Wilson
Simonal de Castro(Rio de Janeiro, 23 de
fevereiro de 1938—São Paulo, 25 de junho
de 2000)
foi um cantor e compositorbrasileiro
de muito sucesso nas décadas de 1960
e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi,
Spotlight, e dois programas na TV Record,
Show em Si... Monal e Vamos S'imbora, e a assinar o que foi considerado na
época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa
anglo-holandesa Shell.
Cantor
detentor de esmerada técnica e qualidade vocal, Simonal viu sua carreira entrar
em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS, envolvendo a tortura
de seu contador Raphael Viviani. O cantor acabaria sendo processado e condenado
por extorsão mediante sequestro, sendo que, no curso deste processo, redigiu um
documento dizendo-se delator, o que acabou levando-o ao ostracismo e
a condição de pária da música popular brasileira.
Seus
principais sucessos são "Balanço Zona Sul", "Lobo Bobo",
"Mamãe Passou Açúcar em Mim", "Nem Vem Que não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Sá Marina"
(que chegou a ser regravada por Sérgio Mendes
e Stevie Wonder,
como "Pretty World"), "País Tropical",
de Jorge Ben,
que seria seu maior êxito comercial, e "A Vida É Só pra Cantar".
Simonal teve uma filha, Patrícia, e dois filhos, também músicos, Wilson
Simoninha e Max de Castro.
Em
2012, Wilson
Simonal foi eleito o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela
revista Rolling Stone Brasil.
Ela vem chegando (ela vem chegando)
E feliz vou esperando (e feliz vou esperando)
A espera é difícil (a espera é difícil)
Mas eu espero sambando (mas eu espero sambando)
Menina bonita cor céu azul
Ela é uma beleza, oh
Menina bonita, você é demais
A alegria da minha tristeza, oh
Mas ela vem chegando (ela vem chegando)
E feliz vou esperando (e feliz vou esperando)
A espera é difícil (a espera é difícil)
Mas eu espero sambando (mas eu espero sambando)
Pois uma flor é uma rosa
Uma rosa é uma flor
É um amor esta menina
Esta menina é o meu amor
Zazueira
Zazueira
Zazueira
Zazueira.
IN A
SENTIMENTAL MOOD
JOHN
COLTRANE
SONGWRITERS: DUKE ELLINGTON; IRVING MILLS & MANNY
KURTZ
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: COLTRANE FOR LOVERS
LABEL: ATLANTIC
GENRE: JAZZ
YEAR: 2001
John
William Coltrane (Hamlet, September 23, 1926 - New York, July 17, 1967) was an
American jazz saxophonist and composer, having performed mainly during the
fifties and sixties. Commonly considered by specialized critics as the greatest
jazz tenor sax and one of the greatest jazz musicians and composers of all
time. His influence in the world of music goes beyond the boundaries of Jazz,
ranging from Rock to Classical Music.
Born in
North Carolina, the grandson of an evangelical minister, John Coltrane grew up
in High Point and New Jersey in a time of severe racial segregation in the
mid-twenties, having had a poor childhood, like most black children of that
time in his country. His interest in music started due to his father who played
several musical instruments and who encouraged him to study music. During his
adolescence, Coltrane lost several relatives, such as his aunt, grandfather and
father. These losses would mark him for his entire life.
Coltrane
began his career playing in various big bands after the end of World War II. He
played with several jazz giants such as Dizzy Gillespie and Paul Chambers
(later he would play with him again in the Miles Davis quintet-sextet).
From 1955
to 1960 he was part of Miles Davis' historic quintet, having participated in
memorable albums such as Cookin', Relaxin', Steamin', 'Round About Midnight and
Workin', all from 1956. The following year he recorded his first albums as
leader, with Blue Train reaching greater prominence in the jazz scene. This was
his first major phase as a musician, although it was a very difficult period in
his personal life, due to an addiction to heroin, acquired in the late forties.
This was the reason why Miles Davis fired him at the end of 1956. In 1957 he
was hired by the great pianist Thelonious Monk and recorded a few albums with
him, Thelonious Monk with John Coltrane being the most recognized.
