TÔ CHEGANDO, JÁ CHEGUEI

ELIANA PITMAN
COMPOSITORES: CLAUDEMIRO JOSE RODRIGUES & ABELARDO SIMÃO DE SOUZA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: TÔ CHEGANDO, JÁ CHEGUEI
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1974
 
       Eliana Leite da Silva, mais conhecida como Eliana Pittman(Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1945), é uma cantora e atriz brasileira.
    Iniciou sua carreira em 1961, ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, cantando standards do jazz e da bossa nova em boates no Rio de Janeiro. O avô de seu padrasto foi Booker T. Washington, fundador do conceituado Tuskegee Institute, a primeira universidade para negros nos Estados Unidos.
        Fez shows no Brasil e no exterior e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como Das Duzentas para Lá, Abandono (canção lançada por Eliana em 1974 e que Roberto Carlos regravou em 1979), Sinhá Pureza e Mistura de Carimbó. Pelo sucesso das últimas duas canções, recebeu o título de "Rainha do Carimbó".
     No final dos anos 60, Geraldo Azevedo veio do Nordeste para o Rio a convite de Eliana para acompanhá-la no show "Positivamente Eliana", e logo se tornou um dos maiores nomes da música brasileira.
      Dona de um grande ecletismo musical e um notório virtuosismo vocal, Eliana se apresentou em muitos países do mundo (França, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, Venezuela, México e Estados Unidos), tendo se apresentado, por exemplo, na lendária casa de shows Olympia em Paris e no programa do comediante Jerry Lewis. Também se apresentou ao lado do lendário showman Sammy Davis Jr.
     Além de cantora, é professora de música numa escola do Rio de Janeiro.
      Em 2007, Eliana foi convidada por Charles Möeller e Claudio Botelho para atuar no musical "7", com texto de Möeller e trilha original de Botelho e Ed Motta. Ela dividia a cena com Alessandra Maestrini, Ida Gomes, Rogéria e Zezé Motta. O espetáculo estreou em 1º de setembro de 2007, no Teatro João Caetano(RJ) e foi um dos grandes vencedores do Prêmio Shell e do Prêmio APTR. O enorme sucesso da temporada fez o espetáculo reestrear em 27 setembro de 2008 no Teatro Carlos Gomes, também no Rio. Em 17 de abril de 2009, o espetáculo estreou em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, também com grande sucesso.
          Após um hiato de 17 anos longe dos estúdios, foi anunciado em março 2019 que Eliana gravaria um novo disco, chamado "Hoje, Ontem e Sempre", produzido por Thiago Marques Luiz. O disco contém canções como Preciso Me Encontrar(Candeia), Drão (Gilberto Gil) e Onde Estará o Meu Amor(Chico César), todas inéditas na voz de Eliana e tem previsão de lançamento para maio.
     Em 2020 foi lançado o disco "As Divas do Sambalanço", dedicado exclusivamente ao gênero, em que Eliana divide as interpretações com Claudette Soares e Doris Monteiro.
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
Alô martinho da vila, alô paulinho da viola
Valter rosa da portela, eu vou lhes dizer agora
 
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
As escolas reunidas
Fazem o samba legal
Eu pertenço a rodas elas
Nos dias de carnaval
 
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
Donga pelo telefone
Dono do samba primeiro
Tenha lulos na portela
Tem pupilos na Salgueiro
Tem Monarco, tem Zuzuca
Teve Silas de Oliveira
Rolando pedra no morro
Tem Xangó lá na Mangueira
 
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
Pixinguinha carinhoso
Vou tirar o meu chapéu
Pra saltar Ari Barroso
Juntamente com Noel
 
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
Da Mangueira eu quero manga,
Do Salgueiro eu quero sal
Do Padre Miguel a reza
Que pro bem cortar o mal
 
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora
 
Eu me chamo Eliana,
Nao nego meu natural
Dizem que eu sou bacana
Isto é sensacional
Eu já dei o meu recado
Pra todo mundo escutar
Minha gente dá licença
Que eu já vou me retirar!
Se quiser me escutar
Eu tô chegando já cheguei
E vou dizer agora.
 

