VILA SOSSEGO
ZÉ RAMALHO
COMPOSITOR: ZÉ RAMALHO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ZÉ RAMALHO
GRAVADORA: SONY ENTRETAINMENT
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1978

Zé Ramalho, nome artístico de José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949)é um cantor, compositor e músico brasileiro. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição. Pelo lado paterno, é primo da também cantora Elba Ramalho.
Em 2009, um novo álbum de covers Zé Ramalho Canta Luiz Gonzaga foi lançado para homenagear o músico pernambucano.
Em 2010, continuou homenageando suas influências com o álbum Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro.
Seu trabalho mais recente de covers é o álbum Zé Ramalho Canta Beatles, lançado em agosto de 2011, com regravações do Fab Four. É o seu quarto álbum de covers em três anos.
Em 2012, lançou o seu primeiro disco de inéditas em cinco anos, Sinais dos Tempos, por meio de sua nova gravadora própria, Avôhai Music.
No dia 22 de setembro de 2013, tocou ao lado da banda de metal Sepultura no palco Sunset do Rock in Rio 2013, no espetáculo que foi chamado de "Zépultura". O show foi bastante elogiado pela crítica, e agradou ao público presente. Vale lembrar que essa parceria já havia acontecido anteriormente, quando eles gravaram juntos a canção "A Dança das Borboletas" que fez parte da trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro (2003).
Em Novembro de 2014, Zé lançou um álbum ao vivo colaborativo com o cantor e violonista Fagner, intitulado Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo.
No ano de 2017, lança Atlântida, álbum que recupera um show de 1974, quatro anos antes de Zé Ramalho se tornar um sucesso. Em 2019, edita o CD Cine Show Madureira (1979), em parceria com o selo Discobertas, de Marcelo Froés.
Zé Ramalho é o álbum de estreia solo do cantor brasileiro Zé Ramalho.
O álbum conta com a participação do tecladista Patrick Moraz, da banda inglesa Yes, na faixa "Avôhai". "Avôhai" foi composta em homenagem ao avô de Zé, que o adotou após o pai morrer afogado dois anos depois de seu nascimento. Ramalho diz que a inspiração para a música veio após uma experiência com cogumelos alucinógenos na fazenda de uns amigos. Ele olhou para o céu e viu a "sombra de uma gigantesca nave espacial", e uma voz disse "Avôhai" em seu ouvido. Ele estava na fazenda para realizar um estudo para a faculdade. "Avôhai" é uma junção das palavras "Avô" e "Pai". Esta foi a primeira das suas canções que Zé ouviu no rádio, quando estava em um táxi.
Oh, eu não sei se eram os antigos que diziam
Em seus papiros Papillon já me dizia
Que nas torturas toda carne se trai
Que normalmente, comumente, fatalmente, felizmente
Displicentemente o nervo se contrai
Oh, com precisão

Nos aviões que vomitavam pára-quedas
Nas casamatas, casas vivas, caso morras
E nos delírios meus grilos temer
O casamento, o rompimento, o sacramento, o documento
Como um passatempo quero mais te ver
Oh, com aflição

Meu treponema não é pálido nem viscoso
Os meus gametas se agrupam no meu som
E as querubinas meninas rever
Um compromisso submisso, rebuliço no cortiço
Chame o Padre "Ciço" para me benzer
Oh, com devoção.
ENQUANTO ENGOMO A CALÇA
EDNARDO
COMPOSITORES: CLIMÉRIO & EDNARDO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: EDNARDO/LP
GRAVADORA: CBS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1979

Ednardo, nome artístico de José Ednardo Soares Costa Sousa (Fortaleza, Ceará, 17 de abril de 1945) é um cantor e compositor brasileiro, compositor da canção Pavão Mysteriozo, e um dos integrantes do chamado Pessoal do Ceará. Ednardo é pai da atriz Joana Limaverde.
Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais.
Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas tem sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz, dentre muitos outros.
Não repare não
Mas que enquanto engomo a calça
Eu vou lhe cantar
Uma história bem curtinha fácil de contar

