Jair Rodrigues de Oliveira (Igarapava, 6 de fevereiro de 1939—Cotia, 8 de maio de 2014) foi um cantorbrasileiro. É considerado por muitos, o
primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por
ter lançado, ainda nos anos 1960, "Deixa isso pra lá". Com versos
mais declamados (ou falados) do que cantados, a música se tornou um de seus
principais sucessos. A faixa ganhou popularidade também graças à sua
coreografia com as mãos.
Nascido em Igarapava, o cantor foi criado no
município de Nova Europa, também interior paulista. Durante
a juventude, teve várias profissões, entre as quais engraxate, mecânico e
pedreiro, até participar de um programa de calouros da Rádio Cultura e se classificar em primeiro lugar.
Todo o morro entendeu quando o Zelão chorou
Ninguém riu ninguém brincou, e era carnaval
Todo o morro entendeu quando o Zelão chorou
Ninguém riu ninguém brincou, e era carnaval
No fogo de um barracão
Só se cozinha ilusão
Restos que a feira deixou
E ainda é pouco só
Mas, assim mesmo Zelão
Dizia sempre a sorrir
Que um pobre ajuda outro pobre
Até melhorar
Choveu, choveu!
A chuva jogou seu barraco no chão
Nem foi possível salvar violão
Que acompanhou morro abaixo a canção
Das coisas todas que a chuva levou
Pedaços tristes do seu coração…
Choveu, choveu!
A chuva jogou seu barraco no chão
Nem foi possível salvar violão
Que acompanhou morro abaixo a canção
Das coisas todas que a chuva levou
Pedaços tristes do seu coração…
Todo o morro entendeu quando o Zelão chorou
Ninguém riu ninguém brincou, e era carnaval
Todo o morro entendeu quando o Zelão chorou
Ninguém riu ninguém brincou, e era carnaval.
UMA VOZ NO VENTO
LEILA PINHEIRO
COMPOSITOR: MARCUS VIANNA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: A CASA DAS SETE MULHERES
GRAVADORA: SOM LIVRE
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 2003
Leila Toscano Pinheiro (Belém, 16 de outubro de 1960)
é uma cantora, compositora
e pianistabrasileira.
Leila iniciou-se no estudo de piano aos dez
anos, no Instituto de Iniciação Musical. Em 1974,
desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com um
conterrâneo, Guilherme Coutinho, músico
de talento e presença importante no cenário musical de Belém.
Em 1980,
ela abandonou - no segundo ano - o curso de medicina e em outubro, estreou o
primeiro espetáculo, Sinal de Partida (realizado no Theatro da Paz, em Belém), como cantora profissional. Em 1981,
mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou
o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo
Bittencourt. Excursionou com o Zimbo Trio em 1984, realizando uma série de espetáculos pelo
exterior, mas o sucesso veio na verdade quando ganhou o prêmio de
cantora-revelação no Festival dos Festivais (TV Globo, 1985), onde interpretou a canção Verde, que foi
classificada em terceiro lugar consecutivo e foi o primeiro sucesso
radiofônico.
A convite do então diretor artístico Roberto Menescal,
assinou contrato com a gravadora Polygram (atualmente Universal Music). O disco
que marca a estreia nessa gravadora é Olho Nu, que lhe garantiu representar o
Brasil no Festival Mundial Yamaha. O álbum, muito elogiado pela crítica
especializada, obteve vendagem significativa. No ano seguinte, recebeu da Associação
Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) o Troféu Villa-Lobos, como
revelação feminina.
Colecionando muitos prêmios, a partir daí
prosseguiu com mais dois discos: Alma e, principalmente, Bênção Bossa
Nova. Este último foi lançado em comemoração aos trinta anos de bossa nova no Brasil. Produzido por Roberto Menescal para o
mercado japonês, o disco vendeu duzentas mil cópias - marca jamais
atingida por um disco desse gênero de música até então. A partir daí Leila passou a ser conhecida
como cantora de bossa nova, rótulo este que seria reforçado com o
lançamento do disco Isso é Bossa Nova (1994),
que marcou a estreia na gravadora EMI e foi o último a ter versão em vinil. Nessa
gravadora, também lançou Catavento e Girassol, um tributo aos cantores e
compositores Guinga e Aldir Blanc, Na Ponta da Língua (1998),
que trouxe canções inéditas de compositores novatos, e Reencontro (2000),
um tributo aos cantores e compositores Ivan Lins e Gonzaguinha.
