CHEGA DE SAUDADE

ELIANA ELIAS
COMPOSITOR: ANTONIO CARLOS JOBIM & VINÍCIUS DE MORAES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: THE THREE AMERICAS
GRAVADORA: BLUE NOTE RECORDS
GÊNERO: BOSSA NOVA/JAZZ
ANO: 1996
 
           Eliane Elias (português: [ɛliˈani eˈliəʃ]; nascida em 19 de março de 1960) é uma pianista de jAZZ, cantora, compositora e arranjadora brasileira.
          The Three Americas é o décimo primeiro álbum de estúdio da artista de jazz brasileira Eliane Elias. O álbum foi lançado em 1996 peloselo Blue Note. O nome do álbum é explicado por Elias nas notas: “A minha intenção com esta gravação não é apenas apresentar alguns dos inúmeros sons e ritmos da América do Norte, Central e do Sul, mas também captar a essência musical de cada América e combinar seus vários ritmos e sons para bater como um coração. "
        Elias é descendente de libaneses. Ela foi casada com o trompetista americano Randy Brecker, com quem tem uma filha, a cantora/compositora Amanda Elias Brecker, nascida em 1984. Ela é casada com Marc Johnson, que toca baixo em sua banda e co- produz suas gravações.

Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser,
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque não posso mais sofrer.
Chega de saudade,
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza,
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim,
Não sai de mim,
Não sai.
Mas, se ela voltar,
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca.
Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim,
Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim.
...Piano Solo...
 
Mas, se ela voltar,
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca.
Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim,
Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio
De você longe de mim,
Vamos deixar esse negócio
esse negócio, esse negócio
De você viver assim
sem mim...

SE VOCÊ JURAR

ISMAEL SILVA
COMPOSITORES: FRANCISCO ALVES; ISMAEL SILVA & NILTON BASTOS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: SE VOCÊ JURAR/LP
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1973
 
            Mílton de Oliveira Ismael Silva, mais conhecido como Ismael Silva (Nitèroi, 14 de setembro de 1905 - Rio de Janeiro, 14 de março de 1978), foi um cantor e compositor brasileiro.
     Filho do cozinheiro Benjamim da Silva e da lavadeira Emília Corrêa Chaves, era o mais novo de um grupo de cinco irmãos.
      Diante das dificuldades financeiras enfrentadas após a morte de seu pai, mudou-se com a mãe da praia de Jurujuba (Niterói) para o bairro Estácio de Sá (Rio de Janeiro), quando tinha três anos de idade.
        Ismael frequentou a escola primária e terminou o ginásio aos 18 anos, depois de morar em outros bairros do Rio de Janeiro como Rio Comprido e Catumbi.
       Aos 15 anos fez o samba ”Já desisti”, considerado como a sua primeira composição. Em 1925 teve o seu primeiro samba gravado: Me faz carinhos. Essa composição promoveu a sua aproximação com Francisco Alves, o Chico Viola ou Rei da Voz. Ao lado de Nílton Bastos e Francisco Alves, Ismael formou o trio que ficou conhecido como Bambas do Estácio e que deu origem àquele que é considerado um dos mais bonitos sambas da história: Se você jurar. Após a morte de Nilton, teve início sua contribuição com Noel Rosa. As dezoito composições da dupla fazem de Ismael Silva o mais frequente parceiro do Poeta da Vila.
        Em 1928, Ismael Silva, com um grupo de sambistas do Estácio, fundou o bloco que se tornaria o precursor da primeira escola de samba de que se tem notícia: a Deixa falar. A Deixa falar desfilou nos anos de 1929, 1930 e 1931. Seu final ocorreu em função da mudança de Ismael para o Centro do Rio de Janeiro, após as mortes de Nílton Bastos e Edgar Marcelino.
        Ismael foi condenado a cinco anos de cadeia - tendo cumprido apenas dois anos, devido a bom comportamento - após atirar em Edu Motorneiro, um frequentador da boêmia carioca. Depois deste episódio, ele se tornou recluso e só retornou à cena carioca na década de cinquenta. Sabe-se que durante esse período ele atravessou enormes dificuldades financeiras. Ainda nesta mesma década, teve o seu samba Antonico gravado. Foi um grande sucesso.
     Seu reconhecimento como um sambista verdadeiro, lhe rendeu alguns títulos por iniciativa do jornalista e estudioso do assunto Sérgio Cabral e da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Fez alguns shows esporádicos, nos quais participaram Aracy de Almeida, Carmem Costa e MPB-4. Um de seus últimos shows foi no ano de 1973, produzido por Ricardo Cravo Albim e intitulado Se você jurar.
      Morreu em 1978 de um ataque cardíaco em decorrência das complicações surgidas após uma cirurgia para tratar de uma úlcera varicosa que tinha em uma das pernas.
        Ismael Silva talvez tenha sido um dos sambistas a exibir a mais alta originalidade no cenário da boêmia carioca.
         Suas composições mais conhecidas são: Me faz carinhos, Se você jurar, Antonico, Para me livrar do mal, Novo amor, Ao romper da aurora, Tristezas não pagam dívidas, Me diga o teu nome entre outras.
Ismael Silva é personagem do livro Desde que o Samba é Samba, segundo romance de Paulo Lins, que gerou polêmica ao tratar sem pudores da homossexualidade do artista. A obra recria como o músico inventou o samba moderno e a escola de samba.