In 1958, Coltrane was rehired by Miles Davis starting his
great phase as a sideman. In the coming years, he would record two albums that
would go down in Jazz History:
* Milestones (1958), a great Cool Jazz album.
* Kind of Blue (1959), the iconic album of Cool Jazz.
The Miles Davis sextet, in addition to John Coltrane, had
two other great jazz musicians: the famous pianist Bill Evans and the great
bassist Paul Chambers. This album was one of the biggest hits in the history of
the genre.
In 1960, after leaving Miles' group, Coltrane began a new
phase, leading a quartet with McCoy Tyner on piano, Jimmy Garrison on double
bass and Elvin Jones on drums, and began a bold and unprecedented exploration
of jazz sound space. Coltrane developed an absolutely unique style, where the
so-called sheets of sound (sheets or layers of sound) predominated, which were
composed of long phrases of fast notes played in legato. Coltrane embarks on a
radicalization of harmony that takes him to the brink of atonality. It also
fragments and deconstructs the themes, leaving them almost unrecognizable under
a jam of tortured phrases. Coltrane's quartet production between 1960 and 1965
is a milestone in jazz history, comparable to Miles' quintet. Coltrane's
several, very long and impressive versions of My Favorite Things, Rodgers and
Hammerstein's apparently banal waltz, are anthological. In 1965 the quartet
creates what is unanimously considered their masterpiece, the four-movement
suite A Love Supreme.
Although coming from hard bop, Coltrane from 1955 to 1965
could already be considered in some sense a forerunner of free jazz. However,
in 1965, his connection with the avant-garde became even more direct, when he
joined free musicians such as drummer Rashied Ali, saxtenorists Archie Shepp
and Pharoah Sanders, among others. His wife, pianist Alice Coltrane, also
accompanies him in this new, daring and short phase. The disc Ascension is a
masterpiece of that period, already detached from tonal harmony. Quite
religious, Coltrane imbued his works from 1965-1967 with a strong religious and
mystical content. He died suddenly and prematurely in 1967 at the age of 40
from liver cancer. After his death, a large amount of unpublished recordings
were located and released, allowing the public to better assess how monumental
his work is.
"In a Sentimental Mood" is a jazzcomposition by Duke Ellington. He
composed the piece in 1935 and recorded it with his orchestra during the same
year. so the song was credited to all three. Other popular versions in 1935/36
were by Benny Goodmanand by Mills Blue
Rhythm Band.
In A Sentimental Mood
I can see the stars come thru my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of ev'ry kiss
Drift a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss you make my
Paradise complete
Rose pearls seem to fall
It's all like a dream to call you mine
My heart's lighter thing
Since you made me this night a thing divine
In A Sentimental Mood
I'm within a world so heavenly
For I never dreamt
That you'd be loving sentimental me
In A Sentimental Mood
I can see the stars come thru my room
While your loving attitude
Is like a flame that lights the gloom
On the wings of ev'ry kiss
Drift a melody so strange and sweet
In this sentimental bliss you make my
Paradise complete
Rose pearls seem to fall
It's all like a dream to call you mine
My heart's lighter thing
Since you made me this night a thing divine
In A Sentimental Mood
I'm within a world so heavenly
For I never dreamt
That you'd be loving sentimental me.
SI TE
VAS
CARLOS
RIVERA
COMPOSITOR:
CARLOS RIVERA
PAIS: MÉXICO
ÁLBUM: EL HUBIERA NO EXISTE
DISCOGRÁFICA: SONY MUSIC LATIN
GÉNERO: POP
AÑO: 2013
Carlos Augusto
Rivera Guerra de Cisneros(Huamantla, Tlaxcala; 15 de marzode 1986) es uncantante, compository actormexicano. Ha sido ganador de
diferentes premios; entre los que se encuentran un Premio World Broadway Spain
por mejor actor revelación en su participación en El Rey Leónen
2012, dosPremios Dialpor
artista revelación y trayectoria musicaly unPremio Lo
Nuestropor canción mariachi del año con «100 años» en 2022. También ha sido nominado
diez veces a losPremios Lo
Nuestro, tres a los Premios Juventud y uno a losIHeartRadio
Music Awardspor mejor nuevo artista latino en 2017.
