MENINA
TONICHA
COMPOSITORES: JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS & NUNO NAZARETH FERNANDES
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: MENINA/ VINYL
GRAVADORA: DISCODIS
GÊNERO: POP
ANO: 1971

Antónia de Jesus Montes Tonicha Viegas, mais conhecida como Tonicha(Beja, 8 de Março de 1946) é uma cantora portuguesa.
Terceira de quatro irmãos, cedo mostrou vocação para cantar. Primeiro, na escola e mais tarde na adolescência, nas festas da "Capricho", colectividade de cultura e recreio, actualmente conhecida como Sociedade Filarmónica Capricho Bejense.
Aos 16 anos, foi para o Barreiro para casa do seu tio-avô, então Chefe da Estação dos Caminhos de Ferro do Barreiro. A família do lado do pai estava ligada à música, mas como amadores. Tanto ele, como todos os seus filhos, tinham grande paixão pela música. Com a irreverência da sua juventude apresentou-se, ainda com 16 anos, a concurso na Emissora Nacional, em cujos "quadros" só veio a entrar aos 18 anos.
Entretanto, foi recebendo lições dos Maestros Tavares Belo, Fernando de Carvalho, António Melo e outros. Recebeu naqueles dois anos lições de canto por parte da então famosa vedeta internacional, Corina Freire.
As primeiras gravações de Tonicha são anteriores a 1965. O primeiro disco que a cantora grava, um EP chamado "CANÇÕES DE NATAL" que reúne vários nomes da canção dos quais o mais conhecido é o da Gina Maria, é supostamente gravado em 1963, numa edição da etiqueta Estúdio.
A sua actividade como profissional foi iniciada em 1965, recebendo a Carteira Profissional com o n.º 1626. A primeira gravação a solo de Tonicha, que é editada com o nome de Antónia Tonicha, data de 1965, num EP da editora RCA chamado "LUAR PARA ESTA NOITE".
Em 1966 obtém o primeiro prémio no Festival da Canção da Figueira da Foz com "Boca de Amora", letra e música de José Gouveia. Participa também no filme "Sarilho de Fraldas", de Constantino Esteves, com Nicolau Breyner, António Calvário e Madalena Iglésias.
Com "A Tua Canção Avózinha" vence o 7.º Festival da Canção da Figueira da Foz. No ano de 1967 recebeu o Microfone de Ouro do Rádio Clube Português e foi eleita "Mulher Portuguesa do Ano", pelo Clube das Donas de Casa. Vence o Prémio de Imprensa do ano de 1967.
Fica em 2.º no Festival RTP da Canção de 1968 com "Fui Ter Com a Madrugada" enquanto o tema "Calendário" ficou em 7.º lugar.
Menina de olhar sereno
Raiando pela manhã
De seio duro e pequeno
Num coletinho de lã

Menina cheirando a feno
Casado com hortelã

Menina que no caminho
Vais pisando formosura
Trazes nos olhos um ninho
Todo em penas de ternura

Menina de andar de linho
Com um ribeiro à cintura

Menina da saia aos folhos
Quem a vê fica lavado
Água da sede dos olhos
Pão que não foi amassado
Menina do riso aos molhos
Minha seiva de pinheiro
Menina da saia aos folhos
Alfazema sem canteiro

Menina de corpo inteiro
Com tranças de madrugada
Que se levanta primeiro
Do que a terra alvoroçada

Menina de corpo inteiro
Com tranças de madrugada

Menina da saia aos fólhos
Quem a vê fica lavado
Água da sede dos olhos
Pão que não foi amassado
Menina de fato novo
Avé-Maria da terra
Rosa brava rosa povo
Brisa do alto da serra

Rosa brava rosa povo
Brisa do alto da serra.
"DANCING BEAR"
THE MAMAS AND THE PAPAS
SONGWRITER: JOHN PHILLIPS
COUNTRY: U.S.A.
ALBUM: THE MAMAS AND THE PAPAS
LABEL: DUNHILL
GENRE: SUNSHINE POP
YEAR: 1966

