TÔ QUE TÔ
SIMONE
COMPOSITORES: KLEIDIR & KLEITON
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: EM BOA COMPANHIA
GRAVADORA: LISTA
GÊNERO: MPB
ANO: 2010

Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone (Salvador, 25 de dezembro de 1949), é uma cantora brasileira.
Antes de se tornar conhecida do público brasileiro, participou de uma turnê internacional em 1973, organizada por aquele que se tornaria um dos seus grandes incentivadores, Hermínio Bello de Carvalho. A excursão, intitulada Panorama Brasileiro, incluía no roteiro o Olympia em Paris, entre outras cidades europeias. Em 1974, Festa Brasil percorre vinte cidades dos Estados Unidos, além do palco do teatro anexo do Madison Square Garden, em Nova York. A turnê foi um grande sucesso e originou os discos Brasil Export 73 e Festa Brasil(lançado nos Estados Unidos) - ambos produzidos por Hermínio Bello, que ainda produziria os dois álbuns subsequentes, Quatro Paredes e Gotas d´Água; neste último a produção foi realizada em parceria com Milton Nascimento. Em 1976, ao lado de Vinícius de Moraes e Toquinho, participa do Circuito Universitário, uma série de apresentações, que além do Brasil, viajou à Argentina, Uruguai, Chile e México. Naquele ano, o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, apresentou em sua trilha sonora a versão interpretada por Simone da composição O Que Será, de Chico Buarque, fazendo com que cantora despontasse nacionalmente para o sucesso.
No ano seguinte realizou a primeira apresentação solo, o show Face a Face, no (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com direção de Antonio Bivar). O ano marcaria o primeiro grande momento de reconhecimento, com as canções Gota d'Água, Face a Face, Jura Secreta e O Que Será. No Projeto Seis e Meia foi ovacionada por crítica e público quando interpretou Gota d'Água, considerada uma das melhores apresentações da sua carreira.
Vem cá de qualquer maneira
Balança minha roseira
Me bate de brincadeira
Me chama de traiçoeira
Me tranca na geladeira
Apaga minha fogueira
Promete qualquer besteira
Que eu fico toda faceira
Tortura essa brasileira
Me arranha com a pulseira
Me enforca na trepadeira
Pendura minha chuteira
Menino, mas que zoeira
Cadê meu advogado?

Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!

La luz a la media boca
Besame mucho loca
Não, isso não
Me dá coceira
La luz a la media boca
Besame mucho loca
Não, não, não isso não
Me dá coceira

Vem cá minha compoteira
Balança essa pasmaceira
Me bate com a cabideira
Me chama de lavadeira
Não grita, não dá bandeira
Periga marcar bobeira
Quebrei o pé da cadeira
Cuidado com a cristaleira
Segura, me deu gagueira
Eu juro que é verdadeira
Disfarça e chama a enfermeira
Tá dando uma tremedeira
Mamãe, viva o Zé Pereira
Cadê meu advogado?

Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!

La luz a la media boca
Besame mucho loca
Não, isso não
Me dá coceira
La luz a la media boca
Besame mucho loca
Não, não, não isso não
Me dá coceira

Vem cá minha compoteira
Balança essa pasmaceira
Me bate com a cabideira
Me chama de lavadeira
Não grita, não dá bandeira
Periga marcar bobeira
Quebrei o pé da cadeira
Cuidado com a cristaleira
Segura, me deu gagueira
Eu juro que é verdadeira
Disfarça e chama a enfermeira
Tá dando uma tremedeira
Mamãe, viva o Zé Pereira
Cadê meu advogado?

Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
Eu tô que tô!
I HEARD
THE MILLS BROTHERS
SONGWRITER: DON REDMAN
COUNTRY: U.S.A.
ALBUM: EARLY CLASSICS 1931-1934
LABEL: BRUNSWICK
GENRE: JAZZ
YEAR: 2001