Inició su carrera
artística al salir ganador de la tercera generación del programa de telerrealidadde TV Azteca, La
Academiaen 2004. Desde su infancia comenzó a presentarse en
programas de concursos de canto enTlaxcala, donde además trabajó
como locutor en una radio local. En 2005, firmó un contrato con la
compañía discográficaSony BMG, en 2006 concursó
en el programa televisivo el Desafío
de estrellasjunto a sus compañeros de La
Academia, con quienes realizó una gira musical
por laRepública Mexicanaen
ciudades como Monterrey, Guadalajara, Veracruzy Puebla. Ha sido juez de
diferentes versiones del programa internacionalThe
Voice, en las ediciones de México y España en los programas de
La
voz kidsy La voz.
Además trabajó
en obras musicalestales
como Bésame mucho y Orgasmos la comedia, en 2007 protagonizó el
musical La bella y la bestiacomo bestia junto a Lolita Cortéscomo
bella. En 2010, colaboró en el musical original mexicano,Mamma Mia!como
reemplazo de Jorge Lau. Mientras que en 2011 se dio a conocer enEspañacon su interpretación de Simba en El
rey león, obra que también se llevaría a cabo enMéxicoen 2015. Rivera también ha incursionado
como actor incorporándose en programas deTelevisión
Aztecacomo La vida es una canción y su aparición en un capítulo de latelenovelamexicana, Los Sánchez. En2016, interpretó a Andrés en laserie
de televisiónde Televisa, El
hotel de los secretos.
Cuenta con
cinco álbumes de
estudio; Carlos
Rivera(2007), Mexicano(2010),El
hubiera no existe(2013),Yo creo(2016) yGuerra(2018). También con un álbum tributo;Leyendas(2021). Entre sus
canciones más populares se encuentran: «Te esperaba», «Que lo nuestro se quede nuestro», «¿Cómo pagarte?», «Me muero», «100 años», «Regresame mi corazón», «El hubiera no existe», «Otras vidas», «Recuérdame», etc. Sus cinco álbumes de estudio han recibido la
certificación disco de oroy disco de platinopor la Asociación Mexicana de Productores de
Fonogramas y Videogramas(AMPROFON).
A lo largo de
su trayectoria musical ha colaborado con artistas como Mario Domm, Leonel García, Franco De Vita, Becky G, Pedro Capó, Maluma, Melendi, Reik, Beatriz Luengo, Gerónimo Rauch, Natalia Jiménez,Noel Schajris, Fela
Domínguez, Río Roma yOmara Portuondo. Y ha realizado
homenajes a cantantes comoJuan Gabriel, José
Alfredo Jiménez, José Luis
Perales,Consuelito
Velázquez, Roberto
Carlos,Raphael,José José, entre otros.
Sabes, ya sé que te vas
Esa idea o locura hace tiempo que tienes en plan
Blanca bandera de paz
Que aunque aveces ingenua tu alma decide alzar
Que nadie te diga que no
Ni siquiera este tonto que a veces le falta
valor
Si te vas
Mira adelante, solo adelante, no mires atrás
Si te vas
No tengas miedo, sigue tu vuelo de libertad
De libertad
Milagros habrá que esperar
Mas tus santos son tantos que sabes que no
fallarán
Nunca pierdas la fe
Porque aquello por lo que has luchado, lo vas a
tener
Y que nadie te diga que no, nunca
Ni siquiera este tonto que a veces le falta
valor
Si te vas
Mira adelante, solo adelante, no mires atrás
Si te vas
No, no tengas miedo, sigue tu vuelo de libertad
De libertad
De libertad.
