INSULAR

HUMBERTO GESSINGER
COMPOSITOR: HUMBERTO GESSINGER
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: INSULAR/CD DIGITAL
GRAVADORA: STR
GÊNERO: ROCK
ANO: 2013
 
       Humberto Gessinger ( Porto Alegre, 24 de dezembro de 1963) é um vocalista, baixista, pianista, gaitista, violinista, acordeonista e escritor brasileiro. Era o vocalista e líder da banda Engenheiros do Hawaii, fez turnê ao lado do violonista Duca Leidecker no projeto Pouva Vogal. Seu estilo musical é predominantemente é o rock, mas possui referencias musicais gaúchas, incluindo em suas música alguns instrumentos como GAITA e  acordeâo.
            Gessinger já escreveu para colunas em jornais, apesar de não ter formação na área. Ao contrário do que muitos pensam, Gessinger não se formou em engenharia, tendo realmente estudado arquitetura, desta forma, o nome da banda era uma brincadeira com os estudantes de engenharia.
          Insular é o primeiro álbum solo do músico Humberto Gessinger. Conta com as participações de Bebeto Alves, Rodrigo Tavares, Luiz Carlos Borges, Frank Solari e Nico Nicolaiewsky. Possui 12 faixas e é o primeiro álbum somente de inéditas de Humberto em 10 anos. Assim diz o cantor, sobre o novo disco:
               "Resolvi assumir o nome solo pois não usei uma banda fixa na gravação do INSULAR, convidei vários músicos que admiro, usei várias formações. Mas não houve ruptura na maneira como escrevo e toco, só amadurecimento.” (HG)
                “Fui muito rigoroso na escolha do repertório, na busca dos convidados, da formação certa para cada música. Nesta estrada já longa, com 19 discos, aprendi que cada um deles tem sua maneira de chegar ao ouvinte. Acho que INSULAR está entre os discos mais misteriosos que gravei, cheio de detalhes, várias camadas, ligações entre as músicas, coisas que o pessoal vai descobrindo aos poucos. Não esperei dez anos para gravar um disco que ficasse velho em quinze minutos.” (HG) 

 Insular
Quem vem lá
Unindo os pontos
Erguendo pontes
 
Singular
Se não há
Um plural
Outro igual
 
Procurar
O tom, o par
O som, a pausa.

DANÇANDO

AGRIDOCE
COMPOSITORES: MARTIN & PITTY
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: AGRIDOCE
GRAVADORA: DECKDISC
GÊNERO: FOLK
ANO: 2011
 
                 Agridoce foi um projeto paralelo em dueto da cantora Pitty junto com Martin.
               Eles resolveram criar este projeto contendo músicas folks inspiradas nas de Leonard Cohen, Nick Drake, Jeff Buckley e Elliott Smith. A primeira música lançada neste novo projeto foi "Dançando", que foi gravada em casa em um dia de chuva. Em entrevista Pitty já afirmou que o projeto seria apenas uma diversão, porém o dueto não se pronunciou oficialmente sobre um possível retorno com novo material.
             Em 2011, foi gravado o primeiro álbum do projeto paralelo. Além dos vocais, a cantora assume o piano, e Martin, o violão. O álbum, com músicas no estilo acústico, foi lançado no dia 7 de novembro de 2011. Ainda em 2011 eles lançaram o clipe de estúdio gravado na Serra da Cantareira, "Dançando" com direção de Otávio Sousa. Junto com o videoclipe lançaram a pré-venda do disco.
               Em 17 de janeiro de 2017, o dueto lançou o single "Hallelujah", como uma homenagem à Leonard Cohen, compositor da canção. E em 21 de abril do mesmo ano, "La Javanaise" foi lançada como terceiro single do álbum de estreia.

Eu sei que lá no fundo
Há tanta beleza no mundo
Eu só queria enxergar
 
As tardes de domingo
O dia me sorrindo
Eu só queria enxergar
 
Qualquer coisa pra domar
O peito em fogo
Algo pra justificar
Uma vida morna
 
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você
 
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você
 
Não esqueço aquela esquina
A graça da menina
Eu só queria enxergar
 
Por isso, eu me entrego
A um imediatismo cego
Pronta pro mundo acabar
 
Você acredita no depois
Prefiro o agora
Se no fim formos só nós dois
Que seja lá fora
 
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você
 
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você.

ESPERANÇAS PERDIDAS

OS ORIGINAIS DO SAMBA
COMPOSITOR: DÉLCIO DE CARVALHO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: É DE LEI
GRAVADORA:
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1970
 