The Mills Brothers, sometimes billed the Four Mills Brothers, and originally known as the Four Kings of Harmony, were an American jazz and pop vocal quartet who made more than 2,000 recordings that sold more than 50 million copies and garnered at least three dozen gold records.
The Mills Brothers were the first African-American artists to have their own show on national network radio, on CBS in 1930, and the first to have a #1 hit on the Billboard singles chart, with Paper Doll in 1943. They were inducted into the Vocal Group Hall of Fame in 1998.
The Mills Brothers were born into a family of nine in Piqua, Ohio, United States. The band consisted of Donald (lead tenor vocals, April 29, 1915 – November 13, 1999), Herbert (tenor vocals, April 2, 1912 – April 12, 1989), Harry (baritone vocals, August 9, 1913 – June 28, 1982), and John Jr. (guitar, double bass, vocals; October 19, 1910 – January 23, 1936). Their father, John Hutchinson Mills (February 11, 1882 – December 8, 1967), was a barber with his own shop and a barbershop quartet. He was the son of William Hutchinson Mills and Cecilia Simms who lived in Bellefonte, Pennsylvania.
As the boys grew older, they began singing in the choir of the Cyrene African Methodist Episcopal Church and in the Park Avenue Baptist Church in Piqua. After lessons at the Spring Street Grammar School, they gathered in front of their father's barbershop or on the corner to perform. They entered an amateur contest at May's Opera House but while on stage Harry realized he had lost his kazoo. He improvised by cupping his hand over his mouth and mimicking the sound of trumpet. The brothers liked the idea and worked it into their act. John, the bass vocalist, would imitate the tuba. Harry, a baritone, imitated the trumpet, Herbert became the second trumpet, and Donald the trombone. John accompanied the four-part harmony on ukulele and then guitar. They practiced imitating orchestras they heard on the radio.
When the town is fast asleep, and it's mid-night in the sky
That's the time the festive chink starts to wink his other eye
Starts to wink his dreamy eye, lazily you'll hear him sigh

Strangers taking in the sights, pig-tails flying here and there
See that broken wall street sport, still thinks he's a millionaire
Still thinks he's a millionaire, pipe dreams banish every care

Chinatown, my Chinatown
Where the lights are low
Hearts that know no other land
Drifting to and fro
Dreamy dreamy Chinatown
Almond eyes of brown
Hearts seems light and life seems bright
In dreamy Chinatown.
MENINA
TONICHA
COMPOSITORES: JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS & NUNO NAZARETH FERNANDES
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: MENINA/ VINYL
GRAVADORA: DISCODIS
GÊNERO: POP
ANO: 1971

Antónia de Jesus Montes Tonicha Viegas, mais conhecida como Tonicha(Beja, 8 de Março de 1946) é uma cantora portuguesa.
Terceira de quatro irmãos, cedo mostrou vocação para cantar. Primeiro, na escola e mais tarde na adolescência, nas festas da "Capricho", colectividade de cultura e recreio, actualmente conhecida como Sociedade Filarmónica Capricho Bejense.
Aos 16 anos, foi para o Barreiro para casa do seu tio-avô, então Chefe da Estação dos Caminhos de Ferro do Barreiro. A família do lado do pai estava ligada à música, mas como amadores. Tanto ele, como todos os seus filhos, tinham grande paixão pela música. Com a irreverência da sua juventude apresentou-se, ainda com 16 anos, a concurso na Emissora Nacional, em cujos "quadros" só veio a entrar aos 18 anos.
Entretanto, foi recebendo lições dos Maestros Tavares Belo, Fernando de Carvalho, António Melo e outros. Recebeu naqueles dois anos lições de canto por parte da então famosa vedeta internacional, Corina Freire.
As primeiras gravações de Tonicha são anteriores a 1965. O primeiro disco que a cantora grava, um EP chamado "CANÇÕES DE NATAL" que reúne vários nomes da canção dos quais o mais conhecido é o da Gina Maria, é supostamente gravado em 1963, numa edição da etiqueta Estúdio.
A sua actividade como profissional foi iniciada em 1965, recebendo a Carteira Profissional com o n.º 1626. A primeira gravação a solo de Tonicha, que é editada com o nome de Antónia Tonicha, data de 1965, num EP da editora RCA chamado "LUAR PARA ESTA NOITE".
Em 1966 obtém o primeiro prémio no Festival da Canção da Figueira da Foz com "Boca de Amora", letra e música de José Gouveia. Participa também no filme "Sarilho de Fraldas", de Constantino Esteves, com Nicolau Breyner, António Calvário e Madalena Iglésias.
Com "A Tua Canção Avózinha" vence o 7.º Festival da Canção da Figueira da Foz. No ano de 1967 recebeu o Microfone de Ouro do Rádio Clube Português e foi eleita "Mulher Portuguesa do Ano", pelo Clube das Donas de Casa. Vence o Prémio de Imprensa do ano de 1967.
Fica em 2.º no Festival RTP da Canção de 1968 com "Fui Ter Com a Madrugada" enquanto o tema "Calendário" ficou em 7.º lugar.
Menina de olhar sereno
Raiando pela manhã
De seio duro e pequeno
Num coletinho de lã

