BOEMIO DEMODÊ
PAULO VINÍCIUS
COMPOSITOR: ADELINO MOREIRA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: BIS CANTORES DE RÁDIO
GRAVADORA: EMI MUSIC
GÊNERO: SERESTA
ANO: 2000

Os versos de "Boêmio Demodê”, composição eternizada por Nelson Gonçalves, pertencem a um friburguense que fez história no mundo da música. Neles, Paulo Rodriguez da Silva, o Paulo Vinícius, parecia prever a decadência da seresta, gênero musical que nasceu a partir da serenata. "Eram verdadeiras declarações de amor. Hoje em dia, infelizmente, não existem mais composições como esta”, lamenta.
Aos 75 anos, o músico ainda guarda na memória as lembranças da época, as letras das canções e o glamour da carreira. O amor pela música surge ainda na infância, quando utilizava o bambu para produzir sons sobre a pele, e brincava de banda com os amigos. A música deixou de ser um hobby e se tornou profissão após a gravação do primeiro disco, ainda de 78 rotações. "Eu tinha um violão branco, e certa vez eu estava sentado na sala de espera para fazer um teste na gravadora Odeon. Tive sorte que, nesta tarde, a porta dos artistas se abriu, e um homem saiu lá de dentro para pedir um violão emprestado. Eu o acompanhei junto a um cantor que iria gravar o primeiro long play. Quando ele terminou de passar as músicas, disse que eu tinha pinta de seresteiro. Respondi que era e gostava bastante.”
Ao cantar um trecho de uma das músicas gravadas por Nelson Gonçalves, Paulo despertou a atenção do diretor artístico Valdeno Nunes, e foi convidado para gravar no dia seguinte. "Quando cheguei lá, o contrato estava pronto para assinar. Eu nem acreditei que era verdade”, conta emocionado.
"Nasce” o Paulo Vinícius
Vou fazer uma seresta,
Moderninha como quê,
Misturar os tratamentos,
Juntar o tu com você,
Eu não quero que me chamem,
Um boêmio demodê.

Com acordes dissonantes,
Sem marquise e sem calçada,
Sem culto de mulher amada,
Na penumbra do balcão,
Seresta ultra moderna,
Sem viola e violão.

Minha seresta,
Não terá pinga na rua,
Não terá luar nem lua,
E nem lampião de gás,
Porque a lua,
Nesses tempos agitados
Já não é dos namorados,
Romantismo não tem mais.

Minha seresta,
Nesta era espacial,
Vai se tornar imortal,
Na voz daquele ou daquela,
Minha seresta,
Vai ganhar placa de bronze,
Pois nem mesmo Apolo onze,
É mais moderno que ela.
SATURDAY NIGHT SPECIAL
LYNYRD SKYNYRD
SONGWRITER: EDWARD CALHOUN KING & RONALD WAYNE VAN ZANT
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: NUTHIN’ FANCY
LABEL: MCA
GENRE: SOUTHERN ROCK
YEAR: 1975

Lynyrd Skynyrd (/ˌlɛnərdˈskɪnərd/LEN-ərd SKIN-ərd) is an American rock band formed in Jacksonville, Florida. The group originally formed as My Backyard in 1964 and comprised Ronnie Van Zant(lead vocalist), Gary Rossington(guitar), Allen Collins(guitar), Larry Junstrom (bass guitar) and Bob Burns(drums). The band spent five years touring small venues under various names and with several lineup changes before deciding on "Lynyrd Skynyrd" in 1969. The band released their first album in 1973, having settled on a lineup that included bassist Leon Wilkeson, keyboardist Billy Powell and guitarist Ed King. Burns left and was replaced by Artimus Pyle in 1974. King left in 1975 and was replaced by Steve Gaines in 1976. At the height of their fame in the 1970s, the band popularized the Southern rock genre with songs such as "Sweet Home Alabama" and "Free Bird". After releasing five studio albums and one live album, the band's career was abruptly halted by tragedy on October 20, 1977, when their chartered airplane crashed, killing Van Zant, Gaines, and backup singer Cassie Gaines, and seriously injuring the rest of the band.
Lynyrd Skynyrd reformed in 1987 for a reunion tour with Ronnie's brother Johnny Van Zant as lead vocalist. They continue to tour and record with co-founder Rossington (the band's sole continuous member), Johnny Van Zant, and Rickey Medlocke, who first wrote and recorded with the band from 1971 to 1972 before his return in 1996. In January 2018, Lynyrd Skynyrd announced its farewell tour, and continue touring as of October 2019. Members are also working on their fifteenth album.
In 2004, Rolling Stone magazine ranked Lynyrd Skynyrd Nº. 95 on their list of the "100 Greatest Artists of All Time". Lynyrd Skynyrd was inducted into the Rock and Roll Hall of Fame on March 13, 2006. To date, the band has sold 28 million records in the United States.
"Saturday Night Special" is a song by Lynyrd Skynyrd. It is the opening track on their álbum Nuthin' Fancy. The song addresses the issue of gun control.
Two feet they come a-creeping
Like a black cat do
And two bodies laying naked
Creeper think he got nothing to lose

