TRISTEZA E SOLIDÃO
OS AFRO-SAMBA
COMPOSITORES: BADEN POWELL & VINICIUS DE MORAES
ÁLBUM: OS AFRO-SAMBAS
GRAVADORA: MERCURY RECORDS
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1990

Os Afro-sambas é um álbum de 1990 do violonista Baden Powell com composições suas e do compositor e cantor Vinicius de Moraes. Toquinho não participa do álbum, mesmo com a morte de Vinicius de Moraes.
Considerado por muitos críticos como um divisor de águas na MPB por fundir vários elementos da sonoridade africana ao samba, "OS AFRO-sambaS" É O SEGUNDO LP LANÇADO PELA PARCERIA BADEN POWELL/VINÍCIUS DE MORAES. SEGUNDO RELATA VINICIUS, NUMA CRÔNICA ESCRITA EM 1965 E DISPONÍVEL NO LIVRO " SAMBA FALADO" (EDITORA BECO DO AZOUGUE), O POETA RECEBERA DE Carlos Coqueijo um disco com sambas-de-roda da Bahia, pontos de candomblé e toques de berimbau que encantaram Vinicius de Moraes. Baden Powell também fora à Bahia e conferira pessoalmente os cantos do candomblé baiano. Desse mútuo encantamento pelo samba e religiosidade encontrada na Bahia, surgiu o projeto dos Afro-sambas, que se tornou um álbum gravado em 1966.





Sou da linha de umbanda
Vou no babalaô
Para pedir pra ela voltar pra mim
Porque assim eu sei que vou morrer de dor

Ela não sabe
Quanta tristeza cabe numa solidão
Eu sei que ela não pensa
Quanto a indiferença
Dói num coração
Se ela soubesse
O que acontece quando estou tão triste assim
Mas ela me condena
Ela não tem pena

Não tem dó de mim



Vinicius de Moraes

Tristeza e Solidão


Tom: G
Parte 1

Dm                 Gm7/D
Sou da linha de umbanda
Dm              C4 C7(4)
Vou no babalaô
       Bb7M     Am7   Gm7      Am7
Para pedir pra ela voltar pra mim
Riff 1*                                     A7(b13)
Porque assim eu sei que vou morrer de dor

Riff 1

E|---------------------------|
B|---------3-1---------------|
G|-------2-----3-2-0---------|
D|---0h3-------------3-0-----|
A|-----------------------1-1-|
D|---------------------------|


Riff 2


E|---------1-------|---------0-------|---------0-------|-----------------|
B|-------3---3-----|-------3---3-----|-------3---3-----|---------2-------|
G|-----2-----------|-----1-----------|-----0-----------|-------0---0-----|
D|---0---------0---|---0---------0---|---0---------0---|-----2-------2---|
A|---------------0-|---------------0-|---------------0-|---0-----------0-|
D|-0---------------|-0---------------|-0---------------|-0---------------|


Parte 2

Dm  Gm7/D       Dm   D9
E... la    não sabe
           Dm        Dm/C     
Quanta tristeza cabe numa solidão
Em7(b5)  A7(b13)          Dm7
Eu...     sei que ela não pensa
Bb7M            Gm7
Quanto a indiferença
Am7         Dm7          G/D
Dói num coração   (lara laia laia)

Dm     Gm7/D      Dm    (D9)
Se e... la     soubesse
          Dm           Dm/C              
O que acontece quando estou tão triste assim
Em7(b5)  A7(b13)   Dm7
Mas...  ela me condena
Bb7M        Gm7
Ela não tem pena
Am7           Dm7          G/D
Não tem dó de mim  (lara laia laia)

Parte 1

Parte 2

Variação da Parte 1

Dm                 Gm7/D
Sou da linha de umbanda
Dm              C4 C7(4)
Vou no babalaô
       Bb7M     Am7   Gm7      Am7
Para pedir pra ela voltar pra mim
Riff 1 (violão apenas)
Porque assim eu sei que vou morrer de dor

Bb7M B7 B7(b13)

Parte 2 (Um tom acima)

Parte 2
Em  Am7         Em
E... la    não sabe
                     Em/D     
Quanta tristeza cabe numa solidão
F#m7(b5) B7(b13)          Em7
Eu...     sei que ela não pensa
C7M             Am7
Quanto a indiferença
Bm7         Em7          A
Dói num coração   (lara laia laia)

