LUGAR NENHUM
TITÃS
COMPOSITORES: ARNALDO ANTUNES; MARCELO FROMER; SÉRGIO BRITTO; CHARLES GAVIN & TONY BELLOTTO
PAÍS: BRASIL
ONDE: ROCK IN RIO
ÁLBUM: JESUS NÃO TEM DENTES NO PAÍS DOS BANGELAS
GRAVADORA: WEA
GÊNERO: ROCK AND ROLL
ANO: 197

Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas é o quarto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em 1987 pelo selo WEA. Bem como seu predecessor, Cabeça Dinossauro, foi produzido por Liminha e teve o uso de experimentações com música eletrônica. Sua gravação ocorreu no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, e durou pouco mais de dois meses. Embora com influências do funk rock, o disco não perdeu seu cunho social, tratando apenas de problemáticas diferentes das abordadas por seu antecessor.
Foi lançado em 1987, com divulgação no festival Hollywood Rock do ano seguinte, aumentando consideravelmente a popularidade da banda. Músicas como "Lugar Nenhum", "Nome aos Bois" e principalmente "Comida", que serviu de lema para protestos estudantis alcançaram notoriedade junto ao público. O disco foi um sucesso de vendas e crítica na época, e é considerado um dos melhores e mais importantes álbuns dos Titãs, sendo certificado com disco de platina duplo pela Associação Brasileira de Produtores de Disco em 1994. Em 2011, a obra foi relançada e disponibilizada para download digital no ano seguinte.
Titãs é uma banda de rock formada na cidade de São Paulo, Brasil em 1982. Embora originalmente tocassem pop-rock alternativo em seus primórdios, o grupo também já utilizou diversos outros gêneros ao longo de quase 40 anos de carreira, como new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrônica.
É uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil, tendo vendido mais de 6,3 milhões de álbuns e fazendo parcerias com vários artistas brasileiros de renome e diversos cantores internacionais. Eles receberam um Grammy Latino em 2009 e ganharam o Troféu Imprensa de Melhor Banda por quatro vezes.
A formação inicial contava com um número de integrantes bastante incomum. Eram nove membros, sendo que seis eram vocalistas. Arnaldo Antunes, Branco Mello e Ciro Pessoa cantavam e faziam vocais de apoio. Sérgio Britto, Nando Reis e Paulo Miklos, além de cantarem, se revezavam entre os teclados e o baixo. O restante do grupo era formado por André Jung, na bateria, Marcelo Fromer na guitarra rítmica e Tony Belloto na guitarra solo. Ciro Pessoa rapidamente deixou o grupo, antes mesmo do lançamento do primeiro álbum da banda, em 1984. André Jung era o baterista inicial, mas foi substituído por Charles Gavin no início de 1985, estabelecendo a formação clássica da banda.
Desde então, a banda perdeu outros cinco membros que nunca foram substituídos oficialmente: em 1992, Antunes deixou o grupo para seguir carreira solo. Em 2001, Fromer morreu após ser atropelado por uma motocicleta em São Paulo. No ano seguinte, Nando Reis também deixou a banda para se concentrar em seus projetos solo. As mudanças mais recentes foram as saídas de Charles Gavin, em 2010, e Paulo Miklos, em 2016, ambas por motivos pessoais. Após a morte de Marcelo e a saída de Nando, o grupo passou a se apresentar com alguns guitarristas e baixistas eventuais (Emerson Villani, André Fonseca e Lee Marcucci). A partir do lançamento do álbum Sacos Plásticos(2009), Branco Mello e Sérgio Britto tornaram-se baixistas definitivos (com Britto tocando apenas quando Mello canta) e Miklos como guitarrista até sua saída do grupo. Em 2010, a banda voltou a usar músicos de apoio, com a entrada do baterista Mario Fabre no lugar de Charles Gavin; algo que se repetiria em 2016, após a saída de Paulo Miklos, com a entrada do guitarrista Beto Lee.
Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro
Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro

