BAILE DA PAROQUIA
RUI VELOSO
COMPOSITOR: RUI VELOSO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: Mingos & Os Samurais
GRAVADORA: EMI
GÊNERO: ROCK AND ROLL
ANO: 1990

Nascido em Lisboa, mas criado desde os três meses de idade no Porto, é filho do engenheiro Aureliano Capelo Veloso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. É igualmente sobrinho paterno do General Pires Veloso, ex-governador de São Tomé e Príncipe.
Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por B. B. King e Eric Clapton, e lançou, com 23 anos, o álbum que o projectou no panorama da música nacional, Ar de Rock. Dele fazia parte o tema Chico Fininho que levou a um "boom" na música cantada em português.
Em 1986 foi lançado um álbum que incluía temas como Porto Covo, Beirâ, Negro do Rádio de Pilhas e Porto Sentido. Logo de seguir é editado o álbum Ao Vivo.
Mingos & Os Samurais é o quinto álbum de estúdio do cantor Rui Veloso, lançado em 1990. Um dos casos de maior sucesso comercial da música portuguesa (200 mil discos vendidos), o disco narra musicalmente a história de uma pequena banda de província das décadas de 60 e 70 do século XX.
"Não há estrelas no céu" e "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" foram duas das canções mais populares nos anos de 1990 e 1991.
O disco esteve 24 semanas em 1ºlugar no top de vendas de álbuns em Portugal e Rui Veloso venceu o prémio Best selling Artist no Midem. O disco foi galardoado com 7 discos de platina (7 x 20000 discos duplos, cerca de 140.000 discos).
Em Novembro de 2010 foi reeditado com a inclusão de um DVD com um dos concertos de apresentação do disco.


Fui ao baile da paróquia
Por alturas do São Pedro
Levei a minha lambreta
E o meu velho blusão negro.

Pus calças americanas
Usadas e muito justas
Calcei botas alentejanas
E cosi um dragão nas costas.

Punham só Gianni Morandi
Nelson Ned e Marissol
Fui ter com o disco-joca
E encomendei rock and roll.

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...

Fui buscar a paroquiana
mais bela da diocese
Era tão pura e singela
Que até dava catequese.

Ensinei-lhe a dançar shake
Pus a pista em alvoroço
Quando fomos dançar slow
A bela não me deu roço

Puxei-lhe o braço com força
Fiz uma cena de macho
Estavam lá os irmãos dela
Levei um arraial de facho.

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...

Vim de lá feito num oito
Com a poupa esfrangalhada
E nem me valeu de nada
Dizer que era baterista
Já ninguém mais tem respeito
Pelos excessos de um artista! - Bis

Fui ao baile da paróquia
La prós lados de Valbom...
Fui ao baile da paróquia

La prós lados de Valbom...
CONVERSA
ELZA LARANJEIRA
COMPOSITORES: EVALDO GOUVEIA & JAIR AMORIM
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ONDE ESTARÁS
GÊNERO: SAMBA-CANÇÃO
GRVADORA: RGE
ANO: 1960

ELZA LARANJEIRA, 16/6/1925, São Paulo - 22/7/1986, São Paulo. aos 10 anos de idade Cantou na Rádio Clube de Bauru. Formou-se professora pela Escola Normal de Bauru. Cantora de voz muito agradável e doce, ideal ao estilo romântico, iniciou sua carreira artística na década de 40. Sua estreia foi na cidade de Rio Claro, na emissora Rádio Club (PRF-2). Em seguida, inscreveu-se na Rádio Cruzeiro do Sul (depois Piratininga) para tentar a sorte, onde substituiu Leny Eversong no programa de Blota Júnior, transmitido pela Rádio Cruzeiro do Sul, obtendo grande êxito, já que, assim como a colega, cantava bem em inglês. Em 1945, transferiu-se com o apresentador para a Rádio Record (SP). Gravou os sambas "Foi sem querer" (Simonetti e Maragliano) e "Quando eu era pequenininha" (Simonetti e Donato) e as canções "Dia das mães" e "Poema das duas mãozinhas" e, a partir daí, outros sucessos. Apresentou-se em vários países latino-americanos, destacando-se o Uruguai. Em 1960, gravou seu primeiro LP, "A noite do meu bem". Recebeu o Prêmio Roquete Pinto (melhor cantora paulista de música internacional), o Prêmio Cidade de São Sebastião (RJ) e o Troféu Chico Viola (SP). Foi considerada uma das maiores intérpretes de Dolores Duran. Cantou durante muito tempo em casas noturnas de São Paulo. "Eu sei que vou te amar" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), em 1959, e " A noite do meu bem" (Dolores Duran), em 1960, destacaram-se entre suas gravações de maior sucesso. Deixou a Rádio Record e foi para Rádio Nacional (SP) no início da década de 60. Ficou um tempo afastada da vida artística, só retornando em 1975. Nesse mesmo ano voltou a cantar na Boate Samba-Enredo (SP). Elzinha, como era chamada, foi casada com o cantor Agostinho dos Santos.
Veja você
O que esta noite aconteceu
O meu grande amor
Me confessar que não é meu
Tantos projetos fiz
Sonhos do coração
Coisas que o amor não diz
Sem emoção

