FRANCISCO PETRÔNIO - EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA

, , Sem Comentários
EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA
FRANCISCO PETRÔNIO
COMPOSITOR: LAMARTINE BABO & FRANCISCO MATTOSO
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: FRANCISCO PETRÔNIO: VALSAS BRASILEIRAS
GRAVADORA: WARNER MUSIC BRAZIL
GÊNERO: VALSINHA
ANO: 2002

Francisco Petrônio, nome artístico de Francisco Petrone(São Paulo, 8 de novembro de 1923 – 19 de janeiro de 2007) foi um cantor brasileiro.
Filho de imigrantes italianos, nasceu no bairro do Bexiga, em São Paulo, no dia 8 de novembro de 1923.
Cantava desde a infância, e costumava contar: "Quando eu era criança, meu pai chamava amigos e companheiros e me colocava sobre uma cadeira para que eu cantasse. Ser cantor era um sonho de criança que apenas em 1961 tornou-se realidade. Eu era taxista e costumava cantar enquanto dirigia. Numa dessas corridas um passageiro e cantor chamado Nerino Silva gostou de minha voz e me levou para fazer um teste na TV Tupi. Cantei, e o Cassiano Gabus Mendes que na época era diretor artístico da emissora, gostou da minha voz e me contratou para a Rádio e a TV Tupi".
Em 1964 gravou a música "Baile da Saudade" que marcou sua carreira e bateu recordes de vendas. Na televisão, em 1966, Petrônio criou o programa "Baile da Saudade", apresentado na TV Paulista, aproveitando a boa receptividade da música que levava o mesmo nome. Posteriormente, passou por várias emissoras brasileiras, como TV Bandeirantes, TV Gazeta, com o programa "Trasmontano em Família", TV Cultura, com "Festa Baile", TV Record, com "O Grande Baile" e Rede Vida, com o programa "Cantando com Francisco Petrônio".
Conhecido também como o "Rei do Baile da Saudade", Francisco Petrônio passou a realizar shows e bailes da saudade por todo o Brasil. Certa ocasião Petrônio declarou: "Continuo fazendo o que melhor sei fazer, ou seja, cantar. Até quando não sei, Deus é quem dirá. A única certeza que tenho é que estou aqui de passagem e preciso entoar meu cântico aos que gostam de me ouvir cantar".
Em 46 anos de carreira, gravou cerca de 750 músicas e teve lançados 55 discos e CD´s, entre gravações solo, participações especiais e regravações. Casado com Rosa Petrone, teve três filhos, José, Armando e Francisco Jr., e seis netos, Alessandro, Leandro, Thiago, Juliana, Camila e Rafaela.
Petrônio morreu em 19 de janeiro de 2007,aos 83 anos, vitima de complicações de uma infecção abdominal.Está sepultado no Cemitério do Araçá.
Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda

Lamartine Babo E Francisco Mattoso


Eu sonhei que tu estavas tão linda

Numa festa de raro esplendor

Teu vestido de baile lembro ainda

Era branco, todo branco, meu amor


A orquestra tocou uma valsa dolente

Tomei-te aos braços

Fomos dançando

Ambos silentes


E os pares que rodeavam entre nós

Diziam coisas, trocavam juras à meia voz

Violinos enchiam o ar de emoções

E de desejos, uma centena de corações


Pra despertar teu ciúmes

Tentei flertar alguém

Mas tu não flertastes ninguém

Olhavas só para mim


Vitórias de amor cantei

Mas foi tudo um sonho
Acordei!

0 comentários:

Postar um comentário