UM LINDO BALÃO AZUL

GUILHERME ARANTES
COMPOSITOR: GUILHERME ARANTES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: AMANHÃ
GRAVADORA: WARNER MUSIC
GÊNERO: MÚSICA INFANTIL
ANO: 2016
 
         Guilherme Arantes (São Paulo, 28 de julho de 1953) é um cantor e compositor brasileiro.
         É um dos poucos pianistas brasileiros a integrar o hall da fama da secular fabricante teuto-americana de pianos Steinway & Sons, estando em companhia de nomes como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington.
       Guilherme contribuiu decisivamente também para o surgimento do fenômeno new wave no Brasil, em 1981, assinando aquela que é considerada a primeira música do gênero no país: "Perdidos na Selva".
    É reconhecido como um grande hitmaker, emplacando sucessos na sua própria voz e nas de inúmeros outros artistas tais como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa e MPB4.
        Tem influenciado artistas das gerações mais recentes da música brasileira, tais como Mano Brown, Vanessa da Mata, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Curumin, Céu e Bruna Caram.
          Na década de 1980, chegou a bater recorde de arrecadação de direitos autorais, superando nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, além de ter colocado 12 músicas em primeiro lugar nas paradas do sucesso. Também nos anos 1980, recebeu elogios de Tom Jobim.
         Em 2008, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 100 maiores artistas da música brasileira. No ano seguinte, a mesma revista também considerou seu primeiro sucesso "Meu Mundo e Nada Mais" como uma das 100 maiores músicas brasileiras em todos os tempos. e inclui o cantor em 3 dos 100 maiores momentos da história da música do Brasil, classificando-o como "o mestre do pop brasileiro".
          É um dos 20 artistas que mais tiveram canções incluídas como trilhas sonoras de novelas brasileiras, com 27 músicas.
          Em 2013, seu álbum Condição Humana recebeu o Prêmio Multishow de melhor álbum daquele ano e em 2019 eleito, por absoluta unanimidade, o álbum da década - de 2010 a 2020 - na votação pública do site da Red Bull Brasil.
Eu vivo sempre
No mundo da lua
Por que sou um cientista
O meu papo futurista
É lunático
 
Eu vivo sempre
No mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântico
 
Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito
 
Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
 
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a via láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa
Nosso lindo balão azul
 
Nosso lindo balão azul
Oh! Oh! Oh! Oh!
 
Nosso lindo balão azul
Uh! Uh! Uh! Uh!

CORAÇÃO SELVAGEM

BELCHIOR
COMPOSITOR: BELCHIOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CORAÇÃO SELVAGEM
GRAVADORA: WEA
GÊNERO: MPB
ANO: 1968
 
