TENDÊNCIAS

EMÍLIO SANTIAGO
COMPOSITORES: JORGE ARAGÃO & DONA IVONE LARA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: SÓ DANÇO SAMBA
GRAVADORA: BISCOITO FINO
GÊNERO: SAMBA
ANO: 2009
 
       Emílio Vitalino Santiago (Rio de jANEIRO, 6 de dezembro de 1946 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 2013) foi um cantor brasileiro. Em um congresso de otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago mostravam que o cantor tinha a voz mais perfeita do Brasil.
          Frequentou a Faculdade Nacional de Direito, na década de 1960, inicialmente para se tornar um advogado. Ao decorrer do curso, Emílio desejou ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão. No início, não queria se tornar um cantor profissional e tampouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de música da Faculdade foram abertas, os amigos de Emílio o inscreveram sem que ele soubesse. Emílio participou e venceu o concurso, chamando a atenção dos jurados, entre eles, Beth Carvalho. A partir daí, sua presença em festivais estudantis era frequente, ganhando todos os concursos dos quais participava.
          A música já falava mais alto na vida de Emílio, porém, concluiu o curso de Direito por insistência de seus pais. Nesta mesma década, participou de um conceituado programa de auditório, chegando às finais no programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas noturnas; o cantor Emílio Santiago substituiu Tony Tornado no conjunto musical, quando este saiu para disputar o V Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. Em 1973, lançou o primeiro compacto pela Polydor com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que o levou a uma maior participação em rádios e programas de televisão.
          Seu primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins, Gilberto Gil, João Donato, Jorge Ben, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Durval Ferreira, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, dentre outros. Transferiu-se no ano seguinte para a PhilipsPolygram, permanecendo neste selo até 1984, pelo qual lançou dez álbuns, todos com pouca repercussão. Além de ganhar o concurso Rede Globo MPB Shell em 1982, com a canção Pelo Amor de Deus, foi escolhido três anos depois como melhor intérprete no Festival dos Festivais, também da Rede Globo, com a canção Elis Elis.
           Uma grande fase de sucesso do cantor iniciou-se em 1988, com o lançamento do LP Aquarela Brasileira, pela Som Livre, um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. Inicialmente, planejava-se lançar apenas um LP, mas devido à grande repercussão e ao sucesso, foram lançados sete trabalhos da série Aquarela Brasileira. O projeto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nesta época, gravou músicas que se tornaram sucessos como Saigon, em Aquarela Brasileira 2(1989), e Verdade Chinesa, em Aquarela Brasileira 3(1990). Lançou também outros projetos como um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor, de 1995) e regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de luna, de 1996).
         Assinou com a Sony Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova, que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Prosseguiu com Um sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha, e outro ao compositor acriano João Donato em 2003...

Não... pra que lamentar
O que aconteceu... era de esperar
Se eu lhe dei a mão... foi por me enganar
Foi sem entender, que amor não pode ha... ver
Sem compreensão, a desunião... tende aparecer
E aí está... o que aconteceu
Você destruiu... o que era seu
Veja só...
Você entrou na minha vida
Usou e abusou, fez o que quis
E agora se desespera, dizendo que é infeliz
Não foi surpresa pra mim, você começou pelo fim
Não me comove o pranto de quem é ruim, e assim
Quem sabe essa mágoa passando
Você venha se redimir
Dos erros que tanto insistiu por prazer
Pra vingar-se de mim
Diz que é carente de amor
Então você tem que mudar
Se precisar, pode me procurar... procurar
Se precisar, pode me procurar.

