HERENCIA GITANA

SONORA DE MARGARITA(MARGARITA MARIA)
COMPOSITOR: CANTABRANA, PERELLÓ Y MOSTAZO
PAIS: COLOMBIA/MÉXICO
ÁLBUM: HERENCIA GITANA
DISCOGRÁFICA: COLUMBIA RECORDS
GÉNERO: CUMBIA
AÑO: 2013
 
       Margarita María de Santa Teresita Vargas Gaviria (Medellín, 3 de octubre de 1960) es una cantante colombiana, nacionalizada mexicana; de cumbia, bachata, boleros, vallenato y música tropical conocida artísticamente como Margarita La Diosa de la Cumbia. Ha sido galardonada por el Senado de Colombia con la Orden de Caballero en 2012 por su labor artística y trabajo de difusión de la cultura colombiana en el extranjero, principalmente en México, donde ha demostrado el afecto que tiene a este país, creando canciones inspiradas en la belleza de los diferentes estados de la república mexicana. El 27 de febrero de 2018, a través de su cuenta de Instagram, anunció oficialmente su nacionalización mexicana. Actualmente está casada con el empresario mexicano Carlos Becerril, con quien lleva diez años de matrimonio.
     Margarita María de Santa Teresita Vargas Gaviria es originaria de Medellín, Colombia. Es la segunda hija de cinco hijos de Félix Vargas y Marina Gaviria. Su padre fue su primera influencia musical cuando fungía como ejecutivo de la cadena RCN. A temprana edad fue llevada a vivir a Barranquilla junto al resto de su familia.
        La pérdida de su padre a los 14 años de edad la empujó a trabajar para ayudar a su familia compuesta por su madre, tres hermanas (Claudia, Luz Helena y Luz Marina) y un hermano (Juan Darío). A partir de ese momento desarrolló diversos oficios hasta los 18 años. Su incursión de lleno en el mundo de la música se dio por esa época, cuando empezó a cantar en fiestas de amigos, con grupos locales en el lobby de hoteles y eventos diversos siendo todavía una adolescente común con una vida normal en su natal Medellín.
          Por esa época empezó a tomar forma el sueño de ser artista, porque se dio cuenta de que disfrutaba arriba del escenario y que a la gente le gustaba su voz.
            Antes de ingresar a formar parte de la Sonora Dinamita, Margarita grabó un par de discos de baladas en Medellín, a la vez que visitaba los estudios de Discos Fuentes para trabajar grabando "jingles" para la radio y la televisión. En este mismo lugar el productor musical de la Sonora Dinamita, Víctor Nanni, la escuchó y le dijo que quería "esa voz" para su agrupación, que empezaba a ser muy conocida no solo en Colombia, sino en el extranjero, especialmente en México.
      Sin pertenecer totalmente a "La Dinamita", Margarita grabó éxitos como "Oye" (Disco de Platino en México), "La Cumbia del Sida", "La Maleta" y "La Cortina", entre otros, que le permitieron darse a conocer a nivel masivo.
        En 1986, Margarita fue invitada a residir en México para convertirse oficialmente en vocalista de la Sonora Dinamita. Fueron 6 años de trabajo incansable recorriendo el país y gran parte de Estados Unidos, hasta que en 1990 tomó la decisión de buscar suerte como solista. Dejó la Sonora Dinamita y firmó con Discos Peerless para grabar con su propio grupo, "Margarita y su Coco Loco", que solo duró 2 años como tal, y que después pasó a ser la "Sonora de Margarita
 
Me dejaron de herencia mis padres
Ademas de la luna y el sol
Una bata cuajado a lunares
Que conmigo el mundo recorrió
 
Un borrico y un par de panderos
Muchas ganas de no hacer nada
Y talento, pupila y salero
Pa poder esta vida arrastrar
 
Muy poquita cosa
Esa es la verdad
Pero soy dichosa
Pudiendo cantar
 
Soy de la raza calé
Que al mundo dicta sus leyes
Hija de pares gitanos
Y llevo sangre de reyes
En la palma de la mano
Y llevo sangre de reyes
En la palma de la mano
Porque soy de la razita calé
 
Yo quisiera morirme en la cuna
Que al nacer recogió al faraón
Y cerrase mis ojos la luna
Y sellara mis labios el sol
 
Yo no envidio de nadie la suerte
Soy lo mismo que el pavo real
Que orgulloso recibe la muerte
Y orgulloso del mundo se va
 
Muy poquita cosa
Esa es la verdad
Pero soy dichosa
Pudiendo cantar
 
Soy de la raza calé
Que al mundo dicta sus leyes
Hija de pares gitanos
Y llevo sangre de reyes
En la palma de la mano
Y llevo sangre de reyes
En la palma de la mano
Porque soy de la razita calé.