Não sou de nenhum lugar
Sou de lugar nenhum
Não sou de nenhum lugar
Sou de lugar nenhum

Não sou de São Paulo
Não sou japonês
Não sou carioca
Não sou português
Não sou de Brasília
Não sou do Brasil
Nenhuma pátria me pariu

Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui

Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro
Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro

Não sou de nenhum lugar
Sou de lugar nenhum
Não sou de nenhum lugar
Sou de lugar nenhum

Não sou de São Paulo
Não sou japonês
Não sou carioca
Não sou português
Não sou de Brasília
Não sou do Brasil
Nenhuma pátria me pariu

Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui
Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui

Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro
Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro.
METAL CONTRA AS NUVENS
LEGIÃO URBANA
COMPOITORES: DADO VILLA-LOBOS & RENATO RUSSO.
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: V
GRAVADORA: EMI
GÊNERO: POP ROCK
ANO: 1991

Legião Urbana é uma banda de rock brasileira fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal, por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. Diante da morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, o grupo encerrou suas atividades onze dias depois. Possui uma discografia de oito álbuns de estúdio, três compilações e seis álbuns ao vivo (um deles sem a presença de Renato Russo).
Em 2010, a Legião Urbana havia vendido 14 milhões de cópias (incluindo discos solo de Renato Russo), segundo informações da gravadora EMI cedidas ao jornal O Estado de S. Paulo. No mesmo ano, a revista Veja falava em 15 milhões de cópias (levando em conta a discografia da banda e os dois primeiros discos solo de Renato (The Stonewall Celebration Concert e Equilíbrio Distante); a revista afirmou também na mesma ocasião que eles comercializavam uma média de 250 mil discos por ano. Em 2015, O Estado de S. Paulo afirmou que a banda vendeu 25 milhões de copias em seus 14 anos de atividade. É o segundo grupo musical brasileiro que mais vendeu discos de catálogo no mundo, além de fazer parte do chamado "quarteto sagrado" do rock brasileiro, juntamente aos grupos musicais Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.
Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes do grupo, apresentaram juntamente a André Frateschi nos vocais principais e diversos músicos convidados a turnê Legião Urbana XXX Anos, que consistiu na comemoração dos 30 anos de seu primeiro álbum de estúdio. Devido a boa aceitação do público, o grupo resolveu retomar o projeto em 2018, desta vez executando o repertório do segundo e do terceiro álbuns do grupo, que continua até os dias atuais.
Metal Contra as Nuvens" é a mais longa canção da banda brasileira Legião Urbana, com duração máxima de 11'30" e dividida em quatro partes. Lançada originalmente em 1991, no disco V, ela ganhou várias versões, sendo gravada posteriormente no Acústico MTV(1992), e depois no show Como É que Se Diz Eu Te Amo(1994).
Parte da faixa foi gravada nos estúdios da PolyGram, com 40 músicos de apoio contratados para executar 12 violinos, 4 violas e 4 violoncelos. Foi neste disco que o produtor Mayrton Bahia convenceu o vocalista, violonista e tecladista da banda, Renato Russo, a trocar seu teclado Roland Juno 106 por outros modelos, de modo a produzir novas sonoridades.
Não sou escravo de ninguém
Ninguém, senhor do meu domínio
Sei o que devo defender
E, por valor eu tenho
E temo o que agora se desfaz

Viajamos sete léguas
Por entre abismos e florestas
Por Deus nunca me vi tão só
É a própria fé o que destrói
Estes são dias desleais

Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão

Reconheço meu pesar
Quando tudo é traição
O que venho encontrar
É a virtude em outras mãos

Minha terra é a terra que é minha
E sempre será
Minha terra tem a lua, tem estrelas
E sempre terá

Quase acreditei na sua promessa
E o que vejo é fome e destruição
Perdi a minha sela e a minha espada
Perdi o meu castelo e minha princesa

