ESPERANÇAS PERDIDAS

OS ORIGINAIS DO SAMBA
COMPOSITOR: DÉLCIO DE CARVALHO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: É DE LEI
GRAVADORA:
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1970
 
           Bigode é o único integrante original do grupo carioca, formado no início da década de 60. Os Originais do Samba, nessa época era composto por: Mussum reco-reco, voz, Bidi — cuíca, voz, Chiquinho — ganzá, voz, Lelei — tamborim, voz, Rubão — surdo, voz e ele no — pandeiro, voz. Todos os ex-companheiros relembrados com muito carinho durante a entrevista.
            Os ingredientes se conheceram nas escolas de samba, Bigode naquela era passista da Imperatriz Leopoldinense, mas há muitos anos ele samba pela Salgueiro.
             Bigode é sambista desde que nasceu, tocou com outros músicos, até integrar os Originais do Samba, em 1966. Com instrumentistas talentosos e um estilo único, com canto coletivo, o grupo começou a se destacar na noite carioca e era presença certa nas casas de show. Esse sucesso chamou a atenção dos empresários e de grandes artistas.
              Os Originais do Samba é um grupo brasileiro de samba formado na década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba.
            O grupo começou a se apresentar em praias e baladas, incluindo a balada do Copacabana Palace.
Fixaram-se em Recife depois de excursionar pela América, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música "Cadê Tereza", de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pelas vendas de suas gravações, principalmente na década de 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.
             Um dos integrantes do grupo, Mussum, integrou o humorístico Os Trapalhões ao lado de Renato Aragão, Mauro Gonçalves e Dedé Santana, logo em seguida, pediu dispensa dos Originais do Samba para se dedicar ao humor.
          Completaram a formação com Coimbra (Reco-reco), Zinho (Cuíca) e Claudio (Surdo). Em 1980, gravaram um compacto simples ("Mulher, Mulher", de Jorge Ben), em 1981 um LP intitulado "Eu me Rendo" (Fábio Junior) e em 1983 o LP "Canta Meu Povo, Canta".
            Tocaram com grandes nomes da música popular brasileira como Alex Luiz, Armando Geraldo, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes e, também, da música mundial, como Earl Grant.
                 Excursionaram pela Europa e Estados Unidos e foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris.
        Alguns de seus maiores sucessos são "Tá Chegando Fevereiro" (Jorge Ben/João Melo), "Do Lado Direito da Rua Direita" (Luiz Carlos/Chiquinho), "A Dona do Primeiro Andar", "O Aniversário do Tarzan", "Esperanças Perdidas" (Adeilton Alves/Délcio Carvalho), "E Lá se Vão Meus Anéis" (Eduardo Gudin/P.C. Pinheiro), "Tragédia no Fundo do Mar"(Assassinato do Camarão) (Zeré/Ibrahim), "Se Papai Gira" (Jorge Ben) e "Nego Véio Quando Morre".

Quantas belezas deixadas nos cantos da vida
Que ninguém quer e nem mesmo procura encontrar
E quando os sonhos se tornam esperanças perdidas
Que alguém deixou morrer sem nem mesmo tentar
 
Minha beleza encontro no samba que faço
Minhas tristezas se tornam um alegre cantar
É que carrego o samba bem dentro do peito
Sem a cadência do samba não posso ficar
 
Não posso ficar, eu juro que não
Não posso ficar, eu tenho razão
Já fui batizado na roda de bamba
O samba é a corda e eu sou a caçamba
 
Quantas noites de tristeza ele me consola
Tenho como testemunha a minha viola
Ai, se me faltar o samba não sei o que será
Sem a cadência do samba não posso ficar
 
Não posso ficar, eu juro que não
Não posso ficar, eu tenho razão
Já fui batizado na roda de bamba
O samba é a corda e eu sou a caçamba.

