ROMAN CARNIVAL OVERTURE
Philharmonia Orchestra Wilhelm Schüchter
SONGWRITER: HECTOR BERLIOZ
COUNTRY: FRANÇA
ALBUM: Philharmonia Orchestra: HECTOR BERLIOZ
LABEL: PARLOPHONE RECORDS
GENRE: OVERTUR/CLÁSSICA
YEAR: 1953

The French composer Hector Berlioz wrote a number of overtures, many of which have become popular concert items. They include overtures intended to introduce operas as well as independent concert overtures.
Le carnaval romain, ouverture pour orchestre (Roman Carnival Overture), Op. 9. Composed in 1844 and first performed at the Salle Herz, Paris, on 3 February 1844. A stand-alone overture intended for concert performance, made up of material and themes from Berlioz's opera Benvenuto Cellini, including some music from the opera's carnival scene – hence the overture's title. It is scored for large orchestra, is in the key of A major, and features a prominent and famous solo for the cor anglais.



LE CARNAVAL DES ANIMAUX
SAINT-SAËNS
SONGWRITER: CAMILLE SAINT-SAËNS
COUNTRY: FRANÇA
ALBUM: Concerto didáctico no CMUS Xan Viaño de Ferrol
LABEL: PANDORA RECORDS
GENRE: CLÁSSICA/ORQUESTRA
YEAR: 2016

O Carnaval dos Animais, em francês, Le Carnaval des Animaux, é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias em uma pequena aldeia na Áustria, após ter chego de uma turnê sem muito sucesso na Alemanha.
Longe de ser uma inocente peça musical, o compositor tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX.
O compositor não permitiu que a obra fosse publicada durante em vida, pois temia que ela arruinasse sua reputação de "compositor sério". Cheia de referências a outros compositores, a obra foi publicada apenas após a sua morte (com exceção do movimento O Cisne que por ter caráter mais sério foi publicado ainda em vida).
Essa obra é composta por 14 movimentos para ser apresentada na terça-feira gorda de carnaval.


UN SOSPIRO
LANG LANG PLAYS LISZT'S
Songwriter: franz liszt
Country: hungria
Album: liszt my piano hero
Label: sony classical records
Genre: music classical
Year: 2011

Three Concert Études (Trois études de concert), S.144, are a set of three piano études by Franz Liszt, composed between 1845–49 and published in Paris as Trois caprices poétiques with the three individual titles as they are known today. As the title indicates, they are intended not only for the acquisition of a better technique, but also for concert performance. Liszt himself was a virtuoso on the piano. Due to an unusual flexibility in his fourth fingers, he was easily able to play many complex patterns some consider difficult. The Italian subtitles now associated with the studies – Il lament ("The Lament"), La leggierezza ("Lightness"), Un sospiro ("A sigh") – were not in early editions.
Lang Lang (chinês tradicional: 郎朗, pinyin: Láng Lǎng; 14 de junho de 1982) é um pianista chinês mundialmente famoso.
Lang foi o primeiro pianista chinês a ser contratado pela Orquestra Filarmónica de Viena e pela Orquestra Filarmónica de Berlim.


ROMANCE
RACHMANINOFF
SONGWRITER: RACHMANINOFF
COUNTRY: RUSSIA
ALBUM: ROMANCE
LABEL: Victor Talking Machine Company
GENRE: ROMANTISMO/PRELUDIO
YEAR: 1888

Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов, Semyonovo, 1 de abril de 1873 — Beverly Hills, 28 de março de 1943) foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica européia. "Sergei Rachmaninoff" foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida. Entretanto, transliterações alternativas de seu nome incluem Sergey ou Sergej, eRachmaninov, Rachmaninow, Rakhmaninov ou Rakhmaninoff.
Rachmaninoff é tido como um dos pianistas mais influentes do Século XX. Seus trejeitos técnicos e rítmicos são lendários, e suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros). Especula-se se ele era ou não portador da Síndrome de Marfan, já que se pode dizer que o tamanho de suas mãos correspondia à sua estatura, algo entre 1,91 e 1,98 m. Ele também possuía a habilidade de executar composições complexas à primeira audição. Muitas gravações foram feitas pela Victor Talking Machine Company, com Rachmaninoff executando composições próprias ou de repertórios populares.