Quase acreditei, quase acreditei
E, por honra, se existir verdade
Existem os tolos e existe o ladrão
E há quem se alimente do que é roubo
Mas vou guardar o meu tesouro
Caso você esteja mentindo

Olha o sopro do dragão
É a verdade o que assombra
O descaso que condena
A estupidez, o que destrói
Eu vejo tudo que se foi
E o que não existe mais

Tenho os sentidos já dormentes
O corpo quer, a alma entende
Esta é a terra de ninguém
Sei que devo resistir
Eu quero a espada em minhas mãos

Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão

Não me entrego sem lutar
Tenho, ainda, coração
Não aprendi a me render
Que caia o inimigo então
Tudo passa, tudo passará

E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz
Teremos coisas bonitas p’ra contar

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe p’ra trás
Apenas começamos
O mundo começa agora
Apenas começamos.
MAYOR QUE YO
WISIN & YANDEL
COMPOSITOR: DIANA ALVARADO
PAÍS: PUERTO RICO
ÁLBUM: MAS FLOW2
DISCOGRÁFICA: MACHETE
GÉNERO: REGGAETON
AÑO: 2005

Wisin & Yandel es un dúo de reggaeton puertorriqueño formado por Wisin y Yandel. Comenzaron su carrera a fines de la década de 1990 y han estado juntos desde entonces, ganando varios premios, incluido un Premio Grammy en 2009. Se convirtieron en los primeros y únicos artistas de reggaeton en ganar uno. A finales de 2013, anunciaron que harían una pausa en su carrera como dúo, después de su gira Líderes. En una entrevista de 2014 con People en español, Yandel confirmó que el grupo no se disolvería. En febrero de 2018, luego de un paréntesis de 5 años, el dúo anunció que se reunirían y que se embarcarán en una gira mundial, así como lanzarán nueva música. En febrero de 2018, el dúo anunció su reunión desde su pausa. Un mes después, anunciaron su primer concierto en los Estados Unidos en el Madison Square Garden. El concierto, celebrado el 8 de junio, fue para celebrar su herencia puertorriqueña. El concierto tuvo lugar durante el fin de semana del Desfile del Día de Puerto Rico en la ciudad de Nueva York. En mayo de 2018, Wisin y Yandel anunciaron en su Instagram un concierto para el 30 de noviembre de 2018 en el Coliseo José Miguel Agrelot en Puerto Rico. El espectáculo se agotó rápidamente y resultó en la adición de más espectáculos: el dúo terminó teniendo 8 espectáculos consecutivos en este lugar. El 25 de octubre de 2018, lanzaron "Reggaetón En Lo Oscuro" como el sencillo principal de su próximo décimo álbum de estudio. El 14 de diciembre, lanzaron su último álbum "Los Campeones del Pueblo / The Big Leagues", que presenta colaboraciones con muchos artistas, incluidos Ozuna, Maluma y Bad Bunny. "Mayor Que Yo" (en inglés: "Older Than Me") es un sencillo de reggaetón del álbum Mas Flow 2. Está cantada por Daddy Yankee, Tony Tun Tun, Baby Ranks, Wisin & Yandel y Héctor el Father, y producido por Luny Tunes. La canción alcanzó el número tres en la tabla Latin Tropical Airplay, el número tres en la tabla Hot Latin Tracks y el número 11 en la tabla Latin Pop Airplay.
Baby Ranks, Tony Tun Tun, Wisin, Yandel,
Hector 'El Bambino' y Daddy Yankee –
(Canción disponible en el disco 'Mas Flow 2')
(Baby Ranks)
Este menor que usted...
La quiere conocer...
Con su forma de actuar...
Me va a enloquecer...
La tengo en mi soñar...
Acaricio su piel...
Le quiero confesar...

Yo...
(Tony Tun-Tun)

No me importa que usted sea mayor que yo
Hoy la quiero en mi cama
Y no malinterprete mi intención
Es que no aguanto las ganas
Por eso he venido a decírselo
Que hoy la quiero en mi cama
Si no está dispuesta, ya dímelo
Es que no aguanto las ganas
Dame un chance...

