CARTA DO FUNDO DO MAR
TERESA LOPES ALVES
COMPOSITOR: JOÃO MONGE & RICARDO CRUZ
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: REFLEXO
GRAVADORA: IPLAY, SOM E IMAGEM LTDA,
GÊNERO: MÚSICA POPULAR PORTUGUESA
ANO: 2011
‘Reflexo’, o álbum de estreia de Teresa Lopes Alves, inclui 12 temas dos quais 6 são inéditos e 6 recriados
Possuidora de uma voz de amplitude singular, Teresa percorre as suas canções com notável mestria, ora empregando a profundidade própria de um timbre maduro, ora revelando a doçura da sua juventude, numa forma de interpretar refrescante e arrebatadora. Neste seu primeiro trabalho, a diversidade das suas origens musicais confunde-se com a intensidade dos sentimentos revelados em cada tema.
As suas referências musicais vão do fado ao jazz vocal clássico, passando pela música ligeira portuguesa e pela música popular brasileira. ‘Reflexo’ destas influências este primeiro trabalho convida-nos para uma viagem por diferentes estilos musicais, um trajecto com múltiplas sensações e estados de espírito incertos, capturados em composições de incontestável qualidade musical. E com ele surge Teresa Lopes Alves, um sólido e muito promissor talento no panorama musical português que seleccionou para esta obra um repertório rico e cuidado, privilegiando a poesia de autores como: João Monge, Tiago Torres da Silva, Chico Buarque, Amália Rodrigues, Ary dos Santos e Vinícius de Moraes entre outros.
Gravado nos estúdios Pé de Vento e Vale de Lobos, ‘Reflexo’ foi produzido por Ricardo Cruz, que também participa como músico (contrabaixo) e conta com a colaboração de músicos como: Bernardo Coutto (guitarra portuguesa), Ricardo Rocha (guitarra portuguesa), Pedro Santos (acordeão), Luis Cunha (trombone), Pedro Pinhal (guitarra clássica), Miguel Noronha Andrade (guitarra clássica), João Ferreira (percussão), André Fernandes (guitarra eléctrica), Daniel Schvetz (piano), Felipe Melo (piano) e Bruno Pedroso (bateria) para além da participação especial de Rui Veloso no tema ‘Porto Covo’.
Olá, meu bem
não podia ficar sem
dizer tudo o que o mar tem
que me faz por cá ficar
Bate a saudade
mas para falar verdade
fico para a eternidade.
Escuta bem que eu vou contar:

Há futebol
aos Domingos no atol
peixes verdes, encarnados
e a solha do costume
e à semana
o suco da barbatana
é andarmos entrosados
no bailinho do cardume

Faz lá ideia
que num castelo de areia
uma sereia aprisionada
cantava triste à janela
Fui a caminho
no meu cavalo-marinho
armado de um peixe-espada
pra libertar a donzela

Nessa manhã
deixei de ser homem-rã
virei peixe-D'Artagnan
sou o maior do recife
A multidão
da sardinha ao tubarão
já me tratam por irmão
e fizeram uma manif

Pois é, meu bem
aqui o mar também tem
peixe que não tem vintém
e o polvo tem demais
Mas cá no fundo
isto é mesmo um outro mundo
até peixe-vagabundo
pode nadar nos corais

Adeus, meu bem
Escuta o búzio que te dei
Tem um beijo que deixei
para sempre em meu lugar
Põe no diário
que no teu aniversário
passo no teu aquário
na minha estrela-do-mar.
RAPAZ DE CAMISOLA VERDE
ANTÓNIO ZAMBUJO
COMPOSITORES: PEDRO HOMEM DE MELLO/ HERMANO DA CÂMARA
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: POR MEU CANTE
GRAVADORA:UNIVERSAL MUSIC PORTUGAL
GÉNERO: FADO
ANO: 2004
Há o direito e o avesso. A cara e a coroa. O Yin e o Yang. Depois, felizmente para nós todos, há aqueles que, por talento e convicção, por mérito e trabalho, nos vão demonstrando que o mundo não avança a preto e branco, mas a muitas cores, múltiplos tons e diferentes matizes, e que as pontes e as sínteses são possíveis e recomendáveis. António Zambujo ganhou lugar destacado entre estes arquitetos, recusando sempre – por instinto, por crença e por necessidade artística – ficar confinado a um estilo, a uma escola, a um género. Na sua cadência própria, vai desenhando um património amplo e próprio que, como Do Avesso vem reafirmar em pleno, funciona em open space, sem compartimentos acanhados, e com uma comunicação total e natural entre todos os cantos da casa. Basta que se atente, a título de exemplo, em canções novas que levaram o cantor a recorrer a uma Orquestra, a Sinfonietta de Lisboa, e noutras em que opta pelo acompanhamento de um só instrumento, seja o piano ou a guitarra acústica. Ora um dos aspetos saudáveis e distintivos deste percurso, só na aparência paradoxal, está nisto – quanto mais diversifica os seus alvos de interesse, quanto mais anula fronteiras de estereotipo, de formatação, mais António Zambujo vinca a sua personalidade musical, que se estende muito para lá da voz, em si mesma inconfundível.
De mãos nos bolsos e de olhar distante
Jeito de marinheiro ou de soldado
Era o rapaz de camisola verde
Negra madeixa ao vento, boina maruja ao lado
Perguntei quem era, ele me disse
Sou do monte senhor, um seu criado
Pobre rapaz de camisola verde
Negra madeixa ao vento, boina maruja ao lado.