        Antônio Carlos Belchior, mais conhecido como Belchior (Sobral, 26 de outubro de 1946Santa Cruz do Sul, 30 de abril de 2017), foi um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Um dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que inclui Fagner, Ednardo, Amelinha e outros, Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970.
         Em certa época, Belchior fez uma brincadeira adicionando os sobrenomes dos pais ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes", para dizer que seria o "maior nome da MPB".
       Seu álbum Alucinação, de 1976, produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários críticos musicais como um dos mais revolucionário da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira. Em 2012, Belchior apareceu na posição 58 da lista As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil.
        A faixa-título contém os icônicos versos “Vida, pisa devagar/ Meu coração, cuidado, é frágil” e mantém a recorrente melancolia das reflexões de Belchior acerca da juventude: “Talvez eu morra jovem, em alguma curva do caminho”. Numa levada que lembra bastante o mega hit “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, a canção tem riffs de guitarra bastante evidentes e um coral de vozes que lega à faixa um tom meio sacro.
       Em “Caso Comum de Trânsito”, num ritmo mais animado, Belchior mantém sua a acidez metalinguística e canta sobre as coisas simples e as alucinações do dia a dia. “Deita ao meu lado/ Dá-me o teu beijo/ Toda a noite o meu corpo será teu”, justificam o flerte de Belchior com o erotismo nessa fase da sua carreira. Na peculiar “Pequeno Mapa do Tempo”, Belchior canta em tom angustiante enquanto passeia pela geografia brasileira.
      Um dos hits presentes no disco é, sem dúvida, “Galos Noites e Quintais”. A faixa é um blues-rock bastante direto e construído pela levada marcada da bateria e teclados animados em que Belchior parece fazer uma ode a um passado rústico e menos complexo, “quando havia galos, noites e quintais”.
       A acidez política, tão presente mas ao mesmo tempo tão pouca explícita na obra de Belchior, aparece em “Populus”. Aqui o cearense empresta o termo da língua latina para batizar a faixa que reflete sobre as agruras do povo brasileiro e a incansável sina proletária da nossa realidade terceiro-mundista: “Populus meu cão/ O escravo indiferente que trabalha/ e, por presente, tem migalhas sobre o chão”. Grande fã de Drummond, Belchior ainda faz uma referência ao poeta mineiro e seu Congresso Internacional do Medo.
          “Carisma” fecha o álbum com um autêntico forró nordestino. “Eu nasci lá numa terra, onde o céu é o próprio chão”, são os versos finais do disco cantados por Belchior que, com frequência, externalizava as raízes cearenses em suas canções. Com grande impacto para a consolidação de sua carreira, Coração Selvagem manteve Belchior em evidência no cenário musical brasileiro da segunda metade dos anos 70. O álbum teve a participação sempre cirúrgica de Marco Mazzola na produção, e foi o primeiro dos lançamentos do cantor pela Warner.
Meu bem, guarde uma frase pra mim dentro da sua canção
Esconda um beijo pra mim sob as dobras do blusão
Eu quero um gole de cerveja
No seu copo, no seu colo e nesse bar
 
Meu bem, o meu lugar é onde você quer que ele seja
Não quero o que a cabeça pensa, eu quero o que a alma deseja
Arco-íris, anjo rebelde
Eu quero o corpo, tenho pressa de viver
 
Mas quando você me amar, me abrace e me beije bem devagar
Que é para eu ter tempo, tempo de me apaixonar
Tempo para ouvir o rádio no carro
Tempo para a turma do outro bairro ver e saber que eu te amo
 
Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente
Tome um refrigerante, coma um cachorro-quente
Sim, já é outra viagem
E o meu coração selvagem tem essa pressa de viver
 
Meu bem, mas quando a vida nos violentar
Pediremos ao bom Deus que nos ajude
Falaremos para a vida:
"Vida, pisa devagar, meu coração, cuidado, é frágil"
Meu coração é como vidro, como um beijo de novela
 
Meu bem, talvez você possa compreender a minha solidão
O meu som, e a minha fúria e essa pressa de viver
E esse jeito de deixar sempre de lado a certeza
E arriscar tudo de novo com paixão
Andar caminho errado pela simples alegria de ser
 
Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo
Meu bem, meu bem, meu bem
 
Talvez eu morra jovem, alguma curva no caminho
Algum punhal de amor traído completará o meu destino
 
Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo
Meu bem, meu bem, meu bem
 
Meu bem, meu bem, meu bem
Que outros cantores chamam baby
Que outros cantores chamam baby
Que outros cantores chamam baby. 

HURT

TIMI YURO
SONGWRITER: AL JACOBS & JIMMIE CRANE
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: HURT!!!!!!!
LABEL: LIBERTY RECORDS
GENRE: SOUL
YEAR: 1961
 