(Yandel)
No me importa que usted sea mayor que yo
Te quiero aquí, aunque tenga mil amores
Yo creo en el destino, oye
Tú sabes que Dios tiene sus razones
Eres mayor que yo, oye
Te quiero aquí, aunque tenga mil amores
Yo creo en el destino, oye
Tú sabes que Dios tiene sus razones
Avanza, vámonos, dejemos de blablablá
Suelta la cartera, pa' la cama con el chachachá
Te miro y me miras, te me pego, pero no haces na'
Dime por qué, por qué...
(Wisin)

Vamos, así es que ellas mueven las poleas
Su carro lo fulera
Y vroomvroom, ella se come la brea
Llega a la disco y todo el mundo la lookea
Chulea, fua, tira un beso y se patea
Eso, beso con que se come con queso
Esto es un proceso, suelta de eso pa' los presos
Tú sabes, doña, como mi voz tiene peso
El perro quiere un hueso, avanza dame un beso
Fuimos, sácala en la parta que tú eres tremenda loca
Con pasta, doña, con what the hell
Avanza, póngase la bata, dejémonos de lata
Te voy a dar por la culata, y...

(Tony Tun-Tun)

No me importa que usted sea mayor que yo
Hoy la quiero en mi cama
Y no malinterpreté mi intención
Es que no aguanto las ganas
Por eso he venido a decírselo
Que hoy la quiero en mi cama
Si no está dispuesta, ya dímelo
Es que no aguanto las ganas
Dame un chance...

(Daddy Yankee)

Yo soy un tigre
Por edad no midas el calibre
Prueba del menu y después me dices
Soy fuego en el Caribe
Mai, que las apariencias no te engañen
Ni permitas que la gente te cizañe
(¡Azota!) Porque tengo estilo de sicario
Y de calle mi vocabulario
La gatita me tira fascina
Y a la vez se pone media guilla
Se da cuenta de lo contrario
Porque vio que yo tengo la capacidad
Que un joven requiere, sin usar intermediario
El chico sabe que esto es lo que hace
El tiempo que separa los niños de los hombres
El chico sabe que esto es lo que hace
El tiempo que separa con calma los colores
(¡Azota!) Porque tengo estilo de sicario
Y de calle mi vocabulario
La gatita me tira fascina
Y a la vez se pone media guilla
Se da cuenta de lo contrario
Porque vio que yo tengo la capacidad
Que un joven requiere, sin usar intermediario
(Dame un chance...)

(Hector 'Bambino')

Dale, cuarentona, con tu corte de roncona
Suena las campanas que ya Wisin 'ta en la lona
Juguetona, como en la cama me arrincona
Aquella tiene veinte, pero se parece a Chona
Malandrona, con esa corte bien burlona
Tráiganme la linda, Wisin baila con la mona
Guapetona, y si tu gato te encajona
Quítate el grillete, dile que tú te encojonas
Quítate el grillete, dile que tú te encojonas
Quítate el grillete, dile que tú te encojonas
Quítate el grillete, dile que tú te encojonas
(Heyyyyy...)

(Wisin)

'¡W’, el sobreviviente!
¡Daddy Yankee!
¡Yandel!
(¡You know how we do, man!)
(¡We ready!)
¡Y el gato, Ranks!
"¡Mas Flow 2"!
(Hector 'Bambino')

¡Hector, el bambino!
(¡Hector, el bambino!)
¡Wisin y Yandel!
(¡Tony TunTun!)
(¡Representando!)
(¡Un junte pa' la historia!)
(¡En “Mas Flow 2”!)
(¡Entiendes?)
(¡En más ningún otro disco!)
¡Jajajajaja!
¡Luny!
¡Lo único que te falta unir!
¡Es a Bush y a bin-Laden!
FRANQUEZA
MAYSA
COMPOSITORES: DENIS BREAN & OSVALDO GUILHERME
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: MAYSA/LP
GRAVADORA: RGE
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1975

