CASUARINA - RETALHOS DE CETIM

, , Sem Comentários

RETALHOS DE CETIM

CASUARINA
COMPOSITOR: BENITO DE PAULA
PAÍS: BRASIL
ÁLBUM: SAMBA SOCIAL CLUB VOL. 2
GRAVADORA: UNIVERSAL MUSIC
GÊNERO: SAMBA
ANO: 2008
 
        Casuarina é um grupo musical de samba originado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2001.
          Lá pelos idos de 2001, alguns meninos de cerca de 20 anos se reuniram no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, para tocar junto. A rua Casuarina, onde ficava a casa em que eles ensaiavam, acabou dando nome ao grupo que, mais tarde, levaria o samba a várias partes do planeta – com direito a apresentação na conferência TED Global 2014.
          Formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), filho do cantor e compositor Lenine, João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o Casuarina começou a ocupar a então deserta Lapa para mostrar, em bares de pequeno porte, a música que faziam.
       A dimensão do trabalho foi aumentando e os meninos lotarem a Fundição Progresso (RJ), casa com capacidade para cerca de cinco mil pessoas. Da Lapa foram para Angola, Bélgica, Canadá, Cuba, Eslovênia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Portugal e Suécia, fora várias cidades brasileiras. Na última turnê americana, em 2014, tocaram em Nova Iorque para um Lincoln Center lotado e, em 2016, excursionaram por dois meses pelos Estados Unidos, no globalFest.
          A estreia em disco foi em 2005, com o lançamento de Casuarina pela gravadora Biscoito Fino. O quinteto ganhou destaque na imprensa e abocanhou o Prêmio Rival na categoria Melhor Grupo. O trabalho também rendeu a primeira indicação ao Prêmio da Música Brasileira (então Prêmio TIM).

Ensaiei meu samba o ano inteiro
Comprei surdo e tamborim
Gastei tudo em fantasia
Era tudo o que eu queria
E ela jurou desfilar pra mim
 
Minha escola estava tão bonita
Era tudo o que eu queria ver
Em retalhos de cetim
Eu dormi o ano inteiro
E ela jurou desfilar pra mim
 
(Refrão)
Mas chegou o Carnaval
E ela não desfilou
E eu chorei, na avenida eu chorei
Não pensei que mentia
E cabrocha que eu tanto amei
 
Minha escola estava tão bonita
Era tudo o que eu queria ver
Em retalhos de cetim
Eu dormi o ano inteiro
E ela jurou desfilar pra mim
 
(Refrão)
Mas chegou o Carnaval
E ela não desfilou
E eu chorei, na avenida eu chorei
Não pensei que mentia
E cabrocha que eu tanto amei
 
(Repete Refrão).

0 comentários:

Postar um comentário