AS
MOÇAS
BOCA
LIVRE
COMPOSITORES:
JUCA FILHI & ZÉ RENATO
PAÍS:
BRASIL
ÁLBUM: BICICLETA
GRAVADORA:
UNIVERSAL MUSIC
GÊNERO:
MPB
ANO: 1980
Boca
Livre é um grupo musicalbrasileiro
de MPB,
formado em 1978.
Com
seu estilo refinado, o Boca Livre se destaca por suas composições e também
pelas versões de músicas de outros compositores. Seus arranjos instrumentais e,
principalmente, vocais fogem da métrica convencional utilizada por outros
grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos.
Fizeram turnês nos EUA e na Europa e parcerias com nomes como Milton
Nascimento, Edu Lobo e Tom Jobim. Seu estilo já foi comparado ao grupo
francês Gipsy Kings,
embora Maurício Maestro, único membro original que nunca deixou o grupo, diga
que o grupo também tem influência de bossa nova.
O
grupo vocal e instrumental formado em 1978 por Maurício Maestro(contrabaixo e
vocal), Zé Renato(violão e vocal), Cláudio Nucci(violão e vocal) e David Tygel(viola
10 cordas e vocal) participou, naquele ano, do disco "Camaleão", de
Edu Lobo, excursionando com o compositor através do Projeto Pixinguinha.
Seu
nome não tem um significado definido, mas talvez seja uma diminuição de
"Boca Livre Para Cantar".
Sem
atrair as grandes gravadoras, o grupo lançou de forma independente, no ano
seguinte, o LP Boca Livre, que ultrapassou a vendagem de cem
mil cópias, um marco inédito na música independente daquela época, com destaque
para as canções "Toada"(Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho) e
"Quem tem a viola"(Zé Renato, Claudio Nucci e Xico Chaves).
Participou,
em 1980, do "Show do Primeiro de Maio", realizado no Riocentro (RJ).
Em
junho de 1980, Claudio Nucci desligou-se do conjunto, sendo substituído por
Lourenço Baeta. Com essa nova formação, o grupo gravou "Bicicleta"(1980),
LP independente que contou com as participações especiais de Tom Jobim
e Naná Vasconcelos, lançou o Lp Folia (PolyGram,1982)
e Boca Livre(PolyGram, 1983) de primeira música romântica do grande clássico
"Panis Et Circenses" com Gilberto Gil
e Caetano
Veloso.
Em
1989, o quarteto lançou pela Som Livre o LP "Boca Livre em concerto",
gravado ao vivo durante temporada no Canecão(RJ).
Em
1992, David Tygel desligou-se do conjunto, sendo substituído por Fernando Gama.
Nesse ano, o quarteto lançou "Dançando pelas sombras", pela MPB/Warner.
Em
1994, após sucessivas turnês e participações em festivais de música nos Estados
Unidos, Europa
e Canadá,
o grupo regravou a canção "Dança do Ouro", para Deseo, álbum solo de Jon Anderson,
vocalista da banda Yes. Nesse ano, a gravadora Green Linnet lançou
"Dançando pelas sombras" no mercado internacional.
No
mesmo ano, o conjunto lançou "Song Boca", pela gravadora Velas. O
disco, contemplado com o Prêmio Sharp, incluiu sucessos de sua carreira, além
de um livro de partituras com arranjos vocais assinados por Maurício Maestro.
No
ano seguinte, após mais uma turnê, o quarteto gravou em Nova York o CD Americana,
com a participação de Naná Vasconcelos e de músicos norte-americanos.
O disco foi lançado pela gravadora Velas no Brasil e no exterior.
Em
1998, foi contemplado pela segunda vez com o Prêmio Sharp, como Melhor Grupo
Brasileiro, com o CD comemorativo dos 20 anos de carreira Boca Livre convida,
20 anos. O disco contou com participação especial de Claudio Nucci e David
Tygel, integrantes da formação original do grupo, além de Djavan, Chico
Buarque, Gal Costa, Milton Nascimento, Beto Guedes, Erasmo Carlos, Frejat,
Ricardo Silveira, Sérgio Dias e Paulinho Moska. Apresentou-se em temporada no
Teatro Rival(RJ) e nas principais capitais do país, além de participar do
Summer Stage Festival de Nova York (EUA), dividir o palco em Miami (EUA) com
João Gilberto e apresentar-se no Panamá (Panamá) e Caracas (Venezuela).