The Mamas & the Papas is the self-titled second Studio album by The Mamas & the Papas, released in September 1966. The album peaked at number 4 on the US Billboard 200 album chart and number 24 in the UK. The leadoff single, "I Saw Her Again", reached number 5 on the US Billboard Hot 100 chart and number 11 in the UK Singles Chart. "Words of Love" was released as the second single in the US peaking at number 5. In the UK, it was released as a double A-side with "Dancing in the Street" (a cover of the 1964 hit by Martha and the Vandellas) and charted at number 47 in the UK.
After it was discovered that group member Michelle Phillips was having an affair with Gene Clark of the Byrds, the tension in the band erupted and Phillips was fired from the group on June 4, 1966. In June, a new singer was hired to replace her. Jill Gibson was producer Lou Adler's girlfriend at the time and was already a singer/songwriter who had performed on several Jan and Dean albums.
There has been considerable speculation over the years about which songs, if any, Jill Gibson sings on. In 2009, dedicated fans Richard Campbell and Greg Russo talked to Gibson herself, and consulted session sheets from the recording of the album. Their conclusion was that Gibson sings on "Trip, Stumble and Fall," "Dancing Bear," "Strange Young Girls," "I Can't Wait," "Even If I Could," and "That Kind of Girl," as well as "Did You Ever Want to Cry" (which turned up on the following album, Deliver); while Michelle Phillips sings on "No Salt on Her Tail," "Words of Love," "My Heart Stood Still," "Dancing in the Street," "I Saw Her Again," and "Once Was a Time I Thought."
The photo already chosen for the album's cover featured Michelle Phillips prominently, so Dunhill had Gibson take a photo posed in exactly the same position as Michelle, and then superimposed the new photo over that of Phillips. However, the decision was then made to shoot an entirely new picture with the new line-up and to also change the album's title to Crashon Screamon All Fall Down. Several thousand advance pressings of the album with this cover and title were sent out to radio stations and record distributors, but with the return of Michelle to the group just prior to the LP's general release, the original cover and eponymous title were quickly reinstated. Copies of the rare Crashon pressings are now highly sought after collector's items.
The album was first issued on CD in 1988 (MCAD-31043) and also appears in its entirety on All the Leaves Are Brown, a retrospective compilation of the band's first four albums, with the single versions of "I Saw Her Again" and "Words of Love".
I wouldn't want to be a chimney sweep
All black from head to foot
From climbing in them chimneys
And cleaning out that soot.
With a broom and ladder and pail,
The darkened walls I scale –
And far..and high...I see a patch of sky.

I'd rather be the gypsy
(I'd rather be the gypsy)
Whose camped at the edge of town –
(Camped at the edge of town)
The one who has the dancing bear
That follows him around.
And he lifts his big foot up;
He puts his big foot down
And bows...and twirls...
And dances 'round and 'round.

I found I was a cabin boy last night as I did dream –
Bound upon a magic ship for a land I'd never seen.
And the moon she filled our sails;
And the stars they steered our course;
And on our bow there was a golden horse.

The queen eats fruit and candy; the bishop nuts and cheese
And when I am a grown man, I'll taste just what I please –
The honey from the bee, the shellfish from the sea,
The earth, the wind, a girl, someone to share these things with me.

I wouldn't want to be a chimney sweep, [etc...]
(I'd rather be the gypsy, [etc...])
(I dreamed I was a cabin boy, [etc...]).
Summer Of Love
U2
SONGWRITER: Ryan Tedder; Brent Kutzle & Jacknife Lee
COUNTRY: YRELAND
ALBUM: SONGS OF EXPERIENCE
LABEL: INTERSCOPE
GENRE: POP ROCK
YEAR: 2017