Logo a mim que sou
Tão sentimental
Aconteceu
Tanta gente aí
E a saudade a mim
Escolheu.
ARCO-ÍRIS
DALVA DE OLIVEIRA
COMPOSITORES: MARINO PINTO & PAULO SOLEDADE
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CANTA DALVA
GRAVADORA: REVIVENDO
GÊNERO: MARCHAS-RANCHO
ANO: 2006

“Filha mais velha de Mário de Oliveira e Alice do Espírito Santo. Além dela, os pais tiveram mais três meninas, Nair, Margarida e Lila e um menino que nasceu com problemas de saúde e morreu ainda criança. Seu pai, que era conhecido na cidade pelo apelido de Mário Carioca, era marceneiro e músico nas horas vagas, tocava clarinete e costumava realizar serenatas com seus amigos músicos, chegando a organizar um conjunto para tocar em festas. A pequena Vicentina gostava de acompanhá-lo nessas serenatas.
"Uma das grandes estrelas dos anos 1940, 1950 e 1960, sendo considerada uma das mais importantes cantoras do Brasil. Dona de uma poderosa voz, cuja extensão ia do contralto ao soprano, marcou época como intérprete.(...) o samba "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins não estourasse, ele se demitiria. O samba, de fato, foi um grande sucesso na voz dela, inaugurando uma duradoura batalha musical com Herivelto Martins, com os dois usando a música para se acusarem mutuamente pelo fracasso do casamento. Nessa polêmica musical destacaram-se, ainda o bolero "Que será", de Marino Pinto e Mário Rossi e o samba "Errei sim", de Ataulfo Alves, ambas gravadas em 1950 e que se constituiram em grandes sucessos. Ainda nesse ano, fez sucesso com o samba-canção "Ave Maria", de Vicente Paiva e Jaime Redondo, com acompanhamento de Osvaldo Borba e sua orquestra. Ainda na década de 1950 atuou nos filmes "Maria da praia", de Paulo Wanderley; "Milagre de amor" e "Tudo azul", ambos de Moacir Fenelon.


A natureza enamorada sorriu
Quando o arco-íris no firmamento surgiu

Soube de estrelas que trocaram de cor
E de campinas que brotaram em flor
E as crianças entoando cantigas
Inventavam intrigas, mexericos de amor

O sol sentiu que era inútil se impor
O mar bramiu pra fingir destemor
E as crianças que cantavam na rua

Davam vivas a Lua e ao seu novo amor.
LA CARRETERA
BANDA LOS MACHOS
COMPOSITOR: ISIDRO CHÁVEZ ESPINOZA
PAIS: MÉXICO
ALBUM: BANDA LOS MACHOS – LA CARRETERA
DISCOGRÁFICA: SONY BMG MUSIC
GÉNERO: RANCHERA
AÑO: 2017

Banda Machos es una agrupación musical originaria de Villa Corona, Jalisco en México intérpretes de música banda, Quebradita, Cumbia y Ranchera. La agrupación tiene una trayectoria de por lo menos 20 años y 22 producciones en su haber.
Isidro Chávez Espinoza, más conocido como Espinoza Paz (La Angostura, 29 de octubre de 1981), es un músico y cantautor mexicano de música norteña y banda, conocido además cariñosamente por el cantautor del pueblo, debido a su popularidad y por el hecho de ser catalogado hoy por hoy como uno de los compositores con más éxito dentro de la industria.


Ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos
ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos

La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener

Yo conocí una chamaca
que estaba toda encurvada
no me pude detener
y me mandó a la…

La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
Ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos
ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos
La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener

Cuando andaba entre las curvas
no me agarraban los frenos
mejor me voy despacito
y me agarro de tus…

La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
Ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos
ay que curvas, ay que curvas
ay que curvas y yo sin frenos

La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener

Yo conocí una chamaca
que estaba toda encurvada
no me pude detener
y me mandó a la…

La carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener
la carretera tiene forma de mujer
si no tienes cuidado no te puedes detener