CLAVE DE LUA
MARIA LUIZA BENITEZ
COMPOSITORES: NILO BAIRROS DE BRUM & MIGUEL MARQUES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: O MELHOR DO CANTO E ENCANTO NATIVO
GRAVADORA: ACIT
GÊNERO REGIONAL GAÚCHA
ANO: 2014

Maria Luíza Benitez iniciou sua carreira em 1969 em Bagé, cidade localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Neste último ano da década de 60, Malu – como é conhecida – recebeu um convite para ler suas crônicas na Rádio Cultura. Após trabalhar informalmente por um ano, foi contratada já como apresentadora de dois programas. Ainda em Bagé, a radialista trabalhou na Rádio Difusora e na Rádio Clube, tendo sido também locutora de programas de auditório.
Quando ingressou na Rádio, Guaíba tinha 15 locutores, que segundo Malu, eram exemplos de locução para todo o Brasil. Recebiam altos salários, além de cachês extras para a gravação de comerciais. Com o acúmulo da dívida da empresa, a Caldas Júnior entrou numa longa crise que culminou com o fechamento do Correio do Povo, em 1984. Com a extinção do jornal da empresa, a Rádio também sofreu sérios problemas financeiros.
Depois de se afastar da Rádio Guaíba, Malu ainda trabalhou na TV Educativa e no SBT, dedicando-se, depois, à carreira de cantora. Cantar era uma de suas maiores paixões, o que já fazia desde criança em programas de auditório no interior do Rio Grande do Sul. Seu último trabalho em emissoras foi na Rádio Rural, onde apresentava um programa popular, também criação sua. Neste projeto, a apresentadora permaneceu por apenas seis meses, sendo obrigada a se afastar após um problema de saúde. Em dezembro de 2014.
Malu se formou em História e no momento está cursando Pós-Graduação em História do Rio Grande do Sul. Ela tem projetos futuros, de trabalhar como pesquisadora e realizando trabalho de incentivo sobre a cultura gaúcha. “Para mim, o tempo não passa”, diz Maria Luiza. Ela possui uma rotina agitada, mesmo com 63 anos, estudando durante a semana, continua realizando shows nas noites e trabalhando na rádio nas manhãs. Segundo ela, sua energia é sustentada pela sua positividade e, especialmente, pela sua loucura.(2015)
Enquanto a prata luzia entre os ramos da figueira
Lentamente fui bordando esta milonga campeira
Intercalando silêncios com acordes naturais
Dei cancha goela da noite e as vozes dos mananciais

Milonga da noite milonga da lua
Cantar de fronteira compasso charrua
Por mais que te apontem lugares comuns
Jamais te enjeito de jeito nenhum

Temendo assustar os grilos evitei as dissonâncias
Pois em derradeira estância queria seu contra canto
E a noite já bem madura se fez regente xirua
Notando em clave de lua escreveu a partitura

Pressentindo que a noite de paixão se consumia
Um galo madrugador chamou a barra do dia
Quedei-me então em silêncio tal como fez a guitarra

Fui cevar um mate novo ouvindo o som das cigarras
POOR LITTLE FOOL
RICKY NELSON
SONGWRITER: SHARON SHEELEY
COUNTRY: U.S.A.
ALBUM: RICKY NELSON
LABEL: IMPERIAL RECORDS
GENRE: ROCKABILLY
YEAR: 1958

Eric Hilliard "Ricky" "Rick" Nelson (May 8, 1940 – December 31, 1985) was an American actor, musician, and singer-songwriter. He starred alongside his family in the television series The Adventures of Ozzie and Harriet (1952–66) as well as co-starring alongside John Wayne and Dean Martin in Howard Hawks's western feature film Rio Bravo (1959). He placed 53 songs on the Billboard Hot 100 between 1957 and 1973 including "Poor Little Fool", which holds the distinction of being the first #1 song on Billboard magazine's then-newly created Hot 100 chart. He recorded 19 additional Top 10 hits and was inducted into the Rock and Roll Hall of Fame on January 21, 1987. In 1996, he was ranked #49 on TV Guide's 50 Greatest TV Stars of All Time.
Nelson began his entertainment career in 1949 playing himself in the radio sitcom series The Adventures of Ozzie and Harriet. In 1952, he appeared in his first feature film, Here Come the Nelsons. In 1957, he recorded his first single, debuted as a singer on the television version of the sitcom, and released the #1 album entitled Ricky. In 1958, Nelson released his first #1 single, "Poor Little Fool", and in 1959 received a Golden Globe nomination for "Most Promising Male Newcomer" after starring in Rio Bravo. A few films followed, and when the television series was cancelled in 1966, Nelson made occasional appearances as a guest star on various television programs.


I used to play around with hearts that hastened at my call
But when I met that little girl I knew that I would fall
Poor little fool oh yeah I was a fool uh huh
(Uh huh poor little fool I was your fool oh yeah)

She played around and teased me with her carefree devil eyes
She'd hold me close and kiss me but her heart was full of lies
Poor little fool...

She told me how she cared for me and that we'd never part
And so for the very first time I gave away my heart
Poor little fool...

The next day she was gone and I knew she'd lied to me
She left me with a broken heart and won her victory
Poor little fool...