BARQUINHO DIFERENTE

CLAUDETTE SOARES
COMPOSITOR: SÉRGIO AUGUSTO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CLAUDETTE SOARES
GRAVADORA: ROZENBLIT
GÊNERO: M.P. B.
ANO: 2014
 
             Claudette Colbert Soares, Claudete Soares ou Claudette Soares (Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1937) é uma cantora brasileira.
             Começou sua carreira muito cedo: foi revelada no programa A raia miúda, de Renato Murce, na Rádio Nacional. Apresentou-se no programa da Rádio Mauá chamado Clube do Guri, de Silveira Lima. Depois também se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce. Na Rádio Tupi participou do programa Salve o Baião!, conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ele a apelidou de Princesinha do baião. Ainda na década de 1950, na Rádio Tamoio, ela apresentou ao lado de Ademilde Fonseca o programa No mundo do baião (programa de Zé Gonzaga, irmão do Luís).
          Silvinha Telles chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo Um show de show. Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos). Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, De tanto amor, foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Veio a se divorciar na década de 1990. Tinha um projeto junto com Dick Farney de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso não foi possível. Claudette retomou a sua carreira artística, depois do seu divórcio. Fez turnês por Paris e Lisboa.
Meu barquinho é muito diferente
Ele vai, mas não carrega gente
Navegando ele vai buscar o amor pra mim
O amor não chega de carrinho
O amor não vem de automovinho
O amor não vem por terra, ele vem por mar
 
Vai barquinho
Não me deixe esperar
Que a saudade já chegou
A tristeza também fez seu ranchinho
Pra esperar você
 
Meu barquinho é muito diferente (barquinho)
Ele vai, mas não carrega gente (carrega)
Navegando ele vai buscar o amor pra mim (o amor pra mim)
O amor não chega de carrinho (barquinho)
O amor não vem de automovinho (navega)
O amor não vem por terra, ele vem por mar (o azul do mar)
 
Vai barquinho
Não me deixe esperar
Que a saudade já chegou
A tristeza também fez seu ranchinho
Pra esperar você
 
Meu barquinho é muito diferente (barquinho)
Ele vai, mas não carrega gente (carrega)
Navegando ele vai buscar o amor pra mim (o amor pra mim)
O amor não chega de carrinho (barquinho)
O amor não vem de automovinho (navega)
O amor não vem por terra, ele vem por mar (o azul do mar).

ZAZUEIRA

WILSON SIMONAL
COMPOSITOR: JORGE BEN
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ALEGRIA, ALEGRIA – VOL 2
GRAVADORA: ODEON RECORDS
GÊNERO: M. P. B.
ANO: 1968
 
               Wilson Simonal de Castro(Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1938São Paulo, 25 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi, Spotlight, e dois programas na TV Record, Show em Si... Monal e Vamos S'imbora, e a assinar o que foi considerado na época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa anglo-holandesa Shell.
       Cantor detentor de esmerada técnica e qualidade vocal, Simonal viu sua carreira entrar em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS, envolvendo a tortura de seu contador Raphael Viviani. O cantor acabaria sendo processado e condenado por extorsão mediante sequestro, sendo que, no curso deste processo, redigiu um documento dizendo-se delator, o que acabou levando-o ao ostracismo e a condição de pária da música popular brasileira.
            Seus principais sucessos são "Balanço Zona Sul", "Lobo Bobo", "Mamãe Passou Açúcar em Mim", "Nem Vem Que não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Sá Marina" (que chegou a ser regravada por Sérgio Mendes e Stevie Wonder, como "Pretty World"), "País Tropical", de Jorge Ben, que seria seu maior êxito comercial, e "A Vida É Só pra Cantar". Simonal teve uma filha, Patrícia, e dois filhos, também músicos, Wilson Simoninha e Max de Castro.
       Em 2012, Wilson Simonal foi eleito o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil
Ela vem chegando (ela vem chegando)
E feliz vou esperando (e feliz vou esperando)
A espera é difícil (a espera é difícil)
Mas eu espero sambando (mas eu espero sambando)
 
Menina bonita cor céu azul
Ela é uma beleza, oh
Menina bonita, você é demais
A alegria da minha tristeza, oh
 
Mas ela vem chegando (ela vem chegando)
E feliz vou esperando (e feliz vou esperando)
A espera é difícil (a espera é difícil)
Mas eu espero sambando (mas eu espero sambando)
 
Pois uma flor é uma rosa
Uma rosa é uma flor
É um amor esta menina
Esta menina é o meu amor
 
Zazueira
Zazueira
Zazueira
Zazueira.

