ROBERTO CARLOS - CALHAMBEQUE

, , Sem Comentários

CALHAMBEQUE

ROBERTO CARLOS
COMPOSITORES: JOHN LOUDERMILK & GWEN LOUDERMILK
VERSÃO: ERASMO CARLOS
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: É PROIBIDO FUMAR
GRAVADORA: SONY BMG MUSIC
GÊNERO: ROCK AND ROLL
ANO: 1964
 
          Cantor e compositor de maior sucesso comercial da história do Brasil, Roberto Carlos Braga, conhecido como “O rei”, tem uma carreira marcada pelo romantismo de suas canções e por sua ligação com o fortalecimento da indústria cultural de massas. O primeiro grande ídolo do rock brasileiro encarnou as contradições entre as mudanças comportamentais e de consumo dos anos 60 e um forte conservadorismo político e religioso.
           Filho de pai relojoeiro e mãe lavadeira, aos seis anos de idade sofreu um acidente de trem, no qual perdeu uma das pernas, passando a usar uma prótese. Em 1955, mudou-se para Niterói e depois para Lins de Vasconcelos, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Estreou na TV em 1957, na Tupi carioca, cantando o rock “Tutti-frutti”.­ Um ano depois, conheceu a “turma da Matoso”, rua do bairro da Tijuca onde faria amizade com o seu parceiro de composições Erasmo Carlos e também com Tim Maia, com os quais formou o efêmero conjunto The Sputniks. Em 1959, gravou seu primeiro compacto, que passou despercebido, assim como seu primeiro LP, Louco por você(1961), hoje renegado pelo cantor. Aconselhado pela gravadora, passou a se dedicar a canções voltadas para os jovens. Algumas eram composições próprias, mas seus primeiros sucessos eram principalmente versões de músicas norte-americanas feitas com Erasmo, como “Splish-splash” (1963) e “Calhambeque”, do disco É proibido fumar(1964). No ano seguinte começou a ser assessorado por uma empresa de publicidade, a Magaldi-Maia Et Prosperi.

Essa é umas das muitas histórias que acontecem comigo
Primeiro foi Suzy, quando eu tinha lambreta
Depois comprei um carro, parei na contra-mão
Tudo isso sem contar o tremendo tapa que eu levei
Com a história do Splish Splash
Mas essa história também é interessante
 
Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois há muito tempo um conserto ele pedia
E como vou viver sem um carango pra correr?
Meu Cadillac, bi-bi
Quero consertar meu Cadillac
 
Com muita paciência o rapaz me ofereceu
Um carro todo velho que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac consertava, eu usava
O Calhambeque, bi-bi
Quero buzinar o Calhambeque
 
Saí da oficina um pouquinho desolado
Confesso que estava até um pouco envergonhado
Olhando para o lado com cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi
Buzinei assim o Calhambeque
 
E logo uma garota fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque fez questão de passear
Não sei o que pensei, mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi
O broto quis andar no Calhambeque
 
E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho
Falavam: Que estouro, que beleza de carrinho
E fui me acostumando e do carango fui gostando
E o Calhambeque, bi-bi
Quero conservar o Calhambeque
 
Mas o Cadillac finalmente ficou pronto
Lavado, consertado, bem pintado, um encanto
Mas o meu coração, na hora exata de trocar
Aha ha!
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com o Calhambeque
 
Bem! Vocês me desculpem, mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas querendo passear comigo
É, mas é por causa desse Calhambeque, mora?
Bye! Bye! Bye!

NOTA: O Calhambeque - Buzina poliglota - Roberto Carlos
       O Calhambeque, Bip-Bip, El Cachivache, Mi cacharrito, ou Cadillac?
       Road Hog, é de autoria de John D. Loudermilke e Gwen Loudermilk, e foi gravada em 1962.
        Porém, Road Hog foi inspirada em um clássico Folk, para banjo, gravado pela primeira vez em 1924, Ground Hog.
    Em 1964, Roberto Carlos também gravou a versão da versão, em espanhol, Mi cacharrito.
      É da mesma época a versão francesa Bip-Bip (1965), feita por Joe Dassin, e a de Piero, cantor italiano radicado na Argentina, El Cachivache (1965).

VÍDEO DA MÚSICA DO CALHAMBEQUE, ORIGINAL

ROAD HOG

0 comentários:

Postar um comentário