U2 are an Irish rock band from Dublin, formed in 1.976. The group consists of Bono(lead vocals and rhythm guitar), the Edge(lead guitar, keyboards, and backing vocals), Adam Clayton(bass guitar), and Larry Mullen Jr.(drums and percussion). Initially rooted in post-punk, U2's musical style has evolved throughout their career, yet has maintained an anthemic quality built on Bono's expressive vocals and the Edge's effects-based guitar textures. Their lyrics, often embellished with spiritual imagery, focus on personal and sociopolitical themes. Popular for their live performances, the group have staged several ambitious and elaborate tours over their career.
The band formed as teenagers while attending Mount Temple Comprehensive School, when they had limited musical proficiency. Within four years, they signed with Island Records and released their debut album, Boy(1.980). Subsequent work such as their first UK number-one album, War(1.983), and the singles "Sunday Bloody Sunday" and "Pride (In the Name of Love)" helped establish U2's reputation as a politically and socially conscious group. By the mid-1.980s, they had become renowned globally for their live act, highlighted by their performance at Live Aid in 1.985. The group's fifth album, The Joshua Tree(1.987), made them international superstars and was their greatest critical and commercial success. Topping music charts around the world, it produced their only number-one singles in the US to date: "With or Without You" and "I Still Haven't Found What I'm Looking For".
Facing creative stagnation and a backlash following their documentary/double album, Rattle and Hum(1.988), U2 reinvented themselves in the 1990s through a new musical direction and public image. Beginning with their acclaimed seventh album, Achtung Baby(1.991), and the multimedia-intensive Zoo TV Tour, the band integrated influences from alternative rock, electronic dance music, and industrial music into their sound, and embraced a more ironic, flippant image. This experimentation continued through their ninth album, Pop(1.997), and the PopMart Tour, which were mixed successes. U2 regained critical and commercial favour with the records All That You Can't Leave Behind(2.000) and How to Dismantle an Atomic Bomb(2.004), which established a more conventional, mainstream sound for the group. Their U2 360 Tour of 2.009–2.011 set records for the highest-attended and highest-grossing concert tour in history. The group most recently released the companion albums Songs of Innocence(2.014) and Songs of Experience(2.017), the former of which received criticism for its pervasive, no-cost release through the iTunes Store.
U2 have released 14 studio albums and are one of the world's best-selling music artists, having sold an estimated 150–170 million records worldwide. They have won 22 Grammy Awards, more than any other band, and in 2.005, they were inducted into the Rock and Roll Hall of Fame in their first year of eligibility. Rolling Stone ranked U2 at number 22 on its list of the "100 Greatest Artists of All Time". Throughout their career, as a band and as individuals, they have campaigned for human rights and social justice causes, including Amnesty International, Jubilee 2.000, the ONE/DATA campaigns, Product Red, War Child, and Music Rising.
The winter doesn't want you
It haunts you summer serenadings
A long way from this frozen place
Your face

Our teacher, our preacher
It's nature and like flowers growing in a bomb crater
From nothing a rose it grows

I've been thinking about the west coast
Not the one that everyone knows
I'm sick of living in the shadows
We've one more chance before the light goes
For a summer of love
A summer of love

We're freezing we're leaving
Believing that all we need is to head over somewhere
In a summer to come
So we run

I've been thinking about the west coast
Not the one that everyone knows
I'm sick of living in the shadows
We've one more chance before the light goes
For a summer of love
A summer of love

Oh and when all is lost
When all is lost we find out what remains
Oh the same oceans crossed
For some it’s pleasure, for some it’s pain

I've been thinking about the west coast
Not the one that everyone knows
In the rubble of aleppo
Flowers blooming in the shadows
For a summer of love
A summer of love.
CINDERELA
CARLOS PAIÃO
COMPOSITOR: CARLOS PAIÃO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: O MELHOR DE CARLOS PAIÃO
GRAVADORA: EMI
GÊNERO: POP
ANO: 1984