Well I'd played this game with other hearts but I never thought I'd see
The day that someone else would play love's foolish game with me

Poor little fool...
LA FLACA
JARABE DE PALO
COMPOSITOR: JARABE DE PALO; JOE DWORNIAK & PAU DONÊS
PAÍS: ESPAÑA
ÁLBUM: LA FLACA
DISCOGRÁFICA: VIRGIN RECORDS
GÉNERO: ROCK LATINO
AÑO: 1996

Un viaje a Cuba y conocer a una mulata, fue la fuente de inspiración para regresar con canciones, sentimientos y sueños dentro de una maleta. “La Flaca” es más que álbum esencial, es un hito en la música del rock latino.
En la vida siempre hay sueños. Pau Donés tenía un sentido innato para dedicarse a la música, había formado su primer grupo llamado J. & C Co. Band para más tarde llamarse Dentaduras Postizas. Trabajaba en una agencia de publicidad, se había comprado una guitarra eléctrica Fender Stratocaster, tocaba y cantaba en locales nocturnos de Barcelona. Pero a los 25 años dejó su trabajo estable para dedicarse por completo a su gran pasión. Con casi treinta años, Pau Donés tenía un amor hacia la música, de todos los estilos, del reggae, pasando por el rock; del blues a la bossa nova. Pau tenía un sueño: ser músico. Esta es la historia de un sueño.
Le recomendaron a Pau Donés, que se pusiera en contacto con el batería Alex Tenas, que por aquel 1995 daba clases en el Taller de Músics de Barcelona. Pau le comentó telefónicamente que había mandado una “demo” (“La Flaca”) a una compañía discográfica (Virgin Records) y les había gustado. La compañía había pedido a Pau que quería ver a la banda tocar en directo. El problema era que Pau Donés no tenía banda, y pedía ayuda para formar el conjunto musical para aquella audición. Alex Tenas aceptó la invitación de hablar del tema y estudiarlo. Después de conversar en el Taller de Músics de Barcelona, se formó Jarabe de Palo.
Continuamos en 1995. Ocho billetes entregados a la banda por el realizador de publicidad y cineasta Fernando de France (ha dirigido videoclips para Rosario Flores, por ejemplo) y la vocación musical de Pau Donés, le hizo viajar a Cuba, para rodar un clip improvisado de “El Lado Oscuro”. Pero su estancia en La Habana, le inspiró para escribir un amor platónico en forma de canción, titulada: “La Flaca”, una musa mulata de carne y huesos: la modelo Alsoris Guzmán.
La flaca es el primer álbum del grupo Jarabe de Palo que sale a la venta en el año 1996 su sencillo fue La flaca. En 2009 el grupo incluyó una nueva versión de dicha canción para su disco Orquesta reciclando.


En la vida conocí mujer igual a la Flaca
Coral negro de la habana, tremendísima mulata
Cien libras de piel y hueso, cuarenta kilos de salsa
En la cara dos soles que sin palabras hablan
Que sin palabras hablan

La flaca duerme de día, dice que así el hambre engaña
Cuando cae la noche baja a bailar a la tasca.
Y bailar y bailar, y tomar y tomar
Una cerveza tras otra pero ella nunca engorda
Pero ella nunca engorda

Por un beso de la flaca daría lo que fuera
Por un beso de ella, aunque solo uno fuera
Por un beso de la flaca daría lo que fuera
Por un beso de ella, aunque solo uno fuera

Mojé mis sabanas blancas, como dice la canción
Recordando las caricias que me brindó el primer día
Y enloquezco de ganas de dormir a su ladito
Porque dios que esta flaca a mi me tiene loquito
O-oh, a mi me tiene loquito
Por un beso de la flaca daría lo que fuera

Por un beso de ella, aunque solo uno fuera.
FOI DEUS
AMÁLIA RODRIGUES
COMPOSITOR: ALBERTO JANES
PAÍS: PORTUGAL
AO VIVO: CANECÃO
ÁLBUM: UM AMOR DE AMÁLIA
GRAVADORA:
GÊNERO: FADO
ANO: 1973

Amália da Piedade Rodrigues GCSE • GCIH (Lisboa, 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi um fadista, cantora e actriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados, de que é exemplo a lírica deBLuís de Camões ou as cantigas e trovas de D. Dinis. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre. Rodrigues falava e cantava em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.
Não sei
Não sabe ninguém
Porque canto o fado
Neste tom magoado
De dor e de pranto
E neste tormento,
Todo o sofrimento
Eu sinto que a alma
Cá dentro se acalma
Nos versos que canto

Foi Deus
Que deu luz aos olhos
Perfumou as rosas
Deu o oiro ao Sol
E prata ao luar
Foi Deus
Que me pôs no peito
Um rosário de penas
Que vou desfiando
E choro a cantar

E pôs as estrelas no céu
E fez o espaço sem fim
Deu luto as andorinhas
Ai, deu-me esta voz a mim

Se canto
Não sei o que canto
Misto de ventura
Saudade, ternura e talvez amor
Mas sei que cantando
Sinto o mesmo quando,
Se tem um desgosto
E o pranto no rosto
Nos deixa melhor

Foi Deus
Que deu voz ao vento
Luz ao firmamento
E deu o azul às ondas do mar
Foi Deus
Que me pôs no peito
Um rosário de penas
Que vou desfiando
E choro a cantar

Fez poeta o rouxinol
Pôs no campo o alecrim
Deu as flores à Primavera

Ai, deu-me esta voz a mim.