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão

E esse voar manero
Foi ninguém que me ensinou
Não foi passarinho
Foi o olhar do meu amor 2x
Me arrepiou todinho
E me eletrizou assim
Quando olhou meu coração

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão

O o o o
O o o o o o o o
O o o o o o o
O o o o a a a a

Ai mais como é triste
Essa nossa vida de artista!
Depois de perder Vilma prá São Paulo
Perder Maria Helena pro dentista

Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão.
FOTOGRAFIA 3X4
BELCHIOR
COMPOSITOR: BELCHIOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ALUCINAÇÃO
GRAVADORA: POLYGRAM
GÊNERO: BLUES
ANO: 1976

Antonio Carlos Belchior, mais conhecido como Belchior (Sobral, 26 de outubro de 1946Santa Cruz do Sul, 30 de abril de 2017), foi um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Um dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que inclui Fagner, Ednardo, Amelinha e outros, Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970.
Em certa época, Belchior fez uma brincadeira adicionando os sobrenomes dos pais ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes", para dizer que seria o "maior nome da MPB".
Seu álbum Alucinação, de 1976, produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários críticos musicais como o mais revolucionário da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira. Não É a toa que, em 2012, Belchior apareceu na 58ª posição da lista As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil.
Belchior ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música "Hora do Almoço", interpretada por Jorginho Telles e Jorge Neri. Entre os seus maiores sucessos estão "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais", "Mucuripe" e "Divina Comédia Humana". Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (gravada por Vanusa) e "Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair Rodrigues).
Estudioso da palavra, Belchior incluiu muitos idiomas em suas canções: português, inglês, espanhol, italiano, francês e latim.
Alucinação é o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela gravadora PolyGram, através do selo Philips (atual Universal Music). Conta com sucessos que consagraram o cantor, como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida". Graças a esses hits, o álbum vendeu 30 mil cópias em apenas um mês. No total, o álbum vendeu mais de 500 mil cópias, consagrando-o como um ídolo de massa.
Em 1977, em entrevista à revista "Pop", Belchior explicou o título "Alucinação", dado ao disco: "Viver é mais importante que pensar sobre a vida. É uma forma de delírio absoluto, entende?"
Eu me lembro muito bem do dia que eu cheguei
Jovem que desce do Norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa
E de ver o verde da cana

Em cada esquina que eu passava um guarda me parava
Pedia os meus documentos e depois sorria
Examinando o 3x4 da fotografia
E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha

Pois o que pesa no Norte, pela lei da gravidade
Disso Newton já sabia: cai no Sul, grande cidade
São Paulo violento, corre o Rio que me engana
Copacabana, Zona Norte e os cabarés da Lapa onde eu morei

Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
Que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar
Mas a mulher, a mulher que eu amei
Não pôde me seguir não

Esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
E pela dor eu descobri o poder da alegria
E a certeza de que tenho coisas novas
Coisas novas pra dizer

A minha história é talvez
É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte
Que no Sul viveu na rua
E ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
E que ficou apaixonado e violento como eu como você

A minha história é talvez
É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte
Que no Sul viveu na rua
E que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
E que ficou apaixonado e violento como eu como você

Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você que me ouve agora
Eu, eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você.
YOUR KISS IS SWEET
SYREETA WRIGHT
SONGWRITERS: STEVE WONDER & SYREETA WRIGHT
COUNTRY: U. S. A.
ÁLBUM: STEVE WONDER PRESENTS: SYRETTA
LABEL: TAMLA MOTOWN
GENRE: SOUL
YEAR: 1974