SARANDONGA

COMPAY SEGUNDO
COMPOSITORES: FRANCISCO REPILADO MUÑOZ & LORENZO HIERREZUELO
PAIS: CUBA
ÁLBUM: SENTIMIENTO GUAJIRO
DISCOGRÁFICA: TUMBAO CUBAN CLASSICS
GÉNERO: CUBAN MUSIC/GUAJIRA
AÑO: 1999
 
         Máximo Francisco Repilado Muñoz (Siboney, 18 de noviembre de 1907 La Habana, 14 de julio de 2003), conocido artísticamente por el seudónimo de Compay Segundo fue un músico y compositor cubano de amplia trayectoria mundial.
          Llegó a ser un popular compositor e intérprete, muy conocido entre los amantes de la música cubana. Comenzó tocando la guitarra, el tres cubano, el clarinete y el bongó. También tocó la tumbadora.
          Fue el inventor del armónico, un híbrido de siete cuerdas entre la guitarra española y el tres cubano. Este instrumento pretende imitar el timbre del tres adicionando una cuerda octavada en la tercera cuerda (sol). Su afinación es igual a la guitarra. Primera cuerda mi, segunda si, tercera sol (cuerda doble octavada) y re, la, mi, afinados una octava por encima de la afinación propia de la guitarra.
          Comenzó su carrera musical muy joven cuando compuso sus primeras canciones y en los años treinta formó parte de diversas agrupaciones artísticas de Santiago como el Cuarteto de Trovadores Orientales y el Cuarteto Hatuey. También fue vocalista del conjunto de Miguel Matamoros.
           EN 1948, Repilado, como voz segunda y tocador de tres funda con Lorenzo Hierrezuelo el legendario dúo Los Compadres. Lorenzo, como primer vocal, se llamó Compay Primo y Repilado, como hacía la segunda voz, adoptó el sobrenombre de Compay Segundo, que le acompañaría hasta el día de su muerte. Los Compadres constituyeron todo un fenómeno de popularidad que se prolongó hasta 1955 cuando Reinaldo Hierrezuelo, hermano de Lorenzo, sustituye a Compay Segundo quien a su vez forma un nuevo grupo al que bautiza como 'Compay Segundo y sus muchachos'.
       Su fama internacional le llegó em 1997 con su participación en el disco Buena Vista Social Club, que ganó varios premios Grammy y con su aparición en la película del mismo nombre realizada por Wim Wenders. Em abril del 2002, compartió el escenario del Palacio de los Congresos de París, Francia, con el también destacado sonero Adalberto Álvarez en un concierto homenaje a la contribución sonora de Cuba en el aniversario 20 de la fundación de Radio Latina.
En los últimos años actuó ante millones de espectadores y grabó nueve discos. No pudo cumplir su sueño de llegar a la edad a la que llegó su abuela, que fue persona esclavizada y murió libre a la edad de 106 años. Falleció en La Habana debido a una insuficiencia renal con 95 años.


Sarandonga
Y nos vamos a comer
Sarandonga
Un chiricuchiri
 
Sarandonga
En el alto del puerto
Sarandonga
Un ñame con bacalao
Sarandonga
Que mañana es domingo
Oyelo cantar
Sarandonga
 
Yo no como la judia
Porque tiene cuatro dientes
Y después dice la gente
Que yo como boberías
 
Cuando yo tenía dinero
Me llamaban don tomás
Y ahora que no lo tengo
Me llaman tomás na más
 
Ay ay ay
Sarandonga
Ay ay ay
Sarandonga.

LET THE LOVE BEGIN

JIMMY DEMERS & CAROL SUE
SONGWRITERs: GLORIA SKLEROV & LENNY MACALUSO
COUNTRY: u. s. a.
ALBUM: let the love begin
LABEL: gma films
GENRE: soundtrack
YEAR: 1986
 
              Let the Love Begin may refer to: Originally Let the Love Begin. The song was written by Gloria Sklerov and Lenny Macaluso and performed by Jimmy Demers and Carol Sue Hill for the love theme of the 1986 American movie Thrashin'.

HE
Look at us
ain't it funny
is it just beginner's luck
maybe.
 
SHE
Ooh, with just a touch
two different people
from such different worlds apart
have touched each other's hearts
like candles in the dark.
 
BOTH
If it's time for us
we've gotta take it
take the chance
the chance to make it.
 
Now
let the love begin
let the light come shining in
who knows where the road will lead us.
 