          Rosemary Timothy Yuro (August 4, 1940 – March 30, 2004), known professionally as Timi Yuro, was an American singer-songwriter. Sometimes called "the little girl with the big voice," she is considered to be one of the first blue-eyed soul stylists of the rock era. According to one critic, "her deep, strident, almost masculine voice, staggered delivery and the occasional sob created a compelling musical presence." Yuro possessed a contralto vocal range.
        Rosemary Yuro was born in Chicago, Illinois, United States, in 1940, into an Italian-American family whose original name may have been Aurro. By the time of her birth, however, the family used the spelling Yuro. In 1952, young Rosemary moved with her family to Los Angeles, where she sang in her parents' Italian restaurant and, despite their opposition, in local nightclubs before catching the eye and ear of talent scout Sonny Knight. Signed to Liberty Records in 1959, she had a U.S. Billboard Nº. 4 single in 1961 with "Hurt", an R&B ballad that had been an early success for Roy Hamilton. Yuro's recording was produced by Clyde Otis, who had previously worked with Brook Benton and Dinah Washington.                 Later that year she recorded as a duo with Johnnie Ray. She charted some further minor hits including "Smile" (No. 42), opened for Frank Sinatra on his 1962 tour of Australia, and received a 1962 Grammy nomination for Best New Artist of 1961 (losing to Peter Nero).
          In 1962, Bob Johnston and Otis produced Yuro's single "What's a Matter Baby (Is It Hurting You?)", which went to Nº. 12 on the Billboard pop chart. On both "Hurt" and "What's a Matter Baby", Yuro showed an emotional but elegant vocal style that owed a debt to Washington and other black jazz singers. Many listeners in the early 1960s thought Yuro was black. Her single "The Love of a Boy" reached No. 44 in 1962. It was arranged and co-written by Burt Bacharach, but Yuro refused to record his suggested follow-up, "What the World Needs Now Is Love".
          In the following year, Liberty released Make the World Go Away, an album of country and blues standards. The singer at her vocal peak, this recording includes the hit title song (later a bigger hit for Eddy Arnold, with whom the song is usually associated), a version of Willie Nelson's "Permanently Lonely", and two different blues takes of "I'm Movin' On". Yuro was also known for soulful reworkings of popular American standards, such as "Let Me Call You Sweetheart", "Smile", and "I Apologize". She toured Europe in 1963, and appeared on the British TV show Ready Steady Go! However, in the U.S. her image became established as a cabaret performer, rather than as a soul singer.

I'm so hurt to think that you lied to me
I'm hurt way down deep inside of me
You said our love was true
And we'll never, never part
Now you've got someone new
And it breaks my heart
 
I'm hurt, much more than you'll ever know
Yes darling, I'm so hurt
Because I still love you so
Even though you hurt me
Like nobody else could ever do
I would never hurt, hurt you.

QUANDO A SAUDADE BATER

OS BARÕES DA PISADINHA
COMPOSITORES: KINHO CHEFÃO & SAYMON MARQUES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: DA ROÇA PRA CIDADE, VOL. 4(AO VIVO)
GRAVADORA: SONY MUSIC ENTERTAINMENT
GÊNERO: FORRÓ ELETRÔNICO
ANO: 2021
 
          Os Barões da Pisadinha é uma banda musical brasileira de forró eletrônico e tecnobrega formada por Rodrigo Barão e Felipe Barão em dezembro de 2015, nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, ambas na Bahia. O grande sucesso da banda é a música "Tá Rocheda".
Parece que você nunca vai mudar
Essa maniazinha de pisar no amor
Deve ser porque cê não tem coração
Ou porque ainda não se apaixonou
 
Mas eu vou te dar um recadinho
Que você vai levar pro resto da sua vida
É que o meu amor complica
Aonde ele bate, fica
 
Quando a saudade bater
Vai doer, mas vai doer com força
Quando a saudade bater, vai doer
Quando me vir beijando outra boca
 
Quando a saudade bater
Vai doer, mas vai doer com força
Quando a saudade bater, vai doer
Quando me vir beijando outra boca
 
Vai querer voltar
Mas só se for pra ser a outra
 
Parece que você nunca vai mudar
Essa maniazinha de pisar no amor
Deve ser porque cê não tem coração
Ou porque ainda não se apaixonou
 
Mas eu vou te dar um recadinho
Que você vai levar pro resto da sua vida
É que o meu amor complica
Aonde ele bate, fica
 
Quando a saudade bater
Vai doer, mas vai doer com força
Quando a saudade bater, vai doer
Quando me vir beijando outra boca
 
Quando a saudade bater
Vai doer, mas vai doer com força
Quando a saudade bater, vai doer
Quando me vir beijando outra boca
 
Vai querer voltar
Mas só se for
Só se for pra ser a outra.