MAD WORLD
TEARS FOR FEARS
SONGWRITER: ROLAND ORZABAL
COUNTRY: U.K.
ALBUM: THE HURTING
LABEL: MERCURY RECORDS LIMITED
GENRE: NEW WAVE
YEAR: 1963

The Hurting é o álbum de estreia da banda Tears for Fears, lançado em 7 de março de 1983. O álbum alcançou 1º lugar nas paradas musicais do Reino Unido e foi certificado com o disco de ouro após três semanas do seu lançamento, além de ter alcançado o status de disco de platina em janeiro de 1985.
O álbum contém os três primeiros singles de maior sucesso da banda - "Mad World", "Change" e "Pale Shelter" - e todos alcançaram Top 5 no Reino Unido. Ele também conta com uma nova versão do primeiro single da banda, "Suffer the Children", que foi originalmente lançado em 1981.
Para este disco, o tecladista Ian Stanley e o baterista Manny Elias foram integrados à banda. O álbum tem uma sonoridade extremamente eletrônica com canções baseadas em guitarras e sintetizadores, e contém letras que remetem à triste e amarga infância de Orzabal. Este álbum é considerado o mais conceitual da banda, pela sua referência ao sofrimento emocional e à terapia do "grito primal", desenvolvida pelo psicanalista Arthur Janov. O álbum foi número 1 em vendas no Reino Unido e atingiu o Top 40 em vários países, tornando "Mad World", "Pale Shelter" e "Change" hits no mundo inteiro.
No final de 1983 é lançado o single "The Way You Are", mantendo a fama da banda enquanto trabalhava no segundo álbum. Este single atingiu o Top 30 no Reino Unido e foi a última imersão do grupo na sonoridade new wave com sintetizadores. Em notas de lado-b de "Saturnine Martial & Lunatic" eles registraram que este single foi uma despedida da abordagem musical anterior do Tears for Fears.


All around me are familiar faces
Worn out places, worn out faces
Bright and early for their daily races
Going nowhere, going nowhere
And their tears are filling up their glasses
No expression, no expression
Hide my head I want to drown my sorrow
No tomorrow, no tomorrow

And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
'Cause I find it hard to take
When people run in circles
It's a very, very
Mad world, mad world
Mad world, mad world

Children waiting for the day they feel good
Happy birthday, happy birthday
Made to feel the way that every child should
Sit and listen, sit and listen
Went to school and I was very nervous
No one knew me, no one knew me
Hello, teacher, tell me what's my lesson
Look right through me, look right through me

And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
'Cause I find it hard to take
When people run in circles
It's a very, very
Mad world, mad world
Mad world, mad world

And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
'Cause I find it hard to take
When people run in circles
It's a very, very
Mad world, mad world
Halargian world
Mad world, mad world.
AMOR LADRÃO
CUCA ROSETTO
COMPOSITOR: CUCA ROSETTO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: RÍÛ
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC
GÊNERO: FADO
ANO: 2015

O novo disco de Cuca Roseta chega às lojas dia 18 de maio. Chama-se “Riû”, e nele, tendo como base o fado, a cantora e compositora amplia as suas influências musicais e estéticas. É fácil reconhecer naquele que é o 3.º disco de estúdio de Cuca um encontro entre a canção portuguesa e a música popular brasileira ou entre a pop e a morna.
Conduzida pela batuta de Nelson Motta, o prestigiado produtor brasileiro que assinou discos de Elis Regina, Marisa Monte ou Daniela Mercury, Cuca tem o condão de aqui cantar aquilo a que o produtor intitula como “world fado”, um fado virado para fora, que todo a gente quer ouvir e que bebe as influências que afinal lhe estiveram na origem.
Para isso também, contou com a escrita e a composição de uma lista de nomes que enriquecem o alinhamento de “Riû”: Jorge Palma, Sara Tavares, Júlio Resende, Mário Pacheco, João Gil, Jorge Drexler, Ivan Lins e Nelson Motta. A fadista apresenta ainda dois temas originais compostos especialmente para ela por Bryan Adams e Djavan. Aliás, com este último, Cuca interpreta um dos únicos duetos que cantor e compositor brasileiro concordou fazer nos últimos anos, o tema “O Amor Não é Somente Amor”.
Isto sem que Cuca Roseta tenha deixado de compor e escrever como nos foi habituando nos trabalhos anteriores. “Tanto” e “Amor Ladrão” são assinados totalmente por si, cruzando também em outros temas os seus próprios poemas com novas músicas de grandes compositores.
“Riû” sucede ao platinado álbum de estreia, o homónimo “Cuca Roseta”, produzido pelo argentino Gustavo Santaolalla (consagrado produtor internacional detentor de dois Óscares e inúmeros Grammys) e ao igualmente galardoado “Raiz”, álbum onde Cuca assume a composição da maior parte dos temas, co-produzido por ela e Mário Barreiros.
“Riû”, nas palavras da artista, é “um disco alegre cujas letras positivas mostram o outro lado do fado - intenso mas esperançoso.” 


