivia, y es famoso en el mundo por su versión en géneros de cumbia y de Lambada titulado "Chorando se foi". Esta cumbia en versión portuguesa es también conocida simplemente como «La lambada».






Llorando se fué
Y me dejó sólo sin su amor
Llorando se fué
Y me dejó sólo sin su amor
Sólo estará, recordando este amor
El tiempo no puede borrar
Sólo estará, recordando este amor
Que el tiempo no puede borrar

La recuerdo hoy
Y en mi pecho no existe rencor
La recuerdo hoy
Y en mi pecho no existe rencor
Llorando estará, recordando el amor
Que un día no supo cuidar
Llorando estará, recordando el amor
Que un día no supo cuidar

Nakinagara atata wa satte itta
Omoide wa kanashii namidairo
Watashi o hitori nokoshite ai no yume kieta
No no hana o yusuru kaze ni horonigaku chitta

Nakinagara atata wa satte itta
Nakinagara atana o sinobu yoru
Tsumujikaze konayuki chirashi anata no kieta michi

Tsumujikaze konayuki chirashi anata no kieta michi