Influência do Jazz
Sambossa SP Trio
COMPOSITOR: CARLOS LYRA
país: brasil
ÁLBUM: SAMBOSSA SP TRIO – INFLUÊNCIA DO JAZZ
GRAVADORA: VELAS/GALEÃO
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1994

Carlos Eduardo Lyra Barbosa (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1933) é um 2 cantor, compositor e violonista brasileiro. Junto com Roberto Menescal, era uma das figuras jovens da bossa nova. Fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às suas raízes no samba.
Pobre samba meu
Foi se misturando se modernizando, e se perdeu
E o rebolado cadê?, não tem mais
Cadê o tal gingado que mexe com a gente
Coitado do meu samba mudou de repente
Influência do jazz

Quase que morreu
E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu
Que o samba balança de um lado pro outro
O jazz é diferente, pra frente pra trás
E o samba meio morto ficou meio torto
Influência do jazz

No afro-cubano, vai complicando
Vai pelo cano, vai
Vai entortando, vai sem descanso
Vai, sai, cai... no balanço!

Pobre samba meu
Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu
Pra não ser um samba com notas demais
Não ser um samba torto pra frente pra trás
Vai ter que se virar pra poder se livrar
Da influência do jazz

Carlos Lyra

Influência do jazz


 
Tom: G
(De: Carlos Lyra)

Em7   A7(b9) D7M  B7(b9)
Pobre samba  meu
            Em7             A7/9           D7M  D6/9
Foi se misturando se modernizando, e se perdeu
        Am7                 D7(b9)
E o rebolado cadê?, não tem mais
              G#m7(b5)               Gm6
Cadê o tal gingado    que mexe com a gente
                D6/F#          Em7
Coitado do meu samba  mudou de repente 
     A7/13    D6/9    B7(b9)
Influência do jazz

Em7      A7(b9)     D7M    B7(b9)
   Quase que      morreu
           Em7                  A7/9            D7M
E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu
D6/9               Am7                  D7(b9)
     Que o samba balança de um lado pro outro
             G#m7(b5)                Gm6
O jazz é diferente,   pra frente pra trás
               D6/F#          Em7
E o samba meio morto ficou meio torto 
     A7/13    D6/9
Influência do jazz

G#m7/11  G7(#11)    F#m7   B7/9  F#m7      B7/9
                 No afro-cubano, vai complicando
F#m7     B7/9  F#m7  B7/9
Vai pelo cano, vai
G#m7     C#7/9  G#m7       C#7/9
Vai entortando, vai sem descanso
F#m7  Fm7   Em7         A7(b9)
Vai,  sai,  cai... no balanço!

Em7   A7(b9) D7M  B7(b9)
Pobre samba  meu
             Em7            A7/9          D7M  D6/9
Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu
               Am7               D7(b9)
Pra não ser um samba com notas demais
                 G#m7(b5)               Gm6
Não ser um samba torto   pra frente pra trás
                  D6/F#              Em7 
Vai ter que se virar    pra poder se livrar
        A7/13    D6/9
Da influência do jazz

.:ACORDES ORIGINAIS:................................
Em7 - 0x543x  A7(b9) - x0532x  D7M - x5422x
B7(b9) - x2121x  A7/9 - x0542x  D6/9 - x5445x
Am7 - 5x555x  D7(b9) - x5454x  G#m7(b5) - 4x443x
Gm6 - 3x233x  D6/F# - 2x020x  F° - 1x010x  
A7/13 - 5x567x  G#m7/11 - 4x442x  G7(#11) - 3x342x
F#m7 - 2x222x  B7/9 - x2122x  G#m7 - 4x444x
C#7/9 - x4344x  Fm7 - 1x111x
....................................................
  • Gm6
    1234
    3X233X
  • G#m7/11
    1234
    4X442X
  • G#m7(b5)
    1234
    4X443X
  • G#m7
    1234
    4X444X
  • 1234
    XX3434









  • Fm7
    1234
    1X111X
  • F#m7
    1234
    2X222X
  • Em7
    123
    022030
  • D7M
    123
    XX0222
  • D7(b9)
    1234
    X5454X










  • D6/F#
    12
    2X020X
  • D6/9
    134
    X54200
  • C#7/9
    1234
    X4344X
  • B7/9
    1234
    X2122X
  • B7(b9)
    1234
    X2121X









  • Am7
    12
    X02010
  • A7/9
    1234
    5X542X
  • A7/13
    12
    X0X022
  • A7(b9)
    1234
    5X532X



Sequestraram minha sogra
Bezerra da silva
Compositor: rodi do jacarézinho; sarabanda & barbeirinho do jacarézinho
Álbum: bezerra da silva ao vivo
Gravadora: sony
Gênero: samba
Ano: 1992

José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical côco E samba, em especial de partido-alto.
No princípio, dedicava-se a gêneros nordestinos, principalmente o côco até se transformar em um dos principais expoentes do samba nos anos seguintes. Através do samba, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical. Estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da Rede Globo, sendo um dos poucos partideiros que lia partituras.





Sequestraram minha sogra, bem feito pro sequestrador
Ao invés de pagar o resgate, foi ele quem me pagou

Ele pagou o preço da mala que ele que ele carregou
Ele pagou a paga da praga que ele sequestrou
Ele pagou a mala sem alça que ele levou
Ele pagou a paga da praga que ele levou (2X)

O telefone tocou uma voz cavernosa pedindo um milhão
Pra libertar minha sogra que não vale nenhum tostão
Ela zuou no cativeiro, mordeu a mordaça e a algema quebrou
E até a bala do meu revólver a capeta da sua sogra chupou

Ele pagou o preço da mala que ele que ele carregou
Ele pagou a paga da praga que ele sequestrou
Ele pagou a mala sem alça que ele levou
Ele pagou a paga da praga que ele levou (2X)

Novamente toca o telefone invertendo a situação
Se eu recebesse a megera de volta ele me dava o dobro da
Grana na mão
Já paguei por todos meus pecados me disse chorando o sequestrador
Vou me entregar a polícia e quando sair serei mais um pastor

Ele pagou o preço da mala que ele que ele carregou carregou
Ele pagou a paga da praga que ele sequestrou
Ele pagou a mala sem alça que ele levou

Ele pagou a paga da praga que ele levou (2X)