SYLVIA TELLES - SAMBA DE UMA NOTA SÓ

, , Sem Comentários

SAMBA DE UMA NOTA SÓ

SYLVIA TELLES
COMPOSITORes: antonio carlos Jobim & newton mendonça
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: amor em hi-fi
GRAVADORA: philips records
GÊNERO: SAMBA
ANO: 1960
 
           Sylvia D'Atri Telles ( Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1934 — Maricá, 17 de dezembro de 1966),  conhecida simplesmente por Sylvia Telles, foi uma  cantora e compositora brasileira, de ascendência francesa e portuguesa, considerada uma das maiores intérpretes da  Bossa Nova e da MPB.
            A maioria de seus discos está fora de catálogo, o que dificulta o seu conhecimento pelas gerações recentes. Porém, ocasionalmente é lançada uma compilação com algumas de suas inúmeras gravações.
       Segundo matéria publicada em O Globo e assinada por João Máximo, "Sylvinha foi uma das melhores intérpretes da moderna música brasileira, entendendo-se como tal a que vai de Ponto final – com Dick Farney e Amargura, com Lúcio Alves, até as canções que Tom e Vinicius fizeram depois de Orfeu da Conceição".
            samba de uma nota só é uma canção com música de tom jobim e letra de newton mendonça. a letra em inglês, one note samba, foi escrita por jobim.
         seu título refere-se à linha principal da melodia, no qual primeiro consiste em uma longa série de notas tocadas em um mesmo tom, no ritmo da bossa nova (geralmente d, tocado na chave de g). os primeiros oito compassos consistem em d, seguidos por quatro compassos de g, e por fim quatro compassos de d. aí depois seguem-se quatro compassos de melodia mais variada.
            a canção ficou bem conhecida depois de atingir uma vasta audiência através do lp de bossa nova jazz samba (getz/byrd/jobim) de 1962, ganhador do grammy, e que alcançou o primeiro lugar no billboard 200 em 1963.
Eis aqui este sambinha
Feito numa nota só
Outras notas vão entrar
Mas a base é uma só
Esta outra é conseqüência
Do que acabo de dizer
Como eu sou a conseqüência
Inevitável de você
 
Quanta gente existe por aí
Que fala, fala e não diz nada
Ou quase nada
Já me utilizei de toda a escala
E no final não sobrou nada
Não deu em nada
 
E voltei pra minha nota
Como eu volto pra você
Vou contar com a minha nota
Como eu gosto de você
E quem quer todas as notas
Ré mi fá sol lá si dó
Fica sempre sem nenhuma
Fique numa nota só
 
Quanta gente existe por aí
Que fala, fala e não diz nada
Ou quase nada
Já me utilizei de toda a escala
E no final não sobrou nada
Não deu em nada
 
E voltei pra minha nota
Como eu volto pra você
Vou contar com a minha nota
Como eu gosto de você
E quem quer todas as notas
Ré mi fá sol lá si dó
Fica sempre sem nenhuma
Fique numa nota só.

0 comentários:

Postar um comentário