Carlos Manuel de Marques Paião(Coimbra, 1 de novembro de 1957 — Rio Maior, 26 de agosto de 1988) foi um cantor e compositor português. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa(1983), acabando por se dedicar exclusivamente à música.
Nasceu, acidentalmente, em Coimbra, filho de um piloto de barra que, anos antes, se dedicara à pesca do bacalhau, e de uma professora, vivendo em Ílhavo(terra natal dos pais). Desde muito cedo, Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que, no ano de 1978, tinha já escritas mais de duzentas canções. Nesse ano obteve o primeiro reconhecimento público, ao vencer o Festival da Canção do Illiabum Clube.
Em 1980 concorre, pela primeira vez, ao Festival RTP da Canção, numa altura em que este certame representava uma plataforma para o sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas não foi apurado. Com Playback ganhou o Festival RTP da Canção 1981, com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid. A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em playback, ficou em penúltimo lugar no Festival Eurovisão da Canção 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda. Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade do cantor e compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
O êxito que se seguiu foi a Marcha do Pião das Nicas, canção na qual o cantor voltava a deixar patente o seu lado satírico. Telefonia (Nas Ondas do Ar) era o lado B desse single.
Carlos Paião compôs canções para outros artistas, entre os quais Herman José, que viria a alcançar grande êxito com A Canção do Beijinho(1980), e Amália Rodrigues, para quem escreveu O Senhor Extra-Terrestre(1982).
Algarismos(1982), o seu primeiro LP, não obteve, no entanto, o reconhecimento desejado. Surgiu, entretanto, a oportunidade de participar no programa de televisão O Foguete, com António Sala e Luís Arriaga.
Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado Vinho do Porto, Vinho de Portugal, que ficou em 3.º lugar no Festival RTP da canção.
Num outro programa, Hermanias (1984), Carlos Paião compôs a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade, personagem criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
Em 1985 concorreu ao Festival Mundial de Música Popular de Tóquio(World Popular Song Festival of Tokio), tendo a sua canção sido uma das 18 seleccionadas.
A 26 de Agosto de 1988 morre num violento acidente de automóvel, quando se dirigia para um concerto - as festas em honra de S. Ginésio, em Penalva do Castelo(os cartazes das festas da vila confirmam-no). O acidente aconteceu na antiga Estrada Nacional 1, perto de Rio Maior. A sua morte foi alvo de polémica por não ser claro se foi culpado do acidente que o vitimou. O seu corpo foi sepultado em São Domingos de Rana, freguesia do concelho de Cascais.
Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.
Em 2003, foi editada uma compilação comemorativa dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois(Valentim de Carvalho).
Em 2008, por altura da comemoração dos 20 anos do desaparecimento do músico, vários músicos e bandas reinterpretaram alguns temas do autor na edição de um álbum de tributo, "Tributo a Carlos Paião".
Os seus restos mortais são trasladados para o cemitério da freguesia de São Salvador, no concelho de Ílhavo, por desejo dos seus pais, no final de 2014.
A 29 de Janeiro de 2016, a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana protagonizou um Tributo a Carlos Paião, numa noite que contou com muitos artistas para quem Carlos Paião escreveu e que o reinterpretaram. No dia 30 de Janeiro de 2016, foi inaugurada em São Domingos de Rana a Exposição Carlos Paião com o espólio do cantor e compositor.
Eles são duas crianças a viver esperanças, a saber sorrir
Ela tem cabelos louros, ele tem tesouros para repartir
Numa outra brincadeira passam mesmo à beira, sempre sem falar
Uns olhares envergonhados e são namorados sem ninguém pensar

Foram juntos outro dia, como por magia, no autocarro, em pé
Ele lá lhe disse, a medo: O meu nome é Pedro e o teu qual é?
Ela corou um pouquinho e respondeu baixinho: Sou a Cinderela
Quando a noite o envolveu ele adormeceu e sonhou com ela

Então
Bate, bate coração!
Louco, louco de ilusão!
A idade assim não tem valor
Crescer
Vai dar tempo p'ra aprender
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor

Cinderela das histórias, a avivar memórias, a deixar mistério
Já o fez andar na lua, no meio da rua e a chover a sério
Ela, quando lá o viu, encharcado e frio, quase o abraçou
Com a cara assim molhada, ninguém deu por nada, ele até chorou

Então
Bate, bate coração!
Louco, louco de ilusão!
A idade assim não tem valor
Crescer
Vai dar tempo p'ra aprender
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor

E agora, nos recreios, dão os seus passeios, fazem muitos planos
E dividem a merenda, tal como uma prenda que se dá nos anos
E, num desses bons momentos, houve sentimentos a falar por si
Ele pegou na mão dela: Sabes Cinderela, eu gosto de ti

Então
Bate, bate coração!
Louco, louco de ilusão!
A idade assim não tem valor
Crescer
Vai dar tempo p'ra aprender
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor

Cinderela

Então
Bate, bate coração!
Louco, louco de ilusão!
A idade assim não tem valor
Crescer
Vai dar tempo p'ra aprender
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.