IN A SENTIMENTAL MOOD

JOHN COLTRANE
SONGWRITERS: DUKE ELLINGTON; IRVING MILLS & MANNY KURTZ
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: COLTRANE FOR LOVERS
LABEL: ATLANTIC
GENRE: JAZZ
YEAR: 2001
 
          John William Coltrane (Hamlet, September 23, 1926 - New York, July 17, 1967) was an American jazz saxophonist and composer, having performed mainly during the fifties and sixties. Commonly considered by specialized critics as the greatest jazz tenor sax and one of the greatest jazz musicians and composers of all time. His influence in the world of music goes beyond the boundaries of Jazz, ranging from Rock to Classical Music.
        Born in North Carolina, the grandson of an evangelical minister, John Coltrane grew up in High Point and New Jersey in a time of severe racial segregation in the mid-twenties, having had a poor childhood, like most black children of that time in his country. His interest in music started due to his father who played several musical instruments and who encouraged him to study music. During his adolescence, Coltrane lost several relatives, such as his aunt, grandfather and father. These losses would mark him for his entire life.
          Coltrane began his career playing in various big bands after the end of World War II. He played with several jazz giants such as Dizzy Gillespie and Paul Chambers (later he would play with him again in the Miles Davis quintet-sextet).
        From 1955 to 1960 he was part of Miles Davis' historic quintet, having participated in memorable albums such as Cookin', Relaxin', Steamin', 'Round About Midnight and Workin', all from 1956. The following year he recorded his first albums as leader, with Blue Train reaching greater prominence in the jazz scene. This was his first major phase as a musician, although it was a very difficult period in his personal life, due to an addiction to heroin, acquired in the late forties. This was the reason why Miles Davis fired him at the end of 1956. In 1957 he was hired by the great pianist Thelonious Monk and recorded a few albums with him, Thelonious Monk with John Coltrane being the most recognized.
       In 1958, Coltrane was rehired by Miles Davis starting his great phase as a sideman. In the coming years, he would record two albums that would go down in Jazz History:
              * Milestones (1958), a great Cool Jazz album.
        * Kind of Blue (1959), the iconic album of Cool Jazz.
       The Miles Davis sextet, in addition to John Coltrane, had two other great jazz musicians: the famous pianist Bill Evans and the great bassist Paul Chambers. This album was one of the biggest hits in the history of the genre.
       In 1960, after leaving Miles' group, Coltrane began a new phase, leading a quartet with McCoy Tyner on piano, Jimmy Garrison on double bass and Elvin Jones on drums, and began a bold and unprecedented exploration of jazz sound space. Coltrane developed an absolutely unique style, where the so-called sheets of sound (sheets or layers of sound) predominated, which were composed of long phrases of fast notes played in legato. Coltrane embarks on a radicalization of harmony that takes him to the brink of atonality. It also fragments and deconstructs the themes, leaving them almost unrecognizable under a jam of tortured phrases. Coltrane's quartet production between 1960 and 1965 is a milestone in jazz history, comparable to Miles' quintet. Coltrane's several, very long and impressive versions of My Favorite Things, Rodgers and Hammerstein's apparently banal waltz, are anthological. In 1965 the quartet creates what is unanimously considered their masterpiece, the four-movement suite A Love Supreme.
         Although coming from hard bop, Coltrane from 1955 to 1965 could already be considered in some sense a forerunner of free jazz. However, in 1965, his connection with the avant-garde became even more direct, when he joined free musicians such as drummer Rashied Ali, saxtenorists Archie Shepp and Pharoah Sanders, among others. His wife, pianist Alice Coltrane, also accompanies him in this new, daring and short phase. The disc Ascension is a masterpiece of that period, already detached from tonal harmony. Quite religious, Coltrane imbued his works from 1965-1967 with a strong religious and mystical content. He died suddenly and prematurely in 1967 at the age of 40 from liver cancer. After his death, a large amount of unpublished recordings were located and released, allowing the public to better assess how monumental his work is.
         "In a Sentimental Mood" is a jazz composition by Duke Ellington. He composed the piece in 1935 and recorded it with his orchestra during the same year. so the song was credited to all three. Other popular versions in 1935/36 were by Benny Goodman and by Mills Blue Rhythm Band.
In A Sentimental Mood
I can see the stars come thru my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of ev'ry kiss
Drift a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss you make my
Paradise complete
Rose pearls seem to fall
It's all like a dream to call you mine
My heart's lighter thing
Since you made me this night a thing divine
In A Sentimental Mood
I'm within a world so heavenly
For I never dreamt
That you'd be loving sentimental me
In A Sentimental Mood
I can see the stars come thru my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of ev'ry kiss
Drift a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss you make my
Paradise complete
Rose pearls seem to fall
It's all like a dream to call you mine
My heart's lighter thing
Since you made me this night a thing divine
In A Sentimental Mood
I'm within a world so heavenly
For I never dreamt
That you'd be loving sentimental me.