BOSSA NA PRAIA

PERY RIBEIRO
COMPOSITORES: GERALDO CUNHA & PERY RIBEIRO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: PERY É TODO BOSSA
GRAVADORA: ODEON RECORDS
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1963
 
       Peri de Oliveira Martins, mais conhecido como Pery Ribeiro(Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1937 — Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2012) foi um cantor e compositor brasileiro.
       Peri se iniciou na carreira artística ainda na infância. Aos três anos, fez a dublagem do anão Dengoso em Branca de Neve e os Sete Anões, onde sua mãe Dalva de Oliveira dublava a personagem título. Aos 5, em 1942, participou de It's All True, o filme inacabado de Orson Welles filmado no Brasil. Em 1959, trabalhando na TV Tupi como operador de câmera, foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo, na Rádio Nacional. Assumiu, então, o nome artístico de Pery Ribeiro, seguindo sugestão do radialista César de Alencar.
        Sua primeira gravação musical foi em 1960, um compacto com entre outras a canção "Sofri você" (Ricardo Galeno e Paulo Tito), entre outras. No mesmo ano estreou como compositor com a música "Não Devo Insistir", com Dora Lopes. Em 1961 foi o intérprete de "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", ambas de Luiz Bonfá e Antônio Maria. Pery gravou a primeira versão comercial da canção "Garota de Ipanema", sucesso em todo o mundo, em 1961. Lançou 32 álbuns, sendo 12 discos dedicados à Bossa Nova. Desenvolveu trabalhos mais jazzísticos, ao lado de Leny Andrade, viajando pelo México, Europa e Estados Unidos, onde atuou também ao lado do conjunto de Sérgio Mendes de 1966 a 1970. Entre os 50 troféus e 12 prêmios que ganhou, estão o Troféu Roquette Pinto, o troféu Chico Viola e o Troféu Imprensa. Foi apresentador de programas de televisão e participou de alguns filmes no cinema nacional.
         Em 2012, a revista Rolling Stone Brasil declarou-o número 64 dos 100 cantores melhores do Brasil. A revista defendeu que ele foi "possivelmente o cantor mais subestimado do Brasil ... ele se tornou uma das principais vozes da bossa nova.... Técnica, afinação, gosto apurado, inteligência musical – Pery tinha tudo isso de sobra e cantava todos os estilos." Em 2013, o selo musical Discobertas passou a lançar caixas anuais reeditando a discografia de Pery. 
Onda que vai, onda que vem
Sol de um verão que é meu também
Praia em redor de mim feliz
Ilha de amor que eu mesmo fiz
 
Gente que vem viver o amor
Nessa amplidão de luz e cor
Paz de um moreno sem pretensão
Que deita o amor e espera o céu
 
Gente que ri sem ver por quê?
Canta o cantar que o mar cantou
Sonha e se esvai, vivendo Deus
Ama o seu sol que esbanja luz
 
Tudo isto é meu, veja por que
Onda quebrou, nasceu você
Hei de ser sol, hei de ser mar
E ser a paz de ter você
 
Gente que ri sem ver por quê?
?Canta o cantar que o mar cantou
Sonha e se esvai, vivendo Deus
Ama o seu sol que esbanja luz
 
Tudo isto é meu, veja por que
Onda quebrou, nasceu você
Hei de ser sol, hei de ser mar
E ser a paz de ter você.

Who Knows Where The Time Goes

JUDY COLLINS
SONGWRITER: SANDY DENNY
COUNTRY: U. S. A.
ALBUM: WHO KNOWS WHERE THE TIME GOES
LABEL: ELEKTRA RECORDS
GENRE: FOLK
YEAR: 1968
 
