MARIANA AYDAR - ESPUMAS AO VENTO

, , Sem Comentários

ESPUMAS AO VENTO

MARIANA AYDAR
COMPOSITOR: JOSÉ ACCIOLY CAVALCANTE NETO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: VEIA NORDESTINA
GRAVADORA: BRASIL records
GÊNERO: MÚSICA NORDESTINA
ANO: 2019
 
        Mariana Aydar(São Paulo, 8 de maio de 1980) é uma cantora brasileira, vencedora do prêmio Grammy Latino.
      A trajetória musical de Mariana Aydar teve início em 2000, aos 20 anos, quando começou a cantar profissionalmente como backing vocal de Miltinho Edilberto, cujo repertório era basicamente de forró. Logo depois, comandou sua primeira banda, Caruá, também de forró, durante três anos. Foi backing vocal no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004. Em paralelo, integrava a banda do compositor paulistano Dante Ozzetti.
    Em 2004, após anos de estudo no Brasil e na Berklee School of Music, em Boston, morou em Paris por um ano. Lá conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir os shows na turnê europeia.
       De volta ao Brasil em 2005, passou a investir no disco de estreia, Kavita 1, lançado em setembro de 2006.
       Mariana, que estudou violoncelo, violão e canto, já esteve no palco com Seu Jorge, Elba Ramalho, Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Samuel Rosa, Daniela Mercury, Céu, João Donato, Leci Brandão, Ivan Lins, Vanessa da Mata, Emílio Santiago, entre outros.
     Mariana Aydar é filha de Mario Manga, integrante do grupo Premê, e de Bia Aydar, ex-produtora de diversos artistas brasileiros, entre os quais Lulu Santos e Luiz Gonzaga. Nesse ambiente ficava atrás dos palcos, dormia nos camarins e ia junto com os cantores para o estúdio, aprendendo muita coisa só observando.
    Chega ao mundo o disco completo “Veia Nordestina", de Mariana Aydar. Com 12 faixas que misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, este é o quinto álbum de estúdio da cantora e o primeiro dedicado integralmente à cultura nordestina.
     O disco apresenta músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos machistas e patriarcais e elevando o empoderamento feminino como um dos temas principais. Em "Triste, Louca ou Má", regravação da banda Francisco, El Hombre, Mariana escolheu a amiga e grande inspiração ativista, Maria Gadú, para dividir os vocais e em "Condução", Mariana canta sobre a mulher que conduz na dança da vida.
     "Veia Nordestina" termina com um agradecimento ao mestre e amigo Dominguinhos com a emocionante "Para Dominguinhos", onde Mariana colocou em música tudo aquilo que queria dizer para ele mas não conseguiu em vida. Um sertão inundado de saudade e gratidão. A elegante sanfona de Mestrinho dá o tom de despedida do disco.
    “Quero traduzir o meu forró, à minha maneira de ver o gênero reinventando, instigando, trazendo elementos contemporâneos, guitarras psicodélicas e a eletricidade da MPC sem perder a alma pé de serra do clássico power trio forrozeiro: zabumba, triângulo e sanfona, explica Mariana.
Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento
 
Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas
Que não dá pra apagar
 
Sei que errei, tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo
 
Sem saber direito a hora nem o que fazer
Não encontro uma palavra só pra te dizer
Mas se eu fosse você
Eu voltava pra mim de novo
 
E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai tá sempre aberta
O meu olhar vai dar uma festa
Na hora que você chegar
 
E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai tá sempre aberta
O meu olhar vai dar uma festa, amor
Na hora que você chegar
Na hora que você chegar
 
Sei que errei, tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo
 
E sem saber direito a hora nem o que fazer
Não encontro uma palavra só pra te dizer
Mas se eu fosse você
Eu voltava pra mim de novo
 
E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai tá sempre aberta
O meu olhar vai dar uma festa
Na hora que você chegar
 
E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai tá sempre aberta
O meu olhar vai dar uma festa
Na hora que você chegar
 
Na hora que você chegar
Na hora que você chegar
Na hora que você chegar.

0 comentários:

Postar um comentário