CIDADE VAZIA
ELIZETE CARDOSO
COMPOSITOR: BADEN POWELL
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ELIZETH CARDOSO-ZIMBO TRIO-JACOB DO BANDOLIM-ÉPOCA DE OURO
GRAVADORA: BISCOITO FINO
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1968

Elizeth Moreira Cardoso (às vezes listada como Elizete Cardoso) (16 de julho de 1920 - 7 de maio de 1990), foi uma cantora e atriz de grande renome no Brasil.
Ela nasceu no Rio de Janeiro; seu pai era um seresteiro que tocava violão e sua mãe uma cantora amadora. Elizete começou a trabalhar muito jovem e entre 1930 e 1935 foi balconista e cabeleireira, entre outras coisas. Foi descoberta por Jacob do Bandolim na festa de 16 anos, para a qual foi trazido pelo primo Pedro, figura popular entre os músicos da época. Jacó a levou para a Rádio Guanabara onde, apesar da oposição inicial do pai, ela apareceu no Programa Suburbano com Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva, Noel Rosa e Marília Batista em 18 de agosto de 1936. Na semana seguinte contratado pela emissora para participar de um programa semanal.
Devido ao seu baixo salário, em 1939 ela começou a se apresentar em clubes, cinemas e outros locais. Ela teve um sucesso considerável e sua popularidade aumentou significativamente. Em 1950, graças ao apoio de Ataulfo Alves, gravou Braços vazios (Acir Alves e Edgard G. Alves) e Mensageiro da saudade (Ataulfo Alves e José Batista), mas o álbum não teve sucesso. Sua próxima gravação, também em 1950, obteve aprovação popular. O álbum incluiu Canção de amor (Chocolate e Elano de Paula), e o samba Complexo (Wilson Batista). O grande sucesso de Canção de amor a levou, em 1951, a aparecer no primeiro programa de televisão do Rio de Janeiro na TV Tupi e ajudou a lançar sua carreira no cinema. Participou de Coração materno , de Gilda de Abreu, e de É fogo na roupa de Watson Macedo.
Elizete continuou a cantar e atuar com grande sucesso até sua morte. Ao final de sua vida já havia lançado mais de 40 álbuns no Brasil, Portugal e outros países. Ao longo de quase sete décadas de vida artística interpretou diversas formas musicais mas sempre teve como base o samba, que executava com grande personalidade, e que lhe valeu apelidos como: A Noiva do Samba-Canção , Dama do Samba, A Magnifica (a Magnífica), e a mais ligada ao seu nome, A Divina(a Divina).
Há um momento na vida
Em que é preciso lutar
É quando um sonho da gente
Resolve um dia acordar
Não adianta sorrir
Nem vale a pena cantar
Se é verdade que o amor
Um dia vai se acabar

E quem disser que o amor
é uma pobre canção
Já não merece perdão
Por essa pobre ilusão
E chora o vento da tarde
E chora a água do cais
Nessa cidade vazia
Onde ninguém mora mais

Até o céu escureceu
Nem mesmo o sol
Hoje nasceu
E toda cor se transformou
Numa tristeza de viver

Por isso o jeito é lutar
Para de novo voltar
O amor que a vida perdeu
Na Flor que se desprendeu

E é tanta gente na Terra
Que vamos ter de mostrar
Que o amor é vida serena
É o horizonte do mar

E quem quiser entender
e se puder ajudar
nosso desejo é fazer
todo o Universo se amar.
LOVE ME LAND
ZARA LARSSON
SONGWRITER: JASON GILL; JULIA MICHAELS; JUSTIN TRANTER & ZARA LARSSON
COUNTRY: SWEDEN
ALBUM: LOVE ME LAND
LABEL: EPIC RECORDS
GENRE: POP
YEAR: 2020

