OBA, LÁ VEM ELA
JORGE BEN
COMOPOSITOR: JORGE BEM JOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: FORÇA BRUTA
GRAVADORA: PHILIPS RECORDS
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1970
Jorge
Duílio Lima Meneses OMC (Rio
de Janeiro, 22 de março de 1945), conhecido como Jorge
Bem e Jorge Ben Jor, é um violonista, pandeirista, guitarrista,
percussionista,
cantor e compositor
brasileiro. Em
2008 a revista Rolling Stone Brasil o nomeou como o 5º maior
artista da história da música brasileira.
Seu
estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock
and roll, samba,
samba
rock bossa
nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com
letras que misturam humor
e sátira,
além de temas esotéricos. A obra de Jorge Ben tem uma importância
singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos
no suingue e na maneira de tocar violão, com
características do rock,
soul e funk norte-americanos.
Além disso, trouxe influências árabes
e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.
Influenciou
o sambalanço
e o samba-rock
e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações da música brasileira, como Mundo
Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Racionais
MC's e Belô Velloso. Jorge Ben Jor explodiu com a música
"Mas
Que Nada" e, logo em seguida, ratificou seu talento com outro grande
sucesso, "Chove Chuva". Duas canções que nada tinham a ver
com a bossa
nova, nem com o samba.
Os puristas achavam que sua música era moderna demais. Era difícil para os
músicos da época acompanhá-lo, tanto assim que seus primeiros discos foram
gravados com um conjunto que tocava jazz no Beco das Garrafas, o Meirelles e os Copa 5, liderado
pelo saxofonista J. T. Meirelles.
Fôrça
Bruta é o sétimo álbum de estúdio do cantor, compositor e guitarrista
brasileiro Jorge Ben. Foi gravado com a banda Trio
Mocotó e lançado pela Philips
Records em setembro de 1970, durante a ditadura militar brasileira.
O
álbum introduziu uma música acústica baseada em samba que era mais
suave, sombria e menos ornamentada do que o trabalho anterior do cantor. Sua
sessão de gravação noturna, em grande parte não ensaiada, fez com que o cantor
improvisasse junto ao Trio Mocotó enquanto experimentava arranjos rítmicos não
convencionais, técnicas musicais e elementos de soul, funk e rock. As letras de Ben
exploraram temas de paixão romântica, melancolia, sensualidade e - em um
afastamento da sensibilidade despreocupada de lançamentos passados - políticas identitárias e elementos do
pós-modernismo.
Sucesso
comercial e crítico, Força Bruta fez com que Ben se tornasse um artista líder
no movimento
tropicalista e foi pioneiro em um estilo
único mais tarde conhecido como samba-rock.
Em 2007, a Rolling Stone Brasil nomeou-o como sendo o 61º
maior disco da música brasileira. Nesse mesmo ano, o álbum foi lançado pela
primeira vez nos Estados Unidos pela gravadora especializada Dusty
Groove America, atraindo mais reconhecimento crítico.
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Não me importo que
ela não me olhe
Não diga nada e nem
saiba que eu existo, quem eu sou
Pois eu sei muito bem
quem ela é
E fico contente só em
ver ela passar
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
A noite é linda e ela
mais ainda
Todinha de rosa
Mais linda, mais
meiga
Que uma rosa
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Não me importo que
falem, que pensem
Pois sem saber ela é
minha alegria
Ela tem um perfume de
uma flor que eu não sei o nome
Mas ela deve ter um
nome bonito igual a ela
Oba, oba, oba, oba, oba, oba
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela
Oba, lá vem ela
Estou de olho nela.