So he creeps into this house
And unlocks the door
And as a man's reaching for his trousers
He shoots him full of .38 holes

Mister Saturday-Night-Special
You got a barrel that's a-blue and cold
So ain't good for nothin'
But put a man six a-feet in a hole

Big Jim's been drinkin' whiskey
Playing poker on a losin' night
And pretty soon old Jim starts to thinkin'
Somebody's been cheatin' and lyin'

So Big Jim commence to fightin'
I wouldn't tell you no lie
And Big Jim done pulled his pistol
And shot his friend right between the eyes

Mister Saturday-Night-Special
You got a barrel that's a-blue and cold
So ain't good for nothin'
But put a man six a-feet in a hole

Hand guns are made for killin'
Ain't no good for nothin' else
And if you like to drink your whiskey
You might even shoot yourself

So why don't we dump 'em people
To the bottom of the sea
Before some old fool come around here
And wanna shoot either you or me

Mister Saturday-Night-Special
Got a barrel that's a-blue and cold
So ain't good for nothin'
But put a man six a-feet in a hole
Mister Saturday-Night-Special

Ain't good for nothin'
But put a man six a-feet in a hole
The old ... do
Ain't no good.
A NOVIDADE
GILBERTO GIL
COMPOSITORES: BI RIBEIRO; GILBERTO GIL; HERBERT VIANNA & JOAO BARONE
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ACOUSTIC
GRAVADORA: ATLANTIC RECORDS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1994

Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido como Gilberto Gil GCIH (Salvador, 26 de junho de 1942), é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e político brasileiro, conhecido por sua contribuição na música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammys Americano, Grammy Latino e galardeado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito(1997). Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela UNESCO.
Gil foi também embaixador da ONU para a agricultura e alimentação e ministro da Cultura do Brasil(2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco e reggae.
Gil é tenor, mas canta no registro de barítono ou falsete, com letras e/ou sílabas dispersas. Suas letras são sobre assuntos que vão da filosofia à religião, contos populares e jogo de palavras. O estilo musical de Gil incorpora uma ampla gama de influências. A primeira música a que ele foi exposto incluiu The Beatles e artistas de rua em várias áreas metropolitanas da Bahia. Durante seus primeiros anos como músico, Gil se apresentou principalmente em uma mistura de estilos tradicionais brasileiros com ritmos de duas etapas, como baião e samba. Ele afirma que "Minha primeira fase foi de formas tradicionais. Nada experimental. Caetano [Veloso] e eu seguimos a tradição de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, combinando samba com música nordestina". O crítico de música americano Robert Christgau disse que, juntamente com Jorge Ben, Gil estava "sempre pronto para ir mais longe do que os outros gênios do samba/bossa".
Como um dos pioneiros da tropicália, influências de gêneros como rock e punk têm sido difundidas em suas gravações, assim como nas de outras estrelas do período, incluindo Caetano Veloso e Tom Zé. O interesse de Gil pela música baseada no blues do pioneiro do rock psicodélico Jimi Hendrix, em particular, foi descrito por Veloso como tendo "consequências extremamente importantes para a música brasileira". Veloso também observou a influência do guitarrista e cantor brasileiro Jorge Ben no estilo musical de Gil, juntamente com o da música tradicional. Após o auge da tropicália na década de 1960, Gil tornou-se cada vez mais interessado na cultura negra, particularmente no gênero musical jamaicano reggae. Ele descreveu o gênero como "uma forma de democratizar, internacionalizar, falar uma nova língua, uma forma heideggeriana de transmitir mensagens fundamentais".
Visitando Lagos, na Nigéria, em 1976 para o Festival de Cultura Africana (FESTAC), Gil conheceu os músicos Fela Kuti e Stevie Wonder. Ele se inspirou na música africana e depois integrou alguns dos estilos que ouvira em África, como juju e highlife, em suas próprias gravações. Um dos mais famosos destes registros de influência africana foi de 1977 álbum Refavela, que incluiu "No Norte da Saudade", uma canção fortemente influenciado pelo reggae. Quando Gil voltou ao Brasil após o asilo, ele se concentrou na cultura afro-brasileira, tornando-se membro do grupo Afoxé de Carnaval Filhos de Gandhy.
Por outro lado, seu repertório musical dos anos 80 apresentou um desenvolvimento crescente de tendências de dança, como disco e soul, bem como a incorporação anterior de rock e punk. No entanto, Gil diz que seu álbum de 1994, Acústico MTV, não era uma direção tão nova, como ele já havia se apresentado desconectado de Caetano Veloso. Ele descreve o método de tocar como mais fácil do que outros tipos de apresentação, pois a energia do toque acústico é simples e influenciada por suas raízes. Gil foi criticado por um envolvimento conflitante na música brasileira autêntica e na arena musical mundial. Ele teve que seguir uma linha tênue, permanecendo simultaneamente fiel aos estilos tradicionais da Bahia e se envolvendo com os mercados comerciais. Os ouvintes na Bahia têm aceitado muito mais sua mistura de estilos musicais, enquanto os do sudeste do Brasil se sentem em desacordo com isso.
Uh uh uh uh uh.... aaaaah!