Se você jurar que me tem amor
Eu posso me regenerar
Mas se é para fingir, mulher
A orgia assim não vou deixar
 
Muito tenho sofrido
Por minha lealdade
Agora estou sabido
Não vou atrás de amizade
A minha vida é boa
Não tenho em que pensar
Por uma coisa à-toa
Não vou me regenerar
 
A mulher é um jogo
Difícil de acertar
E o home como um bobo
Não se cansa de jogar
O que eu posso fazer
É se você jurar
Arriscar a perder
Ou desta vez então ganhar.

MIRROR OF YOUR MIND

JOE SOUTH
Songwriter: joe south
Country: u. s. a.
Album: introspect
Label: capitol
Genre: country
Year: 1968
 
         Joe South (born Joseph Alfred Souter; February 28, 1940 – September 5, 2012) was an American singer-songwriter, guitarist, and record producer. Best known for his songwriting, South won the Grammy Award for Song of the Year in 1970 for "Games People Play" and was again nominated for the award in 1972 for "Rose Garden".
     South had met and was encouraged by Bill Lowery, an Atlanta music publisher and radio personality. He began his recording career in Atlanta with the National Recording Corporation, where he served as staff guitarist along with other NRC artists Ray Stevens and Jerry Reed. South's earliest recordings have been re-released by NRC on CD. He soon returned to Nashville with The Manrando Group and then onto Charlie Wayne Felts Promotions. (Charlie Wayne Felts is the cousin of Rockabilly Hall of Fame Inductee and Grand Ole Opry Member, Narvel Felts.)
           South had his first top 50 hit in July 1958 with a cover version of the b-side of The Big Bopper's hit single Chantilly Lace, a novelty song called "The Purple People Eater Meets the Witch Doctor". After this South would concentrate mainly on songwriting.
     In 1959, South wrote two songs which were recorded by Gene Vincent: "I Might Have Known", which was on the album Sounds Like Gene Vincent (Capitol Records, 1959), and "Gone Gone Gone", which was included on the album The Crazy Beat of Gene Vincent (Capitol Records, 1963).
      South was also a prominent sideman, playing guitar on Tommy Roe's "Sheila", bass guitar on Bob Dylan's Blonde on Blonde album, and the classic tremolo guitar intro on Aretha Franklin's "Chain of Fools". South played electric guitar on Simon & Garfunkel's second album, Sounds of Silence, although Al Gorgoni and/or Vinnie Bell feature on the title track.
         Billy Joe Royal recorded five South songs: "Down in the Boondocks" (also covered in 1969 by Penny DeHaven), "I Knew You When", "Yo-Yo" (later a hit for The Osmonds), "Hush" (later a hit for Deep Purple, Somebody's Image with Russell Morris, and Kula Shaker), and "Rose Garden" (see below).
              Responding to late 1960s issues, South's style changed radically, most evident in his biggest single, 1969's pungent, no-nonsense "Games People Play" (purportedly inspired by Eric Berne's book of the same name), a hit on both sides of the Atlantic. Accompanied by a lush string sound, an organ, and brass, the production won the Grammy Award for Best Contemporary Song and the Grammy Award for Song of the Year. South followed up with "Birds of a Feather" (originally "Bubbled Under" at Nº106 on February 10–17, 1968, more successful as a cover by The Raiders that peaked on the Hot 100 at Nº23 on October 23–30, 1971) and two other soul-searchers, the back-to-nature "Don't It Make You Want to Go Home" (also covered eight months later by Brook Benton With The Dixie Flyers) and the socially provocative "Walk a Mile in My Shoes" (also covered by Elvis Presley in a Las Vegas era version, Bryan Ferry, and Coldcut).
     South's most commercially successful composition was Lynn Anderson's 1971 country/pop monster hit "Rose Garden", which was a hit in 16 countries worldwide. Anderson won a Grammy Award for her vocals, and South earned two Grammy nominations for it, as Best Country Song and (general) Song of the Year. South wrote more hits for Anderson, such as "How Can I Unlove You" (Billboard Country Nº1) and "Fool Me" (Billboard Country Nº3). Freddy Weller, Jeannie C. Riley, and Penny DeHaven also had hits on the Billboard country chart with South songs. In addition, other artists who have recorded South-penned songs include Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Glen Campbell, Loretta Lynn, Carol Burnett, Andy Williams, Kitty Wells, Dottie West, Jim Nabors, Arlen Roth, Liz Anderson, The Georgia Satellites, Waylon Jennings, Dolly Parton, Ike & Tina Turner, Hank Williams Jr., James Taylor, the Tams, and k. d. lang, although most covered versions of South's best known songs.

