Emílio
Vitalino Santiago (Rio de jANEIRO, 6 de dezembro de 1946 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 2013) foi um cantor brasileiro. Em um congresso de otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos
comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago mostravam que o
cantor tinha a voz mais perfeita do Brasil.
Frequentou
a Faculdade Nacional de Direito, na
década de 1960, inicialmente para se tornar um advogado. Ao decorrer do curso,
Emílio desejou ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros
nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em
roda de amigos, apenas por diversão. No início, não queria se tornar um cantor
profissional e tampouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de
música da Faculdade foram abertas, os amigos de Emílio o inscreveram sem que
ele soubesse. Emílio participou e venceu o concurso, chamando a atenção dos
jurados, entre eles, Beth Carvalho. A partir daí, sua presença em
festivais estudantis era frequente, ganhando todos os concursos dos quais
participava.
A
música já falava mais alto na vida de Emílio, porém, concluiu o curso de Direito por
insistência de seus pais. Nesta mesma década, participou de um conceituado programa de auditório, chegando às finais no
programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Trabalhou como crooner da orquestra
de Ed
Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas noturnas; o cantor
Emílio Santiago substituiu Tony Tornado no conjunto musical, quando este saiu
para disputar o V Festival Internacional da Canção,
no Rio de Janeiro. Em 1973, lançou o primeiro compacto pela Polydor com as
canções Transa de amor e Saravá Nega, que o levou a uma maior participação em
rádios e programas de televisão.
Seu
primeiro LP foi lançado pela CID
em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins,
Gilberto
Gil, João Donato, Jorge
Ben, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Durval
Ferreira, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Marcos
Valle, Paulo Sérgio Valle, dentre outros. Transferiu-se
no ano seguinte para a Philips–Polygram, permanecendo neste selo até 1984, pelo qual lançou
dez álbuns, todos com pouca repercussão. Além de ganhar o concurso Rede Globo
MPB Shell em 1982, com a canção Pelo Amor de Deus, foi escolhido três anos
depois como melhor intérprete no Festival dos Festivais, também da Rede Globo,
com a canção Elis Elis.
Uma
grande fase de sucesso do cantor iniciou-se em 1988, com o lançamento do LP Aquarela Brasileira, pela Som Livre,
um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira.
Inicialmente, planejava-se lançar apenas um LP, mas devido à grande repercussão
e ao sucesso, foram lançados sete trabalhos da série Aquarela Brasileira. O
projeto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nesta época,
gravou músicas que se tornaram sucessos como Saigon, em Aquarela Brasileira 2(1989), e Verdade
Chinesa, em Aquarela Brasileira 3(1990). Lançou também
outros projetos como um tributo ao cantor Dick
Farney (Perdido de amor, de 1995) e regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de luna, de 1996).
Assinou
com a Sony
Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova,
que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Prosseguiu com Um
sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha,
e outro ao compositor acrianoJoão
Donato em 2003...
Não... pra que
lamentar
O que aconteceu...
era de esperar
Se eu lhe dei a
mão... foi por me enganar
Foi sem entender, que
amor não pode ha... ver
Sem compreensão, a
desunião... tende aparecer
E aí está... o que
aconteceu
Você destruiu... o
que era seu
Veja só...
Você entrou na minha
vida
Usou e abusou, fez o
que quis
E agora se desespera,
dizendo que é infeliz
Não foi surpresa pra
mim, você começou pelo fim
Não me comove o pranto
de quem é ruim, e assim
Quem sabe essa mágoa
passando
Você venha se redimir
Dos erros que tanto
insistiu por prazer
Pra vingar-se de mim
Diz que é carente de
amor
Então você tem que
mudar
Se precisar, pode me
procurar... procurar
Se precisar, pode me
procurar.