Maysa é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora brasileira de mesmo nome, lançado em 1957 em formato de LP de 10 polegadas pela RGE e o primeiro dos seus álbuns epônimos. O álbum foi relançado em CD no Japão pela gravadora Bomba Records Japan e em 2006 a Som Livre lançou um CD da coleção "RGE Clássicos" contendo este e o primeiro álbum da cantora.
"Franqueza", composta pelo amigo do pai de Maysa, Denis Brean e por Osvaldo Guilherme, fora lançada por Nora Ney no mesmo ano, no também segundo álbum da cantora. A versão de Maysa contém a instrumental quase idêntica à da versão original, porém sua interpretação teve mais sucesso. Maysa também lançou "Franqueza" no ano seguinte em um 78rpm junto com a canção "Por Causa de Você" do álbum seguinte. As canções "Conselho" e "Raízes", também da dupla de compositores, foram gravadas por Maysa em 1958 e 1961 respectivamente, além de "Louca de Saudade", só de Denis, em 1962.
A faixa "Segredo", composta por Fernando César, foi primeiramente lançada no mesmo disco 78rpm de "Ouça". A canção, que contém uma letra romântica sobre um amor ainda não declarado por causa da timidez do casal, foi a primeira gravação de Maysa somente como intérprete. Também teve sua primeira gravação realizada por Maysa. No ano seguinte ganhou versões de Agostinho dos Santos e de Sylvia Telles. Maysa também gravou "A Noite de Nós Dois" em 1959, "Noite Chuvosa" e "Um Novo Céu em 1960, todas também do compositor.
Além de "Ouça", há mais duas canções compostas por Maysa no álbum. "Escuta, Noel" e "O Quê" lançadas primeiro em um 78rpm, trazem nas letras temas bem diferentes. Em "Escuta, Noel" Maysa homenageia o compositor Noel Rosa e ao mesmo tempo crItica o samba da época em que ela vivia. Já em "O Quê", a famosa Maysa da música de fossa aparece, ao lado de um piano expressivo, angustiada na busca de algo que ainda não sabe o que é, e pessimista quanto ao momento em que encontrará o que procura. No ano seguinte Maysa entrega a canção à amiga Nora Ney para o terceiro álbum desta.
Neste álbum Maysa também mostrou pela primeira vez sua habilidade em cantar canções estrangeiras através de "To the Ends of the Earth" em Inglês e "Un Jour Tu Verras" em Francês. Essas foram as únicas canções no álbum que não foram lançadas também em discos 78rpm. A primeira, composta pelos irmãos Sherman, foi sucesso internacional no ano anterior por Nat King Cole e lançada também em 1957 pelo cantor brasileiro Almir Ribeiro, porém em uma versão em Português, chamada "Pra Bem Longe de Ti" e escrita por Nelson Figueiredo. A segunda canção é um dos clássicos da música francesa, símbolo da Paris pós guerra. "Un Jour Tu Verras" foi lançada em 1954 por Marcel Mouloudji no filme Secrets D’alcôve e deu bastante reconhecimento ao artista. Com uma mensagem positiva e esperançosa, a canção francesa fecha o álbum.
Você passa por mim e não olha
Como coisa, que eu fosse ninguém
Com certeza você já esqueceu
Que em meus braços já chorou também

Eu não ligo, porém, ao seu modo
Isto é próprio de quem é infeliz
Quer mostrar que não sente saudade
De um passado que foi tão feliz

Se eu quisesse eu podia dizer
Tudo, tudo que houve entre nós
Mas pra que destruir seu orgulho
Se eu até já esqueci sua voz

De uma coisa eu tenho certeza
Foi o tempo quem me confirmou
Seus melhores momentos na vida
Nos meus braços você desfrutou.