VINGANÇA

LUPICÍNIO RODRIGUES
COMPOSITOR: LUPICÍNIO RODRIGUES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: VINGANÇA
GRAVADORA: COPACABANA
GÊNERO: SAMBA-CANÇÃO
ANO: 1972
 
         LUPICÍNIO RODRIGUES(PORTO ALEGRE, 16 DE SETEMBRO DE 1914 - PORTO ALEGRE, 27 DE AGOSTO DE 1974), FOI UM CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO.
        Lupi, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.
       De 1935 a 1947, trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da UFRGS.
         Lupicínio nunca morou fora de Porto Alegre e nem se afastava da cidade por períodos muito prolongados. Ao longo de toda a sua vida, o período de tempo mais longo em que ficou fora da cidade foi de apenas um mês, em seu período de férias relativo ao ano de 1939, para conhecer o ambiente musical carioca.
    Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música.
       Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953: Até a pé nós iremos / para que der e vier / Mas o certo é que nós estaremos / com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Seu retrato está na Galeria dos Gremistas Imortais, no salão nobre do clube.
         Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate. Encontra-se sepultado no Cemitério São Miguel e Almas em Porto Alegre.
          Em 21 de agosto de 1974, Lupicínio foi internado no Hospital Ernesto Dornelles em decorrência de uma insuficiência cardíaca, doença que provocou sua morte pouco menos de uma semana depois, no dia 27.
         Em 4 de novembro de 2014, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título in memoriam de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Lupicínio Rodrigues
 Eu gostei tanto
Tanto quando me contaram
Que a encontraram
Bebendo e chorando
Na mesa de um bar
E que quando os amigos do peito
Por mim perguntaram
Um soluço cortou sua voz
Não lhe deixou falar
Mas eu gostei tanto
Tanto, quando me contaram
Que tive mesmo de fazer esforço
Para ninguém notar
 
O remorso talvez seja a causa
Do seu desespero
Ela deve estar bem consciente
Do que praticou
Me fazer passar esta vergonha
Com um companheiro
E a vergonha
É a herança maior que meu pai me deixou
Mas, enquanto houver força no meu peito
Eu não quero mais nada
E pra todos os santos
Vingança, vingança
Clamar
Ela há de rolar qual as pedras
Que rolam na estrada
Sem ter nunca um cantinho de seu
Para poder descansar.

CONTIGO APRENDI

ALTEMAR DUTRA
COMPOSITOR: ARMANDO MANZANERO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: EM FOCO
GRAVADORA: RCA INTERNACIONAL
GÊNERO: BOLERO
ANO: 2007
 
        ALTEMAR DUTRA DE OLIVEIRA(AIMORÉS,  6 DE OUTUBRO DE 1940-NOVA IORQUE, 9 DE NOVEMBRO DE 1983) FOI UM CANTOR S COMPOSITOR BRASILEIRO.
        Sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte das canções de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim, foi progressivamente destacando-se no gênero musical bolero. De fato, veio a ser aclamado como o "rei do bolero" no Brasil.
     Iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Colatina, no Espírito Santo, localidade para onde sua família havia se mudado, cantando uma música de Francisco Alves. Antes de completar sua maioridade, seguiu para o Rio de Janeiro, levando uma carta de apresentação para o compositor Jair Amorim, que o encaminhou a amigos do meio artístico. Tentou a sorte como crooner em boates e casas de espetáculos.
Contigo aprendi
Que existem novas e melhores emoções
Contigo aprendi
A conhecer um mundo novo de ilusões
 
Aprendi
Que a semana já tem mais de sete dias
Fazer maiores minhas poucas alegrias
E a ser alegre, eu contigo aprendi
 
Contigo aprendi
Que existe luz na noite mais escura
Contigo aprendi
Que em tudo existe um pouco de ternura
 
Aprendi que pode um beijo ser mais doce e mais profundo
Que posso ir-me amanhã mesmo deste mundo
As coisas boas, eu contigo já vivi
E contigo aprendi
Que eu nasci no dia em que te conheci
 
Contigo aprendi
Que existe luz na noite mais escura
Contigo aprendi
Que em tudo existe um pouco de ternura
 
Aprendi que pode um beijo ser mais doce e mais profundo
Que posso ir-me amanhã mesmo deste mundo
As coisas boas, eu contigo já vivi
E contigo aprendi
Que eu nasci no dia em que te conheci.

