ENQUANTO ENGOMO A CALÇA
EDNARDO
COMPOSITORES: CLIMÉRIO & EDNARDO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: EDNARDO/LP
GRAVADORA: CBS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1979

Ednardo, nome artístico de José Ednardo Soares Costa Sousa (Fortaleza, Ceará, 17 de abril de 1945) é um cantor e compositor brasileiro, compositor da canção Pavão Mysteriozo, e um dos integrantes do chamado Pessoal do Ceará. Ednardo é pai da atriz Joana Limaverde.
Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais.
Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas tem sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz, dentre muitos outros.
Não repare não
Mas que enquanto engomo a calça
Eu vou lhe cantar
Uma história bem curtinha fácil de contar

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão

E esse voar manero
Foi ninguém que me ensinou
Não foi passarinho
Foi o olhar do meu amor 2x
Me arrepiou todinho
E me eletrizou assim
Quando olhou meu coração

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão

O o o o
O o o o o o o o
O o o o o o o
O o o o a a a a

Ai mais como é triste
Essa nossa vida de artista!
Depois de perder Vilma prá São Paulo
Perder Maria Helena pro dentista

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão.
FOTOGRAFIA 3X4
BELCHIOR
COMPOSITOR: BELCHIOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ALUCINAÇÃO
GRAVADORA: POLYGRAM
GÊNERO: BLUES
ANO: 1976

Antonio Carlos Belchior, mais conhecido como Belchior (Sobral, 26 de outubro de 1946Santa Cruz do Sul, 30 de abril de 2017), foi um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Um dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que inclui Fagner, Ednardo, Amelinha e outros, Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970.
Em certa época, Belchior fez uma brincadeira adicionando os sobrenomes dos pais ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes", para dizer que seria o "maior nome da MPB".
Seu álbum Alucinação, de 1976, produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários críticos musicais como o mais revolucionário da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira. Não É a toa que, em 2012, Belchior apareceu na 58ª posição da lista As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil.
Belchior ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música "Hora do Almoço", interpretada por Jorginho Telles e Jorge Neri. Entre os seus maiores sucessos estão "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais", "Mucuripe" e "Divina Comédia Humana". Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (gravada por Vanusa) e "Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair Rodrigues).
Estudioso da palavra, Belchior incluiu muitos idiomas em suas canções: português, inglês, espanhol, italiano, francês e latim.
Alucinação é o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela gravadora PolyGram, através do selo Philips (atual Universal Music). Conta com sucessos que consagraram o cantor, como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida". Graças a esses hits, o álbum vendeu 30 mil cópias em apenas um mês. No total, o álbum vendeu mais de 500 mil cópias, consagrando-o como um ídolo de massa.
Em 1977, em entrevista à revista "Pop", Belchior explicou o título "Alucinação", dado ao disco: "Viver é mais importante que pensar sobre a vida. É uma forma de delírio absoluto, entende?"
Eu me lembro muito bem do dia que eu cheguei
Jovem que desce do Norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa
E de ver o verde da cana

Em cada esquina que eu passava um guarda me parava
Pedia os meus documentos e depois sorria
Examinando o 3x4 da fotografia
E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha

Pois o que pesa no Norte, pela lei da gravidade
Disso Newton já sabia: cai no Sul, grande cidade
São Paulo violento, corre o Rio que me engana
Copacabana, Zona Norte e os cabarés da Lapa onde eu morei

Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
Que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar
Mas a mulher, a mulher que eu amei
Não pôde me seguir não

Esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
E pela dor eu descobri o poder da alegria
E a certeza de que tenho coisas novas
Coisas novas pra dizer

A minha história é talvez
É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte
Que no Sul viveu na rua
E ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
E que ficou apaixonado e violento como eu como você

A minha história é talvez
É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte
Que no Sul viveu na rua
E que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
E que ficou apaixonado e violento como eu como você

Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você que me ouve agora
Eu, eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você.
YOUR KISS IS SWEET
SYREETA WRIGHT
SONGWRITERS: STEVE WONDER & SYREETA WRIGHT
COUNTRY: U. S. A.
ÁLBUM: STEVE WONDER PRESENTS: SYRETTA
LABEL: TAMLA MOTOWN
GENRE: SOUL
YEAR: 1974

