A FELICIDADE

SYLVIA TELLES
COMPOSITORES: TOM JOBIM & VINÍCIUS DE MORAES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: AMOR DE GENTE MOÇA
GRAVADORA: ODEON
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1959
 
          Sylvia D'Atri Telles (Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1934Maricá, 17 de dezembro de 1966), conhecida simplesmente por Sylvia Telles, foi uma cantora e compositora brasileira, de ascendência francesa e portuguesa, considerada uma das maiores intérpretes da bossa nova e da MPB.
         A maioria de seus discos está fora de catálogo, o que dificulta o seu conhecimento pelas gerações recentes. Porém, ocasionalmente é lançada uma compilação com algumas de suas inúmeras gravações.
       Segundo matéria publicada em O Globo e assinada por João Máximo, "Sylvinha foi uma das melhores intérpretes da moderna música brasileira, entendendo-se como tal a que vai de Ponto final-com Dick Farney e Amargura, com Lúcio Alves, até as canções que Tom e Vinicius fizeram depois de Orfeu da Conceição".
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
 
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
 
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta feira
 
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
 
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
 
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor
 
Tristeza não tem fim
Felicidade sim.

PONTEIO

EDÚ LOBO
COMPOSITORES: EDÚ LOBO & JOSE CARLOS CAPINAM
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: SÉRGIO MENDES PRESENTS LOBO
GRAVADORA: A & M RECORDS
GÊNERO: BOSSA NOVA
ANO: 1971
 
            Eduardo de Góes "Edu" Lobo(born August 29, 1943) is a Brazilian singer, guitarist, and composer.
        He achieved fame in the 1960s as part of the bossa nova movement.
          His compositions include the world-famous Upa Neguinho (with Gianfrancesco Guarnieri), Pra Dizer Adeus (with Torquato Neto; also known in its English version as "To say goodbye"), Choro Bandido, A história de Lily Braun, Beatriz (the latter three songs with Chico Buarque), Arrastão and Canto triste (both with Vinicius de Moraes), and Ponteio (with Capinam). Ponteio won best song at the 3rd Festival de Música Popular Brasileira in the recording by Quarteto Novo in 1967.
       He has worked with, and his songs have been covered by artists like Toots Thielemans, Marcos Valle, Elis Regina, Sylvia Telles, Sergio Mendes, Antonio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Monica Salmaso, Sarah Vaughan, Earth, Wind & Fire, Caterina Valente and others.
           Dos Navegantes, a collaboration album by him, Romero Lubambo and Mauro Senise, won the 2017 Latin Grammy Award for Best MPB Album
          Sergio Mendes Presents Lobo is a 1970 album by Edu Lobo, produced by Sergio Mendes
Era um, era dois, era cem
Era o mundo chegando e ninguém
Que soubesse que eu sou violeiro
Que me desse o amor ou dinheiro...
 
Era um, era dois, era cem
Vieram prá me perguntar:
"Ô você, de onde vai
de onde vem?
Diga logo o que tem
Prá contar"...
 
Parado no meio do mundo
Senti chegar meu momento
Olhei pro mundo e nem via
Nem sombra, nem sol
Nem vento...
 
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Prá cantar...(4x)
Prá cantar!
 
Era um dia, era claro
Quase meio
Era um canto falado
Sem ponteio
Violência, viola
Violeiro
Era morte redor
Mundo inteiro...
 
Era um dia, era claro
Quase meio
Tinha um que jurou
Me quebrar
Mas não lembro de dor
Nem receio
Só sabia das ondas do mar...
 
Jogaram a viola no mundo
Mas fui lá no fundo buscar
Se eu tomo a viola
Ponteio!
Meu canto não posso parar
Não!...
 
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Prá cantar, prá cantar
Ponteio!...(4x)
Pontiarrrrrrrr!
 
Era um, era dois, era cem
Era um dia, era claro
Quase meio
Encerrar meu cantar
Já convém
Prometendo um novo ponteio
Certo dia que sei
Por inteiro
Eu espero não vá demorar
Esse dia estou certo que vem
Digo logo o que vim
Prá buscar
Correndo no meio do mundo
Não deixo a viola de lado
Vou ver o tempo mudado
E um novo lugar prá cantar...
 
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Prá cantar
Ponteio!...(4x)
 
Lá, láia, láia, láia...
Lá, láia, láia, láia...
Lá, láia, láia, láia...
 
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Prá cantar
Ponteio!...(4x)
 
Prá cantar
Pontiaaaaarrr!...(4x)
 
Quem me dera agora
Eu tivesse a viola
Prá Cantar!

