Pedro Miguel Moutinho Paiva dos Santos mais conhecido por
Pedro Moutinho (Oeiras, 11 de Novembro de 1976) é um fadista português. É irmão
dos fadistas Camané e Hélder Moutinho.
Um dia quando isso for
Deixar o teu corpo em fogo
E se aproximar o fim
Queria partir sem te ver
Sentir o mundo me ver lá longe
Dentro de mim
Queria partir sem te ver
E sentir o mundo me ver lá longe
Dentro de mim
Depois hei-de esquecer
Tornar em sonhos
Rever sozinho na solidão
Rever-te sozinho assim,
ver-te só dentro de mim
Dentro do meu coração
Rever-te sozinho assim,
ver-te só dentro de mim
Dentro do meu coração
É que não posso partir
Sem me partir dos teus olhos
Antes do adeus derradeiro.
É que partir e te ver é duas vezes
Morrer de alma e de corpo inteiro
É que partir e te ver
é duas vezes
morrer
de alma e de corpo inteiro.
SAUDADE VAI-TE EMBORA
AMÁLIA RODRIGUES
COMPOSITOR: JÚLIO DE SOUSA
PAÍS: PORTUGAL
ONDE: LIBANO (BEIRUT) 1963
ÁLBUM: LISBOA À NOITE
GRAVADORA: PLANET RECORDS
GÊNERO: FADO
ANO: 1995
Em 2009 completa-se uma década sobre a morte de Amália
Rodrigues, a maior referência do Fado de sempre e para sempre. Amália partiu.
Mas deixou-nos um legado infindável. Legado esse que, a Tugaland Edições
Multimédia em parceria com a Fundação Amália, o Museu Berardo, o Museu do Fado
e a Rádio Amália, pretende trazer a público de uma forma inovadora.
O Fado, essa música urbana que evoluiu ao ritmo da cidade
de Lisboa, já não é só nossa, é do mundo. Prova disso é a candidatura do Fado a
Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O Fado conquistou as camadas
mais jovens que acompanham com afinco e curiosidade esta nossa tradição. Rasgou
fronteiras, conquistou públicos das mais variadas proveniências e culturas,
surgindo no quadro da World Music com uma incontornável presença nos grandes
festivais do género em todo o mundo. Mas mais que um estilo musical, o Fado é
hoje a comunhão das nossas tradições, das nossas idiossincrasias enquanto povo,
é a marca de Portugal, assim como o é Amália Rodrigues.
Olho a terra, olho o céu
E tudo me fala de ti
Do teu amor que perdi
Quando a minh'alma se perdeu
Sim, a única verdade
Presente no nosso amor
Tem como imagem a cor
Tão bela e triste da saudade
Refrão
Saudade, vai-te embora
Do meu peito tão cansado
Leva para bem longe este meu fado
Ficou
Escrita no vento esta paixão
E à noite o vento é meu irmão
Anda a esquecer a tempestade
Também
Quero olvidar esta saudade
Ai de mim, que não consigo
Volta amor, porque é verdade
Vai-se a dor, volta a alegria
Vai-se o amor, fica a amizade
Só não parte do meu peito
Esta profunda saudade
Porque será que não vens
Espreguiçar-te nos meus braços?
Porque será que me tens
Na poeira dos teus passos?
FADO DO CIÚME
AMÁLIA RODRIGUES
COMPOSITORES: AMADEU DO VALE & FREDERICO VALÉRIO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: AMÁLIA VOLTA A CANTAR FREDERICO VALÉRIO
GRAVADORA: EDIÇÕES VALENTIM DE CARVALHO S.A.
GÊNERO: FADO
ANO: 1992
Amália da Piedade Rodrigues GCSE •GCIH (Lisboa, 1 de
Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz
portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais
brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os
portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e,
por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura
portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras
no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não
só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda
canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música
de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e
brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade
que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados,
depois de musicados, de que é exemplo a lírica de Luís de Camões ou as cantigas
e trovas de D. Dinis. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos
maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro
Homem de Mello, José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre.
Rodrigues falava e cantava em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.
Se
não esqueceste
O
amor que me dedicaste,
E
o que escreveste
Nas
cartas que me mandaste,
Esquece
o passado
E
volta para meu lado,
Porque
já estás perdoado
De
tudo o que me chamaste.
Volta
meu querido,
Mas
volta como disseste,
Arrependido
De
tudo o que me fizeste,
Haja
o que houver
Já
basta p'ra teu castigo
Essa
mulher
Que
andava agora contigo.
Se
é contrafeito
Não
voltes, toma cautela
Porque
eu aceito
Que
vivas antes com ela
Pois
podes crer
Que
antes prefiro morrer
Do
que contigo viver
Sabendo
que gostas dela.
Só
o que eu te peço
É
uma recordação,
Se
é que mereço
Um
pouco de compaixão,
Deixa
ficar
O
teu retrato comigo,
P'ra
eu julgar
Que
ainda vivo contigo.
LET'S DANCE
DAVID BOWIE
SONGWRITERS: DAVID BOWIE; PHILIPPE MARC ANQUETIL; CHRISTOPHER
JAMES LEE-JOE & MARTIN SCOTT CARRE
COUNTRY: ENGLAND
ALBUM: LET’S DANCE
LABEL: EMI AMERICA RECORDS
GENRE: DANCE POP
YEAR: 1983
Let's Dance is the 15th
studio album by David Bowie. It was originally released in April 1983, three
years after his previous album, Scary Monsters (And Super Creeps). Co-produced
by Chic's Nile Rodgers, the album contains three of his most successful
singles; the title track, "Let's Dance", which reached No. 1 in the
UK, US and various other countries, as well as "Modern Love" and
"China Girl", which both reached No. 2 in the UK. "China
Girl" was a new version of a song which Bowie had co-written with Iggy Pop
for the latter's 1977 album The Idiot. It also contains a re-recorded version
of the song "Cat People (Putting Out Fire)", which had reached number
one in New Zealand, Norway and Sweden a year earlier.
Let's Dance was nominated
for the Album of the Year Grammy Award in 1984 but lost to Michael Jackson's Thriller.
It has sold 10.7 million copies worldwide, making it Bowie's best-selling
album. It is Bowie's eighteenth official album release since his debut in 1967,
including two live albums, one covers album (Pin Ups, 1973), and a collaboration
with the Philadelphia Orchestra (1978). At one point Bowie described the album
as "a rediscovery of white-English-ex-art-school-student-meets-black-American-funk,
a refocusing of Young Americans". Let's Dance was also a stepping stone
for the career of the Texas blues guitarist Stevie Ray Vaughan, who played on
it. The album was released as a limited edition picture disc in 1983.
Let's dance
Put on your red shoes
And dance the blues
Let's dance
To the song they're playin' on the radio
Let's sway
While color lights up your face
Let's sway
Sway through the crowd to an empty space
If you say run, I'll run with you
If you say hide, we'll hide
Because my love for you
Would break my heart in two
If you should fall into my arms
And tremble like a flower
Let's dance
Let's dance
Let's dance for fear your grace should fall
Let's dance for fear tonight is all
Let's sway
You could look into my eyes
Let's sway under the moonlight,
This serious moonlight
And if you say run, I'll run with you
And if you say hide, we'll hide
Because my love for you
Would break my heart in two
If you should fall
Into my arms
And tremble like a flower
Let's dance
Let's dance
Let's dance
Put on your red shoes
And dance the blues
Let's dance to the song they're playin' on the radio