Who's that fool lookin' back at you
In the mirror of your mind?
Could it be the one you see
Whose name you've often signed?
Can you place the familiar face
You thought you left behind?
 
Take a real good look
In the mirror of your mind
Take a real good look
In the mirror of your mind, alright
 
Mm, my, my, my, ooh
Who's that clown bringin' you down
In the mirror of your mind?
Who's the one, that son of a gun
Who treats you so unkind?
Open your eyes and realize
How long you have been blind
 
Take a real good look
In the mirror of your mind
Take a real good look
In the mirror of your mind, mm
 
And realize that beauty lies
In the eyes of the beholder
And nobody's out to do you any harm
No, no, no, no
You can't go on just cryin' on
Somebody else's shoulder
When the helpin' hand is on the other end
Of your own arm, oh yeah
 
Now wait a minute, I wonder can you get to this
Now listen
Things in all directions are only your reflections
Everywhere you go you've got to reap just what you sow
All the world about you, within you and without you
Things that you have hated
They're the things that you created, now
 
Ah, yes
Alright, wait
 
Mirror, mirror on the wall
Who's the saddest one of all?
Mirror, mirror in my mind
Won't you, won't you help me find the truth?
 
I'd give everything I own to find the truth
Who I am and what I'm doin'
What I am and why?
Everything I touch I ruin
I don't know why I try
 
Keep lookin' for the truth
Now, won't you, won't you, won't you help me find the truth?
People tell me "Come join the crowd
I think we found the way"
But what they are shouts so loud
That I can't hear what they say
I'm talkin' 'bout the truth
 
Where in the world do you go to find the truth?
Seems I heard somebody mention
I don't know where or when
Switch a little part of your attention
From the outside to within
 
Who's that fool lookin' back at you
In the mirror of your mind?
I wanna know
Could it be the one you see
Whose name you've often signed?
Can you place the familiar face
You thought you left behind?
 
Take a real good look
In the mirror of your mind
Take a darn good look
In the mirror of your mind
Come on now, look
In the mirror in my mind
Won't you, won't you help me find the truth, now
In the mirror of my mind
Oh, whoa I don't mind
Take a look in the mirror, now
Take a look in the mirror, now
Take a look in the mirror, now
Whoa oh oh.

PORTO SENTIDO

ANTONIO ZAMBUJO
COMPOSITOR: RUI VELOSO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: 28 NOITES AO VIVO NOS COLISEUS
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC PORTUGAL
GÊNERO: FADO
ANO: 2016
 
           António José Rodeia Zambujo (Beja, 19 de setembro de 1975) é um músico português. Desde menino está familiarizado com a música alentejana. Começou de muito novinho a estudar instrumentos musicais (clarinete, guitarra). Atualmente, é um cantor muito conhecido no Brasil. Fez sucessos com versões de muitas músicas desse pais e teve apresentações com cantores brasileiros como Roberta Sá, Chico Buarque de Holanda, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zé Renato. Depois de ouvir o João Gilberto, aos 16 anos de idade, passou a querer cantar como ele. Também na Galiza é um cantor que com frequência sobe aos cenários com alguns dos mais reconhecidos artistas da comunidade autónoma espanhola, como Uxía ou  Xosè Manuel Budiño, mas também artistas doutros países a residirem nesse lugar, como os brasileiros Paulo Silva ou Sérgio Tannus, ou ainda a angolana Aline Frazão.
                  A 9 de Junho de 2015, Aníbal Cavaco Silva agraciou-o como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Seu álbum Até Pensei Que Fosse Minha foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de MPB.
               Em 2019 torna-se mentor no programa da RTP1 The Voice Portugal. No mesmo ano, sua canção "Sem Palavras" foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
Vê um velho casario
Que se estende até ao mar
Quem te vê ao vir da ponte
És cascata, são-joanina
Dirigida sobre um monte
No meio da neblina
Por ruelas e calçadas
Da Ribeira até à Foz
Por pedras sujas e gastas
E lampiões tristes e sós
 
E esse teu ar grave e sério
Dum rosto e cantaria
Que nos oculta o mistério
Dessa luz bela e sombria
Ver-te assim abandonada
Nesse timbre pardacento
Nesse teu jeito fechado
De quem mói um sentimento
E é sempre a primeira vez
Em cada regresso a casa
Rever-te nessa altivez
De milhafre ferido na asa.