CHITÃOZINHO E XORORÓ - CORAÇÃO SERTANEJO

, , Sem Comentários

CORAÇÃO SERTANEJO

CHITÃOZINHO & XORORÓ
COMPOSITORES: NEUMA FATIMA DE ALMEIDA MORAIS & NEON MORAIS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: IRMÃOS CORAGEM 30 ANOS AO VIVO
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC GROUP
GÊNERO: TRILDA SONORA
ANO: 2000
 
          Chitãozinho & Xororó é uma dupla brasileira de música sertaneja formada pelos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima. Chitãozinho & Xororó são recordistas em vendas de discos no Brasil: eles venderam mais de 40 milhões de álbuns e ganharam cinco prêmios Grammy Latino. Eles foram creditados, por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e televisão a partir da década de 1980 e influenciaram diversos artistas do gênero.
        O nome artístico da dupla baseia-se na canção homônima "Chitãozinho e Xororó", originalmente lançada em 1939 pelos compositores Serrinha e Athos Campos. Na música, o cantor diz que vive só e só se alegra quando cantam o inhambuxitã (Crypturellus tataupa) e o xororó (Crypturellus parvirostris). Começaram a carreira bastante jovens, sendo que o primeiro disco oficial foi em 1970, que incluía a canção "Galopeira". Durante os anos 1970, gravaram também os discos "A mais Jovem Dupla Sertaneja" em 1972, "Caminhos de minha Infância" em 1974, "Doce Amada" em 1975 e "A Força Jovem da Música Sertaneja" em 1977. Em 1979, gravaram o disco "60 dias apaixonado", obtendo relativo sucesso. Em 1981, gravaram o disco "Amante Amada", conseguindo atingir a marca de 400 mil cópias vendidas. Mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco "Somos apaixonados", que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM's para a música sertaneja. Em 1986, começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.
     No mesmo ano, participaram na TV Globo do especial de Roberto Carlos, cantando junto com o Rei a canção "De Coração Pra Coração".
        Gravaram, em 1993, a canção "Words" com os Bee Gees para o disco Tudo por Amor, lançado em português e espanhol. Além de "Words", o disco tinha a canção "Guadalupe", que fez parte da trilha sonora da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo. O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do "Hot Latin Songs" na parada norte-americana da revista Billboard. Entre os artistas brasileiros, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca, em 1989.
Andei, andei, andei até encontrar
Este amor tão bonito que me fez parar
Nesse pedaço de chão, no coração do sertão
Encontrei meu lugar
 
Tem peão de boiadeiro que vive a laçar
Tem tanto amor verdadeiro que nunca vai faltar
Lendas de animais e rios aves, flores, desafios
Este é o meu lugar
 
E no final do dia, o fogo faz companhia
E um violeiro toca pra gente sonhar
Aqui não se vê tristeza, em meio à natureza
No coração sertanejo é que é o meu lugar
 
Lenda de animais e rios aves, flores, desafios
Este é o meu lugar
E no final do dia o fogo faz companhia
E um violeiro toca pra gente sonhar
 
Aqui não se vê tristeza em meio à natureza
No coração sertanejo é que é o meu lugar
 
Aqui não se vê tristeza em meio à natureza
 
No coração sertanejo é que é o meu lugar
No coração sertanejo é que é o meu lugar
Andei, andei, andei até encontrar.

0 comentários:

Postar um comentário