REGENT ORCHESTRA: EDVARD GRIEG - PEER GYNT SUITE Nº 1 LA MAÑANA

, , Sem Comentários
PEER GYNT
suite nº 1 la mañana
REGENT ORCHESTRA: EDVARD GRIEG
WRITER: HENRIK IBSEN
SONGWRITER: EDVARD GRIEG
COUNTRY: NORGE
GENRE: THEATER
YEAR: 1867

Peer Gynt é uma peça teatral em 5 atos, escrita em versos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, e publicada em 14 de novembro de 1867, em Copenhague, capital da Dinamarca.
A primeira representação de Peer Gynt foi feita dez anos após ser publicado, no Christiania Theater, localizado em Oslo, capital da Noruega, em 24 de fevereiro de 1876. Esta apresentação foi musicada pelo compositor norueguês, Edvard Grieg.
Henrik Ibsen foi um dos principais expoentes do teatro realista moderno. Suas peças causaram espanto e escandalizaram a sociedade de então pois os valores morais da família e da propriedade eram ainda amplamente aceitos e qualquer contestação poderia ser tida como ofensiva e imoral.
A peça Peer Gynt foi escrita parcialmente em Roma, parcialmente em Ischia e parcialmente em Sorrento. Ibsen enviou a peça para Hegel em três partes, o quinto e último ato foi enviado de Sorrento em 18 de outubro de 1867.
Ao contrário das outras obras de Ibsen, Peer Gynt foi escrita em versos, pois sua intenção original era escrever um drama, que não seria para performances em palco. Também é diferente das outras obras por ser uma fantasia ao invés de uma tragédia realística, e foi livremente baseada no conto de fadas Per Gynt.
Para escrever a peça, Ibsen teria se inspirado nas tradicionais casas de fazenda, situadas em Vinstra, no leste da Noruega. Mais especificamente, ele teria se inspirado em uma casa, hoje aberta ao público, de propriedade de Peder Günt.
Peer Gynt não foi escrito para o palco, e assim o pensava Ibsen, segundo segredou para Vilhelm Bergsøe, o escritor dinamarquês que o acompanhava nas caminhadas em Ischia


 

Ilustração de Peter Nicolai Arbos retratando Per Gynt, de Peter Christen Asbjørnsen, personagem publicada em 1845, e que inspirou Henrik Ibsen a escrever Peer Gynt, em 1867.

0 comentários:

Postar um comentário