Porque me assaltam turvos pensamentos
Na minha frente estava um condenado
Vai-te rapaz de camisola verde
Negra madeixa ao vento, boina maruja ao lado
Ouvindo-me quedou-se altivo o moço
Indiferente à raiva do meu brado
E ali ficou de camisola verde
Negra madeixa ao vento, boina maruja ao lado

Soube depois ali que se perdera
Esse que só eu pudera ter salvado
Aí do rapaz de camisola verde
Negra madeixa ao vento, boina maruja ao lado…
CANSAÇO
ANA MOURA
COMPOSITORES: JOAQUIM CAMPOS E LUÍS MACEDO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: ANA MOURA GREATEST HITS
GRAVADORA:UNIVERSAL
GÉNERO: FADO
ANO: 2018

Cantou com os Rolling Stones, volta e meia passa uns dias na casa-estúdio de Prince, viaja pelo mundo… e continua a ser a menina tímida que fecha os olhos para cantar fado. Entre os concertos na Austrália e na Estónia, está a lançar um CD, com sonoridade nova e amigos lá dentro. Ao lado dela, sempre, o manager, Paulo Marques, a resolver problemas. Atrás de tudo, os pais que a rodearam de música desde miúda. 
Por trás do espelho quem está
De olhos fixados nos meus?
Alguém que passou por cá
E seguiu ao deus-dará
Deixando os olhos nos meus.

Quem dorme na minha cama,
E tenta sonhar meus sonhos?
Alguém morreu nesta cama,
E lá de longe me chama
Misturado nos meus sonhos.

Tudo o que faço ou não faço,
Outros fizeram assim
Daí este meu cansaço
De sentir que quanto faço
Não é feito só por mim.
GIVE ME JUST A LITTLE MORE TIME
CHAIRMEN OF THE BOARD
SONGWRITERS: EDYTHE WAYNE & RON DUNBAR
COUNTRY: USA
ALBUM: THE CHAIRMEN OF THE BOARD
LABEL: INVICTUS RECORDS
GENRE: SOUL
YEAR: 1970

Chairmen of the Board is an American-Canadian, Detroit, Michigan-based soul music group, who saw their greatest commercial success in the 1970s.
"Give Me Just a Little More Time" is the debut single for Chairmen of the Board, released in 1970 through Capitol Records on Holland–Dozier–Holland's Invictus Records label.
The song was written and produced by Brian Holland, Lamont Dozier, Edward Holland, Jr., and Ron Dunbar. Because of the then still-pending lawsuit against Holland-Dozier-Holland from their former employers, Motown, the trio credited themselves with the pseudonym "Edythe Wayne" for this song and many other early Invictus/Hot Wax releases. "Give Me Just a Little More Time" features Chairmen of the Board lead Singer General Johnson as the narrator, begging a lover not to rush intimacy: "We both want the sweetness in life/ But these things don't come overnight."
Members of Motown's in-house band, The Funk Brothers, who played all of Holland-Dozier-Holland's previous hits, played on this recording as well as many other Invictus/Hot Wax recordings.
"Give Me Just a Little More Time", backed with "Since the Days of Pigtails & Fairytales", peaked at number three on the Billboard Hot 100 in the United States, making it the best-performing of the Chairmen's singles, and the first of the Chairmen's four Billboard Hot 100 Top 40 pop hits. The single also peaked at number-eight on the Billboard R&B Singles chart. It reached number three in the UK Singles Chart in September 1970, having already sold more than one million copies in the US. The first Chairmen of the Board LP, a self-titled release, included the single; after the single's success, the Chairmen of the Board album was reissued as Give Me Just a Little More Time.
In 1982, American R&B singer Angela Clemmons remade the song and it peaked at #4 on Billboard's Hot Dance Music/Club Play Singles chart.
Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)
Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)

Life's too short to make a mistake
Let's think of each other and hesitate
Young and impatient we may be
There's no need to act foolishly
If we part our hearts won't forget it
Years from now we'll surely regret it

Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)
Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)

You're young and you're in a hurry
You're eager for love, but don't you worry
We both want the sweetness in life
But these things don't come overnight
Don't give up 'cause love seems slow
Girl, we're gonna succeed with another blow

Just give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)
Baby, please, baby (Give me just a little more time)
Baby, please, baby (Give me just a little more time)

Love is that mountain we must climb
Let's climb it together, your hand in mine
We haven't known each other too long
But the feeling I have is, oh, so strong
I know we can make it, there's no doubt
We owe it to ourselves to find it out

Just give me just a little more time
And our love will surely grow
Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)

Give me just a little more time (Give me just a little more time)
And our love will surely grow (Give me just a little more time)
Baby, please, baby (Give me just a little more time)
Baby, please, baby (Give me just a little more time).