PARIS SERA TOUJOURS PARIS

MAURICE CHEVALIER
COMPOSITEURES: ALBERT WILLEMETZ; PIERRE HENRI LAURENT PORTE & CASIMIR GEORGES OBERFELD
PAYS: FRANCE
ALBUM: CHEVALIER CHANTE PARIS
RECORD: FINEPHONO RECORD
GENRE: CHANSON
ANNÉE: 1966
 
         MAURICE AUGUSTE CHEVALIER, NÉ LE 12 SEPTEMBRE 1888 À PARIS 20E ET MORT LE 1ER JANVIER 1972 À PARIS 15E, EST UN CHANTEUR, ACTEUR, ÉCRIVAIN, PAROLIER, DANSEUR, IMITATEUR, COMIQUE ET HOMME D’AFFAIRES FRANÇAIS
    Issu des milieux ouvriers du quartier de Ménilmontant, qu'il contribue à populariser, Maurice Chevalier devient chanteur de «caf'conc'» à l'âge de douze ans. De fil en aiguille, il devient dans les années folles un des artistes les plus populaires du music-hall français avant d'entamer une fructueuse carrière d'acteur à Hollywood dans les années 1930. Deux fois nommé à l'Oscar du meilleur acteur, il tourne notamment sous la direction d'Ernst Lubitsch. De retour en France, il enchaîne les succès et, pendant l'Occupation, continue à travailler jusqu'au début de l'année 1943; il est brièvement inquiété à la Libération puis lavé de tout soupçon en 1945. N'ayant rien perdu de son succès, il alterne tours de chant et cinéma en France(Le silence est d'or en 1947, Ma pomme en 1950) et entame une seconde carrière à Hollywood avec le film Ariane en 1957, consacrée par le succès mondial de Gigi en 1958. Après 66 ans de carrière, il annonce une tournée d'adieux en 1967, et donne son ultime récital à Paris sur la scène du théâtre des Champs-Élysées le 20 octobre 1968. Parce qu'il ne supporte pas l'ennui et le manque du public, il décède en 1972 des complications d'une tentative de suicide.
      Arborant souvent un canotier et un nœud papillon, Maurice Chevalier et son accent parisien volontairement forcé représentèrent au long de sa carrière une certaine image de la France et du Français à l'étranger, et notamment aux États-Unis: celle du Parisien typique, gouailleur, souriant, désinvolte et charmeur. Star internationale de son vivant, il est aujourd'hui encore l'un des chanteurs français les plus connus dans le monde. Plusieurs de ses chansons furent de grands succès populaires, telles que Prosper (Yop la boum), Dans la vie faut pas s'en faire, La Chanson du maçon, Valentine, Ah! si vous connaissiez ma poule, Ma pomme, Ça sent si bon la France, Ça fait d'excellents Français, sa version de Y'a d'la joie, Thank Heaven for Little Girls ou encore son dernier enregistrement, le générique du film Les Aristochats.
Par précaution on a beau mettre
Des croisillons à nos fenêtres
Passer au bleu nos devantures
Et jusqu'aux pneus de nos voitures
Désentoiler tous nos musées
Chambouler les Champs Elysées
Emmailloter de terre battue
Toutes les beautés de nos statues
Voiler le soir les réverbères
Plonger dans le noir la ville lumière
 
Paris sera toujours Paris
La plus belle ville du monde
Malgré l'obscurité profonde
Son éclat ne peut être assombri
Paris sera toujours Paris
Plus on réduit son éclairage
Plus on voit briller son courage
Plus on voit briller son esprit
Paris sera toujours Paris
 
Pour qu'à ce bruit chacun s'entraîne
On peut la nuit jouer d'la sirène
Nous contraindre à faire le zouave
En pyjama dans notre cave
On aura beau par des ukases
Nous couper l'veau et même le jazz
Nous imposer le masque à gaz
Des mots croisés à quatre cases
Nous obliger dans nos demeures
À nous coucher tous à onze heures
 
Paris sera toujours Paris
La plus belle ville du monde
Et quand les restrictions abondent
Gentiment il en prend son parti
Paris sera toujours Paris
On a beau réduire son essence
On n'réduira pas sa confiance
Sa bonne humeur et son esprit
Paris sera toujours Paris
 
Bien que ma foi, depuis octobre
Les robes soient beaucoup plus sobres
Qu'il y ait moins d'fleurs et moins d'aigrettes
Que les couleurs soient plus discrètes
Bien qu'aux galas on élimine
Les chinchillas et les hermines
Que les bijoux pleins de décence
Brillent surtout par leur absence
Que la beauté soit moins voyante
Moins effrontée moins provocante

Paris sera toujours Paris
La plus belle ville du monde
Même quand au loin le canon gronde
Sa tenue est encore plus jolie
Paris sera toujours Paris
On peut limiter ses dépenses
Sa distinction, son élégance
N'en ont alors que plus de prix
Paris sera toujours Paris.