VELHA GUARDA DA PORTELA - O MEU NOME JÁ CAIU NO ESQUECIMENTO - CIFRA

, , Sem Comentários


O meu nome já caiu no esquecimento
Velha Guarda da Portela
Compositor: Paulo da portela
Álbum: homenagem a Paulo da portela
Gravadora: nikita music
Gênero: samba
Ano: 1989

Foi apelidado de professor do samba. A sua história no carnaval começa no bloco moreninhas de Bangu. Fundou, no início da década de 1920 o "Ouro Sobre Azul", o primeiro bloco de Osvaldo Cruz, mais no estilo dos ranchos do que do samba.
Em 1922 fundou o bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", juntamente com Antônio Rufino dos Reis e Antônio da Silva Caetano, futuros fundadores da Portela.
Em 1926 surgiu o Conjunto Carnavalesco Escola de Samba de Osvaldo Cruz, com as cores azul e branco ( homenagem ao Manto de N. Sra.), contribuiu enormemente para o surgimento dos grupos de samba, ou escolas.dentre muitos, Uma das marcas de seu legado foi o uso de gravata e chapéu, o respeito e a retidão de comportamento exigido dentro da escola.
A escola passou a chamar-se G.R.E.S. Portela, e Paulo da Portela foi eleito pelo voto popular como o maior compositor das escolas de samba, num concurso promovido pelo jornal "A Nação".
Em 1936 foi eleito "Cidadão-Momo" e, em 1937, "Cidadão-Samba".
Carlos Galhardo gravou nesse ano "Cantar para não chorar", (c/ Heitor dos Prazeres). 
Compôs "Teste de samba", com o qual a Portela foi campeã em 1939, apontado como o primeiro samba-enredo, já que conseguiu estruturar toda a escola em função do seu samba.



O meu nome já caiu no esquecimento
O meu nome não interessa a mais ninguém

E o tempo foi passando
A velhice vem chegando
Já me olham com desdém
Ai quanta saudade do passado
Que se vai lá no além

Chora cavaquinho chora
Chora violão também
O Paulo no esquecimento
Não interessa a mais ninguém

Chora Portela, minha Portela querida

Eu que te fundei, serás minha toda a vida



                        Resultado de imagem para ARABESCO DE MÚSICAS DE CARNAVAL
TOM: Cm
G7/5+ Cm G7 Cm Eb7 O meu nome já caiu no esquecimento G#7 G7 Cm O meu nome não interessa a mais ninguém Bb7 E o tempo foi passando G#7 A velhice vem chegando G7 C7 Já me olham com desdém Fm Cm Dm7/5- Ai quanta saudade do passado G7 Cm (C7/5+) Que se vai lá no além Bb7 Chora cavaquinho chora G#7 Chora violão também Cm O Paulo no esquecimento D7 G#7 G7 Não interessa a mais ninguém C7/5+ Fm Dm7/5- Cm Chora Portela, minha Portela querida G#7 G7 Cm Eu que te fundei, serás minha toda a vida
G7/5+
trocar som
foto
G7
trocar som
foto
Eb7
trocar som
foto
G#7
trocar som
foto
Bb7
trocar som
foto
C7
trocar som
foto
Dm7/5-
trocar som
foto
C7/5+
trocar som
foto
D7
trocar som
fo

0 comentários:

Postar um comentário