Menina cheirando a feno
Casado com hortelã

Menina que no caminho
Vais pisando formosura
Trazes nos olhos um ninho
Todo em penas de ternura

Menina de andar de linho
Com um ribeiro à cintura

Menina da saia aos folhos
Quem a vê fica lavado
Água da sede dos olhos
Pão que não foi amassado
Menina do riso aos molhos
Minha seiva de pinheiro
Menina da saia aos folhos
Alfazema sem canteiro

Menina de corpo inteiro
Com tranças de madrugada
Que se levanta primeiro
Do que a terra alvoroçada

Menina de corpo inteiro
Com tranças de madrugada

Menina da saia aos fólhos
Quem a vê fica lavado
Água da sede dos olhos
Pão que não foi amassado
Menina de fato novo
Avé-Maria da terra
Rosa brava rosa povo
Brisa do alto da serra

Rosa brava rosa povo
Brisa do alto da serra.
"DANCING BEAR"
THE MAMAS AND THE PAPAS
SONGWRITER: JOHN PHILLIPS
COUNTRY: U.S.A.
ALBUM: THE MAMAS AND THE PAPAS
LABEL: DUNHILL
GENRE: SUNSHINE POP
YEAR: 1966

The Mamas & the Papas is the self-titled second Studio album by The Mamas & the Papas, released in September 1966. The album peaked at number 4 on the US Billboard 200 album chart and number 24 in the UK. The leadoff single, "I Saw Her Again", reached number 5 on the US Billboard Hot 100 chart and number 11 in the UK Singles Chart. "Words of Love" was released as the second single in the US peaking at number 5. In the UK, it was released as a double A-side with "Dancing in the Street" (a cover of the 1964 hit by Martha and the Vandellas) and charted at number 47 in the UK.
After it was discovered that group member Michelle Phillips was having an affair with Gene Clark of the Byrds, the tension in the band erupted and Phillips was fired from the group on June 4, 1966. In June, a new singer was hired to replace her. Jill Gibson was producer Lou Adler's girlfriend at the time and was already a singer/songwriter who had performed on several Jan and Dean albums.
There has been considerable speculation over the years about which songs, if any, Jill Gibson sings on. In 2009, dedicated fans Richard Campbell and Greg Russo talked to Gibson herself, and consulted session sheets from the recording of the album. Their conclusion was that Gibson sings on "Trip, Stumble and Fall," "Dancing Bear," "Strange Young Girls," "I Can't Wait," "Even If I Could," and "That Kind of Girl," as well as "Did You Ever Want to Cry" (which turned up on the following album, Deliver); while Michelle Phillips sings on "No Salt on Her Tail," "Words of Love," "My Heart Stood Still," "Dancing in the Street," "I Saw Her Again," and "Once Was a Time I Thought."
The photo already chosen for the album's cover featured Michelle Phillips prominently, so Dunhill had Gibson take a photo posed in exactly the same position as Michelle, and then superimposed the new photo over that of Phillips. However, the decision was then made to shoot an entirely new picture with the new line-up and to also change the album's title to Crashon Screamon All Fall Down. Several thousand advance pressings of the album with this cover and title were sent out to radio stations and record distributors, but with the return of Michelle to the group just prior to the LP's general release, the original cover and eponymous title were quickly reinstated. Copies of the rare Crashon pressings are now highly sought after collector's items.
The album was first issued on CD in 1988 (MCAD-31043) and also appears in its entirety on All the Leaves Are Brown, a retrospective compilation of the band's first four albums, with the single versions of "I Saw Her Again" and "Words of Love".
I wouldn't want to be a chimney sweep
All black from head to foot
From climbing in them chimneys
And cleaning out that soot.
With a broom and ladder and pail,
The darkened walls I scale –
And far..and high...I see a patch of sky.

I'd rather be the gypsy
(I'd rather be the gypsy)
Whose camped at the edge of town –
(Camped at the edge of town)
The one who has the dancing bear
That follows him around.
And he lifts his big foot up;
He puts his big foot down
And bows...and twirls...
And dances 'round and 'round.

I found I was a cabin boy last night as I did dream –
Bound upon a magic ship for a land I'd never seen.
And the moon she filled our sails;
And the stars they steered our course;
And on our bow there was a golden horse.

The queen eats fruit and candy; the bishop nuts and cheese
And when I am a grown man, I'll taste just what I please –
The honey from the bee, the shellfish from the sea,
The earth, the wind, a girl, someone to share these things with me.

I wouldn't want to be a chimney sweep, [etc...]
(I'd rather be the gypsy, [etc...])
(I dreamed I was a cabin boy, [etc...]).