SÓ DANÇO SAMBA

TAMBA TRIO
COMPOSITORES: ANTONIO CARLOS JOBIM & VINICIUS DE MORAES
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: TAMBA TRIO CLASSICS
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC INTERNACIONAL
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1997
 
            O Tamba Trio foi um conjunto musical formado no Rio de Janeiro na década de 1960. Composto originalmente por Luiz Eça(piano, vocal e arranjos), Bebeto Castilho (contrabaixo, flauta, sax e vocal) e Hélcio Milito (bateria, percussão e vocal), o Tamba Trio começou a tomar forma ainda acompanhando a cantora Maysa e depois a cantora Leny Andrade numa temporada na boate Manhattan, atuando ao lado de Luiz Carlos Vinhas (piano) e Roberto Menescal (violão). A partir de 1967, com a entrada do baixista Dório Ferreira, Bebeto passaria a atuar apenas como flautista, transformando assim o trio no quarteto Tamba 4. Dois anos depois, com a saída de Luiz Eça, que formaria o seu grupo "A Sagrada Família", o pianista Laércio de Freitas entrou em seu lugar. O quarteto duraria até 1970.
          O Tamba Trio retornou com os três integrantes originais só em 1971, gravando dois discos pela gravadora RCA. Em 1976 começou mais um hiato e, quatro anos depois, o grupo voltou, fazendo apresentações e gravando o LP "Tamba Trio 20 Anos de Sucessos", lançado em 1982. A partir de 1989, o baterista Rubens Ohana, que já participara do Tamba Trio, reintegrou-se ao conjunto, substituindo Hélcio Milito. O grupo continuou até 1992, quando faleceu Luiz Eça.
           O trio também acompanhou os cantores Carlos Lyra, Edu Lobo, Nara Leão, Sylvia Telles, Quarteto em Cy, João Bosco e Simone, entre outros.
Só danço samba
Só danço samba, vai, vai, vai, vai, vai
Só danço samba
Só danço samba, vai
Só danço samba
Só danço samba, vai, vai, vai, vai, vai
Só danço samba
Só danço samba, vai
Já dancei o twist até demais
Mas não sei
Me cansei
Do calipso ao chá chá chá
Só danço samba
Só danço samba, vai, vai, vai, vai, vai
Só danço samba
Só danço samba, vai
(Várias vezes)
Só danço samba
Só danço samba, vai
Só danço samba
Só danço samba, vai.

BOOGIE WOOGIE BUGLE BOY

THE ANDREWS SISTERS
SONGWRITERS: DON RAYE & HUGHIE PRINCE
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: SELECTION FROM MAFIA 2 ORIGINAL SOUNDTRACK RECORDING
LABEL: ALTEREDEGO
GENRE: SWING
YEAR: 1900
 
           The Andrews Sisters were an American close harmony singing group of the swing and boogie-woogie eras. The group consisted of three sisters: contralto LaVerne Sophia(July 6, 1911 – May 8, 1967), soprano Maxene Anglyn(January 3, 1916 – October 21, 1995), and mezzo-soprano Patricia Marie "Patty"(February 16, 1918 – January 30, 2013). The sisters have sold an estimated 80 million records. Their 1941 hit "Boogie Woogie Bugle Boy" can be considered an early example of jump blues. Other songs closely associated with the Andrews Sisters include their first major hit, "Bei Mir Bist Du Schön (Means That You're Grand)" (1937), "Beer Barrel Polka(Roll Out the Barrel)" (1939), "Beat Me Daddy, Eight to the Bar" (1940), "Don't Sit Under the Apple Tree (With Anyone Else but Me)" (1942), and "Rum and Coca Cola" (1945), which helped introduce American audiences to calypso.
          The Andrews Sisters' harmonies and songs are still influential today, and have been copied and recorded by entertainers such as Patti Page, Bette Midler, Christina Aguilera, Pentatonix, and others. The group was among the inaugural inductees to the Vocal Group Hall of Fame upon its opening in 1998. Writing for Bloomberg, Mark Schoifet said the sisters became the most popular female vocal group of the first half of the 20th century. They are still widely acclaimed today for their famous close harmonies. They were inducted into the Minnesota Rock/Country Hall of Fame in May 2006.
He was a famous trumpet man
From out Chicago way
He had a boogie style
That no one else could play
He was the top man at his craft
But then his number came up
And he was gone with the draft
He's in the army now
He's blowin' reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
They made him blow a bugle
For his Uncle Sam
It really brought him down
Because he could not jam
The Captain seemed to understand
Because the next day the Cap'
Went out and drafted a band
And now the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
A-toot a-toot
A-toot diddle-ee-ada-toot
He blows it eight to the bar
In boogie rhythm
He can't blow a note
Unless the bass and guitar
Is playin' with 'im
 
He makes the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
He was a boogie-woogie bugle boy of Company B
And when he plays boogie-woogie bugle
He's was busy as a bzzy bee
And when he plays he makes the company jump
Eight to the bar
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
Toot-toot-toot-toot a-diddle-ee-ada-toot-diddle-ee-ada
Toot toot he blows it eight to the bar
 
He can't blow a note
If the bass and guitar
Isn't with 'im
 
A-and the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
He puts the boys to sleep
With boogie every night
And wakes them up the same way
In the early bright
They clap their hands and stamp their feet
Because they know how he plays
When someone gives him a beat
He really breaks it up
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B
 
dadada-adarada-dada, dadada-adarada-dada
dadada-adarada-dada, dadada-adarada-dada
 
A-and the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B.