POVO QUE LAVAS NO RIO
AMÁLIA RODRIGUES
COMPOSITOR: PEDRO HOMEM DE MELLO & JOAQUIM CAMPOS
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: POVO QUE LAVAS NO RIO
GRAVADORA: COLUMBIA
GÊNERO: FADO
ANO: 1963

Povo que lavas no rio é uma canção portuguesa, um fado, com letra do poeta Pedro Homem de Mello, interpretada originalmente por Amália Rodrigues com música de Joaquim Campos.
O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.
Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não

Fui ter à mesa redonda
Beber em malga que esconda
O beijo de mão em mão
Fui ter à mesa redonda
Beber em malga que esconda
O beijo de mão em mão
Era o vinho que me deste
Água pura, fruto agreste
Mas a tua vida não

Aromas de urze e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição
Aromas de urze e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição
Povo, povo, eu te pertenço
Deste-me alturas de incenso
Mas a tua vida não

Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não.
O XAILE DE MINHA MÃE
FERNANDA MARIA
COMPOSITORA: ROSA MARIA BROCHADO ALVES
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: FERNANDA MARIA
GRAVADORA: AQUILA RECORDS
GÉNERO: FADO

ANO: IGNORADO

Maria Armanda nasceu em Lisboa, a 4 de Outubro de 1942. É uma fadista portuguesa.
O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.
O xaile de minha mãe
que me aqueceu com carinho x2

Mais tarde serviu também
pra agazalhar meu filhinho x2

Com suas franjas brincava
Ou dormia docemente x2

Quando minha mãe cantava
as canções de antigamente x2

Diz meu filho com amor
Nem um manto de rainha x2

para mim tem mais valor
do que o xaile da avózinha x2

Não há reliquia mais linda
que o xaile dos meus afectos x2

Quem sabe se serve ainda
para agazalhar meus netos x2

E a ambição desmedida
que a minha alma contém x2

para ve-lo toda vida
Aos ombros da minha mãe
E éra ve-lo toda vida
Aos ombros de minha mãe.
LA PISTOLA Y EL CORAZÓN
LOS LOBOS
COMPOSITORES: DAVID KENT HIDALGO & LOUIS FRAUSTO PEREZ
PAIS: u.s.a. (los angeles)
ÁLBUM: LA PISTOLA Y EL CORAZÓN
DISCOGRÁFICA: MILAN RECORDS
GÉNERO: ROCK
AÑO: 1988

Los Lobos es una banda de rock, ellos son hermanos y les gusta el pop (California), cuyas influencias provienen del rock and roll, el tex-mex, la música country, el folk, el rhythm & blues, el blues, la cumbia, el son caribeño y la música tradicional mexicana, como los boleros y los norteños. A raíz de la amplia variedad de estilos que se reflejan en todos sus temas compuestos debe decirse que la banda representa un ejemplo del mestizaje musical americano. En su discografía se encuentran sonidos negros, hispanoamericanos, caribeños, anglosajones. Incluso en ciertos temas se perciben ecos de la música cajún. Rara vez, por otra parte, se repiten en cuanto a estilo; lo cual hace que su repertorio sea tan variado como inusual en el mundo musical y, consiguientemente, difícil de encasillar en un solo estilo. Aunque el idioma predominante de su discografía sea el inglés, hay que resaltar que el castellano tiene una presencia destacable. Y algunos temas hasta han llegado a grabarlos en dos versiones lingüísticas distintas, inglesa y castellana, como "Beautiful Maria Of My Soul" y "Cumbia Raza".
No sé cómo decirte
No sé cómo explicarte
Que aquí no hay remedio
De lo que siento yo
De lo que siento yo

La luna me dice una cosa
Las estrellas me dicen otra
Y la luz del día me canta
Esta triste canción
Esta triste canción

Los besos que me diste mi amor
Son los que me están matando
Ya las lágrimas me están secando
Con mi pistola y mi corazón
Y aquí siempre paso la vida con
La pistola y el corazón

No sé cómo amarte
No sé cómo abrasarte
Porque no se me deja
Dolor que tengo yo
El dolor que tengo yo

Esta noche tan oscura con sus
Sombras tan tranquilos
Y el viento me sigue cantando
Esta humilde canción
Esta humilde canción

Los besos que me diste mi amor
Son los que me están matando
Ya las lágrimas me están secando
Con mi pistola y mi corazón
Y aquí siempre paso la vida con
La pistola y el corazón.
HOUVE
CARLINHOS BROWN
COMPOSITOR: CARLINHOS BROWN
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: Charlie Brown sementes
GRAVADORA: candyall music
GÊNERO: axé music
ANO: 2017

Semelhantes, álbum de Carlinhos Brown, lançado em 24 de novembro de 2017, nas plataformas digitais através do selo Candyall Music. Faixa reciclada ao fim do disco com remix do DJ Deeplick, Africanitta exemplifica a intenção do cantor, compositor e percussionista baiano de mixar ancestralidade e contemporaneidade na formatação do repertório de Semelhantes. A música evoca a África matricial já no título, mas se joga na pista da eletrônica com baticum e com toques de funk e R&B.
A mistura de sons e universos musicais também fica evidenciada em Deus mestiço, música que abre o álbum com o toque do saxofone do músico norte-americano de jazz Walter Blanding. O canto de Brown e do convidado Mateus Aleluia – cuja voz foi projetada na década de 1970 no grupo baiano Os Tincoãs – evocam tempos imemoriais em fio que liga África à Bahia mais antenada dos baticuns eletrônicos.
Pousou em casa
Suas malas cansadas
Voltou

Usou a chave
E seus cães e gatos
Beijou

Mas seu sorriso e o meu
São bolhas livres
E gente humilde tem
Tempo mais livre

Pôs a sandália
Num canto com as tralhas
Guardou

Só aguardava
O melhor que esperava
Chegou

Seus bons amigos e eu
O teu sorriso e o meu
E gente humilde tem
Tempo mais livre tem

Olha pra trás
Chegou meio depois suas flores
Cores

Fique com as flores
Que a mesa se faz
Longe de ti nunca mais

Houve
Dor não é mais que nós dois (2x)

Seus bons amigos e eu
O teu sorriso e o meu
E gente humilde tem
Tempo mais livre tem

Olha pra trás
Chegou meio depois suas flores
Cores

Fique com as flores
Que a mesa se faz
Longe de ti nunca mais

Houve
Dor não é mais que nós dois (2x).