NO TABULEIRO DA BAIANA
GAL COSTA & CAETANO VELOSO
COMPOSITOR: ARY BARROSO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: AQUARELA DO BRASIL
GRAVADORA: PHILIPS RECORDS
GÊNERO: M.P.B.
ANO: 1980

Aquarela do Brasil é um álbum de Gal Costa que traz 12 faixas compostas por Ary Barroso.
Todas as faixas compostas por Ary Barroso exceto onde anotadas.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa (Salvador, 26 de setembro de 1945), é uma cantora brasileira.
Gal Costa foi eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a sétima maior voz da música brasileira.
No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé
Pra você
Juro por Deus
Pelo senhor do Bonfim
Quero você, baianinha, inteirinha pra mim
E depois o que será de nós dois
Seu amor é tão fulgáz, enganador

Tudo já fiz
Fui até num canjerê
Pra ser feliz
Meus trapinhos juntar com você
E depois vai ser mais uma ilusão
No amor quem governa é o coração

No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana também tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé

Pra você.
SEI LÁ MANGUEIRA
ELIZETE CARDOSO
COMPOSITORES: HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO & PAULINHO DA VIOLA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ELIZETE CARDOSO 1969/COMPACTO
GRAVADORA: COPACABANA
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1969

Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro, 16 de julho de 1920 — 7 de maio de 1990) foi uma cantora brasileira. Conhecida como A Divina, Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de um das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional.
Mangueira
Teu cenário é uma beleza
Que a natureza criou...

Vista assim do alto
Mais parece um céu no chão
Sei lá
Em Mangueira a poesia
Feito um mar se alastrou
E a beleza do lugar
Pra se entender
Tem que se achar
Que a vida não é só isso que se vê
É um pouco mais
Que os olhos não conseguem perceber
E as mãos não ousam tocar
E os pés recusam pisar
Sei lá, não sei
Sei lá, não sei

Não sei se toda a beleza
De que lhes falo
Em Mangueira a poesia
Num sobe-desce constante
Anda descalça ensinando
Um modo novo da gente viver
De pensar e sonhar, de sofrer
Sei lá não sei
Sei lá não sei não
A Mangueira é tão grande

Que nem cabe inspiração.
CANTO DAS TRÊS RAÇAS
CLARA NUNES
COMPOSITORES: MAURO DUARTE & PAULO CÉSAR PINHEIRO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: PARA SEMPRE CLARA
GRAVADORA: SOM LIVRE
GÊNERO: SAMBA
ANO: 2003

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes (Caetanópolis, 12 de agosto de 1942 — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983), foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou para muitos países representando a cultura do Brasil. Conhecedora das músicas, danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda e levou a cultura africana para suas canções e vestimentas. Clara Nunes foi uma das cantoras que mais gravou canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos.
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil

Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou

Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou

E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor

E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas

Como um soluçar de dor.
GRIEG'S PIANO CONCERTO
KHATIA BUNIATISHVILI
Edvard Grieg. Orchestre
Songwriter: Edvard Grieg
instrument: piano
country: geórgia/tbilisi
album: motherland
label: sony classical
genre: classic
year: 2014

Born in Georgia, Khatia Buniatishvili discovered piano at the early age of three. She gave her first concert with Tbilisi Chamber Orchestra when she was six and was subsequently invited to tour internationally with them. Throughout her career, she has performed at venues around the world, such as Carnegie Hall (New York), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles), Royal Festival Hall (London), Musikverein and Konzerthaus (Vienna), Concertgebouw (Amsterdam), Berlin Philharmonie, Paris Philharmonie, Théâtre des Champs-Élysées (Paris), La Scala (Milan), Teatro La Fenice (Venice), Palau de la Música Catalana (Barcelona), Victoria Hall (Geneva), Tonhalle (Zurich), Rudolfinum (Prague), Grand Theater (Shanghai), Beijing NCPA (Beijing), NCPA (Mumbai), Suntory Hall (Tokyo), and Esplanade Theatre (Singapore). Khatia has participated in the Salzburg, Verbier, Gstaad Menuhin, La Roque d’Anthéron, and iTunes festivals, as well as LA’s Hollywood Bowl, BBC Proms, Klavier-Festival Ruhr, and Progetto Martha Argerich.
Georgian classical pianist Khatia Buniatishvili plays the Piano Concerto in A minor, Op. 16 by Edvard Grieg. Orchestre National du Capitole de Toulouse conducted by Tugan Sokhiev. Composed in 1868, it was the only concerto that the Norwegian composer completed. It is one of Grieg’s most popular works and among the most popular of all piano concerti.
The concerto is in three movements:
Allegro molto moderato (A minor)
Adagio (D-flat major)
Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante maestoso (A minor F major A minor A major)
The first movement is noted for the timpani roll in the first bar that leads to a dramatic piano flourish. The movement is in the Sonata form. The movement finishes with a virtuosic cadenza and a similar flourish as in the beginning.
The second movement is a lyrical movement in D-flat major, which leads directly into the third movement.
The third movement opens in A minor 4/4 time with an energetic theme (Theme 1), which is followed by a lyrical theme in F major (Theme 2). The movement returns to Theme 1. Following this recapitulation is the 3/4 A major Quasi presto section, which consists of a variation of Theme 1. The movement concludes with the Andante maestoso in A major, which consists of a dramatic rendition of Theme 2 (as opposed to the lyrical fashion with which Theme 2 is introduced).