Em
2000, fez um espetáculo no Metropolitan(RJ), ao lado do conjunto 14 Bis. O show
foi gravado ao vivo e lançado em CD. No final desse ano, Zé Renato desligou-se
do grupo para dedicar-se exclusivamente à sua carreira solo, sendo substituído
por Claudio Nucci, integrante da formação original do quarteto.
Em
2006, voltou a atuar com sua formação clássica, integrada por Zé Renato, David
Tygel, Lourenço Baeta e Maurício Maestro. Nesse ano, apresentou-se no Teatro
Rival BR e no Canecão, no Rio de Janeiro. No repertório, "Trenzinho
caipira” (Villa-Lobos e Ferreira Gullar), "Correnteza” (Tom Jobim e Luiz
Bonfá), "Feito mistério”(Lourenço Baeta e Cacaso), "Caxangá”(Milton
Nascimento e Fernando Brant), "Caravana”(Alceu Valença e Geraldo Azevedo),
“Dança do ouro” (Lourenço Baeta e Zé Renato), “Al Outro Lado Del Rio”(Jorge
Drexler), “Fazenda” (Nelson Angelo), "Mistérios”(Maurício Maestro e
Joyce), "Eleonor Rigby” (Lennon e McCartney), "Não é céu”(Vitor
Ramil), "Quando ela fala”(Carlos Lyra, sobre poema de Machado de Assis),
"The first circle”(Lyle Mays e Pat Metheny), “Desenredo”(Dori Caymmi e
Paulo César Pinheiro), "Bicicleta” (Zé Renato), "Eu no futuro”(Lula
Queiroga e Lulu Oliveira) e "Panis et circensis”(Caetano Veloso e Gilberto
Gil), "Toada”(Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho) e “Quem tem a viola”(Zé
Renato, Claudio Nucci, Xico Chaves e Juca Filho), "Valsa de uma cidade”(Ismael
Netto e Antônio Maria), “Diana”(Toninho Horta e Fernando Brant) e “Ponta de
areia” (Milton Nascimento e Fernando Brant). O espetáculo apresentado no Teatro
Rival BR contou com uma banda formada por João Carlos Coutinho(piano), Márcio
Bahia (bateria), Marcelo Bernardes(sax e flauta) e Iura Ranevsky(violoncelo).
No espetáculo do Canecão, Marcos Nimrichter assumiu o piano e o acordeom. O
show contou ainda com a participação do ator Paulo José, que também assinou o
roteiro.
Lançou,
em 2007 o CD e o DVD "Boca Livre e ao vivo", em show no Canecão(RJ),
com a participação de Roberta Sá, Rodrigo Maranhão, Renato Brás, Fred Martins e
Marcelo Mariano, além do grupo MPB-4.
Em
2008, foi contemplado com o Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor
Grupo/MPB, pelo disco “Boca Livre ao vivo”.
Em
2013, lançaram o disco Amizade, que no ano seguinte rendeu-lhes a categoria
banda de MPB do Prêmio da Música Brasileira. Em 2016, com
o apoio financeiro do cantor panamenho Rubén Blades,
gravaram um disco com canções do repertório de Blades, e atraíram atenção
inusitada ao ver a Polícia Federal batizar uma ação como Operação Boca Livre.
Em
2021 Zé Renato, Lourenço Baeta e David Tygel deixam o grupo devido a
divergências políticas, após Maurício Maestro se declarar antivacina, desacreditar as mortes da pandemia de COVID-19 e banir do repertório
deles músicas de artistas que haviam criticado o governo Bolsonaro sem consultar os demais
membros.
Em
2023 foram agraciados com um Grammy
de Melhor Álbum de Pop Latino com 'Pasieros' que foi gravado com o artista
panamenho Rubén Blades em 2011, porém só lançado em 2022.