CHITÃOZINHO E XORORÓ E FAGNER - CABOCLA TEREZA

, , Sem Comentários

CABOCLA TEREZA

CHITÃOZINHO E XORORÓ E FAGNER
COMPOSITORES: RAUL RAUL TORRES & JOAO BATISTA JOAO PACIFICO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: CLÁSSICOS SERTANEJOS
GRAVADORA: POLYGRAM RECORDS
GÊNERO: SERTANEJO
ANO: 1996
 
       Chitãozinho & Xororó é uma dupla brasileira de música sertaneja formada pelos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima. Chitãozinho & Xororó são recordistas em vendas de discos no Brasil: eles venderam mais de 37 milhões de álbuns e ganharam cinco prêmios Grammy Latino. Eles foram creditados, por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e televisão a partir da década de 1980 e influenciaram diversos artistas do gênero.
       O nome artístico da dupla baseia-se na canção homônima "Chitãozinho e Xororó", originalmente lançada em 1939 pelos compositores Serrinha e Athos Campos. Na música, o cantor diz que vive só e só se alegra quando cantam o inhambuxitã (Crypturellus parvirostris) e o xororó (Crypturellus tataupa). Começaram a carreira bastante jovens, sendo que o primeiro disco oficial foi em 1970, que incluía a canção "Galopeira". Durante os anos 1970, gravaram também os discos "A mais Jovem Dupla Sertaneja" em 1972, "Caminhos de minha Infância" em 1974, "Doce Amada" em 1975 e "A Força Jovem da Música Sertaneja" em 1977. Em 1979, gravaram o disco "60 dias apaixonado", obtendo relativo sucesso. Em 1981, gravaram o disco "Amante Amada", conseguindo atingir a marca de 400 mil cópias vendidas. Mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco "Somos apaixonados", que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM's para a música sertaneja. Em 1986, começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.
      No mesmo ano, participaram na TV Globo do especial de Roberto Carlos, cantando junto com o Rei a canção "De Coração Pra Coração".
Lá no alto da montanha
Numa casa bem estranha toda feita de sapé
Parei uma noite o cavalo
Por causa de dois estalos que ouvi lá dentro bater
 
Apeei com muito jeito
Ouvi um gemido perfeito, uma voz cheia de dor
Você, Tereza, descansa
Jurei de fazer vingança por causa do meu amor
 
Pela fresta da janela
Por uma luzinha amarela de um lampião quase apagando
Vi uma cabocla no chão
E um cabra tinha na mão uma arma alumiando
 
Virei o meu cavalo a galope
Risquei de espora e chicote, sangrei a anca do tal
Desci a montanha abaixo
E galopando aquele macho e seu doutor fui chamar
 
Voltemo' lá pra montanha
Naquela casinha estranha eu e mais seu doutor
Topei um cabra assustado
Que chamando nós pro lado a sua história contou
 
Há tempo eu fiz um ranchinho
Pra minha cabocla morar
Pois era ali nosso ninho
Bem longe desse lugar
 
No alto lá da montanha
Perto da luz do luar
Vivi um ano feliz
Sem nunca isso esperar
 
E muito tempo passou
Pensando em ser tão feliz
Mas a Tereza, doutor
Felicidade não quis
 
Pus meu sonho neste olhar
Paguei caro o meu amor
Por causa de outro caboclo
Meu rancho ela abandonou
 
Senti meu sangue ferver
Jurei a Tereza matar
O meu alazão arriei
E ela eu fui procurar
 
Agora já me vinguei
É esse o fim de um amor
Esta cabocla eu matei
É a minha história, doutor. 

0 comentários:

Postar um comentário