     Judith Marjorie Collins(born May 1, 1939) is an American singer-songwriter and musician with a career spanning seven decades. An Academy Award-nominated documentary director and a Grammy Award-winning recording artist, she is known for her eclectic tastes in the material she records (which has included folk music, country, show tunes, pop music, rock and roll and standards), for her social activism, and for the clarity of her voice. Her discography consists of 36 studio albums, nine live albums, numerous compilation albums, four holiday albums, and 21 singles.
        Collins' debut studio album, A Maid of Constant Sorrow, was released in 1961 and consisted of traditional folk songs. She had her first charting single with "Hard Lovin' Loser" (Nº 97) from her fifth studio album In My Life(1966), but it was the lead single from her sixth studio album Wildflowers(1967), "Both Sides, Now" – written by Joni Mitchell – that gave her international prominence. The single reached Nº 8 on the Billboard Pop Singles chart and won Collins her first Grammy Award for Best Folk Performance. She enjoyed further success with her recordings of "Someday Soon", "Chelsea Morning" (also written by Mitchell), "Amazing Grace", "Turn! Turn! Turn!", and "Cook with Honey".
        Collins experienced the biggest success of her career with her recording of Stephen Sondheim's "Send in the Clowns" from her tenth studio album Judith(1975). The single peaked at Nº 36 on the Billboard Pop Singles chart in 1975 and then again in 1977 at Nº 19, spending 27 non-consecutive weeks on the chart and earning her a Grammy Award nomination for Best Pop Vocal Performance, Female, as well as a Grammy Award for Sondheim for Song of the Year. Judith would also become her best-selling studio album; it was certified Gold by the RIAA in 1975 for sales of over 500,000 copies and Platinum in 1996 for sales of over 1,000,000 copies.
         In 2017, Collins's rendition of the song "Amazing Grace" was selected for preservation in the National Recording Registry by the Library of Congress as being "culturally, historically, or artistically significant". That same year, she received a Grammy Award nomination for Best Folk Album for Silver Skies Blue with Ari Hest. In 2019 at the age of 80, she scored her first Nº 1 album on an American Billboard Chart with Winter Stories, a duet album with Norwegian singer, songwriter, and guitarist Jonas Fjeld featuring Chatham County Line. In 2022, she released her first studio album of all original material, entitled Spellbound.
        Who Knows Where the Time Goes is the seventh studio album by American singer and songwriter Judy Collins, released by Elektra Records in 1968. It peaked at Nº 29 on the Billboard 200 charts.
       The album was recorded live in the studio and was Collins' first studio album to be recorded in Los Angeles. Produced by David Anderle, the album features numerous well-known musicians, including Stephen Stills(credited as "Steven Stills"). The songs include her own composition "My Father", Ian Tyson's "Someday Soon" (which would go on to become one of Collins' signature songs), two Leonard Cohen compositions ("Story of Isaac" and "Bird on the Wire"), the traditional murder ballad "Pretty Polly", and the title song, "Who Knows Where the Time Goes", composed by Sandy Denny.
       Two versions of the song "Who Knows Where the Time Goes" were released. Version 1 with only vocal, two guitars, and bass appeared on the B-side of "Both Sides Now", on the soundtrack to the 1968 film The Subject Was Roses, and on the compilation album Colors of the Day. Version 2 is a composite: the first verse is the same take as version 1, but with everything remixed to the left channel, then crossfading to a different recording with a larger arrangement, modulated to a different key. Version 2 appears on the album.
      Collins' cover of Joni Mitchell's "Chelsea Morning" was recorded during the Who Knows Where the Time Goes sessions, but not included on the album; however, a single release of the song, with "Pretty Polly" as the B-side, charted in August 1969.
   "Hello, Hooray", written by Canadian singer-songwriter Rolf Kempf, was later covered as the opening track on Alice Cooper's 1973 album Billion Dollar Babies.
       In 1969, the album was certified Gold by the RIAA for sales of over 500,000 copies in the US
Across the morning sky,
All the bird are leaving,
Ah, how can they know it's time to go?
Before the winter fire,
We'll still be dreaming.
I do not count the time
 
Who knows where the time goes?
Who knows where the time goes?
 
Sad deserted shore,
Your fickle friends are leaving,
Ah, but then you know it's time for them to go,
But I will still be here,
I have no thought of leaving.
I do not count the time
 
Who knows where the time goes?
Who knows where the time goes?
 
And I'm not alone,
When my love is near me,
And I know, it will be so, till it's time to go,
So come the storms of winter ,
And then the birds of spring again.
I do not feel the time
 
Who knows how my love grows?
Who knows where the time goes?
 
La la la la la la...
Um um um um ...
Do do do do du...
Ah ah ah ah ah...
Um um um um...

