DIVINA COMÉDIA
HUMANA
ANTONIO CARLOS BELCHIOR
COMPOSITOR: BELCHIOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: TODOS OS
SENTIDOS
GRAVADORA: WEA DISCOS
LTDA
GÊNERO: MPB
ANO: 1978
Antônio
Carlos Belchior, mais conhecido como Belchior(Sobral,
26 de outubro
de 1946
— Santa Cruz do Sul, 30 de abril
de 2017),
foi um cantor, compositor,
músico,
produtor, artista plástico e professor
brasileiro.
Um
dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que inclui Fagner,
Ednardo,
Amelinha
e outros, Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso
internacional, em meados da década de
1970.
Em
certa época, Belchior fez uma brincadeira, adicionando os sobrenomes dos pais
ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antônio Carlos Gomes
Belchior Fontenelle Fernandes", sendo assim, o "maior nome da
MPB".
Seu
álbum Alucinação, de 1976,
produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários
críticos musicais como um dos mais revolucionários da história da MPB, e um dos
mais importantes de todos os tempos para a música brasileira.
Em
2012, Belchior apareceu na posição 58 da lista As 100
Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil e na
posição 100 da lista Os 100
Maiores Artistas da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil.
Belchior
ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música
"Hora do Almoço", interpretada por Jorginho Telles e Jorge Neri.
Entre
os seus maiores sucessos estão "Apenas um Rapaz Latino-Americano",
"Como Nossos Pais", "Mucuripe" e "Divina Comédia Humana". Outras
composições de Belchior de grande sucesso foram "Alucinação",
"Na Hora do Almoço" (seu primeiro sucesso), "A Palo Seco",
"Fotografia 3 x 4", "Comentário a Respeito de John",
"Tudo Outra Vez", "Conheço o Meu Lugar", "Medo de
Avião", "Coração Selvagem", "Como Nossos Pais"
(sucesso na voz de Elis Regina), "Todo Sujo de Batom"
(regravada por Antônio Marcos), "Paralelas" (gravada
por Vanusa),
"Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair
Rodrigues), "Caso Comum de Trânsito",
"Brasileiramente Linda", "Sujeito de Sorte", "Velha
Roupa Colorida", dentre muitas outras.
Estudioso
da palavra, Belchior incluiu muitos idiomas em suas canções: português, inglês,
espanhol, italiano, francês e latim.
Estava mais
angustiado que um goleiro na hora do gol
Quando você entrou em
mim como um sol no quintal
Aí um analista, amigo
meu, disse que desse jeito não vou ser feliz direito
Porque o amor é uma
coisa mais profunda que um encontro casual
Aí um analista, amigo
meu, disse que desse jeito não vou viver satisfeito
Porque o amor é uma
coisa mais profunda que uma transa sensual
Deixando a
profundidade de lado
Eu quero é ficar
colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo e de
novo dizendo sim à paixão, morando na filosofia
Deixando a
profundidade de lado
Eu quero é ficar
colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo e de
novo dizendo sim à paixão, morando na filosofia
Eu quero gozar no seu
céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina
comédia humana onde nada é eterno
Eu quero gozar no seu
céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina
comédia humana onde nada é eterno
Ora direis, ouvir
estrelas, certo perdeste o senso
E eu vos direi, no
entanto
Enquanto houver
espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
Ora direis
Ora direis, ouvir
estrelas, certo perdeste o senso
E eu vos direi, no
entanto
Enquanto houver
espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
Enquanto houver
espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
Enquanto houver
espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto.