HELDER MOUTINHO - FADO REFÚGIO

, , Sem Comentários

FADO REFÚGIO

HELDER MOUTINHO
COMPOSITORES: HELDER MOUTINHO & ALFREDO MARCENEIRO
PAÍS: PORTUGAL
ÁLBUM: LUZ DE LISBOA
GRAVADORA: OCARINA RECORDS
GÊNERO: FADO
ANO: 2011
 
    Hélder António Moutinho Paiva dos Santos, artisticamente conhecido por Hélder Moutinho(Oeiras, 21 de Fevereiro de 1969) é um fadista e poeta português.
        Hélder Moutinho nasceu em 21 de Fevereiro de 1969 em Oeiras. Filho de Manuel Paiva, Hélder é o irmão do meio dos também fadistas Camané e Pedro Moutinho.
          Desde muito novo visitava com a família as casas de fado tendo enveredado, já na sua juventude, pela exploração de outros géneros musicais. No entanto, só em 1993, aos 24 anos, começou a cantar fado.
     Participa no ciclo "Fados na Mãe d'Água" da Lisboa'94: Capital Europeia da Cultura. Na Expo'98 participa no espetáculo "Novas Vozes do Fado Antigo".
     Em 1997 funda a empresa de agenciamento HM Música que representa artistas de fado e músicas do mundo.
       Antes ainda de lançar o seu primeiro disco, Hélder Moutinho veria duas das letras de sua autoria serem gravadas por Mísia. Primeiro "Trago A Saudade Esquecida - Fado Carriche", para uma música de Raúl Ferrão, fez parte da banda sonora do filme Fátima (1997) de Fabrizio Costa. Depois "Não Guardo Saudade à Vida", seria gravada para o álbum de Mísia Garras dos Sentidos de 1998.
          De resto, é possível encontrar letras de Hélder Moutinho em álbuns de Maria Dilar (Fados de Saudade, 1997), Joana Amendoeira (À Flor da Pele, 2006), Ana Laíns(Sentidos, 2006), Marco Oliveira (Retrato, 2008), Chico Madureira (Regresso, 2006), Marco Rodrigues(Fados da Tristeza Alegre, 2006) ou Raquel Tavares(Bairro, 2008).
Se o fado é canto da alma
Refúgio da noite calma
Engano do sofrimento
 
Eu trago na voz a vida
Que me tem sido oferecida
Eu trago na voz o vento
 
Se um amor se perdeu
Que se afastou ou esqueceu
Deixoo de ser meu lamento
 
Eu trago na voz a vida
De uma breve despedida
Eu trago na voz o vento
 
São meus sonhos uma saudade
Minha voz uma verdade
E o meu canto uma oração
 
Eu trago na voz o vento
Para afastar o lamento
Que trago no coração.

0 comentários:

Postar um comentário