GAVIÃO CALÇUDO
ALMIRANTE
COMPOSITOR: PIXINGUINHA & CÍCERO DE ALMEIDA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: GAVIÃO CALÇUDO/78RPM
GRAVADORA: PARLOPHONE
GÊNERO: MAXIXE
ANO: 1930

GAVIÃO CALÇUDO É UM MAXIXE COMPOSTO EM 1929 POR PIXINGUINHA E CÍCERO DE ALMEIDA.
AUTOR PRINCIPALMENTE DE MÚSICA INSTRUMENTAL, PIXINGUINHA DEIXOU POUCAS MÚSICAS COM LETRAS, DENTRE AS QUAIS DESTACA-SE ESSE MAXIXE CUJA LETRA (ATRIBUÍDA A CÍCERO DE ALMEIDA) É CHEIA DE ESPÍRITO E MALÍCIA, LOGO SE TORNANDO FAMOSO. TRATA DE UM "GAVIÃO MARVADO", QUE ROUBA A MULHER DO PROTAGONISTA.
FOI GRAVADO ORIGINALMENTE POR PATRÍCIO TEIXEIRA, EM MARÇO DE 1929, ACOMPANHADO PELA ORQUESTRA TÍPICA DE PIXINGUINHA-DONGA E LANÇADO EM DISCOS PARLOPHON DE 78RPM. TEIXEIRA O GRAVOU MAIS UMA VEZ EM AGOSTO DO MESMO ANO.
EMBORA TENHA TIDO MUITAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO EM SUA VIDA, POR VEZES, DEVIDO A DIFICULDADES FINANCEIRAS, PIXINGUINHA FOI OBRIGADO A VENDER SUAS MÚSICAS, ENTRE ELAS,GAVIÃO CALÇUDO, A QUAL VENDEU A UM CERTO F. A. PEREIRA POR UM CONTO DE RÉIS.
HENRIQUE FORÉIS DOMINGUES (RIO DE JANEIRO, 19 DE FEVEREIRO DE 1908 — RIO DE JANEIRO, 22 DE DEZEMBRO DE 1980) FOI UM CANTOR, COMPOSITOR E RADIALISTA BRASILEIRO, TAMBÉM CONHECIDO POR ALMIRANTE. SEU CODINOME NA ERA DE OURO DO RÁDIO ERA: "A MAIS ALTA PATENTE DO RÁDIO".
PIONEIRO DA MÚSICA POPULAR NO PAÍS, COMEÇOU SUA CARREIRA MUSICAL EM 1928 NO GRUPO AMADOR "FLOR DO TEMPO" FORMADO POR ALUNOS DO COLÉGIO BATISTA, DO BAIRRO DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO. COMPUNHAM O GRUPO, ALÉM DE ALMIRANTE (CANTOR E PANDEIRISTA) OS VIOLONISTAS BRAGUINHA (JOÃO DE BARRO) ALVINHO E HENRIQUE BRITO.
Chorei, por que
Fiquei sem meu amor
O gavião marvado
Bateu asa foi com ela,
E me deixou

Quem tiver mulher bonita
Esconda do gavião
Ele tem unha comprida
Deixa os maridos na mão
Mas viva quem é solteiro!
Não tem amor nem paixão
Mas vocês que são casados,
Cuidado com o Gavião!

Chorei, por que
Fiquei sem meu amor
O gavião marvado
Bateu asa foi com ela,
E me deixou

O culpado disso tudo é
O marido de agora, a muié
Anda na rua com as canelas de fora!
Gavião tomando cheiro,
Vem descendo sem demora
Pega muié pelo bico,

Bate asa e vai imbora!


MAIS ALGUÉM
ROBERTA SÁ
COMPOSITOR: MORENO VELOSO & QUITO RIBEIRO
ÁLBUM: QUE BELO ESTRANHO DIA P’RA SE TER ALEGRIA
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC GROUP
GÊNERO: MPB
ANO: 2007

Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria é o segundo álbum de estúdio da cantora Roberta Sá. Lançado em 2007 pela MPB Produções e distribuído pelo selo da Universal Music, o disco dá seguimento ao aclamado trabalho iniciado com o álbum Braseiro. Alcançou a marca de disco de ouro e deu origem ao show Pra Se Ter Alegria, gravado ao vivo no Vivo Rio.






Não sei se é certo pra você
Mas por aqui já deu pra ver
Mesmo espalhados ao redor
Meus passos seguem um rumo só.

E num hotel lá no Japão
Vi o amor vencer o tédio
Por isso a hora é de vibrar
Mais um romance tem remédio

Não deixe idéia de não ou talvez
Que talvez atrapalha
Não deixe idéia de não ou talvez
Que talvez atrapalha.

O amor é um descanso
Quando a gente quer ir lá
Não há perigo no mundo
Que te impeça de chegar.

Caminhando sem receio
Vou brincar no seu jardim
De virada desço o queixo
E rio amarelo.

Agora é hora de vibrar
Mais um romance tem remédio
Vou viajar lá longe tem
O coração de mais alguém.