Em     Am7        Em
Se e... la     soubesse
                       Em/D              
O que acontece quando estou tão triste assim
F#m7(b5) B7(b13)   Em7
Mas...   ela me condena
C7M         Am7
Ela não tem pena
Bm7           A7   A7(b13)
Não tem dó de mim

Parte 1 (tom inicial)
  • Gm7/D
    3
    X53333
  • Gm7
    1234
    3X333X
  • G/D
    1234
    X5543X
  • F#m7(b5)
    1234
    2X221X
  • 1234
    XX2323









  • Em7(b5)
    1234
    XX2333
  • Em7
    123
    022030
  • Em/D
    123
    XX0453
  • Em
    12
    022000
  • 12
    XX0101










  • Dm7
    34
    X57565
  • Dm/C
    1234
    X3X231
  • Dm
    123
    XX0231
  • D9
    12
    XX0230
  • C7M
    12
    X3200X










  • C7(4)
    1234
    X3331X
  • C4
    134
    X3301X
  • Bm7
    34
    X24232
  • Bb7M
    234
    X13231
  • B7(b13)
    1234
    X2X243










  • B7
    1234
    X21202
  • Am7
    12
    X02010
  • A7(b13)
    12
    X0X021
  • A7
    12
    X02020
  • A
    123
    X0222

CANTO DE OSSANHA
BEMBOSSA
COMPOSITORES: BADEN POWELL / VINÍCIUS DE MORAES
ÁLBUM: CANTO DE OSSANHA
GRAVADORA: ALTERNATIVE MANAUS
GÊNERO: MPB
ANO: 2011

“Um trabalho fantástico e de uma incrível lucidez de bom gosto musical, é como eu posso traduzir a excelência do B.E.M Bossa Trio!”  COMENTÁRIO DE UM ADMIRADOR. 
ESTE É UM GRUPO MUSICAL FEMININO DE MANAUS, QUE INTERPRETA MÚSICAS DE BOSSA NOVA, TANTO QUE SEU NOME É B.E.M. BOSSA. NÃO CONSEGUI MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO.





-"O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor"

Deaaá! Deeerê! Deaaá!

O homem que diz "dou"
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tou"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!

Dizer!...(2x)

GRITO DE ALERTA
MARIA BETÂNIA
COMPOSITOR: LUIZ GONZAGA FILHO
ÁLBUM: MEL/LP
GRAVADORA: PHILIPS
GÊNERO: MPB
ANO: 1979

Mel é o oitavo álbum de estúdio da cantora brasileira Maria Bethânia e também o vigésimo disco por ela lançado. Gravado em novembro de 1979 nos estúdios da Polygram, foi lançado no mês seguinte. Como os outros discos dessa fase na carreira da cantora, Mel foi produzido por Perinho Albuquerque. O estilo do álbum segue o do álbum anterior, com canções apaixonadas, porém em Mel a sonoridade fica mais leve. Entre os compositores, além de Caetano Veloso, Chico Buarque, Wally Salomão, Gonzaguinha e Lupicínio Rodrigues, Bethânia gravou pela primeira vez canções da dupla Ana Terra e Joyce, da estreante Ângela Rô Rô e do seu músico Túlio Mourão. O álbum, como os outros nessa época da carreira da cantora, foi um grande sucesso, rendendo-lhe mais de um milhão de cópias (na época, ganhava-se com esse número, disco de diamante). Os maiores sucessos de Mel foram a faixa título, "Cheiro de Amor" e "Grito de Alerta". O álbum foi divulgado a partir de um espetáculo dO mesmo nome.





Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça
Me bota na boca um gosto amargo de fel
Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo
Querendo ganhar um bocado de mel

Não vê que então eu me rasgo
Engasgo, engulo, reflito, estendo a mão
E assim nossa vida é um rio secando
As pedras cortando, e eu vou perguntando: até quando?

São tantas coisinhas miúdas, roendo, comendo
Arrasando aos poucos com o nosso ideal
São frases perdidas num mundo de gritos e gestos
Num jogo de culpa que faz tanto mal

Não quero a razão pois eu sei
O quanto estou errada, o quanto já fiz destruir
Só sinto no ar o momento em que o copo está cheio
E que já não dá mais pra engolir

Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta
Eu busquei a palavra mais certa
Vê se entende o meu grito de alerta
Veja bem, é o amor agitando meu coração
Há um lado carente dizendo que sim
E essa vida da gente gritando que não

Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta
Eu busquei a palavra mais certa
Vê se entende o meu grito de alerta
Veja bem, é o amor agitando meu coração
Há um lado carente dizendo que sim

E essa vida da gente gritando que não