PEDACINHOS
DO CÉU
IZAÍAS
E SEUS CHORÕES | INSTRUMENTAL SESC BRASIL
COMPOSITOR:
WALDIR AZEVEDO
PAÍS:
BRASIL
ÁQLBUM:
IZAÍAS E SEUS CHORÕES
GRAVADORA:
SESC BRASIL
GÊNERO:
CHORINHO/INSTRUMENTAL
ANO: 2011
Izaías
e seus Chorões é um conjunto regional de choro formado em São Paulo, no início da década de 70. Alguns dos integrantes
são o bandolinista
Izaías Bueno de Almeida e Israel Bueno de Almeida, que toca violão de 7 cordas.
O
grupo participou de diversos programas sobre choro na TV Cultura
de São Paulo e acompanhou músicos famosos como Altamiro
Carrilho, Paulinho da Viola e Arthur Moreira Lima, dentre outros.
Conforme
depoimento dado pelos irmãos Izaías (SP, 1937) e Israel Bueno de Almeida (SP,
1943) para o livro “CHORANDO NA GAROA – MEMÓRIAS MUSICAIS DE SÃO PAULO”, de
José de Almeida Amaral Júnior, ambos eram apaixonados por música desde a
meninice. Seu pai, sr. Benedito, ferroviário, tocava clarinete
e conhecia muito de teoria musical. Isto certamente acabou
influenciando os meninos.
Izaías
iniciou primeiro o trato com a música. Israel, mais novo, acompanhou
posteriormente. A família vivia na Casa Verde, região da zona
norte paulistana, onde eram comuns os grupos chorões e seresteiros.
Izaías,
na adolescência, montou um conjunto, o Grupo Bola Preta, com amigos. Israel,
então, depois passou também a participar dos ensaios e apresentações. Izaías
gostava de frequentar encontros de músicos na Casa Del Vecchio, rua Aurora,
centro. Lá viu Garoto, Mário Portela, Jaime Soares, Serelepe, muita gente boa
que visitava o espaço sempre que possível. E, aos poucos, trocando
experiências, foram se tornando conhecidos no meio. Travaram contato com nomes
notáveis como Antonio Rago, Xixa, Roberto Sass, Portinho,
Hortêncio, Jucy, entre outros. E não deixavam de frequentar a lendária roda de choro de Antonio D'Áuria,
na Avenida Rudge, nos anos 50, ponto de encontro de bambas de todo o país que,
ao visitarem São Paulo, passavam na casa do violonista D'Áurea para uma
"chorada". Alguns exemplos para constar são Pixinguinha,
Jacob do Bandolim e Altamiro
Carrilho. Deste núcleo, surgiu o Conjunto Atlântico, tendo à frente D'Áuria,
onde Izaías acabou com o tempo tornando-se figura titular, especialmente após o
afastamento do bandolinista Amador Pinho. Ainda jovens, participaram das
históricas "Noites dos Choristas",
criadas por Jacob do Bandolim e veiculadas pela TV Record
em maio de 1955 e abril de 56.
Os
irmãos tocaram também paralelamente no regional de Mauro Silva e no de Caçulinha,
apresentando-se em importantes programas como "O Fino da Bossa" e
"Bossaudade", na TV Record, junto a Elizeth
Cardoso, Ciro Monteiro, Elis Regina
e demais convidados. Com o fim do Conjunto Atlântico e a "aposentadoria
musical" de D'Aurea, Izaías passou a liderar a sua própria formação, o
conjunto Izaías e Seus Chorões, entre outras coisas, veiculando programas na TV
Cultura, em parceria com o produtor e apresentador Julio Lerner, um grande
divulgador do chorinho. Em 1974 Izaías faturou o premio APCA como 'revelação do
ano'. Parceiros básicos no grupo eram Marçola, violão, Malavasi, cavaco,
Clodoaldo, pandeiro e Valdir Guide, percussão. No dia 21 de novembro de 1979 o
conjunto tocou no Teatro Municipal de São Paulo nas
comemorações de 30 anos da carreira de Waldir
Azevedo, ao lado de Carlos
Poyares, Ademilde Fonseca, Paulinho da
Viola, Copinha, Cesar Faria, Raphael
Rabello, Paulo Moura, Arthur Moreira Lima, Celso Machado e Osmar do
Trio Elétrico, com LP registrado pela brasileira Continental.
Pedacinhos
do céu foi uma homenagem de Waldir Azevedo as suas duas filhas, Mirian e Marly,
às quais ele se referia como “pedacinhos do céu”. Por esse motivo Waldir não
cansava de dizer que esse era seu choro preferido e um dos mais inspirados que
já havia feito. Em entrevista Waldir disse: “Esta composição foi feita em
homenagem às minhas queridas filhinhas Mirian e Marly, assim como para todas as
crianças do Brasil. Elas estavam sentadinhas e eu as namorando. Sempre que
tenho que executá-la, seja no rádio ou em excursões, faço-o de olhos fechados,
com o pensamento voltado para elas. Nenhuma das minhas musicas possui tão
grande conteúdo emotivo quanto pedacinhos do Céu”.
0 comentários:
Postar um comentário