Zara Maria Larsson (/ˈzɑːrəˈlɑːrsən/, Swedish: [ˈsɑ̂ːra ˈlɑ̌ːʂɔn]); born 16 December 1997) is a Swedish singer and songwriter. At the age of 10, she achieved national fame in Sweden for winning the 2008 season of the talent show Talang, the Swedish version of British TV's Got Talent. Four years later, in 2012, Larsson signed with the record label TEN Music Group and subsequently released her debut compilation recording, the extended play Introducing, in January 2013.
Larsson's first original song, "Uncover", topped the music charts in Scandinavia: Sweden, Denmark, and Norway. In February 2013, "Uncover" was certified Platinum by Universal Music Sweden. In July 2013, Introducing was certified 3× Platinum in the country. Larsson signed a three-year contract with Epic Records in the United States in April 2013. In 2016, she performed at the opening and closing ceremonies for UEFA Euro in France. Larsson's second studio album, So Good, was released on 17 March 2017 on the UK Albums Chart. Her third studio album, Poster Girl, is expected to be released in 2020.
Zara Maria Larsson was born at Karolinska University Hospital in Solna, Stockholm County, Sweden, to Agnetha and Anders Larsson. In an interview with Svenska Dagbladet, she said that she was born "dead" due to a lack of oxygen from nuchal cord. Larsson grew up in Tallkrogen in Enskede, south of Stockholm. Her mother is a nurse and her father is an officer. She has a 3-year younger sister, Hanna, who is also a singer and a member of the band Lennix.
Zara sang everywhere and often when she was young. Her first inspiration was Carola Häggkvist after getting her first album from her mother, which was a Carola album. She obsessively began impersonating Carola in every way, as best as she could. She then got amazed by Whitney Houston after receiving Whitney: The Greatest Hits.
Zara has said that since the age of five she's known that she wants to become a legend and "immortal" like Elvis Presley.
Larsson went to Gubbängsskolan for primary school, but in her third grade transferred to the Royal Swedish Ballet School and studied until age 15. Afterwards she went to Kulturama, an art school in Stockholm. She described that the new environment quickly made her much more aware of the world, social issues, and gender patterns, which increasingly came to impress in her public role. In a 2015 interview, Larsson said that she was accepted into the Adolf Fredrik's Music School for junior high school, but declined because she did not want to sing in a choir. 
Never thought I would love again
Here I am, lost in love me land
How dare you have lips like that?
How dare you go and kiss like that?
How dare you make use of it?
Ah, ah-ah, ah-ah, ah

Touch me in the way that you do
No matter who's in the room
I see you sweatin' when you feel it, goin' fuller, baby
Touch me in the way that you do
No matter who's in the room
I see you sweatin' (sweatin')

Never thought I would love again (never thought)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah
Never thought I would love again (here I am)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah

Lost in your vocabular
Got around vernacularly
Take me home, don't call me Mary
Ah, ah-ah, ah-ah, ah

Touch me in the way that you do
No matter who's in the room
I see you sweatin' when you feel it, goin' fuller, baby
Touch me in the way that you do
No matter who's in the room
I see you sweatin' (sweatin')

Never thought I would love again (never thought)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah
Never thought I would love again (here I am)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah

Eh-eh, ah-ah
Lipstick stain your soul
Eh-eh, ah-ah
So when you feel it, go fuller, baby
Eh-eh, ah-ah
Can't contain my bones
Eh-eh, ah-ah
So when you feel it, go fuller, baby

Never thought I would love again (never thought)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah
Never thought I would love again (here I am)
Here I am in love me land, eh-eh, ah-ah (land).
SOU NEGRO
TONI TORNADO
COMPOSITORES: ED WILSON & GETÚLIO CÔRTES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: SOU NEGRO
GRAVADORA: ODEON
GÊNERO: SOUL
ANO: 1970

Antônio Viana Gomes, mais conhecido como Tony Tornado (Mirante do Paranapanema, 26 de maio de 1930), é um ator e cantor brasileiro. Em 1970, foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com a canção soul "BR-3".
Filho de pai guianense e mãe brasileira, aos 11 anos de idade Tony fugiu de casa e foi parar no Rio de Janeiro onde se tornou menino de rua e ganhava a vida vendendo amendoim e engraxando sapatos.
Aos 18 anos serviu na Escola de Paraquedismo de Deodoro junto com o empresário Silvio Santos.
Em 1957, lutou no Canal de Suez.
Tony iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa "Hoje é Dia de Rock" de Jair de Taumaturgo, nessa época Tony imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard.
Ainda nos anos 60, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York.
Em Nova York, Tony atuou como traficante de drogas e cafetão. Para enganar o departamento de imigração, fingia ser funcionário de um lava-rápido. Nessa época, Tony conheceu outro brasileiro que também morava em Nova York, o também cantor Tim Maia.
De volta ao Brasil em 1969, trabalhou no conjunto de Ed Lincoln e, sob o pseudônimo de Johnny Bradfort, cantava numa boate cujo dono o obrigava a se passar por estrangeiro. O cantor Emílio Santiago substituiu Tony Tornado no conjunto musical, quando este saiu para disputar o V Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro.
Em 1970, adotou o nome com o qual passou a ser conhecido "Tony Tornado". Influenciado por James Brown, Tony foi um dos artistas que introduziu a soul music e o funk na música brasileira.
Tony Tornado e Trio Ternura, no Festival Internacional da Canção, 1970. Arquivo Nacional.
Nesse mesmo ano, ao lado do Trio Ternura defendeu a canção BR-3, que conseguiu o primeiro lugar no festival. Estreou na televisão em 1972 com a novela Jerônimo, da TV Tupi.
Participa frequentemente de várias novelas e minisséries. O maior papel de sua carreira na TV foi Gregório Fortunato, o "Anjo Negro", chefe da segurança pessoal do presidente e estadista Getúlio Vargas, na minissérie Agosto, de 1993, baseada na obra de Rubem Fonseca. Outro papel marcante de sua carreira foi o capataz Rodésio, que trabalhava para a viúva Porcina (Regina Duarte), em Roque Santeiro - tão marcante que, em um dos finais gravados, era Rodésio quem terminava ao lado de Porcina, que no entanto foi vetado pela emissora Globo por medo da reação do público.
Foi casado com a atriz Arlete Salles na década de 70.
Tony voltou a se apresentar nos palcos de todo país cantando seus maiores sucessos, acompanhado da banda Funkessência e de seu filho, o cantor e também ator Lincoln Tornado.
Em 2016, participou de um clipe da canção "Mandamentos Black" de Gerson King Combo em uma campanha de marketing da plataforma de streaming Netflix para divulgar a série The Get Down sobre o surgimento do hip hop na década de 1970. 
Dessa vida (dessa vida)
Nada se leva (nada se leva)
Não sei porquê vocês tem tanto orgulho assim
Você sempre (você sempre)
Me despreza (me despreza)
Sei que sou negro, mas ninguém vai rir de mim