A novidade veio dar à praia
Na qualidade rara de sereia
Metade, o busto de uma deusa maia
Metade, um grande rabo de baleia

A novidade era o máximo
Do paradoxo estendido na areia
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total

E a novidade que seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo tão medonho
Ali naquela praia, ali na areia

A novidade era a guerra
Entre o feliz poeta e o esfomeado
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total.
gifs dessin photo sirene triton - Page 4

Gilberto Gil


Tom: A
[Intro]  A  Bm  A  Bm  A  Bm  A  Bm
         
A       Bm        A     Bm   
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh        
 A       Bm        A    Bm
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh

   A                    Bm        A                  Bm
A novidade veio dar à praia, na qualidade rara de sereia
   A                   Bm    A                      Bm
Metade o busto de uma deusa Maia, metade um grande rabo de baleia
   A              Bm               A              Bm
A novidade era o máximo,   do paradoxo estendido na areia
                       A         Bm
Alguns a desejar seus beijos de deusa
              A             Bm
Alguns a desejar seu rabo pra ceia

C#m7            D7M    E7M/C#         D7M   E7M/C#    Bm7  E
   Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô   ô ô ô
C#m7               D7M     E7M/C#         D7M     E7M/C#  Bm7   E
   De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô   ô ô ô

     A            Bm       A                  Bm
E a novidade que seria um sonho, o milagre risonho da sereia
 A                      Bm      A                       Bm
Virava um pesadelo tão medonho, ali naquela praia, ali na areia
     A             Bm                     A          Bm
A novidade era a guerra   entre o feliz poeta e o esfomeado
         A         Bm                    A              Bm
Estraçalhando uma sereia bonita, despedaçando o sonho pra cada lado

C#m7            D7M    E7M/C#         D7M   E7M/C#    Bm7  E
   Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual, ô ô   ô ô ô
C#m7               D7M     E7M/C#         D7M     E7M/C#  Bm7   E
   De um lado este carnaval, de outro a fome total, ô ô   ô ô ô

A       Bm        A     Bm   
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh        
 A       Bm        A    Bm
Uh-uuuuuuhh   ah-ahhhh
  • A
    123
    X02220
  • Bm
    234
    X24432
  • Bm7
    34
    X24232
  • C#m7
    34
    X46454
  • D7M
    123
    XX0222
  • E
    123
    022100
LISTEN TO THE MUSIC
DOOBBIE BROTHERS
SONGWRITER: TOM JOHNSTON
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: TOULOUSE STREET
LABEL: WARNER BROS
GENRE: ROCK AND ROLL
YEAR: 1972

The Doobie Brothers are an American rock band from San Jose, California. Active for five decades, with their greatest success in the 1970s, the group's current lineup consists of founding members Tom Johnston (guitars, vocals) and Patrick Simmons (guitars, vocals), veteran member Michael McDonald (keyboards, vocals), longtime member John McFee (guitars, pedal steel, violin, backing vocals), and touring musicians including John Cowan (bass, vocals), Bill Payne (keyboards), Marc Russo (saxophones), Ed Toth (drums), and Marc Quiñones (percussion).
The band's history can be roughly divided into three eras. From 1970 to 1975 it featured lead vocalist Johnston and a mainstream rock and roll sound with elements of folk, country and R&B. Johnston left the group in 1977 due to health reasons, and was replaced by Michael McDonald, whose interest in soul music changed the band's sound until it broke up in 1982 with Simmons being the only constant member having appeared on all of their albums. In 1987, the Doobie Brothers reformed with Johnston back in the fold; McDonald, who had previously made several guest appearances since their reformation, returned to the band full-time in 2019 for their upcoming 50th anniversary tour. Every incarnation of the group has emphasized vocal harmonies. The Doobie Brothers were inducted into the Vocal Group Hall of Fame in 2004, and will be inducted into the Rock and Roll Hall of Fame on November 7, 2020. The group has sold more than 40 million albums worldwide. Founding members John Hartman and Dave Shogren, Tiran Porter, Michael Hossack, Keith Knudsen and Jeff "Skunk" Baxter are former members of the band.
"Listen to the Music" is a song recorded by the Doobie Brothers on their second album Toulouse Street. This song was the Doobie Brothers' first big hit in 1972. It was written by Tom Johnston.
Don't you feel it growin', day by day
People gettin' ready for the news
Some are happy, some are sad
Oh, we gotta let the music play
What the people need
Is a way to make 'em smile
It ain't so hard to do if you know how
Gotta get a message
Get it on through
Oh, now mama's go'n' to after 'while
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time
Well I know, you know better
Everything I say
Meet me in the country for a day
We'll be happy
And we'll dance
Oh, we're gonna dance our blues away
And if I'm feelin' good to you
And you're feelin' good to me
There ain't nothin' we can't do or say
Feelin' good, feeling fine
Oh, baby, let the music play
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time
Like a lazy falling river
Surrounding castles in the sky
And the crowd is growing bigger
List'nin' for the happy sounds
And I have to let them fly
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time.