No final dos anos 90 fez espetáculos com o parceiro e amigo Ivan Lins nos Estados Unidos e ainda um tributo a Tom Jobim realizado na casa de espetáculos nova-iorquina Carnegie Hall. Também participou de outros
projetos especiais, tais como Tributo a Tom Jobim (Som Livre) e Sinfonia
do Rio de Janeiro, de Francis Hime. Em 1998 participou do Festival Brazilfest, ao
lado de Bebel Gilberto, Patricia Marx, Carol Saboya e do grupo de câmara Quinteto d'Ellas, projeto
que foi idealizado na concha acústica de uma casa de espetáculos nova-iorquina,
Damrosch Park, Lincoln
Center de Nova Iorque (Estados Unidos).
Em 2001 retornou
à antiga gravadora, pela qual lançou o CD Mais coisas do Brasil, o
primeiro ao vivo da carreira, que também rendeu o primeiro DVD.
O repertório trouxe regravações dos antigos sucessos entre outras canções
consagradas. Transferiu-se para a independente Biscoito Fino em 2004, onde gravou o CD Nos horizontes do mundo (2005),
cujo título provisório era Hoje - que deu título ao álbum lançado por Gal Costa. O sucesso do álbum acabou por gerar o espetáculo
homônimo, de onde veio o trabalho mais recente da carreira: Nos horizontes
do mundo - ao vivo. Entre os méritos, este conta ser o segundo disco ao vivo e DVD
da cantora, após Mais coisas do Brasil.
Uma voz no vento
Chama azul do dia
Doce perfume, canção
Uma voz no tempo
Resiste na noite
E as lágrimas fogem
de ti
Uma voz no vento
Uma voz me chama
Brisa de amor, doce
coração
Uma voz no tempo
Carinho na alma
E as lágrimas fogem
de ti
Se quem chegou,
partiu
Se quem virá, já foi
Só pra quem fica os
dias são todos iguais
Mil sonhos pra
enterrar
Ventos e vendavais
Corpo e alma afetam
Se os anos pesam
demais no coração
E as lágrimas fogem
de ti
E lágrimas fogem de
mim
E um rio se forma de
nós.
FOGO DO SOL
MARCOS VALLE
COMPOSITORES: MARCOS VALLE & PAULO SÉRGIO VALLE
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: MARCOS VALLE
GRAVADORA: SOM LIVRE
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1983
Marcos Kostenbader Valle (Rio de Janeiro,
14 de setembro de 1943) é um compositor, cantor, instrumentista e arranjadorbrasileiro.
Começou a estudar piano
clássico aos seis anos de idade e formou-se em piano e teoria musical em 1956. O primeiro sucesso da dupla Marcos e Paulo Sérgio foi Sonho
de Maria, gravada pelo Tamba Trio em 1963.
Marcos começou tocando no trio formado por
ele, Edu Lobo e Dori Caymmi. Em 1964,
sua canção Samba de Verão atingiu o segundo lugar nas paradas de
sucesso estadunidenses, e teve pelo menos 80
versões gravadas nos EUA.
Escreveu muitos temas para telenovelas, dentre elas Pigmalião 70 e Os Ossos do Barão. Nos anos 70, a TV Globo solicitou aos irmãos Valle e Nelson Motta que fizessem uma canção de natal
para o fim do ano, com os atores das telenovelas e artistas da Rede Globo
cantando. A canção "Um novo tempo" (a dos versos "Hoje é um novo
dia / de um novo tempo / que começou...") tornou-se um sucesso tão grande
que nunca mais saiu do ar, sendo presença obrigatória no Natal da Rede Globo
até hoje.
Jet-Samba foi o primeiro disco lançado por um
selo brasileiro após dezenove anos, e o primeiro totalmente instrumental em 38
anos, com Valle comandando toda a produção e também assinando os arranjos. Seu
último trabalho é o CD e DVD Estática, lançado em 2010.
Numa ilha
Eu quero navegar
Rumo certo pra nenhum
lugar
Nem cais
Nem bandeira
No meu corpo
Nada além do sol
É um jeito muito
sensual
Sem roupa
Sem medo
Deixar os pelos
E os cabelos
Dourando
Pra melhor seduzir
Meu amor
E sobre a pele
Um bronzeado moreno
Pra guardar o feitiço
do sol
Na cor
Água clara
Pra gente se banhar
E no corpo o balançar
do mar
Mexendo
Tentando
Gente ou bicho
Não pode resistir
E a vida é tudo isso
aí
Um beijo
Um desejo
Fogo do sol
Água do mar
Luz do luar
Eu sou assim
Deixar os pelos
E os cabelos
Dourando
Pra melhor seduzir
Meu amor
E sobre a pele
Um bronzeado moreno
Pra guardar
O feitiço do sol
Água clara
Pra gente se banhar
O balançar do mar
Mexendo
Tentando
Gente ou bicho
Não pode resistir
E a vida
É tudo isso aí
Um beijo
Um desejo
Fogo do sol
Água do mar
Luz do luar
Eu sou assim.