AFTER MIDNIGHT

JJ CALE
SONGWRITER: J. J. CALE
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: NATURALLY
LABEL: SHELTER RECORDS
GENRE: ROCK AND ROLL
YEAR: 1972
 
               John Weldon "J. J." Cale (December 5, 1938 – July 26, 2013) was an American guitarist, singer, and songwriter. Though he avoided the limelight, his influence as a musical artist has been widely acknowledged by figures such as Mark Knopfler, Neil Young and Eric Clapton, who described him as "one of the most important artists in the history of rock". He is considered to be one of the originators of the Tulsa Sound, a loose genre drawing on blues, rockabilly, country, and jazz.
                In 2008, Cale, along with Clapton, received a Grammy Award for their album The Road to Escondido.
               Naturally is the debut studio album by J. J. Cale released in 1972.
           Naturally was recorded independently, "on spec," the musicians being paid demo fees. The ingredients that went into that project, with subtle drum rhythms, murky vocals sung in a narrow range, and a guitar style that merged country, blues and jazz, established the template for the "Tulsa sound". Some songs, such as "Call Me the Breeze", were recorded with primitive drum machine accompaniment and sound almost like demos. Cale explained to Dan Forte of Vintage Guitar in 2004, "When we did the first album, most people didn't realize that was an electric drum machine – or that there even was such a thing. I didn't use a real drummer because I had no money. So I cut 'Crazy Mama' and 'Call Me The Breeze', and Carl Radle came in and played bass, and Mac Gayden played slide on 'Crazy Mama'. Then Audie hired some musicians and a real studio, and we cut the other eight songs on Naturally." The album showcased Cale's distinctive, understated style, and it successfully established his solo recording career, which continued until his death in 2013.

After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna chug-a-lug and shout.
We're gonna stimulate some action;
We're gonna get some satisfaction.
We're gonna find out what it is all about.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
 
After midnight, we're gonna shake your tambourine.
After midnight, it's all gonna be peaches and cream.
We're gonna cause talk and suspicion;
We're gonna give an exhibition.
We're gonna find out what it is all about.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
 
Second Verse
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.

LEAVE A LIGHT ON

DURAN DURAN
SONGWRITERS: DOM BROWN & DURAN DURAN
COUNTRY: U. K.
ALBUM: ALL YOU NEED IS NOW
LABEL: TAPE MODERN
GENRE: NEW WAVE
YEAR: 2010
 
            Duran Duran (/djʊˌræn djʊˈræn/) are an English new wave band formed in Birmingham in 1978. The group were a leading band in the MTV-driven Second British Invasion of the US in the 1980s. The group was formed by keyboardist Nick Rhodes and bassist John Taylor, with the later addition of drummer Roger Taylor, and after numerous personnel changes, guitarist Andy Taylor (none of the Taylors are related) and lead singer Simon Le Bon. These five members featured the most commercially successful line-up.
         When Duran Duran emerged they were generally considered part of the New Romantic scene, along with bands such as Spandau Ballet and Visage. The video age catapulted Duran Duran into the mainstream with the introduction of the 24-hour music channel MTV. Many of their videos were shot on 35mm film, which gave a much more polished look than was standard at the time. They also collaborated with professional film directors to take the quality a step further, often teaming up with Australian director Russell Mulcahy for some of their most memorable video offerings. In 1984, the band were early innovators with video technology in their live stadium shows. The band were one of the most successful acts of the 1980s, though by the end of the decade, membership and music style changes challenged the band before a resurgence in the early 1990s.
               The group have never disbanded, but after the departures of Andy and Roger Taylor in 1986, the line-up has changed to include former Missing Persons American guitarist Warren Cuccurullo from 1989 to 2001 and American drummer Sterling Campbell from 1989 to 1991. The reunion of the original five members in the early 2000s created a stir among the band's fans and music media. Andy Taylor left the band once again in mid-2006, and guitarist Dominic Brown has since been working with the band as a session player and touring member.
             Duran Duran have sold over 100 million records worldwide, making them one of the world's best-selling music artists. They achieved 14 singles in the top 10 of the UK Singles Chart and 21 in the US Billboard Hot 100. The band have won numerous awards throughout their career: two Brit Awards including the 2004 award for Outstanding Contribution to Music, two Grammy Awards, an MTV Video Music Award for Lifetime Achievement, and a Video Visionary Award from the MTV Europe Music Awards. They were also awarded a star on the Hollywood Walk of Fame.
                All You Need Is Now is the 13th studio album by English new wave band Duran Duran. Produced by Mark Ronson, a truncated version of the album was released digitally on 21 December 2010. A physical package was released on 21 March 2011 in Europe on the Tape Modern label (distributed by Edel), and on 22 March 2011 in the United States and Canada on S-Curve Records (distributed by Universal).
          The album peaked at number 11 in the UK, becoming the band's 13th Top 20 album. It debuted at number 119 on the US Billboard 200 chart on its initial December 2010 digital release, selling 15,000 copies in its first week. It reached number 29 upon its physical release in March 2011. The album had sold 76,000 copies in the US as of August 2015. Duran Duran promoted the album through the All You Need Is Now tour. 

