SUAVE É A NOITE

MOACYR FRANCO
COMPOSITORES: JACKSON BROWNE; DANNY KORTCHMAR & RUSS KUNKEL
TRADUÇÃO: PAUL FRANCIS WEBSTER; SAMMY FAIN & NAZARENO DE BRITO
ORIGINAL TENDER IS THE NIGHT
ÁLBUM: …AQUELAS ANTIGAS!
GRAVADORA: MOACIR FRANCO
GÊNERO: BALADA
ANO: 1988
 
            Moacir de Oliveira Franco é mais conhecido como Moacyr Franco, (Ituiutaba, 5 de outubro de 1936), é um ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV e político brasileiro, filiado ao Cidadania.
       As composições de Moacyr são bastante ecléticas, como boleros, marchinhas, baladas de amor e até rock’n’roll. Seus maiores sucessos, porém, estão no sertanejo-raíz, quando, nas décadas de 80 e 90 compôs várias músicas que alcançaram os primeiros lugares nas paradas, tais como: "Dia de Formatura", com Nalva Aguiar, "Seu Amor Ainda é Tudo", "Ainda Ontem Chorei de Saudade" e "Se Eu Não Puder Te Esquecer", que foram consagradas nas vozes da dupla sertaneja João Mineiro & Marciano
É tão calma a noite
A noite é de nós dois
Ninguém amou assim
Nem há de amar depois
 
Quando o amanhã nos separar
Em nossa lembrança hão de ficar
Beijos de verão
Ternuras de luar
A brisa a murmurar
Sua canção
 
Tudo tem suave encanto
Quando a noite vem
A noite é só nossa
No mundo não há mais ninguém
 
Beijos de verão
Ternuras de luar
A brisa a murmurar
Sua canção
 
Tudo tem suave encanto
Quando a noite vem
A noite é só nossa
No mundo não há mais ninguém.

MARIA ESCANDALOSA

EMILINHA BORBA
COMPOSITOR: RAMON NOVAEZ
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: EMILINHA BORBA
GRAVADORA: REVIVENDO
GÊNERO: MARCHINHA DE CARNAVAL
ANO: 1992
 

          Emília Savana da Silva Borba, conhecida como Emilinha Borba, (Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1923 — Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2005) foi uma cantora de samba, marcha e choro brasileira. É considerada uma das mais populares intérpretes do século XX no Brasil.
            Emília Savana da Silva Borba, nasceu no Bairro da Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1923. Era filha de Eugênio Jordão Borba e Edith da Silva Borba.
         Ainda menina e contrariando um pouco a vontade de sua mãe, apresentava-se em diversos programas de auditório e de calouros. Ganhou seu primeiro prêmio, aos 14 anos, na "Hora Juvenil", da Rádio Cruzeiro do Sul. Cantou também no programa "Calouros de Ary Barroso", obtendo a nota máxima ao interpretar "O X do Problema", de Noel Rosa. Logo depois, começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia.
          Formou, na mesma época, uma dupla com Bidu Reis (Edila Luísa Reis), chamada As Moreninhas. A Dupla se apresentou em várias rádios, durante cerca de um ano e meio. Logo depois, a dupla gravou para a "Discoteca Infantil" um disco em 78 RPM com a música "A História da Baratinha", numa adaptação de João de Barro. Desfeita a dupla, Emilinha passou a cantar sozinha e foi logo contratada pela Rádio Mayrink Veiga, recebendo de César Ladeira o slogan "Garota Grau Dez".
           Em 1939 foi convidada por João de Barro para participar da gravação da marcha Pirulito cantada por Nilton Paz, sendo que no disco seu nome não foi creditado, apenas o do cantor.
              Em março do mesmo ano grava, pela Columbia e com o nome de Emília Borba, seu primeiro disco solo em 78 RPM, com acompanhamento de Benedito Lacerda e seu conjunto, com o samba-choro Faça o mesmo, de Antônio Nássara e Eratóstenes Frazão e o samba Ninguém escapa de Eratóstenes Frazão.
        Ainda em 1939, foi levada por sua madrinha artística, Carmen Miranda, de quem sua mãe era camareira, para fazer um teste no Cassino da Urca. Por ser menor de idade resolveu alterar sua idade para alguns anos a mais. Além disso, Carmen Miranda emprestou-lhe um vestido e sapatos plataforma. Aprovada pelo empresário Joaquim Rolla proprietário do Cassino da Urca, foi contratada e passou a se apresentar como "crooner", tornando-se logo em seguida uma das principais atrações daquela casa de espetáculos.

Um dia,
Uma vez lá em Cuba
Dançando uma rumba,
Disseram que eu era,
Escandalosa (2x)
 
Dancei,
E não me incomodei
Pois a rumba em si,
É maliciosa...
Escandalosa (2x)
 
A rumba, tem um ritmo louco,
Que remexe meu corpo assim,
Escandalosa...
 
Com Muchachos sabidos,
Bem juntinhos de mim,
Confessando ao meu ouvido, "És deliciosa",
Escandalosa...