SARANDONGA
COMPAY
SEGUNDO
COMPOSITORES:
FRANCISCO REPILADO MUÑOZ & LORENZO HIERREZUELO
PAIS: CUBA
ÁLBUM: SENTIMIENTO
GUAJIRO
DISCOGRÁFICA: TUMBAO CUBAN CLASSICS
GÉNERO: CUBAN MUSIC/GUAJIRA
AÑO: 1999
Máximo Francisco Repilado Muñoz (Siboney, 18 de
noviembrede 1907— La Habana, 14 de juliode 2003), conocido
artísticamente por el seudónimo de Compay Segundo fue un músico y compositor cubanode amplia
trayectoria mundial.
Llegó
a ser un popular compositor e intérprete, muy conocido entre los amantes de la
música cubana. Comenzó tocando la guitarra, el
tres cubano, el
clarinetey el bongó. También
tocó la tumbadora.
Fue el inventor del armónico, un híbrido de siete cuerdas entre la guitarra
española y el tres cubano. Este instrumento pretende imitar
el timbre del tres adicionando una cuerda octavada en la tercera cuerda (sol).
Su afinación es igual a la guitarra. Primera cuerda mi, segunda si, tercera sol
(cuerda doble octavada) y re, la, mi, afinados una octava por encima de la
afinación propia de la guitarra.
Comenzó
su carrera musical muy joven cuando compuso sus primeras canciones y en los
años treinta formó parte de diversas agrupaciones artísticas de Santiago como
el Cuarteto de Trovadores Orientales y el Cuarteto Hatuey. También
fue vocalista del conjunto de Miguel
Matamoros.
EN 1948, Repilado,
como voz segunda y tocador de tres funda con Lorenzo
Hierrezueloel legendario dúo Los
Compadres. Lorenzo, como primer vocal, se llamó Compay Primo y
Repilado, como hacía la segunda voz, adoptó el sobrenombre de Compay Segundo,
que le acompañaría hasta el día de su muerte. Los
Compadres constituyeron todo un fenómeno de popularidad que se prolongó hasta 1955cuando Reinaldo
Hierrezuelo, hermano de Lorenzo, sustituye a Compay Segundo quien a su vez
forma un nuevo grupo al que bautiza como 'Compay Segundo y sus muchachos'.
Su fama internacional le llegó em 1997con su participación
en el disco Buena
Vista Social Club, que ganó varios premios Grammyy con su
aparición en la película del mismo nombre realizada por Wim Wenders. Em
abrildel 2002, compartió
el escenario del Palacio de los Congresos de París, Francia, con el
también destacado sonero Adalberto
Álvarezen un concierto homenaje a la contribución
sonora de Cubaen el aniversario 20
de la fundación de Radio Latina.
En los últimos años actuó ante millones de
espectadores y grabó nueve discos. No pudo cumplir su sueño de llegar a la edad
a la que llegó su abuela, que fue persona esclavizada y murió libre a la edad
de 106 años. Falleció en La Habana debido a una insuficiencia renalcon 95 años.
Sarandonga
Y nos vamos a comer
Sarandonga
Un chiricuchiri
Sarandonga
En el alto del puerto
Sarandonga
Un ñame con bacalao
Sarandonga
Que mañana es domingo
Oyelo cantar
Sarandonga
Yo no como la judia
Porque tiene cuatro dientes
Y después dice la gente
Que yo como boberías
Cuando yo tenía dinero
Me llamaban don tomás
Y ahora que no lo tengo
Me llaman tomás na más
Ay ay ay
Sarandonga
Ay ay ay
Sarandonga.
LET THE LOVE BEGIN
JIMMY DEMERS & CAROL SUE
SONGWRITERs: GLORIA
SKLEROV & LENNY MACALUSO
COUNTRY: u. s. a.
ALBUM: let the love begin
LABEL: gma films
GENRE: soundtrack
YEAR: 1986
Let the Love Begin may refer to: Originally Let
the Love Begin. The song was written by Gloria Sklerovand Lenny Macalusoand performed
by Jimmy Demersand Carol Sue Hillfor the love
theme of the 1986 American movie Thrashin'.
HE
Look at us
ain't it funny
is it just beginner's
luck
maybe.
SHE
Ooh, with just a
touch
two different people
from such different
worlds apart
have touched each
other's hearts
like candles in the
dark.