Ele chega de sorriso gingão
E no guião traz a vergonha no bolso
Se a coragem fosse uma condição
Ele era chefe da patrulha-ladrão
Ela não sonha não quer sequer sonhar
Ele tem um segredo pra contar
Ela hesita sempre a desconfiar
Ele acredita isto vai dar que falar

O que será que ele tanto me quer
E se quiser mas não quer
De onde vem e quem é
Se é cigano só se for adorado
Esse que tem encantado
Será que é ou não é?

Eu vim pra roubar o teu coração
Mas quem roubou o meu foi a paixão
Dizem que ladrão que rouba ladrão
Tem direito a cem anos de perdão
Se o teu bom Deus me vai perdoar
Diz-lhe que cem anos hei-de-te amar
E quem sabe um dia acreditar
Que foi ele quem nos fez encontrar

O que será que ele tanto me quer
E se quiser mas não quer
De onde vem e quem é
Se é cigano só se for adorado
Esse que tem encantado

Será que é ou não é?
ALFAMA
MADREDEUS
COMPOSITORES: PEDRO AYRES MAGALHÃES & RODRIGO LEÃO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: AINDA
GRAVADORA: METRO BLUE
GÊNERO: FADO
ANO: 1995

Ainda é o quarto álbum de estúdio da banda Madredeus, lançado em 1995.
Este disco serviu igualmente de banda sonora para o filme realizado pelo realizador alemão Wim Wenders, intitulado de Lisbon Story de 1994. O realizador decidiu não só que os Madredeus escrevessem a música para o filme, bem como participassem no elenco do filme.
As músicas deste álbum são de uma tranquilidade e beleza única; uma dela narra a busca da essência da vida pelas ruas da capital portuguesa.


Agora, que lembro
As horas ao longo do tempo
Desejo voltar, voltar a ti
Desejo te encontrar

Esquecida
Em cada dia que passa
Nunca mais revi a graça
Dos teus olhos que amei

Má sorte
Foi amor que não retive
E se calhar distraí-me

Qualquer coisa que encontrei.
MOONLIGHT SHADOW
MIKE OLDFIELD FT. MAGGIE REILLY
SONGWRITER: MIKE OLDFIELD
COUNTRY: U.K.
ALBUM: CRISES
LABEL: VIRGIN RECORDS
GENRE: NEW AGE
YEAR: 1983

Michael Gordon Oldfield (Reading, Berkshire, 15 de Maio de 1953), é um músico e compositor inglês, cuja música abrange um vasto leque de influências desde rock progressivo, folk, música étnica, clássica e electrónica, new age e dance. A sua música caracteriza-se pela sua complexidade na composição. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o álbum Tubular Bells, de 1973.


The last that ever she saw him
Carried away by a moonlight shadow
He passed on worried and warning
Carried away by a moonlight shadow
Lost in a riddle that Saturday night
Far away on the other side
He was caught in the middle of a desperate fight
And she couldn't find how to push through
The trees that whisper in the evening
Carried away by a moonlight shadow
Sing a song of sorrow and grieving
Carried away by a moonlight shadow
All she saw was a silhouette of a gun
Far away on the other side
He was shot six times by a man on the run
And she couldn't find how to push through
I stay, I pray
I see you in heaven far away
I stay, I pray
I see you in heaven one day
Four am in the morning
Carried away by a moonlight shadow
I watched your vision forming
Carried away by a moonlight shadow
Stars move slowly in a silvery night
Far away on the other side
Will you come to talk to me this night
But she couldn't find how to push through
I stay, I pray
I see you in heaven far away
I stay, I pray
I see you in heaven one day
Far away on the other side
Caught in the middle of a hundred and five
The night was heavy and the air was alive
But she couldn't find how to push through
Carried away by a moonlight shadow
Carried away by a moonlight shadow

Far away on the other side.