Now
look at what we've found
make this moment turn our hearts around
it may never come again
let it end
let the love begin
Ooh.
 
SHE
Here we are
so close together
I can feel the fire start
between us.
 
HE (SHE)
We've come this far (we've come this far)
too far to stop it now
if this is meant to be (it's meant to be)
a chance for you and me (for you and me)
we found our destiny.
 
BOTH
Now we're lookin' at a new forever
make this dream come true together.
 
Now
let the love begin
let the light come shining in
who knows where the road will lead us
 
Now
look at what we've found
make this moment turn our hearts around
it may never come again
let it end
let the love begin
Oh
 
Now
let the love begin
let the light come shining in
who knows where the road will lead us
 
Now
look at what we've found
make this moment turn our hearts around
it may never come again (never come again)
let it end
let the love begin
let the love begin.

 HOW DO YOU HEAL A BROKEN                       HEART
CHRIS WALKER
SONGWRITERS: CAROLE BAYER SAGER, CHRIS WALKER
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: ZONE
LABEL: PENDULUM RECORDS
GENRE: JAZZ
YEAR: 2011
 
      Chris Walker is an American musician and producer best known for his 1992 Billboard Hot 100 top 40 hit "Take Time".
        Walker was born and raised in Houston, Texas, where he began singing before speaking. He got his start in the church as a member of his family gospel group, The Walker Brothers. Walker plays the bass upside down, similar to one of his guitar heroes, Jimi Hendrix.
        Walker then moved to New York City, where he became Ornette Coleman's bass guitarist for two and a half years before releasing his debut album. He then toured with Regina Belle, where he soon became musical director. When Belle noticed his voice, she gradually worked his vocals into her act; Walker credits her for teaching him to find his voice.
Walker's 1991 debut album, First Time yielded two Top Five R&B hits, "Giving You All My Love" and "Take Time", which peaked at #29 on the Billboard Hot 100.
      Walker then released his second álbum Sincerely Yours in 1993, which featured the single "How Do You Heal a Broken Heart" and has received over 59 million views on Youtube. As a solo artist, Walker remained absent from the public music scene for a decade, but he was hard at work and taking a new direction. Walker's music is popular in countries South Africa and he performed there with Regina Belle in the Soul & Jazz Experience in 2019. He recently performed a sold-out show at the Sun Arena in Pretoria, honoring the late Eddie Zondi. His latest album We're In This Love Together - A Tribute to Al Jarreau will be released in May 2019 featuring artists like Gerald Albright, Regina Belle, Randy Brecker, Rick Braun, Will Downing, Nathan East, David Foster, Bob James, Paul Jackson Jr, Dave Koz, Bobby Lyle, Marcus Miller, Greg Phillinganes, Arturo Sandoval, Mark Simmons, Kirk Whalum and many more. This album was produced by Walker and Larry Williams.

I can't believe what I just heard
Could it be true
Are you the girl I thought I knew
The one who promised me her love
Where did it go
Does anybody ever know
 
How do you heal a broken heart
That feels like it will never beat this much again
Oh no
I just can't let go
How do you heal a broken heart
That feels like it will never love this much again
Oh no
Tonight I'll hold what could be right
Tomorrow I'll pretend to let you go
 
And were you ever what you seemed
Or was I a fool who fell in love
With his own dream
And now you say you want to leave
Start a new life today
Those words I thought you'd never say
 
How do you heal a broken heart
That feels like it will never beat this much again
Oh no
I just can't let go
How do you heal a broken heart
That feels like it will never love this much again
Oh no
Tonight I'll hold what could be right
Tomorrow I'll pretend to
Finally put it all behind me
Wake and find that I have found
A new life, In my soul
And find that I know how to let you go...
You go
 
How do you heal a broken heart
That feels like it will never beat this much again
Oh no
I just can't let go
How do you heal a broken heart
That feels like it will never love this much again
Oh no
Tonight I'll hold what could be right
Tomorrow I'll pretend to
Wake and put it all behind me
And find that I know how to let you go.