Vê se entende (vê se entende)
Vê se ajuda (vê se ajuda)
O meu caráter não está na minha cor
O que eu quero (o que eu quero)
Não se iluda (não se iluda)
O meu futuro é conseguir o seu amor

Dessa vida (dessa vida)
Nada se leva (nada se leva)
Não sei porquê vocês tem tanto orgulho assim
Você sempre (você sempre)
Me despreza (me despreza)
Sei que sou negro mas ninguém vai rir de mim

Sou negro sim, sou negro sim, sou negro sim
Mas ninguém vai rir de mim

Sou negro sim, sou negro sim, sou negro sim
Mas ninguém vai rir de mim.
MULHER RENDEIRA
TRIO NAGÔ
COMPOSITOR: LAMPIÃO
PAÍS: BRASIL
Obs: CLÁSSICO DA MÚSICA BRASILEIRA
ÁLBUM: VINTAGE BRAZIL Nº 15 – EP MULHER RENDEIRA
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: XAXADO
ANO: 1956

O trio foi criado na cidade de Fortaleza, CE em 1950 sendo integrado por Evaldo Gouvêia, compositor, cantor e violonista nascido em Iguatu, CE, em 8/8/1930; pelo cantor e violonista Mário Alves, nascido em 1914, e pelo vocalista e tocador de atabaque Epaminondas de Souza, os dois, naturais da cidade de Fortaleza, CE. Epaminondas de Souza faleceu de infarte no Rio (...)
Mulher Rendeira, também conhecida como Mulé Rendeira ou Muié Rendeira (regionalismo), é uma canção brasileira de xaxado.
Segundo a versão mais conhecida, do Padre Frederico Bezerra Maciel, regionalista pernambucano e biógrafo de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o afamado cangaceiro teria escrito os versos da versão original da canção. A ele se acrescenta Câmara Cascudo, segundo o qual Lampião teria escrito a letra em homenagem ao aniversário de sua avó Dona Maria Jocosa Vieria Lopes ("Tia Jacosa") em 15 de setembro, que era uma rendeira. Compôs a canção entre setembro de 1921 e fevereiro de 1922, quando a apresentou em Floresta (Pernambuco). A canção tornou-se praticamente um hino de guerra dos cangaceiros do bando de Lampião, tendo inclusive relatos de que o seu ataque à Mossoró em 1927 teria sido feito com mais de 50 cangageiros cantando "Mulher Rendeira".
Está registrada no ECAD como de autoria de Alfredo Ricardo do Nascimento (Zé do Norte).
A canção se tornou internacionalmente famosa após a versão adaptada por Zé do Norte e cantada por Vanja Orico para o filme O Cangaceiro (1953), que além de ganhar o prêmio de "Melhor Filme de Aventura" no Festival de Cannes, também recebeu menção especial do júri pela trilha sonora.
Foi gravada em 1957 por "Volta Seca", um ex-membro do bando de Lampião, no álbum "Cantigas de Lampião" pela Todamerica.. Além destes, foi interpretada por vários cantores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Chico César, Demônios da Garoa e outros.
Foi traduzida para o inglês, a versão mais famosa é de 1962 por The Shadows no álbum "Out of the Shadows", com o nome "Bandit" e escrita por Michael Carr, Milton Nascimento e Zeb Turner. Há também versões de Tex Ritter, Frank Weir, Chaquito and the Quedo Brass, a cantora folk Joan Baez, a banda psicodélica "The Eight Day". Há também uma versão peruana "Mujer Hilandera" de Juaneco y su Combo. No total, são mais de 120 versões da canção em 7 línguas, e 14 países. Muitas não são traduções exatas mas mudam a letra mantendo a sonoridade.
Olê muié rendera
Olê muié renda
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá

Lampião desceu a serra
Deu um baile em Cajazeira
Botou as moças donzelas
Pra cantá muié rendera

As moças de Vila Bela
Não têm mais ocupação
Se que fica na janela
Namorando Lampião.