BOTH
If it's time for us
we've gotta take it
take the chance
the chance to make
it.
Now
let the love begin
let the light come
shining in
who knows where the
road will lead us.
Now
look at what we've
found
make this moment turn
our hearts around
it may never come
again
let it end
let the love begin
Ooh.
SHE
Here we are
so close together
I can feel the fire
start
between us.
HE (SHE)
We've come this far
(we've come this far)
too far to stop it
now
if this is meant to
be (it's meant to be)
a chance for you and
me (for you and me)
we found our destiny.
BOTH
Now we're lookin' at
a new forever
make this dream come
true together.
Now
let the love begin
let the light come
shining in
who knows where the
road will lead us
Now
look at what we've
found
make this moment turn
our hearts around
it may never come
again
let it end
let the love begin
Oh
Now
let the love begin
let the light come
shining in
who knows where the
road will lead us
Now
look at what we've
found
make this moment turn
our hearts around
it may never come
again (never come again)
let it end
let the love begin
let the love begin.
HOW DO YOU HEAL A BROKEN HEART
CHRIS WALKER
SONGWRITERS: CAROLE BAYER SAGER, CHRIS WALKER
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: ZONE
LABEL: PENDULUM RECORDS
GENRE: JAZZ
YEAR: 2011
Chris Walker is an American musician and
producer best known for his 1992 Billboard Hot 100top 40 hit "Take Time".
Walker was born and raised in Houston, Texas,
where he began singing before speaking. He got his start in the church as a
member of his family gospel group, The Walker Brothers. Walker plays the bass
upside down, similar to one of his guitar heroes, Jimi Hendrix.
Walker then moved to New York City,
where he became Ornette Coleman's
bass guitarist for two and a half years before releasing his debut album. He
then toured with Regina Belle,
where he soon became musical director. When Belle noticed his voice, she gradually worked his
vocals into her act; Walker credits her for teaching him to find his voice.
Walker's 1991 debut album, First Time yielded
two Top Five R&B hits,
"Giving You All My Love" and "Take Time", which peaked at
#29 on the Billboard Hot 100.
Walker then released his second álbum Sincerely
Yours in 1993, which featured the single "How Do You Heal a Broken
Heart" and has received over 59 million views on Youtube. As a solo artist, Walker remained
absent from the public music scene for a decade, but he was hard at work and
taking a new direction. Walker's music is popular in countries South Africa and
he performed there with Regina Belle in the Soul & Jazz Experience in 2019.
He recently performed a sold-out show at the Sun Arena in Pretoria, honoring
the late Eddie Zondi. His latest album We're In This Love Together - A
Tribute to Al Jarreau will be released in May 2019 featuring artists like
Gerald Albright, Regina Belle, Randy Brecker, Rick Braun, Will Downing, Nathan
East, David Foster, Bob James, Paul Jackson Jr, Dave Koz, Bobby Lyle, Marcus
Miller, Greg Phillinganes, Arturo Sandoval, Mark Simmons, Kirk Whalum and many
more. This album was produced by Walker and Larry Williams.
I can't believe what
I just heard Could it be true Are you the girl I thought I knew The one who promised me her love Where did it go Does anybody ever know How do you heal a broken heart That feels like it will never beat this much again Oh no I just can't let go How do you heal a broken heart That feels like it will never love this much again Oh no Tonight I'll hold what could be right Tomorrow I'll pretend to let you go And were you ever what you seemed Or was I a fool who fell in love With his own dream And now you say you want to leave Start a new life today Those words I thought you'd never say How do you heal a broken heart That feels like it will never beat this much again Oh no I just can't let go How do you heal a broken heart That feels like it will never love this much again Oh no Tonight I'll hold what could be right Tomorrow I'll pretend to Finally put it all behind me Wake and find that I have found A new life, In my soul And find that I know how to let you go... You go How do you heal a broken heart That feels like it will never beat this much again Oh no I just can't let go How do you heal a broken heart That feels like it will never love this much again Oh no Tonight I'll hold what could be right Tomorrow I'll pretend to Wake and put it all behind me And find that I know how to let you go.