AMÁLIA RODRIGUES - SAUDADE VAI-TE EMBORA

, , Sem Comentários

SAUDADE VAI-TE EMBORA

AMÁLIA RODRIGUES
COMPOSITOR: JÚLIO DE SOUSA
PAÍS: PORTUGAL
ONDE: LIBANO (BEIRUT) 1963
ÁLBUM: LISBOA À NOITE
GRAVADORA: PLANET RECORDS
GÊNERO: FADO
ANO: 1995

Em 2009 completa-se uma década sobre a morte de Amália Rodrigues, a maior referência do Fado de sempre e para sempre. Amália partiu. Mas deixou-nos um legado infindável. Legado esse que, a Tugaland Edições Multimédia em parceria com a Fundação Amália, o Museu Berardo, o Museu do Fado e a Rádio Amália, pretende trazer a público de uma forma inovadora.
O Fado, essa música urbana que evoluiu ao ritmo da cidade de Lisboa, já não é só nossa, é do mundo. Prova disso é a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O Fado conquistou as camadas mais jovens que acompanham com afinco e curiosidade esta nossa tradição. Rasgou fronteiras, conquistou públicos das mais variadas proveniências e culturas, surgindo no quadro da World Music com uma incontornável presença nos grandes festivais do género em todo o mundo. Mas mais que um estilo musical, o Fado é hoje a comunhão das nossas tradições, das nossas idiossincrasias enquanto povo, é a marca de Portugal, assim como o é Amália Rodrigues.
Olho a terra, olho o céu
E tudo me fala de ti
Do teu amor que perdi
Quando a minh'alma se perdeu
Sim, a única verdade
Presente no nosso amor
Tem como imagem a cor
Tão bela e triste da saudade

Refrão
Saudade, vai-te embora
Do meu peito tão cansado
Leva para bem longe este meu fado
Ficou
Escrita no vento esta paixão
E à noite o vento é meu irmão
Anda a esquecer a tempestade
Também
Quero olvidar esta saudade
Ai de mim, que não consigo
Volta amor, porque é verdade

Vai-se a dor, volta a alegria
Vai-se o amor, fica a amizade
Só não parte do meu peito
Esta profunda saudade
Porque será que não vens
Espreguiçar-te nos meus braços?
Porque será que me tens
Na poeira dos teus passos?

0 comentários:

Postar um comentário