           Bigode é o único integrante original do grupo carioca, formado no início da década de 60. Os Originais do Samba, nessa época era composto por: Mussum reco-reco, voz, Bidi — cuíca, voz, Chiquinho — ganzá, voz, Lelei — tamborim, voz, Rubão — surdo, voz e ele no — pandeiro, voz. Todos os ex-companheiros relembrados com muito carinho durante a entrevista.
            Os ingredientes se conheceram nas escolas de samba, Bigode naquela era passista da Imperatriz Leopoldinense, mas há muitos anos ele samba pela Salgueiro.
             Bigode é sambista desde que nasceu, tocou com outros músicos, até integrar os Originais do Samba, em 1966. Com instrumentistas talentosos e um estilo único, com canto coletivo, o grupo começou a se destacar na noite carioca e era presença certa nas casas de show. Esse sucesso chamou a atenção dos empresários e de grandes artistas.
              Os Originais do Samba é um grupo brasileiro de samba formado na década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba.
            O grupo começou a se apresentar em praias e baladas, incluindo a balada do Copacabana Palace.
Fixaram-se em Recife depois de excursionar pela América, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música "Cadê Tereza", de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pelas vendas de suas gravações, principalmente na década de 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.
             Um dos integrantes do grupo, Mussum, integrou o humorístico Os Trapalhões ao lado de Renato Aragão, Mauro Gonçalves e Dedé Santana, logo em seguida, pediu dispensa dos Originais do Samba para se dedicar ao humor.
          Completaram a formação com Coimbra (Reco-reco), Zinho (Cuíca) e Claudio (Surdo). Em 1980, gravaram um compacto simples ("Mulher, Mulher", de Jorge Ben), em 1981 um LP intitulado "Eu me Rendo" (Fábio Junior) e em 1983 o LP "Canta Meu Povo, Canta".
            Tocaram com grandes nomes da música popular brasileira como Alex Luiz, Armando Geraldo, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes e, também, da música mundial, como Earl Grant.
                 Excursionaram pela Europa e Estados Unidos e foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris.
        Alguns de seus maiores sucessos são "Tá Chegando Fevereiro" (Jorge Ben/João Melo), "Do Lado Direito da Rua Direita" (Luiz Carlos/Chiquinho), "A Dona do Primeiro Andar", "O Aniversário do Tarzan", "Esperanças Perdidas" (Adeilton Alves/Délcio Carvalho), "E Lá se Vão Meus Anéis" (Eduardo Gudin/P.C. Pinheiro), "Tragédia no Fundo do Mar"(Assassinato do Camarão) (Zeré/Ibrahim), "Se Papai Gira" (Jorge Ben) e "Nego Véio Quando Morre".

Quantas belezas deixadas nos cantos da vida
Que ninguém quer e nem mesmo procura encontrar
E quando os sonhos se tornam esperanças perdidas
Que alguém deixou morrer sem nem mesmo tentar
 
Minha beleza encontro no samba que faço
Minhas tristezas se tornam um alegre cantar
É que carrego o samba bem dentro do peito
Sem a cadência do samba não posso ficar
 
Não posso ficar, eu juro que não
Não posso ficar, eu tenho razão
Já fui batizado na roda de bamba
O samba é a corda e eu sou a caçamba
 
Quantas noites de tristeza ele me consola
Tenho como testemunha a minha viola
Ai, se me faltar o samba não sei o que será
Sem a cadência do samba não posso ficar
 
Não posso ficar, eu juro que não
Não posso ficar, eu tenho razão
Já fui batizado na roda de bamba
O samba é a corda e eu sou a caçamba.

AFTER MIDNIGHT

JJ CALE
SONGWRITER: J. J. CALE
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: NATURALLY
LABEL: SHELTER RECORDS
GENRE: ROCK AND ROLL
YEAR: 1972
 
               John Weldon "J. J." Cale (December 5, 1938 – July 26, 2013) was an American guitarist, singer, and songwriter. Though he avoided the limelight, his influence as a musical artist has been widely acknowledged by figures such as Mark Knopfler, Neil Young and Eric Clapton, who described him as "one of the most important artists in the history of rock". He is considered to be one of the originators of the Tulsa Sound, a loose genre drawing on blues, rockabilly, country, and jazz.
                In 2008, Cale, along with Clapton, received a Grammy Award for their album The Road to Escondido.
               Naturally is the debut studio album by J. J. Cale released in 1972.
           Naturally was recorded independently, "on spec," the musicians being paid demo fees. The ingredients that went into that project, with subtle drum rhythms, murky vocals sung in a narrow range, and a guitar style that merged country, blues and jazz, established the template for the "Tulsa sound". Some songs, such as "Call Me the Breeze", were recorded with primitive drum machine accompaniment and sound almost like demos. Cale explained to Dan Forte of Vintage Guitar in 2004, "When we did the first album, most people didn't realize that was an electric drum machine – or that there even was such a thing. I didn't use a real drummer because I had no money. So I cut 'Crazy Mama' and 'Call Me The Breeze', and Carl Radle came in and played bass, and Mac Gayden played slide on 'Crazy Mama'. Then Audie hired some musicians and a real studio, and we cut the other eight songs on Naturally." The album showcased Cale's distinctive, understated style, and it successfully established his solo recording career, which continued until his death in 2013.

After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna chug-a-lug and shout.
We're gonna stimulate some action;
We're gonna get some satisfaction.
We're gonna find out what it is all about.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
 
After midnight, we're gonna shake your tambourine.
After midnight, it's all gonna be peaches and cream.
We're gonna cause talk and suspicion;
We're gonna give an exhibition.
We're gonna find out what it is all about.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
 
Second Verse
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.
After midnight, we're gonna let it all hang out.