VEM MORENA

LUIZ GONZAGA
COMPOSITOR: LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO & JOSÉ DANTAS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: 50 ANOS DE CHÃO
GRAVADORA: RCA VICTOR
GÊNERO: FORRÓ
ANO: 2016
 
        Luiz Gonzaga do Nascimento(Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
         Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo(conjunto básico dos cantores de baião, que ele mesmo definiu), levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.
     Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" (1948) e "Baião de Dois" (1950). Pai adotivo do músico Gonzaguinha, Gonzagão influenciou outros artistas da MPB como Geraldo Vandré, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Vem, morena, pros meus braços
Vem, morena, vem cantar
Quero ver tu requebrando
Quero ver tu requebrar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Esse teu fungado quente
Bem no pé do meu pescoço
Arrepia o corpo da gente
Faz o velho ficar moço
 
E o coração de repente
Bate o sangue em alvoroço
E o coração de repente
Bate o sangue em alvoroço
 
Vem, morena, pros meus braços
Vem, morena, vem dançar
Quero ver tu requebrando
Quero ver tu requebrar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Esse teu fungado quente
Bem no pé do meu pescoço
Arrepia o corpo da gente
Faz o velho ficar moço
 
E o coração de repente
O sangue em alvoroço
E o coração de repente
Bate o sangue em alvoroço
 
Esse teu suor salgado é gostoso e tem sabor
Mas no corpo suado com esse cheiro de fulô
Tem o gosto temperado dos tempero dos amô
Tem o gosto temperado dos tempero dos amô
 
Vem, morena, pros meus braços
Vem, morena, vem dançar
Quero ver tu requebrando
Quero ver tu requebrar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
 
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar
Quero ver tu remexer
No resfolego da sanfona até o sol raiar.

DIVINA COMÉDIA HUMANA

ANTONIO CARLOS BELCHIOR
COMPOSITOR: BELCHIOR
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: TODOS OS SENTIDOS
GRAVADORA: WEA DISCOS LTDA
GÊNERO: MPB
ANO: 1978
 
      Antônio Carlos Belchior, mais conhecido como Belchior(Sobral, 26 de outubro de 1946Santa Cruz do Sul, 30 de abril de 2017), foi um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro.
       Um dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que inclui Fagner, Ednardo, Amelinha e outros, Belchior foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970.
      Em certa época, Belchior fez uma brincadeira, adicionando os sobrenomes dos pais ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes", sendo assim, o "maior nome da MPB".
     Seu álbum Alucinação, de 1976, produzido por Marco Mazzola, é considerado por vários críticos musicais como um dos mais revolucionários da história da MPB, e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira.
         Em 2012, Belchior apareceu na posição 58 da lista As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil e na posição 100 da lista Os 100 Maiores Artistas da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil.
           Belchior ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música "Hora do Almoço", interpretada por Jorginho Telles e Jorge Neri.
         Entre os seus maiores sucessos estão "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais", "Mucuripe" e "Divina Comédia Humana". Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Alucinação", "Na Hora do Almoço" (seu primeiro sucesso), "A Palo Seco", "Fotografia 3 x 4", "Comentário a Respeito de John", "Tudo Outra Vez", "Conheço o Meu Lugar", "Medo de Avião", "Coração Selvagem", "Como Nossos Pais" (sucesso na voz de Elis Regina), "Todo Sujo de Batom" (regravada por Antônio Marcos), "Paralelas" (gravada por Vanusa), "Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair Rodrigues), "Caso Comum de Trânsito", "Brasileiramente Linda", "Sujeito de Sorte", "Velha Roupa Colorida", dentre muitas outras.
       Estudioso da palavra, Belchior incluiu muitos idiomas em suas canções: português, inglês, espanhol, italiano, francês e latim.
Estava mais angustiado que um goleiro na hora do gol
Quando você entrou em mim como um sol no quintal
Aí um analista, amigo meu, disse que desse jeito não vou ser feliz direito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que um encontro casual
 
Aí um analista, amigo meu, disse que desse jeito não vou viver satisfeito
Porque o amor é uma coisa mais profunda que uma transa sensual
 
Deixando a profundidade de lado
Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo e de novo dizendo sim à paixão, morando na filosofia
 
Deixando a profundidade de lado
Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia
Fazendo tudo e de novo dizendo sim à paixão, morando na filosofia
 
Eu quero gozar no seu céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina comédia humana onde nada é eterno
Eu quero gozar no seu céu, pode ser no seu inferno
Viver a divina comédia humana onde nada é eterno
 
Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso
E eu vos direi, no entanto
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
Ora direis
 
Ora direis, ouvir estrelas, certo perdeste o senso
E eu vos direi, no entanto
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
 
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto.