IVETE SANGALO - A LUA Q EU TE DEI

, , Sem Comentários

A LUA Q EU TE DEI

IVETE SANGALO
COMPOSITOR: HERBERT LEMOS DE SOU VIANNA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: BEAT BELEZA
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC GROUP
GÊNERO: AXÉ
ANO: 2000
 
          Ivete Maria Dias de Sangalo (Juazeiro, 27 de maio de 1972) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora e atriz brasileira. Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 5 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês. Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, tornando-se uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil, ela também possui as duas maiores turnês solo femininas do país, sendo a Tour Madison a maior com mais de R$70 milhões de arrecadação. Ivete Sangalo é uma das maiores e mais importantes figuras da música brasileira, tendo seu sucesso consolidado na história da cultura nacional. Ivete Sangalo é conhecida pelo nome de "Rainha do Brasil" pelo seu impacto e influência na cultura do país.
          Ivete é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows. Em sua carreira, Ivete ganhou 4 vezes o Grammy Latino, sendo uma em Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional em 2005, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira pelo especial Ivete, Gil e Caetano conquistado em 2012, Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo por Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo - 20 Anos em 2014 e em Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa por Arraiá da Veveta em 2021. e é recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 16 conquistas, também sendo a artista mais premiada nos Melhores do Ano da TV Globo, com 12 troféus, sendo 9 de Melhor Cantora e 3 de Melhor Música. Ivete também ganhou 7 Troféus Imprensa, sendo a recordista e a cantora mais indicada com 15 indicações. Por sua contribuição à música brasileira, foi homenageada com o Troféu Mário Lago em 2020.
      Beat Beleza é o segundo da artista musical brasileira, Ivete Sangalo, lançado em 12 de dezembro de 2000 pela editora discográfica Universal Music. O álbum conta com 14 faixas, das quais onze são escritas por outros compositores, como os cantores Chico Buarque e Djavan, além de uma gama de novos compositores, após o lançamento de seu auto-intitulado álbum de estreia, cujo terceiro single "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", composta por Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, tornou-se um grande sucesso em todo o Brasil, sendo a música mais executada no país no ano 2000, com isso, Ivete decidiu continuar a contar com a composição de Viana para seu segundo álbum, que assina a autoria de "A Lua Q Eu T Dei", Ivete assina a autoria apenas de "Meu Abraço", sendo a única de co-autoria da própria cantora. Para as gravações do projeto, Ivete entrou em estúdio em julho de 2000 na Ilha dos Sapos, em Salvador, Bahia e tendo encerrado as gravações no mês seguinte, em agosto do mesmo ano. Para Beat Beleza, Ivete decidiu renovar a produção de suas canções, que passaram a ser assinadas por Alexandre Lins, que se tornou seu produtor de longa data, em suas obras posteriores a essa. Musicalmente o álbum apresenta interpolações de uma variedade de gêneros como o samba-reggae, salsa, pagode baiano, além da tradicional axé music, seu gênero de assinatura.
Posso te falar dos sonhos, das flores
De como a cidade mudou
Posso te falar do medo, do meu desejo
Do meu amor
Posso falar da tarde que cai
E aos poucos deixa ver no céu a Lua
Que um dia eu te dei
 
Gosto de fechar os olhos
Fugir do tempo, de me perder
Posso até perder a hora
Mas sei que já passou das 6h
 
Sei que não há no mundo
Quem possa te dizer
Que não é tua a Lua que eu te dei
Pra brilhar por onde você for
 
Me queira bem
Durma bem
Meu Amor
 
Eu posso falar da tarde que cai
E aos poucos deixa ver no céu a Lua
Que um dia eu te dei
Pra brilhar
Por onde você for
 
Me queira bem
Durma bem
Meu amor
 
Durma bem
Me queira bem
Meu amor
 
A lua que eu te dei
A lua que eu te dei
A lua que eu te dei.

0 comentários:

Postar um comentário