Não deixe idéia de não ou talvez
Que talvez atrapalha
Não deixe idéia de não ou talvez

Que talvez atrapalha.




Roberta Sá

Mais Alguém


Tom: D#
Eb6                      Ab7M
Não sei se é certo pra você
                Eb6
mas por aqui já deu pra ver
       Ab7M
Mesmo espalhados ao redor
   Eb6
meus passos seguem um rumo só
    Ab7M
E num hotel lá no Japão
   Eb6
vi o amor vencer o tédio
      Ab7M
Por isso a hora é de vibrar
      Eb6
mais um romance tem remédio
    Fm7(9)
Não deixe idéia de não ou talvez
    Bb7(9)     Eb6
que talvez atrapalha
     Cm7(11)         Fm7(9)
Não deixe idéia de não ou talvez
    Bb7(9)       Eb6
que talvez atrapalha
        Ab7M
O amor é um descanso
       Eb6
quando a gente quer ir lá
                 Ab7M
não há perigo no mundo
   Eb6
que te impeça de chegar
                 Ab7M
Caminhando sem receio
                      Eb6
vou brincar no seu jardim
                  Fm7(9)
de virada desço o queixo
Bb7(9)       Eb6
e rio amarelo
     Cm7(11)      Fm7(9)
de virada desco o queixo
  Bb7(9)      Eb6
e rio amarelo
    Ab7M
Agora a hora é de vibrar
        Eb6
mais um romance tem remédio
    Ab7M
Vou viajar, lá longe tem
     Eb6
o coração de mais alguém
  • Fm7(9)
    1234
    XX3143
  • Ab7M
    1234
    4X554X
  • Bb7(9)
    123
    X1011X
  • Cm7(11)
    3
    X33343
  • Eb6
    1234
    XX1313


NOTURNO EM COPACABANA
GABRIELA KOZYRA QUARTET
COMPOSITORES: GUINGA & FRANCISCO BOSCO
ÁLBUM: UNHA & CARNE
GRAVADORA: BISCOITO FINO
GÉNENRO: SAMBA/JAZZ
ANO: 2007

Gabriela Kozyra is the perfect combination of stylish jazz and captivating Brazilian samba and choro. Her wide repertoire includes swinging jazz standards from the American Songbook to Brazilian compositions of master guitarist and composer Guinga. This sympathetic and charming singer shares her passion with you for both styles and gives your event a warm finishing touch. Gabriela is for your event available in various ensembles.





Noite, à beira-mar
Homens vêm montar
Centauros de silicone
Por cem reais
Nalgum motel
Ou sob o céu do Mirante
Leme, Marimbás
Forte, Posto Seis
É pura pulsão de morte... morte... morte...

Noite, à beira-mar
Carros vão passar
Por vigilantes sereias
Uns vão seguir
Sem escutar
Com algodão nos ouvidos
Outros vêm morrer
Vêm se afogar
No mar de Copacabana ... ana... ana....

E eu vou me equilibrando
Andando, andando
Na corda do meu desejo
E quando, quando
A noite avançar
No fundo do mar
Os mortos matam sua sede... sede... sede...

FESTA NO CÉU
NOEL ROSA
COMPOSITOR: NOEL ROSA
ÁLBUM: NOEL ROSA PELA PRIMEIRTA VEZ / VOL. I
GRAVADORA: VELAS
GÊNERO: VELHA GUARDA/SAMBA
ANO: 2000

Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.




O leão ia casar
Com sua noiva leoa
E São Pedro, pra agradar
Preparou uma festa boa
Mandou logo um telegrama
Convidando "os bicho macho"
Que levasse todas "dama"
Que existisse cá por baixo

Pois tinha uma bela mesa
E um piano no salão
Findo o baile, por surpresa
No banquete do leão
"Os bicho" tudo avisado
Tavam esperando o dia
Tudo tava preparado
Para entrar enfim na orgia

E no tal dia marcado
"Os bicho" tomaram um banho
Foram pro céu "alinhado"
Tudo em ordem por tamanho
O mosquito entrou na sala
Com um charuto na boca
Percevejo de bengala
E a barata entrou de toca

Zunindo qual uma seta
Veio o pinguim do Pólo
E o peixe de bicicleta
Com o tamanduá no colo
O siri chegou atrasado
No bico de um passarinho
Pois muito tinha custado
Pra botar seu colarinho

E o gato foi de luva
Para assistir o casório
Jacaré de guarda-chuva
E a cobra de suspensório
O porco de terno branco
Com um sapato sem sola
E o tigre de tamanco
De casaco e de cartola

De lacinho à borboleta
Veio o veado faceiro
E o burro de luneta
Montado num carroceiro
O macaco com a macaca
Com o rouge pelo focinho
Estava engraçada a vaca
De porta-seio e corpinho

Vou "breviá" o discurso
Pra não dizer tanto nome:
Lá foi a mulher do burro
De cabeleira "A la home"
Quando o leão foi entrando
São Pedro muito se riu
E "pros bicho" foi gritando:

Caiu 1º de abril"