TODAY I STARTED LOVING YOU AGAIN

MERLE HAGGARD
SONGWRITER: MERLE HAGGARD & BONNIE OWENS
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: OKIE FROM MUSKOGEE 45TH ANNIVERSARY SPECIAL
LABEL: CAPITOL RECORDS
GENRE: COUNTRY
YEAR: 1970
 

            Merle Ronald Haggard (April 6, 1937 – April 6, 2016) was an American country singer, songwriter, guitarist, and fiddler.
           Haggard was born in Oildale, California, during the Great Depression. His childhood was troubled after the death of his father, and he was incarcerated several times in his youth. After being released from San Quentin State Prison in 1960, he managed to turn his life around and launch a successful country music career. He gained popularity with his songs about the working class that occasionally contained conformist and jingoistic themes contrary to the prevailing anti-Vietnam War sentiment of much popular music of the time. Between the 1960s and the 1980s, he had 38 number-one hits on the US country charts, several of which also made the Billboard all-genre singles chart. Haggard continued to release successful albums into the 2000s.
        He received many honors and awards for his music, including a Kennedy Center Honor (2010), a Grammy Lifetime Achievement Award (2006), a BMI Icon Award (2006), and induction into the Nashville Songwriters Hall of Fame (1977), Country Music Hall of Fame (1994) and Oklahoma Music Hall of Fame (1997). He died on April 6, 2016—his 79th birthday—at his ranch in Shasta County, California, having recently suffered from double pneumonia


Today I Started Loving You Again
I'm right back where I've really always been;
I got over you just long enough to let my heartache mend,
then Today I Started Loving You Again.
 
What a fool I was to think I could get by
With only these few million tears I've cried.
I should have known the worst was yet to come.
And that crying time for me had just begun.
 
'Cause Today I Started Loving You Again,
I'm right back where I've really always been;
I got over you just long enough to let my heartache mend,
then Today I Started Loving You Again.

BABALU

ANGELA MARIA
COMPOSITOR: MARGARITA LECUONA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: ANGELA MARIA Nº 2
GRAVADORA: COPACABANA
GÊNERO: BOLERO
ANO: 1952
 
           Angela Maria, nome artìstico de Abelim Maria da Cunha (Macaé, 13 DE maio de 1929 – São Paulo, 29 de setembro de 2018) foi uma cantora, compositora e atriz brasileira, expoente da Era do Rádio, considerada dona de uma das melhores vozes da MPB e eleita a rAINHA DO Rádio em 1954. Também é uma das cantoras brasileiras que mais venderam discos, cerca de 60 milhões de discos. Angela Maria é conhecida pelos grandes críticos da música nacional e internacional como a maior voz do Brasil.
            Intérprete de canções como Babalu (Margarita Lecuona), Gente Humilde (Garoto/Chico Buarque/Vinicius de Moraes), Cinderela (Adelino Moreira) e Orgulho (Waldir Rocha/Nelson Wederkind), serviu como fonte de inspiração para artistas como Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Cesária Évora e Gal Costa, além de ter sido, comprovadamente pelo Ibope, por um longo período, a cantora mais popular do Brasil e conquistado a admiração de personalidades como Édith Piaf, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Amália Rodrigues e Louis Armstrong.
           Margarita Lecuona, cantora e compositora, nasceu em Havana, Cuba, em 18 de abril de 1910 e faleceu em Nova Jersey, EUA, em 1981. Teve uma infância de muitas viagens, por seu pai ser diplomata. Já adolescente regressa e se estabelece em Havana e faz seus estudos regulares. Começa a estudar música, primeiro com a professora Clara Romero, que lhe ensina o manejo do violão. Suas primeiras composições datam de 1930. Escreve Tabú, inspirado em um antigo escravo, muito velho, que conheceu desde menina, escutando seus contos. O trovador Guyún dá a conhecer essa composição, popularizando-a. Quando a gravam com a orquestra de Rosa e Antonio Machín em Nova York, em 1934, e a orquestra Lecuona Cubans Boys na Europa, em 1935, rapidamente se converte numa compositora internacional. Igual se sucede com Babalú da mesma inspiração litúrgica afrocubana e com o mesmo sabor exótico, gravada pela orquestra Casino de la Playa, cantando Miguelito Valdés. Morou na Argentina e fez apresentações em vários países, com atuações em um trio como cantora solista. Radicou-se nos EUA em 1960. Compôs mais de 300 obras, entre as que se destacam, os boleros Eclipse, De nada vale, Tú lo eres todo, Bienvenido, Cariño bueno, Por eso no debes En confianza, Otoño e Mi último amor, e as guarachas Contentura e Mi muñeco.

Babalu, Babalu
Babalu, ayé
Babalu ayé.
 
Ta empesando el velorio
¿Qué le hace no Babalu?
Dame diecisiete velas
Pa ponerle en cruz,
Dame un cabo de tabaco Mayenye
Y un jarrito de agua ardiente,
Dame un poco de dinero Mayenie
Pa que me de la suerte.
 
Quiero pedir
Que mi negra me quiera
Que tenga dinero
¡Y que no se muera! ¡ Ay!
Yo te quiero pedir
Babalu
Una negra muy santa
Como tú
Que no tenga otro negro
 
Pa que no se fuera
Babalu ayé
Babalu ayé
Babalu ayé.