Syreeta Wright (August 3, 1946– July 6, 2004), who recorded professionally under the single name Syreeta, was an American singer-songwriter, best known for her music during the early 1970s through the early 1980s. Wright's career heights were songs in collaboration with her ex-husband Stevie Wonder and musical artist Billy Preston.
Wright was born in Pittsburgh, Pennsylvania, in 1946, and started singing at the age of four. Her father served in the Korean War and Wright and her two sisters, Yvonne and Kim, were raised by their mother Essie and their grandmother. The Wrights moved back and forth from Detroit to South Carolina before finally settling in Detroit just as Wright entered high school. Money problems kept Wright from pursuing a career in ballet so she focused her attention on a music career joining several singing groups before landing a job as a receptionist for Motown in 1965. Within a year, she became a secretary for Mickey Stevenson, just as Martha Reeves had done before her.
A year later, Edward Holland of the Holland–Dozier–Holland songwriting team noticed Wright's singing and decided to try her out for demos of Supremes' songs. Motown CEO Berry Gordy shortened her birth name to "Rita," and Wright released her first solo single, "I Can't Give Back the Love I Feel for You", in January 1968. The song was initially written for the Supremes (by then billed as "Diana Ross & the Supremes"). They later recorded the song in 1968 and Diana Ross re-recorded the song for her solo album, Surrender.
Wright also performed demo vocals for the Supremes hit "Love Child" and Ross's "Something's On My Mind", which Ross later recorded for her self-titled debut album. When Diana Ross left the Supremes in early 1970, Motown boss Berry Gordy considered replacing her with Wright, but offered the place in the group to Jean Terrell. According to several sources, Gordy then changed his mind and tried to replace Terrell with Wright, but this was vetoed by Supreme Mary Wilson.
Wright also sang background on records by the Supremes and by Martha and the Vandellas, notably singing the chorus to the group's modest hit single, "I Can't Dance to That Music You're Playing". Wright met labelmate Stevie Wonder in 1968, and the two began dating the following year. On the advice of Wonder, Wright became a songwriter. Their first collaboration, "It's a Shame", was recorded by The Spinners, in 1969. Motown withheld its release until July 1970. The song reached number 14 on the Billboard Hot 100. Wright also began singing background for Wonder, most notably on the hit "Signed, Sealed, Delivered (I'm Yours)", which Wright co-wrote with Wonder. In September 1970, after a year-long courtship, Wright, 24, and Wonder, 20, married in Detroit. The couple then wrote and arranged songs for Wonder's Where I'm Coming From, which was released much to Berry Gordy's chagrin in the spring of 1971. The Wonder–Wright composition "If You Really Love Me" (which also featured Wright prominently singing background vocals) reached number 8 in the US that year. In 1971, following Wonder's exit from Motown, the couple relocated to New York City where Wonder worked on two independent albums.
"Your Kiss Is Sweet" is a song and single written by Stevie Wonder and Syreeta Wright and performed by Wright under the name, "Syreeta". Released in 1975 it reached 12 on the UK charts in 1975, staying there for 8 weeks. It was her second, and biggest hit in the UK charts. It appears on Stevie Wonder Presents: Syreeta, Syreeta's second, full-length Motown album.
The song was covered in Icelandic, as "Búkolla", in 1977 by Bjork on her debut album Bjork
 
This song goes out to all you fellas
Who think your kisses are sweet as candy
But honey got you beat by a million miles

*Your kiss is sweet, as sweet as candy
But honey beat your kisses by a million miles
Your kiss is sweet, as sweet as candy
But honey beat your kisses by a million miles

You came and entered my love and ran away
Leaving these eyes of mine crying every day
Now you are back and are saying you want to stay
When you left you stayed too long
Might as well keep moving on and on and on and on and on

You came and entered my love and ran away
Leaving these eyes of mine crying every day
Now you are back and are saying you want to stay
When you left you stayed too long
Might as well keep moving on and on and on and on and on

To you my life was nothing but a game
Now you're here and I want to take the blame
How could you take all this time and I could feel the same
Sorry for the tears you cried
There's another I won't lie, I won't lie, I won't lie

So keep on going
So keep on going
NOITE CHEIA DE ESTRELAS
VICENTE CELESTINO
COMPOSITOR: CÂNDIDO DAS NEVES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: NOITE CHEIA DE ESTRELAS
GRAVADORA: REVIVENDO
GÊNERO: TANGO
ANO: 1994