DANCING IN THE STREET
THE MAMAS & THE PAPAS
SONGWRITERS: WILLIAM STEVENSON & MARVIN GAYE
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: DANCING IN THE STREET
LABEL: RCA VICTOR
GENRE: FOLK ROCK
YEAR: 1966
The Mamas & the Papas were an American folk rockvocal groupformed in Los Angeles,
Californiawhich recorded and performed from
1965 to 1968. The group was a defining force in the music scene of the counterculture of the 1960s.
The group was composed of Americans John Phillips,
Cass Elliot, and Michelle Phillipsand Canadian Denny Doherty.
Their sound was based on vocal harmonies arranged by John Phillips, the
songwriter, musician, and leader of the group, who adapted folk to the new beatstyle of the
early 1960s.
The Mamas & the Papas released five
studio albums and 17 singles over four years, six of which made the Billboardtop 10,
and have sold close to 40 million records worldwide. The band was inducted into
the Rock and Roll
Hall of Famein 1998 for its contributions to the
music industry. The band reunited briefly to record the album People Like Us in
1971 but had ceased touring and performing by that time. Some of their most popular
singles include "California Dreamin'", "Monday,
Monday", and "Creeque Alley".
“Dancing In The Street” is a song co-written
by Marvin Gaye and William Stevenson. Marvin Pentz Gay Jr. was born in
Washington D.C. in 1939. He
was part of an R&B group that backed Bo Diddley in the mid-50s. He also
sang as a session musician on a couple of recordings by Chuck Berry late in the
decade. He changed his surname by adding an “e” in 1961. Gaye
penned “Beachwood 4-5678” for the Marvelettes, a Top 20 hit on the Billboard Hot
100 in 1962. He
became a solo artist with hits that included “How Sweet It Is (To Be Loved By
You)”, “Ain’t That Peculiar”, “I Heard It Though The Grapevine”, “What’s Going
On”, “Mercy Mercy Me (The Ecology)”, “Let’s Get It On”, “Trouble Man”, “Got To
Give It Up” and “Sexual Healing” among his string of Top Ten hits between 1963
and 1982. He died at the age of 44 in 1984, after his father fatally shot him
with two bullets.
William
“Mickey” Stevenson was born in Detroit in 1937. In addition to cowriting
“Dancing In The Street”, he also wrote “It Takes Two” for Marvin Gaye and Kim
Weston, “What Becomes Of The Brokenhearted” for Jimmy Ruffin, “Uptight
(Everything’s Alright)” for Stevie Wonder and “Devil With A Blue Dress On”, a
hit for Mitch Ryder and the Detroit Wheels. He has spent many decades in
management positions in the recording industry. “Dancing In The Street” was a
#2 hit for Martha & The Vandellas in 1964 on the Billboard Hot
100. It became a civil rights anthem with the opening line “calling out around
the world, are you ready for a brand new beat.”
“Dancing
In The Street” is a song inviting people all around to dance in the streets
because “summer’s here and the time is right…” The song also lets people know
“it doesn’t matter what you wear.” Societal norms for dress codes are cast
aside in this song. This was a matter of counter-culture urgency, where young
Americans were now wearing blue jeans, tie-dye t-shirts and rejecting the
conservative styles of their parents generation. In the Mamas & the Papas
version of “Dancing In The Street” the following cities are listed by name:
Chicago, New Orleans, Detroit (“the Motor City”), New York City, Philadelphia,
Baltimore, Washington D.C., Los Angeles (“way down in LA”), Amherst (the name
of a town in twelve states and Nova Scotia, Canada, where Denny Doherty was
born), Boyle Heights (California), Alexandria and Falls Church (Virginia).
Callin' out around
the world
Are you ready for a brand new beat?
Summer's here and the time is right
For dancin' in the streets
They're dancin' in Chicago
Down in New Orleans
Up in New York City
All we need is music,
sweet music
There'll be music everywhere
There'll be swingin', swayin' and records playin'
And dancin' in the streets
Oh, it doesn't matter
what you wear
Just as long as you are there
So come on, every guy grab a girl
Everywhere around the world
There'll be dancin'
They're dancin' in the street
This is an invitation
Across the nation
A chance for the folks to meet
There'll be laughin' and singin' and music swingin'
And dancin' in the streets
Philadelphia, P.A.
(Philadelphia, P.A.)
Baltimore and DC now (Baltimore and DC now)
Yeah don't forget the Motor City (can't forget the Motor City)
All we need is music,
sweet music
There'll be music everywhere
There'll be swingin', swayin' and records playin'
And dancin' in the street, yeah
------ electric piano
------
Oh, it doesn't matter
what you wear
Just as long as you are there
So come on, every guy grasp a girl
Everywhere around the world
There'll be dancin'
They're dancin' in the streets
Philadelphia, P.A.
(Philadelphia, P.A.)
Baltimore and DC now (Baltimore and DC now)
Yeah don't forget the Motor City (can't forget the Motor City)