Syreeta Wright (August 3, 1946– July 6, 2004), who recorded professionally under the single name Syreeta, was an American singer-songwriter, best known for her music during the early 1970s through the early 1980s. Wright's career heights were songs in collaboration with her ex-husband Stevie Wonder and musical artist Billy Preston.
Wright was born in Pittsburgh, Pennsylvania, in 1946, and started singing at the age of four. Her father served in the Korean War and Wright and her two sisters, Yvonne and Kim, were raised by their mother Essie and their grandmother. The Wrights moved back and forth from Detroit to South Carolina before finally settling in Detroit just as Wright entered high school. Money problems kept Wright from pursuing a career in ballet so she focused her attention on a music career joining several singing groups before landing a job as a receptionist for Motown in 1965. Within a year, she became a secretary for Mickey Stevenson, just as Martha Reeves had done before her.
A year later, Edward Holland of the Holland–Dozier–Holland songwriting team noticed Wright's singing and decided to try her out for demos of Supremes' songs. Motown CEO Berry Gordy shortened her birth name to "Rita," and Wright released her first solo single, "I Can't Give Back the Love I Feel for You", in January 1968. The song was initially written for the Supremes (by then billed as "Diana Ross & the Supremes"). They later recorded the song in 1968 and Diana Ross re-recorded the song for her solo album, Surrender.
Wright also performed demo vocals for the Supremes hit "Love Child" and Ross's "Something's On My Mind", which Ross later recorded for her self-titled debut album. When Diana Ross left the Supremes in early 1970, Motown boss Berry Gordy considered replacing her with Wright, but offered the place in the group to Jean Terrell. According to several sources, Gordy then changed his mind and tried to replace Terrell with Wright, but this was vetoed by Supreme Mary Wilson.
Wright also sang background on records by the Supremes and by Martha and the Vandellas, notably singing the chorus to the group's modest hit single, "I Can't Dance to That Music You're Playing". Wright met labelmate Stevie Wonder in 1968, and the two began dating the following year. On the advice of Wonder, Wright became a songwriter. Their first collaboration, "It's a Shame", was recorded by The Spinners, in 1969. Motown withheld its release until July 1970. The song reached number 14 on the Billboard Hot 100. Wright also began singing background for Wonder, most notably on the hit "Signed, Sealed, Delivered (I'm Yours)", which Wright co-wrote with Wonder. In September 1970, after a year-long courtship, Wright, 24, and Wonder, 20, married in Detroit. The couple then wrote and arranged songs for Wonder's Where I'm Coming From, which was released much to Berry Gordy's chagrin in the spring of 1971. The Wonder–Wright composition "If You Really Love Me" (which also featured Wright prominently singing background vocals) reached number 8 in the US that year. In 1971, following Wonder's exit from Motown, the couple relocated to New York City where Wonder worked on two independent albums.
"Your Kiss Is Sweet" is a song and single written by Stevie Wonder and Syreeta Wright and performed by Wright under the name, "Syreeta". Released in 1975 it reached 12 on the UK charts in 1975, staying there for 8 weeks. It was her second, and biggest hit in the UK charts. It appears on Stevie Wonder Presents: Syreeta, Syreeta's second, full-length Motown album.
The song was covered in Icelandic, as "Búkolla", in 1977 by Bjork on her debut album Bjork
 
This song goes out to all you fellas
Who think your kisses are sweet as candy
But honey got you beat by a million miles

*Your kiss is sweet, as sweet as candy
But honey beat your kisses by a million miles
Your kiss is sweet, as sweet as candy
But honey beat your kisses by a million miles

You came and entered my love and ran away
Leaving these eyes of mine crying every day
Now you are back and are saying you want to stay
When you left you stayed too long
Might as well keep moving on and on and on and on and on

You came and entered my love and ran away
Leaving these eyes of mine crying every day
Now you are back and are saying you want to stay
When you left you stayed too long
Might as well keep moving on and on and on and on and on

To you my life was nothing but a game
Now you're here and I want to take the blame
How could you take all this time and I could feel the same
Sorry for the tears you cried
There's another I won't lie, I won't lie, I won't lie

So keep on going
So keep on going