Antônio Vicente Filippe Celestino (Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1894 — São Paulo, 23 de agosto de 1968) foi um cantor Ítalo-brasileiro famoso na primeira metade do século XX.
Celestino nasceu na rua do Paraíso no bairro de Santa Teresa em 12 de setembro de 1894, embora tenha sido registrado como nascido no dia 22 do mesmo mês e ano. Outra divergência encontra-se na ordem de seus prenomes, pois foi registrado como "Filippe Antônio Vicente", mas durante sua vida assinou "Antonio Vicente Filippe". Primeiro filho de José Celestino e Serafina Gammera, imigrantes italianos originários da Calábria, Celestino teve onze irmãos, dos quais cinco eram mulheres e seis eram homens. Cinco De seus irmãos homens dedicaram-se ao canto e um ao teatro um exemplo foi seu irmão Amadeu Celestino). Desde os oito anos, por sua origem humilde, Celestino teve de trabalhar como sapateiro, vendedor de peixe, jornaleiro e, já rapaz, chefe de seção numa indústria de calçados.
Começou cantando para conhecidos e era fã de Enrico Caruso. Antes do teatro cantava em festas, serenatas e chopes-cantantes. Estreou profissionalmente cantando a valsa Flor do Mal no teatro São José e fez muito sucesso e, também, entrou no seu primeiro disco vendendo milhares de cópias em 1915 na Odeon(Casa Edison).
Foi o primeiro cantor a gravar o hino nacional brasileiro.
Há 100 anos, em 1920 aos 26 anos, Vicente montou uma companhia de operetas, mas sem nunca deixar o carnavalesco de lado, emplacando sucessos como Urubu Subiu. Rapidamente, depois de oportunidade no teatro, alcançou renome. Formou companhias de revistas e operetas com atrizes-cantoras, primeiro com Laís Areda e depois com Carmen Dora. As excursões pelo Brasil renderam-lhe muito dinheiro e só fizeram aumentar sua popularidade. Nos anos 20, reinava absoluto como ídolo da canção. Vicente Celestino teve uma das mais longas carreiras entre os cantores brasileiros. Quando morreu, às vésperas dos 74 anos, no Hotel Normandie, em São Paulo, estava de saída para um show com Caetano Veloso e Gilberto Gil, na famosa gafieira "Pérola Negra", que seria gravado para um programa de televisão.
Vicente Celestino, que tocava violão e piano, foi o compositor inspirado de muitas das suas criações. Duas delas dariam o tema, mais tarde, para dois filmes de enorme público: O Ébrio(1946), que foi transformada em filme por sua esposa, e Coração Materno (1951). Neles Vicente foi dirigido por sua mulher Gilda Abreu(1904-1979), cantora, escritora, atriz e cineasta.
Celestino passaria incólume por todas as fases e modismos, mesmo quando, no final dos anos 50, fiel ao seu estilo, gravou "Conceição", "Creio em Ti" e "Se Todos Fossem Iguais a Você". Seu eterno arrebatamento, paixão e inigualável voz de tenor, fizeram com que o povo o elegesse como A Voz Orgulho do Brasil.
Em 1965, recebeu o título de Cidadão Paulistano pela Câmara de Vereadores daquela cidade. No dia 23 de agosto de 1968, quando se preparava para gravar um programa de televisão, em que seria homenageado pelo Movimento Tropicalista, passou mal no quarto do Hotel Normandie, em São Paulo, falecendo do coração minutos depois. Seu corpo foi transferido para o Rio de Janeiro, onde foi velado por uma multidão na Câmara dos Vereadores e sepultado sob palmas do público no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.
Nunca saiu do Brasil e manteve sua voz de tenor que era marca registrada independente do estilo musical que estava executando. Teve suas canções regravadas por grandes nomes, como Caetano Veloso, Marisa Monte e Mutantes.
Noite alta, céu risonho
E a quietude é quase um sonho
O luar cai sobre a mata
Qual uma chuva de prata
De raríssimo esplendor
Só tu dormes e não escutas
O teu cantor
Revelando à Lua airosa
A história dolorosa desse amor

Lua
Manda a tua luz prateada
Despertar a minha amada
Quero matar meus desejos
Sufocá-la com os meus beijos

Canto
E a mulher que amo tanto
Não me escuta, está dormindo
Canto e por fim
Nem a Lua tem pena de mim
Pois ao ver que quem te chama sou eu
Entre a neblina se escondeu
Lá no alto a Lua esquiva
Está no céu tão pensativa
E as estrelas tão serenas
Qual dilúvio de falenas
Andam tontas ao luar
Todo o astral ficou silente
Para escutar
O teu nome entre as endechas
A dolorosas queixas
Ao luar.