So come the evening
I'm out on the dunes
Looking for a token, something to prove
All I remember, is more than a flame
In my fantasy fire
 
Whatever I've done to receive
Whatever I need to redeem
Whatever you say
Even if I wait a lifetime
 
I know, I swear
If you leave a light on, if you leave a light on for me
I'll come there
You can leave a light on for me
 
In comes the morning
I'm stirred in my track
Looking at the reasons for me to head back
So unexpected
The kindness you showed
That I will not forget it
 
Whatever I've done to receive
Whatever I need to redeem
Whatever you say
Even if I wait a lifetime
 
I know, I swear
If you leave a light on, if you leave a light on for me
I'll come there
You can leave a light on for me
 
You breathe the will into the we
And coax the cage back two-by-three (?)
You ease the lost cause out of me
With your sweet hand to bring me home
I'm not alone

Oh, oh-oh-oh-oh-oh
Oh, oh-oh-oh-oh-oh
Oh, oh-oh-oh-oh-oh
Oh, oh-oh-oh-oh-oh
 
I know, I swear
If you leave a light on, if you leave a light on for me
I'll come there
You can leave a light on for me
 
I know, I swear
If you leave a light on, if you leave a light on for me
I'll come there
You can leave a light on for me.

CORAÇÃO BOBO

ALCEU VALENÇA
COMPOSITOR: ALCEU VALENÇA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CORAÇÃO BOBO
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC INTERATIONAL LTDA
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1980
 
           Alceu Paiva Valença (SâO Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor, compositor, instrumentista e advogado brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
               Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do agreste com o sertão. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas músicas.
              Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, agreste de Pernambuco, no dia 1 de julho de 1946. O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Orestes Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock and roll.
             Recém-formado em Direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista- trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil- e resolve investir na música.
                   Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.
                Em 1980, lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome faz sucesso nas rádios de todo o país, revelando o nome de Alceu Valença para o grande público. Apresenta-se em vários estados brasileiros.
           Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho participa da série de shows O Grande Encontro, que percorreu diversas cidades brasileiras e registrada pela gravadora BMG no álbum de mesmo nome.
         Em julho de 2000, participa da noite "Pernambuco em canto: carnaval de Olinda", no Festival de Montreux (Suíça), ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Naná VasconcelosMoraes Moreira.
                Em maio de 2003, grava novo projeto ao vivo no Rio de Janeiro (Indie Records), reunindo vários sucessos em um álbum e, pela primeira vez, em DVD. Em julho, é agraciado com o Prêmio Tim de Música Brasileira na categoria "Melhor cantor regional", pelo álbum De Janeiro a Janeiro, em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda nesse mês chega às lojas o álbum Ao vivo em todos os sentidos. Em agosto o DVD do mesmo projeto é lançado.
         “Minha vida parece um filme, como se eu estivesse fazendo um documentário de tudo. As músicas guardam minha memória visual, são HDs de lembranças.
                   — Alceu Valença, dezembro de 2019.”

Meu coração tá batendo
Como quem diz:
"Não tem jeito!"
Zabumba bumba esquisito
Batendo dentro do peito...
 
Teu coração tá batendo
Como quem diz:
"Não tem jeito!"
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito...
 
Coração-bôbo
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Coração-bôbo
Coração
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Coração-bôbo
Coração
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Bôbo, bola, balão
São-João
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Meu coração tá batendo
Como quem diz:
"Não tem jeito!"
Zabumba bumba esquisito
Batendo dentro do peito...
 
Teu coração tá batendo
Como quem diz:
"Não tem jeito!"
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito...
 
Coração-bôbo
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Coração-bôbo
Coração
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Bôbo, bôbo, bôbo, bôbo, bola
Bola, bola, bola, bola
Bola, bola de balão
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Coração-bôbo
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Eita!
Coração-de-bola
Balão, São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Coração bôbo, bôbo, bôbo
Bôbo, bola
Bola, bola, bola, bola
Bola, bola de balão!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...
 
Bôbo, bola, balão, São-João!
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...