Tammy Wynette, nome artístico de Virgínia Wynette Pugh, (Tremont, 5 de maio de 1942 — Nashville, 6 de abril de 1998) foi UMA CANTORA e compositora norte-AMERICANA de música country, uma das cantoras mais conhecidas e mais vendidas da música country.
Wynette é conhecida como "A Primera-Dama da Música Country", e sua canção mais conhecida, "Stand by Your Man", é um dos singles mais vendidos por uma artista feminina na história da música country. Muitos de seus sucessos retratam temas clássicos do gênero, como solidão, divórcio e as dificuldades da vida e de relacionamentos. Durante as décadas de 1960 e 1970, Wynette teve 20 músicas #1 na Billboard de Música Country. Junto com Loretta Lynn, Lynn Anderson e Dolly Parton, ela é creditada como tendo definido o papel da mulher na música country dos anos 1970.
O casamento de Wynette com o músico country George Jones em 1969 criou a "dupla" country, seguindo o sucesso de Johnny Cash e June Carter Cash.
Wynette nasceu próximo à Tremont, Mississippi, filha única de Mildred Faye (1921 — 1991) e Wllian Pugh (1916 — 1943). Seu pai era um fazendeiro e músico local que morreu vítima de um tumor cerebral quando Wynette tinha apenas nove meses de idade. Sua mãe trabalhava como professora substituta e na fazenda da família. Com a morte de Pugh Mildred deixou sua filha aos cuidados de seus pais, Thomas e Flora Russell, e se mudou para Memphis, Tennessee, para trabalhar em uma fábrica durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1946, Mildred se casou com Foy Lee, um fazendeiro.
A casa dos Russell não tinha banheiro interno nem água encanada. Wynette foI criada com a tia Carolyn Russell, apenas cinco anos mais velha, mais uma irmã do que uma tia. Enquanto criança, Wynette aprendeu sozinha a tocar uma variedade de instrumentos deixados por seu pai, que, já cego devido ao tumor, incentivava a filha a tocar o piano.
Wynette estudou na Bellflower High School. Um mês antes de se formar, e meses antes de seu aniversário de 18 anos, se casou com seu primeiro marido, Euple Byrd. Ele era um pedreiro, mas tinha problemas em se manter em um emprego, e eles se mudavam diversas vezes. Wynette trabalhou como garçonete e recepcionista, além de trabalhar em uma fábrica de sapatos. Em 1963, ela frequentou uma escola de beleza em Tupelo, Mississippi, onde se tornou cabeleireira. Ela continuou a renovar sua licença de cosmetologia por vários anos, mesmo depois do sucesso - caso alguma coisa acontecesse.
Ela deixou Euple antes do nascimento de sua terceira filha, que desenvolveu meningite. Wynette tentou ganhar um dinheiro extra se apresentando a noite. Segundo Wynette, Euple não apoiava suas ambições de se tornar uma cantora country, e quando foi embora, Euple lhe disse, "Vai sonhando", Anos mais tarde, ele apareceu em um dos shows de Wynette e pediu um autógrafo. Ela assinou "Vai sonhando".
Sometimes it's hard to be a woman
Giving all your love to just one man
You'll have bad times, and he'll have
good times
Doin' things that you don't
understand
But if you love him, you'll forgive
him
Even though he's hard to understand
And if you love him, oh be proud of
him
'Cause after all he's just a man.
Stand by your man, give him two arms
to cling to
And something warm to come to
When nights are cold and lonely.
Stand by your man, and show the world
you love him
Keep giving all the love you can.
Stand by your man.
Stand by your man, and show the world
you love him
Keep giving all the love you can.
Stand by your man.
0 comentários:
Postar um comentário